Magic: the Gathering

Deck Guide

Guia de deck Commander Budget: Niv-Mizzet, Parun

, updated , Comment regular icon0 comments

Este Artigo trará a decklist de Niv-Mizzet, Parun, uma decklist cEDH budget de até 500 reais, com um comandante muito carismático e divertido, além de icônico Parun e líder da guilda Izzet.

Edit Article

Introdução

Esta lista foi montada com algumas condições e restrições, as mesmas de outro deck apresentado aqui anteriormente, do Tasigur. Para saber mais sobre ela, é possível conferir neste artigolink outside website.

• O deck deve custar até 500 reais, no momento da criação do deck.

• O(s) Comandante(s) não estão incluídos no valor final do deck.

• O deck foi construído para ser o mais forte e consistente possível mediante as limitações do deck.

Ad

• Terrenos básicos estão incluídos no valor final do deck.

• Os decks devem respeitar a lista de Banidas/Restritaslink outside website da Wizards of the Coast.

A lista que será apresentada se enquadra no Arquétipo Combo, e foi criada por mim com a ajuda do Jogador Eduardo Lorram, desenvolvida para operar contra outros decks que estejam na mesma faixa de preço. Espero que este artigo incentive jogadores que nunca jogaram com um combo a utilizar esta lista, por sua simplicidade e fácil utilização.

Lista

Loading icon

Analisando o Comandante

Loading icon

De início observaremos Niv-Mizzet, Parun. Este comandante tem um custo elevado, mas quando entra em jogo, e com certeza irá entrar já que não pode ser anulado, se torna um motor de card advantage sem igual, já que se qualquer jogador conjurar uma mágica você compra um card, e toda vez que você compra um card, o Comandante causa 1 de dano a qualquer alvo. O fato dele causar o dano é muito importante e será explicado depois.

Ganhando os jogos

Este deck se utiliza de um combo que envolve o comandante (Niv-Mizzet, Parun) e algumas cartas que possibilitam que ele cause dano aos seus oponentes infinitamente.

Peças de combo

Loading icon

Explicando o Loop

Condição para o loop: Niv-Mizzet, Parun em campo, Curiosity\Ophidian Eye\ Tandem Lookout e mais uma mágica na mão, com capacidade para conjurar essas mágicas.

Com Niv-Mizzet em campo você conjura Curiosity dando alvo nele. Quando esta Aura entrar encantando o Niv-Mizzet, fazendo com que toda vez que ele cause dano a um jogador você compre um card, e isso combinado com o efeito do próprio Niv-Mizzet que toda vez que compra um card a comandante causa dano a todos os oponentes, gera um loop de dano em todos os oponentes, e de draw para você, até que algum oponente perca o jogo.

Caso algum dos oponentes tenha mais vida do que você tem cartas no deck, você pode utilizar o Laboratory Maniac para vencer o jogo comprando seu deck e vencendo pela condição da criatura.

Análise dos Pacotes do deck

Para facilitar a explicação eu separei as cartas do deck em diferentes pacotes, tendo tamanhos variados que foram definidos de acordo com as necessidades do deck; algumas das cartas se adequam em mais de um pacote, e eu falarei delas mais abaixo.

Os pacotes são: Ramps, Redutores, Tutores, Card Advantage, Card Selection, Looting, Remoções e Counterspells.

Ramps

Loading icon

Esta lista possui uma grande quantidade de ramps, todos de custo mais baixo quanto possível dentro do orçamento, ao invés de utilizar rituais, pois como o comandante é custo 6 e necessita de muitas manas coloridas, os rituais conseguiriam gerar o montante de mana precisa, mas não o gerariam na cor correta, e não seriam úteis no decorrer do jogo.

Ad

Como o deck busca descer o comandante o mais cedo possível, tentamos evitar este tipo de limitação, principalmente pelo custo do comandante exigir somente manas coloridas, fazendo com que seja preferível utilizar ramps que gerem mana colorida.

Um ponto focal que tive de balancear durante os testes e jogos que realizei com esta lista foi justamente a base de mana do deck e seus ramps, para suavizar esta limitação, e após a lista estar definida era raro não ter mana suficiente para conjurá-lo no turno 4/5.

Redutores

Loading icon

Este pacote normalmente funciona como um ramp de instantâneas e feitiços, permitindo gastar menos mana para realizar suas mágicas, eles são mais específicos, porém podem economizar muita mana, e no caso de Jace's Sanctum, além de reduzir ainda dá vidência 1 toda vez que você conjura uma mágica instantânea ou feitiço, possibilitando a você escolher o que você vai comprar.

Tutores

Loading icon

Tutores são importantes, nesta lista nem todos servem para encontrar a peça do combo que falta. Temos tutores como Mystical Tutor e Solve the Equation que encontram respostas importantes, para situações problemáticas.

Já o Dizzy Spell funciona como um tutor direto para o Curiosity, e Long Term Plans tutora qualquer carta, mas a coloca na terceira posição de cima para baixo do deck. Cartas como Brainstorm, Impulse, Ponder e Preordain conseguem chegar até o card tutorado sem muitos problemas colocando-o em sua mão.

Card Advantage

Loading icon

Essa lista é focada em vencer o mais rápido possível, porém como Niv-Mizzet custa 6 manas coloridas, três azuis e três vermelhas, os jogos tendem a se encerrar após o sexto turno. Neste tipo de jogo cards com o efeito do próprio Niv-Mizzet, que geram card advantage conforme conjuram mágicas, possuem um grande potencial, como Verity Circle, Mystic Remora e Archmage Emeritus.

Nesta limitação de budget, principalmente nestas cores, não é possível colocar muitos tutores na lista e por isso utilizar cartas como Blue Sun's Zenith, Stroke of Genius, e Pull from Tomorrow, Commander's Insight é útil, pois te permitem comprar muitas cartas de uma vez só, para ajudar a encontrar peças do combo ou respostas importantes.

Card Selection

Loading icon

Card Selection é uma ferramenta importante, mesmo se tendo 99 cartas no deck. Você conseguir ver e definir quais cartas estarão no topo do seu deck é de suma importância para encontrar as respostas e cartas importantes utilizando a menor quantidade de mana possível, sem falar que todas as cantrips do deck, exceto a Gitaxian Probe, interagem com o tutor Long-Term Plains permitindo colocar o card tutorado na mão.

Ad

Gitaxian Probe permite olhar a mão do oponente e ver que recursos ele tem disponível para lidar com você. Mesmo que Impulse seja mais cara que as cantrips habituais, ela vê mais cartas e tira as indesejadas do topo, enquanto põe a melhor dentre elas em sua mão.

Looting

Loading icon

Esse pacote é importante para o deck, pois serve para achar as peças do combo e as cartas que te interessam do deck. Cartas como Tolarian Winds possibilitam que você encontre uma nova mão depois de utilizar os cards, já Read the Runes é uma carta que te possibilita comprar muitos cards, mas que exige que você descarte ou sacrifique permanentes por cada card comprado.

Careful Study e Faithless Looting são lootings de custo um que podem ser utilizados no turno um, porém geram card advantage negativo, já Frantic Search permite a você comprar cartas e ainda manter a mana disponível.

Remoções

Loading icon

As remoções definidas para esta lista foram pensadas para lidar com os problemas como Abrade, que funciona tanto para artefatos como para criaturas pequenas e problemáticas Blasphemous Act, e Chain Reaction que são globais, e são boas para lidar com oponentes com muitas criaturas no board. Blink of na Eye, e Into the Roil são bounces que podem se repor na mão, e também temos remoções de custo de mana um com Pongify, e Rapid Hybridization que dão uma criatura no lugar da criatura removida, e Red Elemental Blast, que destrói qualquer permanente azul.

Counterspells

Loading icon

Counters são a melhor forma de lidar com problemas, que é antes que eles resolvam. Os counters colocados no deck foram pensados para lidar com diferentes situações e abranger o maior número de cenários possíveis para se proteger e evitar ameaças indesejadas.

Counters que afetam quaisquer mágicas como Counterspell, Delay e Rewind que funcionam para quaisquer situações, Unwind e Spell Pierce para lidar com mágicas de não-criaturas. Dispel, Flusterstorm e Miscat para lidar com instantâneas e feitiços.

O objetivo é manter suas interações mais seguras enquanto você prossegue com as suas jogadas, por isso também foram escolhidos counters como Unwind e Rewind, que além de anular, desviram as lands para você prosseguir com as suas jogadas com os terrenos desvirados.

Já counters como Keep Safe são bons para proteger o combo de interações do oponente enquanto se repõem na sua mão, e o Niv-Mizzet ainda gera mais triggers de draw tanto de suas mágicas, tanto como das dos oponentes. Missdirection é muito importante por ser uma interação que custa zero e pode salvar a partida. Summary Dismissal é uma mágica que pode anular todas as mágicas da pilha.

Ad

Pontos Fracos e Fortes

Pontos Fracos

A decklist tenta acelerar seu plano de jogo o máximo possível, mas o comandante limita muito, e dificilmente você conseguirá finalizar os jogos no turno 3/4; mesmo sendo um cenário possível, é raríssimo.

Pela lista não conseguir ter muitos tutores para as peças do combo, acaba sendo complicado encontrá-las para finalizar o jogo. O fato de Niv-Mizzet ser custo 6 com todas as manas coloridas, dificulta muito na escolha do tipo de mão que se deve manter para evitar se prejudicar ou ficar sem formas de finalizar os jogos.

Pontos Fortes

O deck é simples e fácil de se entender e pilotar, mesmo sendo um pouco lento por conta do comandante.

Como ele é um combo de 2 cartas, e uma delas não pode ser anulada e está na zona de comando, torna as coisas ainda mais simples. O deck compra um bom número de cartas e é razoavelmente complicado de se jogar contra, por você no início da partida poder simplesmente segurar os outros jogadores para garantir seu jogo no futuro, e depois que o Niv-Mizzet está em campo, qualquer coisa que seus oponentes fizerem te dará novas cartas, logo será muito difícil de parar seu deck.

Encerro este artigo por aqui. Fique ligado que em breve teremos mais um deck cEDH budget, para desmistificar essa ideia de que todo deck cEDH é mais caro que um carro.