Magic: the Gathering

Opinion

Meta análise Penny semana 14 com Deck Guide e PD500

, updated , Comment regular icon3 comments

Teremos o Penny 500 no próximo dia 30, torneio com 500 tix, equivalente a 500 dólares, em premiações. Por isso trouxemos um guia dos principais decks desta temporada para chegar preparado no evento!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Estamos de volta com mais uma análise do meta e desta vez com um tom especial pois avistamos no horizonte o próximo Penny 500 que está com data marcada e pode ser acessado aqui.link outside website O torneio ocorrerá pela plataforma gatherling e a premiação é em créditos na Cardhoarder.

Com isso trazemos nesta análise, além do que está fazendo resultado nos torneio, as possibilidades e principais ameaças a se esperar neste grande evento que distribuirá 500 TIX em premiação já que toda a pool de cartas do formato é ainda desta temporada 18.

Ad

Sim, continuamos na temporada 18 do Penny Dreadfull e não é apenas impressão sua que esta temporada esteja mais longa que as anteriores, porém, isto não é incomum.

Image content of the Website

Como as rotações do formato ficam vinculados às edições do standard, toda temporada que começa em outubro e vira o ano vindo a acabar em Janeiro, acaba sendo mais longa, enquanto as rotações de meio de ano costumam ser mais breves. Um dos motivos da rotação rápida no meio do ano é devido a coleção anual como m20, m21.

Para quem não conhece o formato temos alguns artigoslink outside website falando do Penny Dreadful como: meta, deckslists, construção de sideboard, dicas e nosso colega André até escreveu este artigolink outside website onde explica as regras, como funciona, o que é valido, onde jogar e tudo mais.

Visão atual do formato

Temporada: 18

Semana atual: 14

Semanas até a rotação: 5

Quantidade de eventos: 86

Quantidade de partidas: + 3300

Tipos de decks usados: 152

Image content of the Website

Com a cor verde pouco explorada no geral desta temporada e uma equidade nas demais próximo a 40%, quando olhamos a evolução pelas semanas temos um aumento da cor preta vindo a ter 60% de presença nos decks atuais. Este movimento de uma cor isolada já havia ocorrido com o azul no início da temporada e com a cor vermelha mais para a metade da temporada que foi logo contrabalanceado pelo aumento de decks com mais remoção, com branco, azul e preto na semana 9 já que a cor vermelha estava muito presente com decks RDW levando todas.

Image content of the Website

A cor branca que teve um grande aumento nas últimas semanas, voltou para os valores anteriores, perdendo espaço nos decks e se encontra nesta semana próxima do verde com 30% de participação apesar de termos decks com estas duas cores conseguindo fazer top 1 .

Image content of the Website

Apenas um deck teve mais representantes que o Affinity até agora: O RDW.

Entretanto, o deck com mais percentagem de vitórias foi o Worldgorger Dragon que jogou temporada passada com a volta de Animated dead ao formato e que nesta temporada surgiu nas últimas 6 semanas como uma opção de wincon para aumentar a consistência dos UB combo, assim como o Dimir Tendrils que aparece em 3° em percentagem de vitórias.

Image content of the Website

Algo interessante de se observar em relação a quantidade de decks representantes é ver que os primeiros em quantidade também são os primeiros com mais participação no TOP4, Affinity, RDW e Mono White heroic:

Image content of the Website

Agora quantidade não quer dizer qualidade certo? Bem, quando colocamos a constância nos pódios, podemos ver que o RDW tem uma média de 2 aparições em TOP4 por semana, enquanto o Affinty possui 3. Porém este segundo vinha com uma média maior até a semana 9, e então caiu para baixo da média nas últimas 5 semanas. Já o RDW, conseguiu manter as aparições em TOP4, tendo uma leve queda na última semana devido a redução da quantidade de participantes.

Ad

O Mono White Heroic aparece em terceiro mas também vem desde o começo mantendo em média 2 aparições por semana, e nesta semana atual (semana 14) já tivemos 5 tops, contabilizando 1 em 1º e 3 em 2º.

Enquanto os decks de Cycling desapareceram (o último registrado em torneio foi na semana 11), o Affinity também deu uma reduzida em quantidade. Eram 11 por semana em média do começo até a semana 11, nas últimas 3 semanas foram apenas 5 em média o que explica um pouco da redução de aparição nos TOP. Como falamos acima a variação do UB que utiliza o Worldgorger Dragon como mais uma wincon mostrou que desde a semana 9 vem conseguindo 1 pódio e suas aparições vem aumentando nas últimas semanas. Outro deck que não aparece nos gráficos mas que tem gerado uma escalada razoavelmente boa foi o Greenpost.

Image content of the Website

Para finalizar nossa área de gráficos, um ponto importante de reforçar: o financeiro. Quando bate no bolso, a consistência do UB Combo pode ser salgada, com decks na faixa de 8 tix devido a base de mana, assim como os Azorius control que também tem uma base de mana salgada. A diferença está na eficácia. Enquanto o UB é um dos decks mais perigosos de se jogar contra e faz bastante resultado nos 3 primeiros turnos (podendo combar no turno 3 consistentemente), o UW acaba sofrendo contra combos e decks muito explosivos, ou até sofre por questão do relógio. Somando lentidão de jogo com preço alto, temos poucos aventureiros dispostos a colocar as fichas nos UW. Agora quem busca preço baixo e eficiência deve ficar de olho no Mono White Heroic. Com cartas fáceis de se ter na coleção que jogam praticamente todos os formatos, com menos de 2 tix você consegue fechar o deck e jogar com alto nível de chances de alcançar um TOP4, o que já pagaria o deck.

Image content of the Website

PD 500 - O que esperar

Marcado para o próximo dia 30 de Janeiro de 2021, o próximo Penny 500link outside website acontecerá no último final de semana do mês e final também da última semana da temporada, por isso as cartas válidas serão as válidas atualmente.

Abaixo você encontrara informações relevantes baseado nos dados desta temporada e nas experiências de jogo dos principais decks que deverão marcar presença no evento.

UB Combo

Contando com 4 tipos de Wincon e algumas variações, o UB combo ganhou muita força nesta temporada com a entrada de cartas chave como Gitaxian probe e Treasure Cruise, bem como a filter land Sunken ruins e a check land River of Tears gerando bastante consistência na base de mana. Outra peça importante para o deck rodar bem é a Frantic Search, estas 5 cartas estão em todos os UBs levando até 4 cópias de cada nos decks assim como Dark ritual e Cabal ritual:

Loading icon

Loading icon

Ad

Como comentado acima, a variação do UB que utiliza o Tendrils of Agony como opção e o Worldgorger Dragon como principal condição de vitória vem ganhando posições importantes desde que começou a ser utilizado, abaixo temos como o combo funciona:

Loading icon

Com o Dragão no grave, basta castar o encantamento dando alvo nele, isso vai gerar um ciclo: Dragão entra em campo, exila suas permanentes, até mesmo o encantamento, logo, o encantamento sai de jogo e o Dragão é sacrificado, com isso as permanentes retornam para o campo e as lands que entram em pé podem gerar mana em resposta, pois com a entrada do encantamento ele vai dar alvo no dragão novamente, e o ciclo se repete. Com isso vc gera várias possibilidades, entre elas:

-> Mana ilimitada: com ela, você pode castar todas as mágicas que vierem até achar o Tendrils of Agony e usá-lo ou castar o que quiser.

-> Dano ilimitado: Caso tenha uma land que aplique dano ao oponente ao entrar em campo como Piranha Marsh, você aplicará dano ilimitado.

Mana infinita aliado a diversas cartas que compram como mostrado acima e duas lands que fazem bem o trabalho de filtro, o jogador que escolher este caminho terá que se preocupar com cada escolha que fizer e tomar cuidado com o tempo de jogo já que no mtgo todo trigger deve ser executado.

Além disso, o deck possui duas criaturas com ETB: Bogardan Hellkite, Rune-Scarred Demon. Você irá dar 5 de dano a cada entrada da primeira e tutorar qualquer carta do deck com a segunda.

Como combater:

Talvez a forma mais rápida de parar este combo, é colocar alguma carta que exile o cemitério ou evite que ele dê alvo no grave, além do famoso stax com cartas que permitam apenas uma mágica por turno. Porém o deck tem uma fragilidade que deve ser explorada: Normalmente os decks possuem 1 ou 2 Dragões, só não esqueça que ele possui outras wincons e depois do sideboard normalmente os jogadores mais experientes adicionam mais Tendrils of Agony além de respostas ao seu side.

Se você busca parar o Storm do Tendrils, cartas tipo stax que aumentam o custo de mágicas ou que não deixem os jogadores jogarem mais que uma mágica a cada turno são uma boa alternativa mas lembre-se que o jogador de UB tem Gitaxian probe.

Abaixo uma lista das cartas que podem ser usadas de side contra o UB combo:

Loading icon

Decklist do UB que fez TOP 1 feito pelo jogador Murpady, quase um especialista no deck:

Loading icon

Affinity

Sendo o campeão do último grande evento (Season Kick Offlink outside website) com um resultado de 9-0, os decks baseados em afinidade de artefato possuem alguns tipos de variações como o mono white que tenta gerar valor com Tempered Steel, temos o UB que levou o caneco no Kickoff e o mais utilizado: Grixis sendo este último aparecendo em duas versões fortes com sutis diferenças na composição mas ambos perigosos, um criado no começo da temporada pelo jogadore Mdog e o outro pelo Ravage.pe, ambos excelentes jogadores com este tipo de deck.

Ad

No geral os Decks affinity são decks aggros que buscam uma sinergia utilizando artefatos custo 0 e lands artefatos para redução do custo de mágicas com afinidade por artefatos.

Como peças fundamentais em todos os decks até mesmo os mono white temos a tríplice de lands, um set de cada com certeza:

Loading icon

Outras cartas imprescindíveis são o Springleaf Drum para ajustar a mana colorida necessária ou aproveitar as criaturas enjoadas para gerar mana, a estrela do deck Cranial Plating e Ensoul Artifact. De criaturas temos Ornithopter, Etched Champion, Signal Pest, Master of Etherium e Frogmite.

Loading icon

Sempre espere não menos que 4 de cada uma destas cartas quando estiver contra um affinity, o que se difere são as mágicas de suporte, que são escolhidas um pouco pelo tipo de jogo que o piloto do deck prefere, entre as mais usadas temos Metallic Rebuke, The Antiquities War, Galvanic Blast e até Fling vimos rodando em algumas listas.

Como combater:

Como todo deck aggro a ideia pode ser tirar o gás removendo criaturas com remoção em massa de criaturas ou de artefatos. Focar na base de mana com remoções de artefatos como acontece no pauper não surte efeito aqui, já que o deck possui apenas 8 lands artefato sendo 4 delas indestrutíveis. Talvez a carta mais difícil do Affinty contornar seja Kataki, War's Wage, com uma curvatura de mana baixa, ela entra no turno 2 fazendo o affinty pensar, mas lembre-se sempre de protegê-lo do Galvanic blast, conseguindo isso, o jogo fica praticamente ganho.

O arsenal para lidar com artefatos é bastante vasto, temos remoção de artefatos em praticamente todas as cores:

Loading icon

Decklist do Affinity UB que fez TOP 1 no Season Kick off, pilotado e construído pelo jogador Mdog:

Loading icon

Auras

Este arquétipo ganhou um tremendo reforço com encantamentos de custo baixo e power level alto nesta temporada como Ethereal armor e Hyena umbra e vem conquistando bastante lugar no pódio. Com uma base fácil e barata de se conseguir, em sua maioria que vem na própria conta para quem ativar neste período do standard, pois temos Karametra's Blessing, Sentinel's Eyes e Alseid of Life's Bounty.

O auras heroic leva este nome devido as criaturas que possuem a habilidade Heroico, a criatura recebe um marcador bônus +1/+1 sempre que for alvo de uma mágica ou habilidade utilizada pelo controlador. Com isso, as criaturas crescem rápido.

Existem outras variações de Auras como o BW, porém não conseguiram uma consistência nesta temporada. Outra variação que não ganhou muito o gosto da galera mesmo fazendo um TOP 1, foi o GW Hexproof que apesar de ser um pouco diferente na dinâmica do Heroic, tem o mesmo objetivo de inflar um megazorde e ganhar atacando mas com a proteção já na criatura, o que pode ser um diferencial pois o Heroic mono white é necessário sempre deixar uma mana em pé para resposta.

Ad

Como combater:

Diferente dos decks aggro convencionais, este vai tentar ao máximo proteger a criatura encantada, e muita das vezes pode ser a única criatura em campo. Com uma curvatura de mana baixa, a rapidez dele é incrível por isso seja rápido. Além das cartas que destroem encantamentos existem as que destroem encantamentos em massa como Fracturing Gust, Back to Nature, Patrician's Scorn. Porém deve ser utilizado com sabedoria, já que o Heroico manterá os marcadores +1/+1 na criatura. Cuidado com dano em área, mesmo sem dar alvo, pois normalmente as criaturas do Heroic vão receber proteção a cor, e criatura com proteção a cor não recebe dano mesmo não dando alvo. Outra forma bastante eficaz de lidar com Heroic é destruir as criaturas que dão proteção ou as que não estão com encantamento com remoções convencionais e depois tentar fazer o jogador sacrificar a criatura chave.

Loading icon

Loading icon

Neste tópico trago duas Decklists, uma do mono white Heroic que fez 7-0 do jogador whitepresenix777 e uma minha do GW auras que levou também um TOP1 para que você decida com qual auras jogar:

Loading icon

Loading icon

RDW / Tribais / Stompy

No início da temporada o RDW era o terror a sem combatido, chegando a termos um top 4 apenas de RDW, o formato acabou sabendo contornar e lidar com ele, mais decks midranges e control foram surgindo, e hoje apesar de ser uma força, há respostas e contramedidas para se contornar ou decks tão rápidos quanto para medir força. Enquanto isso os decks tribais e Stompys não chegaram a ter a mesma aparição, mas também devem ser levados em consideração pois chegaram a ganhar campeonatos e aggros são o arquétipo em alta.

Ambos os decks buscam a vitória através de criaturas de custo baixo que entram rápido fazendo estrago, existem algumas versões, como por exemplo no mono red que acabam puxando mais para o burn, com mais mágicas de dano, enquanto as tradicionais focam em encher a mesa e bater rápido. Já nos tribais temos o Merfolk se destacando, através de evasão e com o azul para responder ameaças. Elfos, Gatos, Ursos, Anjos e Goblins também tem aparecido mas de forma isolada.

Como o RDW é o mais expressivo, destaco Ash Zealot, Stromkirk Noble, Stormblood Berserker, Village Messenger, Earthshaker Khenra e Rakdos Cackler que são algumas das criaturas certas de se enfrentar logo nos primeiros turnos contra um RDW. Anax, Hardened in the Forge entra como um bom drop 3 que faz os oponentes repensarem na hora de estourar um global além de puxar as remoções para si, já que Anax cria muito valor quando não removido antes das outras criaturas. Alguns decks usam Hellrider, porém você deve pensar bem antes de utilizá-lo pois uma curva 4 pode ser pesado para o deck, mas com certeza uma conexão completa com ele é quase hit kill, já que o dano é aplicado antes do ataque, as criaturas só precisam atacar.

Ad

Além destas criaturas, mágicas de dano direto como Incinerate, Chain Lightning e Burst Lightning são utilizadas no RDW e servem para limpar o caminho antes do ataque ou finalizar/ajudar a reduzir a vida do seu oponente a 0.

Uma carta que já foi mais usada, mas o custo acaba sendo um pouco alto é a Collective defiance, carta multifuncional que consegue gerar bastante valor.

Loading icon

Loading icon

Como combater:

Se você joga outros formatos, tanto o RDW quanto os tribais e Stompys funcionam da mesma forma, muitas criaturas com curvatura baixa e dano direto, tudo ou nada, de forma rápida. Normalmente eles costumam não ter fôlego para voltar depois de uma remoção massiva. O problema acaba sendo ser rápido o suficiente ou tentar ganhar vida para sobreviver aos ataques. Existem duas cartas que vemos muito em sideboard por conta dos RDW: Silver Knight e Dragon's Claw enquanto os demais seguem os sides contra decks aggros convencionais de criatura como remoções e/ou ganho de vida.

Abaixo, deixo uma lista de remoções globais que vão bem contra qualquer deck focado em criaturas:

Loading icon

Decklist de um RDW que fez 7-0 controlado pelo jogador Cotomira:

Loading icon

Decklist do Merfolk que também fez 7-0 controlado pelo jogador Shadowater0:

Loading icon

Reanimate

Falando em decks all win, não podemos deixar de fora o Reanimate turno 1 win. Jogar com ele é quase como jogar cara ou coroa, se vier o que você precisa o oponente nem baixa a primeira land, mas se não vier, o jogo se complica ainda mais a partir da segunda partida onde os adversários irão ter resposta para remover seu grave.

A quantidade de decks com este objetivo conseguiu apenas 9 pódios em toda temporada somando as 3 variações. Sim o deck é extremamente difícil de se jogar contra já que se ele ganhar a moeda para começar o jogo, é provável que ele consiga fazer a jogada no G1 e no G3 sem que o oponente consiga baixar uma land, tudo dependendo da mão inicial.

Como é a jogada:

A jogada é uma interação entre 5 cartas, podendo ser menos, o jogador de reanimate pode mulligar até duas vezes caso a combinação não venha favorável. O que você precisa é de uma land, Dark ritual para gerar 3 manas, com estas três manas você deve utilizar um descarte para criatura bomba como Sire of Insanity ou no pior caso tombar cartas do deck para que uma criatura venha, e então você reanima com Reanimate ou Animate Dead. Caso o ritual não venha na mão inicial mas você tenha mana junto de uma das cartas de reanimação e descarte/mill no primeiro jogo pode ser uma boa opção keepar e fazer no turno 2. Porém é muito difícil no game 2 e 3 acontecer o mesmo, já que normalmente os oponentes irão tentar mulligar para achar um removal.

Loading icon

Ad

Loading icon

Como combater:

Para se combater este deck só há duas coisas a se fazer que não contar com a sorte: remover rapidamente o grave, ou remover rapidamente a criatura reanimada. Para manter esta consistência, normalmente os decks reanimate não seguram carta para resposta ou anulações, porém, depois do sidebord pode ser que venham algumas como Dream Trawler, Sphinx of the Steel Wind, Inkwell Leviathan. No geral, cartas que removam cemitério ou impeçam que as criatutras sejam alvo são as mais utilizadas:

Loading icon

A deklist do reanimate vem do mesmo player que fez o Worldgorger Dragon levando TOP 1, Murpady:

Loading icon

Cloudpost

Sendo o sexto deck mais jogado e o sexto com maior participação nos pódios, este deck é praticamente o irmão mais velho do tron. Ele se utiliza de tutor e ramp para fazer com que os terrenos tipo Locus gerem uma quantidade grande de mana para baixar criaturas e mágicas pesadas de forma rápida. O deck possui uma versão LD que foca em destruir a base de mana do oponente, mas esta versão não tem jogado tanto.

Loading icon

Para fazer com que estas lands entrem mais rápido, o deck contém Ancient Stirrings, Expedition Map, Terrarion, Explore e claro o melhor tutor de land Sylvan Scrying.

Entre as criaturas temos Sylvan Primordial, Caldera Hellion e Endbringer que são trazidas mais rapidamente pelo Tooth and Nail que talvez seja a carta coração do deck, sem ele o deck ainda consegue jogar, mas ela é um tremendo diferencial.

Loading icon

Como combater:

Contra este deck seu objetivo deve ser destruir a base de mana se possível, ou pelo menos remover/anular Tooth and Nail já que se o oponente for bem sucedido em fazê-lo você estará em apuros logo. Para isso há algumas cartas que removem ameaças diretamente do deck do oponente e toda as cópias daquela carta como Cranial Extraction, Memoricide, Slaughter Games e Stain the Mind. Caso nenhuma destas opções seja possível a última saída pode ser bater rápido e tirar toda a vida nos primeiros turnos enquanto ele estará rampando.

Loading icon

Deklist que fez TOP1 fazendo 7-0, do jogador crazybaloth:

Loading icon

Cycling

Por último mas não menos importante, este deck que foi o campeão do último penny 500, bastante forte, não tem dado as caras nestas últimas semanas. Talvez os decks combos tenham afastado os jogadores, mas com certeza você pode esperar que teremos decks deste representante no próximo dia 30. Com quase todas as cartas do deck sendo lançadas em Ikoria, muitos jogadores tem o deck praticamente pronto na coleção e não sabem, fora isso, todo o restante e a base de mana são bem em conta, é uma ótima opção para começar a experimentar o formato.

Ad

O deck utiliza da sinergia de cartas que tenham a habilidade cycling. Normalmente nas cores vermelha e branca, havendo casos de encontrar aventureiros que utilizavam a cor azul também, mas o deck perde um pouco a velocidade para tentar outras coisas.

Entre as peças chave temos Flourishing Fox a raposinha que fica gigante, Drannith Stinger, Valiant Rescuer fecham a primeira parte de wincon onde você consegue ganhar batendo com a raposa, pode fazer muitas fichas e atacar também, ou apenas cicle seus cards enquanto o Stinger da dano direto no oponente. Drannith Healer ajuda a dar um gás enquanto as peças que precisa não vem, e este é um ponto interessante deste deck, enquanto ele faz a sinergia com as outras cartas, a ciclagem de carta está ajudando a comprar para achar o que precisa e ao mesmo tempo irá ajudar no futuro para a carta estrela do deck: Zenith Flare.

Lightning Rift é uma carta que deve ser respeitada, além de ser controle de mesa, ela também serve para causar dano direto, e aqui fica uma dica bacana: decks que levam vermelho podem usá-la como side board, para evitar que o oponente cicle a todo momento, já fiz isso jogando de mono red e deu muito bom.

Loading icon

Loading icon

Como combater:

Infelizmente não temos o Stabilizer nesta temporada, mas temos um colega dele, a Uba mask. Muitos me perguntaram e não entenderam a princípio porque utilizar esta carta. A ideia dada pelo meu amigo Gabriel, (Fica aqui um agradecimento especial!) foi como a Uba Mask exila o card quando é comprado, o jogador não pode fazer outra coisa que não jogá-lo naquele turno. Isso impede que todas as cartas compradas após a Máscara entrar em campo sejam cicladas e além disso as próximas cartas que vierem só poderão ser castadas naquele turno. Isso já me ajudou até contra decks control, pois sem poder usar a carta mais a frente os decks perdem recursos. Além dela podemos utilizar também quebra de encantamentos para remover o Lightning Rift e claro, temos que subir remoção de grave para que o Zenith não funcione. Só tome cuidado com este último ponto, não deixe que seu oponente arraste o jogo e fique com 8 lands em pé, pois ele pode ter dois zeniths na mão e utilizar um em resposta a remoção de grave. Cartas que penalizam o jogador por descartar ou comprar carta podem também serem usadas em último caso, pois já vi diversas vezes o deck conseguir contornar e continuar jogando mesmo tomando dano a cada draw ou descarte.

Loading icon

A decklist para finalizar este artigo é de um jogador BR gente boa que fez um 7-0 com esta lista, Torres6:

Loading icon

Por fim deixo um convite para estas próximas semanas com uma observação importante: Cada jogador que tiver feito TOP1 em algum evento da temporada 18 começará o evento PD 500 com um Bye.

Ad

E aí? ainda temos algumas semanas, que tal tentar ganhar esta ajudinha no dia, só colar nos torneios e participar.

Referências:

https://pennydreadfulmagic.comlink outside website

https://gatherling.com/link outside website