Magic: the Gathering

Deck Guide

Guia de deck e side: Sultai Ultimatum Standard

, Comment regular icon1 comments

Falaremos sobre o Sultai Ultimatum do Standard com guia de side para as principais matches do formato.

Edit Article

Olá! O assunto de hoje é sobre o principal deck do formato Standard no momento, o Sultai Ultimatum. O deck é baseado em interações para conseguir segurar o jogo até a mana do Emergent Ultimatum, principal carta do baralho para ganhar o jogo.

Loading icon

O deck funciona como um midramp que interage bastante no começo do jogo com counters e remoções como Heartless Act, Negate e Elspeth’s Nightmare, rampa com Cultivate e Wolfwillow Haven e finaliza o jogo com o Ultimato. Cartas como Esika’s Chariot, Extinction Event e Shadows’ Verdict servem para ganharmos tempo até o turno do Ultimato, que geralmente funciona como “7 manas, ganhei o jogo”.

Ad

Loading icon

Plano de jogo

O Ultimato funciona como uma espécie de combo no deck. Na maior parte das vezes, pensando em vencer a partida, escolhemos Vorinclex, Monstrous Raider, Valki, God of Lies // Tibalt, Cosmic Impostor e Alrund’s Epiphany ou Kiora Bests the Sea God. Dependendo da situação, turno extra se faz necessário para ganhar tempo e comprar uma carta defensiva como as remoções globais ou Elder Gargaroth. A combinação de Vorinclex + Tibalt ou Vorinclex + Kiora é absurda porque o planeswalker entra com marcadores suficientes para ultar e a saga entra no segundo capítulo, virando todas as permanentes não-terrenos do oponente.

Escolha das cartas

4x Emergent Ultimatum

A carta que possibilita a existência do deck. Diferentemente do Genesis Ultimatum que pode ser 7 manas ganha o jogo ou 7 manas concede, escolher 3 cartas monocoloridas no deck e o oponente selecionar 2 para serem conjuradas sem pagar o custo de mana é absurdamente forte. Na maioria das vezes, o ultimato Sultai significa 7 manas acabou o jogo.

Podendo escolher entre muitas cartas de alto impacto, como Vorinclex, Tibalt, saga da Kiora, Epifania, comprar muitas cartas ou limpar a mesa nunca dá uma boa opção ao oponente. Esse ultimato é o melhor exemplo de carta que obriga o jogador do outro lado da mesa a fazer a escolha menos pior e ainda assim perder o jogo. Na maioria das vezes, especialmente no game 1, essa é a principal maneira de ganharmos os jogos.

A construção do deck se dá em torno dessa carta, escolhendo diversas bombas e interações para que cheguemos nas manas do Ultimato para a vitória.

1x Vorinclex, Monstrous Raider

A criatura phyrexiana de Kaldheim entra no deck sendo uma das peças do combo do Ultimato, combinando perfeitamente com Tibalt ou saga da Kiora, dobrando os marcadores de ambos. Além disso, sagas jogadas pelos oponentes entram sem marcadores, impedindo que Binding the Old Gods ou The Akroan War de interagir com Vorinclex ou qualquer outra permanente. Também é um 6/6 com ímpeto que pressiona o jogo ou pode ser usado de forma defensiva bloqueando praticamente tudo que não tenha uma Embercleave equipada.

Loading icon

1x Valki, God Of Lies // Tibalt, Cosmic Impostor

A carta sendo utilizada como um planeswalker de 7 manas é muito boa no deck em matches de muito recurso e/ou que vão para o late game e têm muitas cartas no cemitério, pois seu ultimate basicamente ganha o jogo pelo tanto de valor gerado podendo conjurar todas as cartas exiladas por Tibalt. Poucas vezes queremos fazer o Valki por 2 manas, exceto se vier na mão em algumas partidas contra aggro na qual precisamos jogar muito defensivamente para que o Ultimato ganhe em turnos tardios. O -3 dele é bastante interessante por poder nos dar cartas de alto impacto como The Great Henge e Goldspan Dragon dos oponentes. O +1 é card advantage pura nos dando 3 draws em um único turno.

3x Alrund’s Epiphany

Ad

O papel do turno extra nesse deck é o de comprar tempo em matches muito apertadas e gerar recurso com o draw adicional e as 2 fichas 1/1 de pássaro além de nos possibilitar “combos” caso tenhamos alguma saga na mesa ou 2 ativações do Tibalt. Uma jogada muito boa e costumeira com o deck é conjurar o turno extra por 6 manas (custo do foretell) e Ultimato no turno seguinte. Mesmo sem ter cartas relevantes na mão, o turno extra em si é bom o suficiente para gerar algum recurso.

1x Kiora Bests the Sea God

A saga da Kiora encaixa muito bem na estratégia com uma cópia (definitivamente não queremos ficar com duas delas paradas na mão nem precisamos de duas no deck para buscar no Ultimato). Contra decks agressivos, ela serve para escolhermos no Ultimato fazendo um kraken 8/8 hexproof intransponível e, caso tenha Vorinclex ou turno extra junto, vira todas as permanentes não-terreno do oponente, uma das melhores formas de estabilizar o jogo e virar muito rápido batendo com a ficha 8/8. Outro combo interessante é tripular e bater com Esika’s Chariot e copiar o kraken.

3x Sea Gate Restoration // Sea Gate, Reborn

Um ótimo terreno mágica para o deck porque serve como land drop no início do jogo e podemos buscar com o Ultimato no late game em partidas que exigem muita recursão, como no caso de mirrors, decks de Doom Foretold e outros controles.

2x Esika’s Chariot

A famosa carroça dos gatinhos tem a função de segurar o jogo no mid game até que cheguemos nas manas do Ultimato. Muito boa contra decks agressivos por criar 2 bloqueadores 2/2 ela é facilmente tripulada com qualquer criatura ou ficha que temos no deck, inclusive Yorion, que vê com bons olhos blinkar a carroça para fazer mais fichas. Como dito anteriormente, podemos copiar uma ficha de kraken 8/8 também, o que é bem relevante no late game. Em matches control ou contra Dimir Rogues, é uma ótima fonte de pressão de mesa.

Loading icon

4x Binding the Old Gods

Uma das melhores cartas de Kaldheim. A saga destrói qualquer permanente não-terreno, rampa e ainda tem sinergia com Yorion ao entrar em campo e destruindo 2 permanentes. Boa contra basicamente qualquer deck que não seja Dimir Rogues.

2x Elspeth’s Nightmare

A saga é muito boa contra decks mid/control pelo descarte e ótima contra Rogues para limpar o cemitério do oponente. Destruir uma criatura é um bônus utilizado principalmente contra decks aggro.

4x Omen of the Sea

Uma boa cantrip que tem sinergia com Yorion. Qualquer deck azul que utiliza o companion utiliza 4 cópias.

4x Wolfwillow Haven

O encantamento se mostrou um bom ramp para acelerar ultimato ou nossas remoções globais contra decks agressivos. Diminui a curva do deck, cumpre bem o papel de acelerar as jogadas pesadas e pode pressionar no late game com uma ficha 2/2. Ainda tem uma boa sinergia com Yorion, que pode blinkar a carta para encantar um terreno desvirado e permitir alguma interação.

4x Cultivate

O melhor ramp de 3 manas do Standard. Busca 2 terrenos colocando um em campo virado e não é pesado como Migration Path, apesar de não ter a função de ciclar no late game.

Ad

1x Duress

A cópia solitária do descarte no maindeck é para quando enfrentarmos qualquer deck não agressivo (e convenhamos que boa parte do meta não é mais aggro). Complementamos com 2 cópias no sideboard.

1x Extinction Event

Consegue lidar com qualquer criatura e limpa bem a mesa na maioria das situações. Só temos uma cópia no maindeck e outra no side porque Verdict se mostrou melhor contra aggros, que tentam baixar a curva contra Sultai para rushar dano.

3x Shadows’ Verdict

Atualmente a melhor global preta do Standard contra os aggros por conseguir lidar com basicamente tudo, exceto Questing Beast, Torbran, Thane of Red Fell e Goldspan Dragon. Sendo possível limpar a mesa na 4, atrasa bastante o jogo do oponente.

1x Erebos's Intervention

Ótima contra Rogues para limpar o cemitério e boa contra aggros para ganhar vida ao mesmo tempo que remove uma criatura. 1 cópia é suficiente porque é o tipo de carta que não queremos parada na mão.

2x Negate

Gosto do counter no maindeck devido ao field com bastante Sultai, Cycling, Rogues e Temur. Às vezes pode servir para anular Stomp e evitar um Bonecrusher Giant pressionando a mesa ou Lovestruck Beast.

4x Heartless Act

Uma remoção que lida com todas criaturas do formato, exceto as indestrutíveis. O único problema é jogar contra Naya que usa Showdown of the Skalds, mas ainda assim é uma spot removal boa o suficiente para jogarmos com 4 cópias.

2x Jwari Disruption // Jwari Ruins

A versatilidade do terreno mágica podendo ser um land drop em turnos iniciais ou um counter para jogadas críticas na curva me faz querer utilizar 2 cópias. Já testei 4 cópias, mas não queremos comprar essa carta no late game nem ter muitos terrenos virados no early game.

2x Behold the Multiverse

A cantrip de Kaldheim mostrou seu valor ao fugir de descartes com foretell e conjurarmos por 2 manas no turno seguinte. Não tem a sinergia do Omen of the Sea, mas é muito útil contra qualquer deck não aggro.

Escolha de sideboard

1x Yorion, Sky Nomad

Por que usar 60 cartas se podemos jogar com 80? O companion tem sinergia com várias de nossas permanentes, como dito acima e ainda é um 4/5 voar. O valor extraído ao blinkar os encantamentos do deck fazem valer muito jogar com 80.

2x Polukranos, Unchained

Uma ótima criatura contra Rogues e decks aggro. 4 manas 6/6 com escape supre bem as necessidades contra esses arquétipos. Ele é “counterado” por Stomp e Questing Beast, que não deixam prevenir dano, mas ainda fecha a porta rapidamente na 4.

Loading icon

2x Elder Gargaroth

A principal criatura anti-aggro que temos nas 95. Com o metagame muito aggro, podemos passar uma cópia para o maindeck.

1x Shark Typhoon

Muito bom na mirror, contra Rogues ou decks control, mas é problemático ter várias cópias no sideboard e tirarmos peças do combo para colocar o tufão. Acho aceitável outra cópia no lugar da Stroke ou Negate, mas não sou muito a favor.

2x Duress

Complementando os descartes contra decks pra trás e Rogues. Como queremos descartar as mágicas e não as criaturas, prefiro Duress a Agonizing Remorse.

Ad

1x Extinction Event

Mais uma global para tentar segurar o jogo contra aggros. Como temos outras remoções e criaturas no side, não precisamos de mais globais além dessa.

2x Eliminate

Para fechar o kit de remoções no sideboard temos 2 remoções rápidas contra aggros que burlam criaturas com marcadores e lidam com quase tudo, já que decks agressivos prezam por curvas baixas.

1x Negate

Uma cópia do counter que já temos 2 no maindeck para complementar o kit de counters. Precisa haver um balanceamento entre Negate, Stroke e Dispute. É aceitável tirar esse Negate e colocar uma cópia adicional de Stroke.

1x Disdainful Stroke

Mais um counter para o kit anti-control e mirror. Como dito acima, trocar o Negate por Stroke é razoável, caso tenhamos um meta com muitos Sultai e decks de Doom Foretold

2x Mystical Dispute

O melhor counter do formato contra decks azuis. Só não utilizamos 4 pela necessidade de balancear os counters no sideboard. A terceira cópia no lugar do Negate é razoável.

Vamos então ao side guide:

Sultai Ultimatum

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Dimir Rogues

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Gruul/MonoRed

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

MonoWhite

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

4c Doom

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Naya Tokens/Adventures

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Temur Adventures

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Por hoje é isso. Espero que tenham gostado e que as explicações das cartas e side guide lhes auxiliem. Quaisquer dúvidas, feedback e comentários, fico à disposição aqui ou no meu canal na twitchlink outside website todos os dias a partir das 22h. Abraços e até a próxima!

Ad