Magic: the Gathering

Opinion

Side by side: Construindo sideboard no Penny Dreadful

, updated , Comment regular icon0 comments

No artigo desta semana vamos explorar dicas e várias peças para um bom sideboard no Penny Dreadful, além daquele resumão e os decklists da semana.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Terminando o 4º final de semana da temporada 18, tendo ainda as próximas 10 semanas (quantidade prevista para próxima rotação), vamos falar no artigo de hoje sobre um tema muito importante que pode definir partidas, o sideboard.

Se você não gosta de construir um deck do zero, ou talvez até gosta de criar mas acha que não tem tanta experiência, para auxiliar você, trago aqui as cartas mais utilizadas nos decks que estão fazendo resultado, as proporções e também algumas ideias que podem ser usadas para gerar mais valor da sua estratégia pós side.

Ad

Antes de começar falando sobre as cartas, é importante reforçar que um bom side, é aquele que consegue lidar com várias estratégias de forma eficaz. Lembre-se que normalmente você vai trocar de 4 a 7 cartas entre partidas, sendo elas várias cópias da mesma carta, trocar apenas 1 carta não vai fazer você comprar exatamente esta carta no meio de 60 durante todo o jogo. Talvez por isso, muitos dos decks que fizeram top1 possuam sideboard mais focados e menos diversificados (usado 2 a 3 sets de 4 cartas para ter uma consistência pós side) esta acho que é a primeira dica: foque seu side, colocar apenas 1 carta para lidar com cada problema não será eficaz.

Explorando como estão as cartas mais usadas, abaixo você verá a tabela com top 100 cartas mais usadas até agora nos torneios, e logo de cara vemos a Tormod's Crypt, sem custo para jogar, podendo entrar em qualquer cor para combater decks que usam recursos do grave como Dredge, Reanimate Turno 1 win e até mesmo o Cycling (utilizado neste último para inutilizar o Zenith Flare). Apareceu em 67% das listas e em 65% dos decks top1, costumando ser de 2 até 4 cópias. Outra boa opção para lidar com o grave que aparece entre as top10 é a Nihil Spellbomb, pela opção de draw por apenas 1 de custo ao estourá-la, há listas utilizando de main deck.

Image content of the Website

Como um ótimo impedidor de combos, Deafening Silence é bastante utilizada de 2 a 3 cópias nos sides como também o Ethersworn Canonist que muita das vezes já vai de main deck. Outro fator que afastou os decks combos do domínio no formato foram as possibilidades da remoção das peças ainda no deck como Cranial Extraction, Memoricide, Slaughter Games e Stain the Mind.

Voltando a falar de hate Grave, temos algumas possibilidades como Tymaret, Chosen from Death e Cling to Dust que podem jogar até de main. Outra que aparece de main muita das vezes, Dryad Militant é uma boa opção para se usar em decks White Winnie ou que tenham verde também. Aqui aproveito para trazer a segunda dica:se houver cartas que você consiga utilizar de forma mais volátil na sua estratégia de main deck, explore isso, Cling to Dust por exemplo, é menos um hate grave de side que pode ir de main, você pode ganhar 3 de vida (ótimo contra aggros) ou na pior das ocasiões você compra uma carta (obs: ainda tem a opção de Escape).

Outra necessidade de utilização no sideboard esta temporada são cartas que quebrem artefatos e/ou encantamentos. Com vários Affinitys fazendo resultado, todo sideboard carrega 2 a 4 hate de artefatos e encantamentos, podendo ser pontuais ou globais dependendo da estratégia do seu deck. Entre os mais comuns e que podem ser usados em mais de uma opção temos Feed the Swarm, Return to Nature e Fracturing Gust. Na linha de remoção de artefatos, temos: Smash to Smithereens, Vandalblast, shenanigans, e sendo globais: Granulate, Creeping Corrosion, Purify.

Ad

Nesta temporada tivemos a possibilidade de experimentar uma rapidez bem grande na velocidade do jogo, inclusive, como veremos abaixo, o arquétipo que tem ganhado mais vezes e com mais decks no meta atual, os Aggros tem um calcanhar de Aquiles que graças aos deuses, obtivemos algumas remoções globais de custo baixo: No vermelho temos Pyroclasm e Slagstorm, no Branco, talvez a remoção global mais eficaz do formato Day of Judgment, no preto algumas boas remoções também são fortes como Yahenni's Expertise, Drown in Sorrow, Ritual of Soot e Consume the Meek.

Image content of the Website

Arquétiposlink outside website S18, contabilizando apenas os torneios até dia 29/10*

Como planeswalkers aparecendo em side, temos Dovin, Hand of Control, Teyo, the Shieldmage e Gideon Jura, todos focados para atrasar ou proteger até o desenvolvimento da estratégia principal.

Terceira dica: Não saia da sua estratégia principal para usar side, há decks como Merfolks que não utilizam hate grave por exemplo pois além do deck ser extremamente rápido, caso um reanimate queira fazer graça existem bounces de custo 1 e counters de custo 1 também.

E esta 3ª dica traz uma questão bem interessante, não pense em como atrapalhar o adversário, mas sim como você consegue uma vantagem ainda desenvolvendo sua estratégia. Exemplos:

Em um deck Burn a ideia é utilizar mágicas diretas no adversário para matá-lo, se o jogador colocar muita criatura você pode acabar morrendo mais rápido ou criaturas com lifelink também farão você ter problemas, neste caso Satyr Firedancer é uma boa escolha de side, enquanto você continua aplicando dano direto, remove criaturas adversárias.

Ainda no vermelho, já vi decks usando Dragon's Claw contra mirrors pois conseguem ganhar vida por si proprio e pelas mágicas do oponente.

Ideias pouco exploradas:

Pessoalmente gosto de testar coisas diferentes e algumas coisas que consegui gerar bastante valor e não vejo muito usados, foram Guerrilla Tactics num burn, já que uma das opções quando alguém pega pela frente é utilizar de descarte para remover os recursos. Lightning Rift em decks que utilizem vermelho quando pegar pela frente cyclings para utilizar os recursos do adversário contra ele. E por último, meu side atual contra cyclings e até mesmo alguns decks combos: Uba Mask, como a carta estará exilada, não poderá ser cyclada.

Bom, no geral, acredito que o Penny acaba tendo uma dificuldade na criação de um side único, o formato não é tão estático quanto outros, o que torna até divertido na minha opinião. Estas são as cartas mais utilizadas, mas há inúmeras outras que estão disponíveis.

Para está temporada sempre sigo nesta proporção de sideboard e ajusto pela estratégia do meu deck:

-> 3 a 4 cartas para lidar com grave, remoção.

-> 2 remoção de artefatos e encantamentos.

-> 2 a 4 quebra de combos.

-> 2 a 3 remoções de criaturas e/ou boardwipe.

-> 3 ou 4 life gain.

Ad

Lembrando sempre que há cartas que atendem a mais de uma dessas opções, e sempre respeitando a linha de jogo do seu deck.

Como quarta dica o que me ajuda muito é fazer engenharia reversa: eu costumo pegar os decks que mais tenho dificuldade de ganhar e utilizo em algumas partidas de teste. Jogando com o deck você consegue ver onde o calo aperta, quais as dificuldades, qual perda de recurso afeta mais? Isso me ajuda tanto na escolha na hora da construção do side quanto na partida na hora de escolher quais as cartas vão entrar e quais vão sair entre games.

Para finalizar com um auxilio na adequação do side, acompanha aí como foi a última semana, que decks estão dando mais trabalho de serem combatidos.

---RESUMÃO META DA SEMANA ---

Com uma participação menor dos jogadores neste final de semana, vimos um domínio das cores Izzet, com o Affinity pilotado pelo jogador BR ravage.pe que levou 3 top1 e o Izzet Drakes de Honourbound84 levando 1 top1 e 1 top2 somaram 4 dos 6 campeões deste final de semana. Outro deck que apareceu bastante também foi o Reanimate turno 1 win aparecendo 4 vezes no top. Mas no geral os top8 foram bem pulverizados, com poucos RDWs e Burns, Merfolks pilotado pelo BR Shadowater0 fez top1 mais uma vez assim como um UB Storm. Dredge, Mono Blue delver, esper control e Rakdos Aristrocatas apareceram 2 vezes cada:

Image content of the Website

Link para os torneios que aconteceram cada dia:

Quinta-Feira, 22/10link outside website

PD FNM, 23/10link outside website

Sábado a tarde, 24/10link outside website

Domingo, na madruga, 25/10link outside website

Domingo a tarde, 25/10link outside website

Segunda-Feira, 26/10link outside website

Relacionado as cores, temos a presença do azul aumentando bastante essa semana enquanto o preto foi bastante reduzido, e o vermelho se mantendo perto dos 50%. Será o Izzet o novo deck a ser batido?

Image content of the Website

Image content of the Website

DECKLISTS:

3 vezes em 1º Lugar, o jogador BR Ravage.pe pilotou este Izzet Affinity. Já tínhamos trazido uma lista de Izzet Affinity, o que tem essa de diferente? A carta odiada por qualquer jogador de pauper: Fling

Loading icon

Criado com o nome "Jokulhaups-superfriends", este deck faz referência aos PWs porém, acredito que também é um trocadilho, já que todos adoram Jokulhaups kkkk:

Loading icon

E que tal ganhar sem atacar? apenas colocando encantamentos? Esta é a proposta deste deck bem divertido five color Shrines:

Loading icon

Como os decks Control estão ganhando mais espaço, trouxe um Kefnet control:

Loading icon

Finalizamos por aqui, mas quero saber o que achou? Se tiver algum tema que queira ver sobre penny, deixa aí nos comentários ou no Feedback.

Ad

Ah e se quiser trocar ideia com a galera, cola la no Whatsapp da comunidade BR no Penny: Penny MTG Brasillink outside website