Magic: the Gathering

Deck Guide

Pioneer: Mono Black Midrange - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, analisamos o Mono Black Midrange do Pioneer, que abdica de uma segunda cor em prol do uso mais eficiente da base de mana com terrenos utilitários!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Enquanto Murders at Karlov Manorlink outside website parece ter trazido mudanças substanciais para outros formatos não-rotativos, a expansão teve um impacto relativamente baixo no Pioneer se comparado com edições anteriores - seu maior ganhador foi o Niv-to-Light pela abundância de cards multicoloridos disponíveis no set.

Mas do outro lado do espectro, outro arquétipo tem ganhado notoriedade nas últimas semanas: o Mono Black Midrange, do qual utiliza a base já bem estabelecida dos Midranges baseados na mana preta no Pioneer junto a uma dúzia de terrenos utilitários que lhe dão mais consistência e fôlego nas partidas.

Ad

Neste artigo, dissecaremos este deck e como ele funciona conforme ele tem se tornado uma das principais opções competitivas no atual Metagame!

O que é o Mono Black Midrange?

Como o próprio nome indica, o Mono Black Midrange é um arquétipo monocolorido voltado para jogos de atrito e vantagem em cartas, e trocas eficientes.

Loading icon

Essa cor possui alguns dos melhores cards disponíveis do Pioneer que tornam de outra estratégia, o Rakdos Midrange, tão popular no Metagame. No entanto, abdicar de uma segunda cor possibilita um uso mais eficiente de terrenos utilitários, além de uma curva de mana crescente, com maior consistência em sequenciar cada um de seus drops até chegar na principal razão para optar por esse arquétipo: Invoke Despair.

Loading icon

Banido do Standard, Invoke Despair é um dos feitiços mais poderosos lançados em Magic nos últimos anos, sendo comparável ou, em algumas situações, até melhor do que Cruel Ultimatum por um custo menor e mais fácil caso sua base de mana possibilite usá-lo, gerando um excelente três-por-um.

Enquanto essa versão não produz os mesmos resultados que as variantes de Rakdos, o Mono Black Midrange é uma opção sólida para o atual estado do Pioneer, dispõe de recursos para lidar com quase todas as partidas entre o maindeck e o Sideboard, e serve até como um excelente ponto de partida para jogadores que, futuramente, queiram adicionar vermelho e partir para a variante mais famosa.

A Decklist

Loading icon

Essa lista conta com um pouco de tudo o que acredito ser necessário para um Metagame mais abrangente e não-direcionado para arquétipos específicos, sendo mais voltado para as Ligas do Magic Online.

O Mono Black Midrange é muito customizável, e nenhum slot dele no maindeck ou no Sideboard é escrito em pedra (exceto, talvez, por staples como Fatal Push, Thoughtseize e Sheoldred, the Apocalypse).

Então considere bem suas opções quando comparadas com o Metagame que você espera: quanto mais Aggro e go-wide existirem, menos importantes Liliana of the Veil e Reckoner Bankbuster se tornam no maindeck e podem abrir espaço para outras opções, como The Meathook Massacre e Gifted Aetherborn. Por outro lado, quanto mais Midranges e Control estiverem no seu meta, mais eficientes se tornam as mágicas que oferecem card advantage e/ou algum valor de dois-por-um agregado.

Maindeck

Loading icon

Normalmente, queremos entre quatro e seis two-drops para o início do jogo. Eles não costumam gerar valor, mas podem estabelecer a pressão inicial e/ou segurar a agressão do oponente.

Tenacious Underdog é um bom meio de começar a agredir em partidas de Control ou Combo e também funciona como outro recurso em jogos de atrito. É comum que ele seja um alvo para Graveyard Trespasser.

Misery’s Shadow é um hate de cemitério extra no maindeck e uma ameaça gigantesca por conta própria quando exaurirmos as respostas do oponente, obrigando-o a sempre bloquear com uma criatura, ou arriscar tomar dano letal em jogos longos.

Ad

Gifted Aetherborn é nosso bloqueador padrão contra Aggro e também nos protege contra Midranges. Seu corpo é decente como um agressor nos primeiros turnos, mas ele não gera nenhum valor em partidas de Control.

Loading icon

Graveyard Trespasser é uma staple clássica dos Midranges pretos no Pioneer e permanece como uma das melhores criaturas do formato. Ele é hate de cemitério, clock, se protege por conta própria e ainda pune jogadores por não tomarem ações em seus turnos.

Eu testei Preacher of the Schism várias vezes e não consigo mais imaginar o Mono Black Midrange sem ela até um card mais poderoso sair em uma expansão futura: ele é card advantage se você estiver na frente, mas oferece também uma excelente extensão de mesa quando estamos na race, além do seu corpo passar por cima de Fiery Impulse, Strangle e Bloodtithe Harvester com apenas uma ficha de Sangue, evitando jogadas de Tempo positivas para nosso oponente.

Loading icon

Sheoldred, the Apocalypse permanece com uma das maiores staples do Pioneer e principal ameaça dos Midranges pretos. Colocá-la em jogo cria um sinal de alerta para o oponente de que ele precisa ganhar antes que ela domine a partida, ou removê-la do campo de batalha quanto antes.

Aclazotz, Deepest Betrayal interage bem com Liliana of the Veil e seu corpo evasivo oferece uma boa mistura de clock e fôlego, além de ser uma ameaça difícil de se remover contra Midrange e alguns decks Control.

Loading icon

Liliana of the Veil já foi um pilar dos formatos eternos e hoje é uma staple do Pioneer. Além da sua interação com Aclazotz, Deepest Betrayal, ela esgota os recursos do oponente e os pune por colocarem uma ameaça em jogo por vez - excelente contra mirror de Midranges e Control, terrível contra Aggro e combos baseados em criaturas e/ou interações com o cemitério.

Reckoner Bankbuster é uma necessidade com a ascensão do Azorius Control e a permanência do Rakdos Midrange como um dos principais decks do formato, sendo nossa fonte de vantagem em cartas e válvula de segurança para jogos muito longos.

Invoke Despair permanece como o principal motivo para jogarmos de Mono Black no Pioneer. Além de ser uma fonte eficiente de valor, ela é nossa principal resposta contra encantamentos como Fable of the Mirror-Breaker e Enigmatic Incarnation.

Loading icon

Conhecido como o melhor descarte pontual de todos os tempos, Thoughtseize é obrigatório em quase todo arquétipo com preto no Pioneer pelo seu potencial de atrapalhar significativamente o plano de jogo do oponente e/ou ajudar a proteger o seu de remoções e counterspells.

Fatal Push é a remoção padrão contra Aggro e Abzan Amalia no Pioneer. Infelizmente, essa versão não consegue aproveitar do seu revolt também quanto as variantes Rakdos que utilizam fichas e outros meios de desencadear sua habilidade, mas ela ainda funciona bem como uma interação por uma mana.

Ad

Bitter Triumph é nossa resposta mais abrangente por um custo baixo, e três de vida ou um card da mão é um custo baixo a se pagar pela sua eficiência em lidar com criaturas ou Planeswalkers.

The End e Sheoldred’s Edict são respostas extras para situações mais específicas enquanto funcionam tão bem quanto os demais cards em partidas mais abrangentes.

Loading icon

Uma das vantagens de jogar de Mono Black é aumentar o número de terrenos utilitários que podemos utilizar.

Castle Locthwain é um clássico do arquétipo e uma das nossas principais fontes de card advantage que temos. Ao lado de Sunken Citadel, seu custo de ativação se torna negligenciável em poucos turnos.

Field of Ruin permite lidar com manlands e outros terrenos utilitários no Pioneer. Tal qual Castle Locthwain, o uso de Sunken Citadel o torna muito mais benéfico para essa lista.

Urborg, Tomb of Yawgmoth garante que até Field of Ruin possa ajudar a pagar os custos de Invoke Despair, além de aumentar a garantia com qual Castle Locthwain entre em jogo desvirada.

Hive of the Eye-Tyrant e Takenuma, Abandoned Mire são duas staples da base de mana do formato, e não há motivos para não usá-los como ameaça extra com proteção contra sweepers e recursão de criaturas e Planeswalkers.

Sideboard

Loading icon

The Meathook Massacre é um bom sweeper contra Aggro, mas também oferece um bom efeito de X-por-um em jogos de atrito e torna das interações entre Witch’s Oven e Cauldron Familiar bem menos punitivas no decorrer da partida.

Path of Peril é nosso sweeper padrão contra Boros Convoke, Humans e até Abzan Amalia, e lida relativamente bem com a ascensão dos decks de Ensoul Artifact nas últimas semanas.

Ray of Enfeeblement é outra resposta padrão contra os arquétipos acima, além de dobrar de função em destruir mana dorks e/ou enfraquecer o poder de uma criatura maior para ganharmos um turno contra Gruul Aggro e similares.

Loading icon

Sheoldred’s Edict e The End entram como peças extras em jogos de atrito e/ou onde Planeswalkers são os alvos primários. The End também funciona bem contra Abzan Amalia, Quintorius Kand e Greasefang, Okiba Boss.

Deadly Cover-Up é um sweeper um pouco lento contra Aggro, mas sua função principal é a de funcionar como meio de obter card advantage em jogos de atrito, além de lidar com peças-chave de arquétipos específicos.

Loading icon

Go Blank oferece disrupção e hate de cemitério em um só card. Ele não é tão eficiente quanto Unlicensed Hearse nessa categoria, mas seu descarte oferece mais abrangência de partidas para ele, sendo útil do Izzet Phoenix até o Lotus Combo.

Ad

Duress é nossa resposta padrão contra Control e combos que não são baseados em criaturas, pode entrar contra Midrange se eles usarem mais mágicas, mas não gosto da ideia de ampliar o número de topdecks ruins nessa partida.

Ashiok, Dream Render funciona como outro hate de cemitério enquanto trava as habilidades de busca do Abzan Amalia, Lotus Combo e de Bring to Light. Uma das melhores jogadas possíveis é conjurá-lo após retirar uma resposta da mão do oponente e/ou após limpar o campo de batalha com um sweeper.

Damping Sphere é uma necessidade contra o Lotus Combo, dado que não temos velocidade suficiente para ganhar na race antes que a partida termine, e nem counterspells para segurar o jogo enquanto adotamos uma postura de Tempo. Também é útil contra Mono Green Devotion.

Guia de Sideboard

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Rakdos Midrange

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Izzet Phoenix

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Lotus Combo

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Niv to Light

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Boros Convoke

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

Isso é tudo por hoje.

Em caso de dúvidas ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário.

Obrigado pela leitura!