Magic: the Gathering

Opinion

Top 15: Acelerações de mana no cEDH

, updated , Comment regular icon0 comments

Uma seleção das 15 melhores cartas de aceleração de mana utilizadas no cEDH.

Edit Article

Introdução

Este artigo é o primeiro de uma série de artigos onde trarei as melhores cartas de cada tipo, no metagame do cEDH, para começar falarei das melhores acelerações do formato, e onde ela mais jogam.

Os Ramps são a base da maioria dos decks de cEDH.

Top 15

As acelerações que inclui nesta lista foram selecionadas devido a relação entre seu custo e a quantidade de mana que elas conseguem proporcionar, quantidade de ativações, suas limitações e drawbacks, além de sua frequência e usabilidade nos principais baralhos do formato.

Ad

15. Culling Ritual

Loading icon

Está mágica tem sido muito utilizada desde o seu lançamento, uma vez que consegue limpar muitas permanentes problemáticas do campo de batalha e ainda repõe a mana. Muitas são as vezes que geram mais mana do que você utilizou. O fato é que além de limpar as peças de STAX , o coloca em situação vantajosa em mana, mas por ser uma mágica de Magic Symbol 4 manas, preta e verde, acaba sendo pouco utilizada, uma vez que a cor verde não tem a prioridade que possuía outrora.

14. Lion’s Eye diamond

Loading icon

Este artefato funciona como uma Black Lotus para gerar mana, porém para gerar a mana com ele, o custo é descartar a própria mão, entretanto ainda é possível utilizar sua mana para conjurar mágicas, contanto que elas não estejam na sua mão. Pode-se usar em conjunto com cartas com Escapatória, Recapitular, ou cartas que podem ser conjuradas do exílio, além de ser possível quebrá-la após conjurar um tutor para mão ou roda para usar esta mana com após a resolução da mágica.

13. Gemstone Caverns

Loading icon

Este terreno é frequentemente utilizado em decks cEDH, dada sua qualidade de funcionar como uma Chrome Mox, desde que você não seja o primeiro jogador e desde que ele esteja em sua mão inicial, ou seja, é raro de ocorrer mas ainda é uma aceleração que entra na 0 antes mesmo de qualquer outro jogador ter algum mana disponível.

12. Ancient Tomb

Loading icon

Mais um terreno, mas ao contrário do anterior este, pode entrar em qualquer momento do jogo e ainda vai ser uma aceleração, mas ele só te gera duas manas incolores. Ele te possibilita estar um turno a frente de seus oponentes em mana, pelo pequeno ônus de perder dois pontos de vida por ativação, quando se possui 40, é um pequeno preço a se pago por isto.

11. Lotus Petal

Loading icon

Esta pedra de mana de custo Magic Symbol 0 que pode ser sacrificada para gerar uma mana de qualquer cor, te acelera um pouco de mana colorida, se combinada com outras acelerações incolores, é possível fazer muitas jogadas relevantes. A grande parte das mágicas do formato custa uma ou duas manas coloridas, então Lotus Petal consegue ser um bom adianto.

10. Ragavan, Nimble Pilferer

Loading icon

Este macaquinho, lançado no ano passado, se tornou uma cara indispensável em decks vermelhos. Quando bem utilizado, o Ragavan, pode ser uma fonte de tesouros para o seu controlador, gerando um por turno e ainda possibilitando utilizar as cartas do topo do deck dos oponentes.

9. Mox Opal

Loading icon

Uma das minha pedras de mana favoritas, esta Mox tal qual suas irmãs é um artefato de custo Magic Symbol 0 que pode gerar uma mana de qualquer cor, porém ela possui metalcraft, o que faz ela depender da existência de mais dois artefatos controlados por você em campo para gerar mana, isto te impossibilita de gerar mana com ela se ela for seu único artefato em campo ou que quando só possui apenas um a mais, além dela.

Ad

8. Jeweled Lotus

Loading icon

Outra carta que simula o efeito da Black Lotus, mas com a restrição que a mana proporcionada por este card só pode ser utilizada para conjurar o comandante. O que faz ela ser uma aceleração muito eficiente para decks que os comandantes custam pelo menos 3 manas e possuem muitas manas coloridas de mesma cor ou incolores no custo. Como exemplo, podemos citar: Tasigur, the Golden Fang, onde esta carta funciona como 4 manas para conjurá-lo, Najeela, the Blade-blossom na qual a mana dessa lótus é o suficiente para conjurá-la. No entanto, ainda existem decks que possuem comandantes que não verão muita utilidade para a carta como: Thrasios, Triton Hero, Rograkh, Son of Rohgahh, e Kinnan, Bonder Prodigy, onde a utilização da lótus só auxiliará a partir do segundo cast do comandante.

7. Mana Vault

Loading icon

Esta pedra de mana funciona como um ritual, custando Magic Symbol 1 e que pelo custo de virar, gera Magic Symbol 3, mas que funciona com um estoque de mana. Diferente de um ritual que você tem que gastar no turno que conjura, Mana Vault pode ser desvirado, e reutilizado, o que o torna uma das principais pedras de mana positivas do formato, podendo ser utilizada em qualquer deck.

6. Dark Ritual

Loading icon

Um dos melhores rituais do jogo, por uma mana, sem nenhum custo adicional, te gera três manas pretos, em instant speed, possibilitando acelerar Ad Nauseam, ou comandantes como Tevesh Szat, Doom of Fools e Ikra Shidiqi, the Usurper. Muito eficiente, Dark Ritual é uma carta muito difícil de não estar presente e listas com a cor

5. Sol Ring

Loading icon

A Staple mais conhecida do Commander não poderia ficar de fora desse artigo, ramp absoluto e muito utilizado dentro e fora do cEDH, por ser uma pedra de mana positiva muito acessível e garantindo mana extra todos os turnos, sem nenhum drawback,

4. Mana Crypt

Loading icon

Uma versão melhorada do Sol Ring, não custando mana e te gerando a mesma quantidade de mana que ela, mas com um drawback de ter a chance de te causar 3 de dano na Upkeep step todo turno, mas isso é um ponto muito pequeno se comparado com a aceleração proporcionada por ela, quase irrisório, chegamos a um ponto do top 15 que as cartas faladas normalmente tem que estar no deck, se o deck pode utilizá-la.

3. Chrome Mox

Loading icon

Para variar, mais uma Mox nessa lista, a Chrome Mox, ao contrário da Mox Opal, consegue gerar mana sozinha, porém ela possui imprint e só pode gerar mana da cor da carta exilada, mas ainda é uma pedra de mana custo Magic Symbol 0 que vai te garantir uma mana extra a partir do momento que entrar e ao custo da pior carta da sua mão.

2. Mox Diamond

Loading icon

Essa é a Última Mox, eu prometo, assim como a anterior esta faz mana quando entra, custa Magic Symbol 0, mas ao contrário da Chrome Mox, ela não depende de cor de carta exilada, você tem que descartar um terreno ou sacrificá-la isso significa que você abdica de um terreno para descê-la e ela funciona como uma rainbow land, gerando mana de qualquer cor independente do terreno descartado, o que faz ela ser melhor que a Chrome Mox por ser garantido a cor que ela vai gerar, o que não ocorre com a outra Mox e por isso que ela ocupa a segunda posição.

Ad

1. Dockside Extortionist

Loading icon

Em primeiro lugar, uma das cartas responsáveis por dar relevância a cor vermelha, o Dockside Extortionist é muito forte, principalmente por conta do meta estar recheado de ramps em forma de artefato, além de encantamentos de card advantage, além de outras cartas relevantes que são ou artefatos, ou encantamentos, e que só fazem esta carta ser ainda mais forte e relevante, ao ponto de dedicar slots a cartas que podem dar bounce nele é viável pois a mana extra que isso pode garantir, pode ser a diferença entre a vitória e a derrota em um jogo .

Ao contrário de quase todos os artefatos desta lista, o Dockside Extortionist e outras acelerações vermelhas são um ponto a ser considerado no momento do deck building, fazendo inúmeros decks serem piores, simplesmente por não terem acesso ao vermelho.

Finalizando

Existem outras acelerações que foram cogitadas para este artigo, mas acabaram ficando em posições mais abaixo destes citados, se você discorda de algum ramp ou aceleração, coloque-o nos comentários e também qual ramp você tiraria no lugar.