Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: Izzet Control - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon1 comments

No artigo de hoje, analisarei mais um deck Pauper, dessa vez um dos melhores decks deste formato: o Izzet Control!

Edit Article

Sobre o Deck

Tolarian Terror é uma das criaturas mais importantes do Pauper atualmente. Desde que chegou, ela formou o metagame com estratégias que a usam como carta central, como Dimir Terror e Mono U Delver. Estes decks usam Mental Note e Thought Scour para alimentar o cemitério e colocar várias serpentes no campo de batalha por menos mana possível.

Loading icon

Contudo, jogadores agora usam hate pesado para combater estas estratégias, e alguns até levam Relic of Progenitus no main deck.

Ad

Devido ao lançamento de Murmuring Mystic, surgiram versões novas dos Terror Decks que deixaram de lado o plano de acelerar o cemitério e focaram mais no plano control, usando as remoções e anulações mais eficientes deste formato.

Loading icon

O Izzet Terror, Skred Terror, ou simplesmente Izzet Control, é uma dessas versões e, atualmente, tem conquistado resultados excelentes nas mãos de muitos jogadores do Magic Online e do Tabletop. Skred é um dos motivos principais para adotar essa versão, já que é uma das melhores remoções vermelhas deste formato: esta carta remove tanto criaturas no early game quanto criaturas maiores no late game, devido à sinergia que tem com lands nevadas.

Loading icon

Lightning Bolt e Breath Weapon complementam seu pacote de remoções, te permitem lidar com muitas ameaças e até mesmo finalizar o jogo com dano direto.

Além das suas remoções, suas anulações são muito importantes nessa estratégia para controlar o jogo e proteger o seu plano de jogo.

Counterspell é a anulação suprema deste formato, e consegue interagir com qualquer mágica. Spell Pierce é bem versátil e seu custo ajuda bastante o plano de jogo deste deck, mas perde valor conforme o jogo avança. Lose Focus também é bem versátil e pode melhorar nos estágios mais avançados do jogo.

Loading icon

Card advantage é um dos pilares do Pauper atual, e em decks azuis, as cantrips são indispensáveis. Gosto de ter uma proporção equilibrada entre cada uma das três cantrips principais.

Preordain se encaixa muito bem nessa lista, já que mistura card selection e card advantage da melhor forma possível. Ponder complementa Preordain; também consegue cavar mais fundo no grimório e te permite manipular o topo do deck, seja reorganizando ou embaralhando. Brainstorm funciona muito bem com as outras duas, além de proteger os seus recursos de descartes, como Duress, e além de podermos usá-la no turno do oponente. Brainstorm também funciona muito bem com fetch lands, e Lórien Revealed é praticamente uma fecth land que nos compra muitas cartas no late game, o que torna essa carta simplesmente absurda nessa lista. Também corrige sua mana e garante seu splash vermelho, já que consegue buscar até mesmo lands duais.

Augur of Bolas pode se encaixar na categoria de card advantage, já que quase sempre te permitirá colocar algum recurso nas suas mãos, e o fato de bloquear muito bem e em alguns casos atacar bem o torna ainda melhor.

Loading icon

Por fim, temos as ameaças deste deck.

Murmuring Mystic e Tolarian Terror são as nossas ameaças principais, e podem dominar a mesa bem rapidamente. Mystic é simplesmente absurdo se permanecer em jogo, e pode enterrar o oponente em valor a cada instantânea ou feitiço que você conjurar.

Crimson Fleet Commodore e Azure Fleet Admiral são tanto ameaças como motores neste deck, devido a seu Monarca. O Monarca é outra forma de vencer o jogo na base do valor. Se você manter o controle do Monarca, conforme os turnos se passam, mais atrás no jogo o oponente estará, e em certo ponto o jogo estará praticamente controlado.

Ad

Loading icon

Mulligan e Postura de Jogo

Já que este deck tem muitas cantrips e mágicas baratas, você poderá manter mãos com poucas lands, desde que garanta maneiras de curvar corretamente.

Evite mãos com muitas lands que não tenham cantrips ou que tenham muitas mágicas pesadas. Pauper é um formato muito rápido; os turnos iniciais normalmente são decisivos, e se você não conseguir interagir corretamente com o oponente, poderá ser atropelado rapidamente.

Uma mão ideal para a grande maioria das match ups se parece com o exemplo a seguir:

Loading icon

Guia de Sideboard

Loading icon

O sideboard dessa lista está bem preparado para lidar com quase qualquer ameaça deste formato. Por exemplo, temos Gorilla Shaman e Cast Into the Fire para lidar com a crescente ameaça dos Affinity Decks.

Adicionamos Pyroblast para as mirrors e outros decks azuis, Breath Weapon para lidar com Aggros e decks que invocam muitas criaturas pequenas, Hydroblast para lidar com a ameaça dos Red Decks e interagir com Pyroblasts, além de Relic of Progenitus contra decks de cemitério e estratégias muito recursivas.

Vs. Azorius Affinity

UW é a principal versão do Affinity atualmente, mas ainda temos Jeskai e outras versões, além do próprio Grixis. Porém, contra UW Affinity, você basicamente enfrentará um deck Aggro extremamente veloz e eficiente que consegue gerar muito valor e te punir facilmente.

Então, evite mãos lentas a todo custo e priorize interagir com as ameaças do oponente nos primeiros turnos, sempre jogando em volta de All That Glitters e de Metallic Rebuke.

Colocar uma Tolarian Terror na mesa pode estabilizar o jogo, e Murmuring Mystic é simplesmente incrível nesta matchup. Cuidado com o Gingerbrute, pois ele pode acabar com você com muita facilidade.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Golgari Initiative

Essa é uma match up difícil e complexa. Basicamente, será um duelo de valor e uma guerra fria, na qual quem errar primeiro será o perdedor.

Monarca tem um papel muito importante nesta matchup, então tenha cuidado - normalmente, que vira o Monarca primeiro sempre acaba pior, pois a chance do oponente ter uma remoção e virar o Monarca na volta é muito alta.

Avenging Hunter também é muito perigoso, então tome cuidado: mesmo se o remover, isto não lhe garantirá a Dianteira na volta. Tithing Blade tornou esse deck ainda mais forte contra Terror decks, e a quantidade absurda de remoções que o oponente pode ter torna tudo muito difícil.

Entra

Loading icon

Ad

Sai

Loading icon

Vs. Mono-Red Kuldotha

Essa match depende muito das suas interações com o oponente. O Kuldotha é muito explosivo e rápido, mas o Izzet tem as ferramentas perfeitas para lidar com ele.

Sobreviva aos primeiros turnos, mantenha a mesa sobre controle, e jogue suas ameaças para garantir a vitória.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Dimir Faeries

O velho e o novo se encontram nessa match. Os Ux Faeries já dominaram este formato no passado e quase desapareceram por um bom tempo, mas a versão Dimir voltou a aparecer no metagame, e está cravando resultados bem consistentemente.

Tolarian Terror e Murmuring Mystic são ameaças incríveis nessa match, mas você deverá tomar uma postura defensiva, sempre reagindo às ações do seu oponente e jogando em torno principalmente de Spellstutter Sprite, que é uma das cartas mais efetivas deste deck. Remova as Fadas e não deixe seu oponente focar no Monarca.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Boros Synthesizer

Esta é uma das piores matches para o Izzet Control. O Boros tem muitas criaturas com evasão e muitos Burns. É um deck rápido que consegue criar muito valor, além de ter um side bem preparado para lidar com muitas ameaças.

Você deverá eliminar as ameaças aéreas, Kor Skyfisher e Glint Hawk, e utilizar muito bem o seu recurso mais valioso: os pontos de vida.

O Monarca é perigoso neste confronto, pois o oponente pode roubá-lo com certa facilidade e mesmo Terror pode não ser tão eficiente quanto seria em outras matches.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

Izzet Control é poderoso e se mostrou uma opção excelente para o metagame atual, pois tem respostas eficientes e um plano de jogo bem sólido. Atualmente, é um dos melhores decks deste formato, e um investimento excelente para quem quer jogar Pauper, já que todos os decks Ux compartilham basicamente a mesma base, e só mudam algumas cartas.

Este é o fim de mais um artigo. Espero que tenham gostado. Deixe suas dúvidas, comentários, sugestões e/ou críticas nos comentários. Tentarei responder todos.

Até a próxima!