Magic: the Gathering

Deck Guide

Guia deck cEDH: Ikra Shidiqi, a Usurpadora e Kraum, Opus de Ludevic

, updated , Comment regular icon0 comments

Este artigo traz uma lista de Ikra Shidiqi, a Usurpadora e Kraum, Opus de Ludevic, um deck turbo adaptativo que possui diversas ferramentas para se manter no jogo.

Edit Article

Introdução

Esta lista foi criada pela pessoa que vos escreve e é um deck turbo, porém, ele possui ferramentas para se manter relevante no late game, gerando valor, podendo ser mais rápido ou mais lento de acordo com a mesa em que se encontra.

Ambos os comandantes são relevantes e mesmo que o branco seja uma cor extremamente forte e relevante no cEDH, a menos que pretenda se utilizar de peças de stax, você acaba não perdendo tanto ao não utilizar esta cor.

Loading icon

Loading icon

Ad

Com toda certeza um dos comandantes mais queridos o cEDH, seu potencial de card advantage é insano, e para que ele não aconteça, seus oponentes só podem conjurar uma mágica por turno. Se o Kraum for respeitado, você deve conseguir de 0-3 cards por turno, se ele não for no máximo deve chegar a 5, com a quantidade de ramps do deck, não é difícil descê-lo turno um e começar a encher a mão desde cedo.

Loading icon

A Ikra é uma comandante controversa no cEDH, alguns gostam, outros a odeiam, eu pessoalmente a amo, ela possui um papel fundamental em mesas mais longas, te garantindo vida extra para o Ad Nauseam, mesmo perdendo vida para ataques dos oponentes, efeitos de carta, o fato de possuir uma Ikra em campo auxilia a manter o Ad Nauseam como uma possibilidade.

O fato de termos um comandante que te gera vida quando você ataca com qualquer criatura e causa dano a um jogador, além de conseguir entrar e bater voando, faz com que você pressione a vida dos seus oponentes, enquanto a sua fica maior.

Ganhando os Jogos

Este deck possui duas linhas de combo diferentes, que são Thassa Consult e Breach.

Thassa Consult

Condição do Combo: Thassa’s Oracle e Demonic Consultation/Tainted Pact na mão, e mana suficiente para conjurá-los.

1. Conjure a Oráculo de Tassa;

2. Responda o ETB dela, conjurando a outra mágica da mão, nomeando uma carta que não possua no grimório ou seguir exilando até o último card.

Na resolução do ETB da Oráculo, você ganhou o jogo.

Breach

Aqui, temos duas formas de prosseguir a habitual que é Breach + Freeze + LED, e também podemos ir para Breach + Station + Rock.

Breach Freeze

Condição do Combo: Underworld Breach na mão, Brain Freeze, e Lion's Eye Diamond na mão ou no cemitério, e no mínimo 4 manas disponíveis, sendo uma azul e uma vermelha, as outras duas não precisam ser coloridas.

1. Conjure o Underworld Breach;

2. Conjure o Brain Freeze, dando alvo em você e triturando no mínimo 6 cartas;

3. Conjure o Lion’s Eye Diamond, descartando sua mão e gerando 3 manas azuis;

4. Repita o passo 3 até ter somente 3 cartas no cemitério, além das cartas que pretende conjurar, então repita do passo 2 até este passo;

5. Quando o Storm Count estiver bem alto, dê alvo em seus oponentes até eles não possuírem cartas no deck e passe o turno para que eles percam por Deck Over.

Breach Station

Condição para o combo: Underworld Breach e Griding Station + uma mana rock das separadas abaixo, tudo em campo e desvirado + pelo menos 3 cartas no cemitério.

Loading icon

Todas as pedras de mana acima geram manas suficientes para serem conjuradas e viradas repetidas vezes.

1. Vire a pedra de mana escolhida para gerar mana;

2. Sacrifique a pedra de mana utilizando a Griding Station e triturando 3 cartas de seu próprio grimório;

3. Conjure a pedra de mana pelo custo de escape, colocando-a em campo, e desvirando a Griding Station.

Ad

Repita o processo até possuir nenhuma carta em seu deck, trocando a pedra de mana para uma que gere mana colorido, depois conjure a Thassa’s Oracle e ganhe o jogo.

Análise dos Pacotes do Deck

Para facilitar a explicação, separei as cartas do deck em diferentes pacotes, tendo tamanhos variados que foram definidos conforme as necessidades do deck. Como algumas das cartas se adequam em mais de um pacote, e eu falarei delas mais abaixo. Os pacotes são: Ramps, Tutores, Card Advantage e Interações.

Ramps

Loading icon

Acelerar a mana disponível é indispensável: quanto mais mana, mais fácil de conjurar múltiplas mágicas no mesmo turno.

Para isso, o deck conta com todas as pedras de mana positivas, as mox que fazem sentido estarem no deck, rocks que geram mana colorida, além de cartas que te geram mana somente uma vez como o Elvish Spirit Guide. Além de rituais como Culling the Weak, também inclui na lista a Grim Hireling, que gera tesouros conforme você causa dano de combate aos seus oponentes.

Tutores

Loading icon

Tutores são a base da consistência de um deck, em conjunto de uma boa densidade de cópias funcionais, podendo buscar a carta que você precisa para uma situação.

Utilizamos a cor preta no deck, o que auxilia muito com tutores de uma ou duas manas como Vampiric Tutor, Imperial Seal, Mystical Tutor, Demonic Tutor e Diabolic Intent, além de Wishclaw Talisman, que é um tutor reutilizável se você possuir bounces para responder o efeito dela antes de ser resolvido.

É muito importante comentar que, mesmo que o vermelho não seja a cor dos tutores, ela nos entrega um ótimo tutor de uma mana, Gamble , Entomb vermelho , sendo um tutor otimizado bom o suficiente para ser incluído na lista, principalmente pelo seu custo reduzido.

Card Draw

Loading icon

Além de possuir o Kraum, esta lista também conta com outras ferramentas de te garantir cartas adicionais todos os turnos, como Dark Confidant, que está caindo em desuso, mas ainda é um card muito eficiente, Ragavan, Nimble Pilferer, que rouba cartas do topo do deck do oponente e gera tesouros (prometo que essa é a última vez que eu falo bem desse macaco), e aquele bom e velho conjunto presente em basicamente todos os decks que podem utilizá-los: Rhystic Study e Mystic Remora.

Ad

Windfall, Wheel of Fortune e Timetwister são formas simples de você comprar muitas cartas após usar tudo de importante da sua mão.

Bolas’s Citadel, Ad Nauseam e Peer Into the Abyss servem para ter acesso a um número massivo de cartas, perdendo vida para isso.

Interações

Loading icon

Free counterspells, remoções otimizadas, formas de parar um oponente mesmo ele resolvendo uma mágica e hate de grave: tudo , ou quase tudo, que um deck precisa para interagir com seus oponentes.

Fire Covenant que remove exatamente as criaturas que precisam ser eliminadas, por uma pequena quantidade de mana e vida, Culling Ritual que, além de tirar tudo que não é terreno de CMC 2 ou menos, também te gera mana equivalente ao número de permanentes que foram destruídas por ele.

O pacote de counters desse deck é um pouco maior do que o dos decks farm padrão, justamente para ser utilizado em outras ocasiões que não sejam proteger o seu jogo.

Pontos Fracos e Fortes

Pontos Fracos

- O deck é um deck farm, mas não é tão veloz quanto os outros farms.

- Em mesas onde seu plano de jogo será mais rápido, a Ikra perde a utilidade em campo.

Pontos Fortes

- Deck extremamente adaptativo, podendo responder e lidar com diferentes tipos de deck.

- É possível conjurar o Kraum no turno 1.

- O deck consegue lidar bem com oponentes te atacando, sem falar que os comandantes são parrudos o suficiente para matar ou aguentar muitas criaturas.

Finalizando

Encerro este artigo por aqui, fiquem ligados que em breve teremos mais uma guia de deck cEDH com diferenças interessantes! Até a próxima!