Caro amigo que está iniciando nesse ilustre e amadíssimo jogo, o Magic: the Gathering. Irei aqui explicar algumas de suas regras e modos de jogo, pra ser mais exato: o Pauper Commander (PDH). Este guia é pra você entender como o PDH funciona e como montar um baralho de forma genérica com o intuito de você ir para a loja de Magic da sua cidade ou na casa dos amigos com alguma base. Regras como zonas de jogo não serão abordadas, mas deixarei links para cada jogador se aprofundar.
Você pode ler neste meu artigo aqui com as regras básicas do PDH, as condições para montar o baralho, legalidade de cartas, entre outros aspectos básicos.
Ad
Comandante e suas particularidades
O seu comandante, inicia na zona de comando, ou seja, o jogador escolhe uma área no seu campo, geralmente no canto superior, contrário ao lado qual está o baralho. Todos jogadores revelam seu comandante antes do início.
Se o seu comandante causar dezesseis ou mais pontos de dano em um jogador, aquele jogador perde o jogo. Esses pontos são cumulativos e não podem ser retirados, uma vez que tenha sofrido dano de combate direto, esse dano não será removido. Lembrando que são apenas dano de combate, dano direto, mesmo que atribuído pelo comandante, não conta, como é o caso desta criatura:
Toda vez que seu comandante for conjurado, coloque um marcador exatamente onde ele estava. Este marcador indicará quantas vezes aquele comandante foi conjurado, e a cada marcador, o seu dono deverá pagar duas manas genéricas a mais para conjurá-lo novamente.
Nesse caso, esta criatura custa quatro manas ao todo, se já conjurou duas vezes anteriores, sua zona de comando deverá conter dois marcadores, na terceira vez que conjurá-lo, deverá pagar oito manas no total.
Quando o comandante morrer, for exilado, ou seja, for mandado para uma zona que não seja campo de batalha, tão pouco sua zona de comando, o jogador controlador dele, poderá optar enviar para a zona de comando, utilizando assim, um efeito de substituição. Recentemente as regras gerais de commander foi alterada, permitindo que o comandante toque no cemitério ao morrer, podendo desencadear habilidades pertinentes à esta ação.
Nesse caso, se essa criatura foi quem morreu, você pode comprar uma carta e depois escolher colocá-la na zona de comando.
Se um jogador precisar escolher que o comandante do seu adversário vá para o exílio com a face voltada para baixo, precisa revelar que a carta é o comandante, pois a escolha de substituição é imprescindível que seja dada.
Em jogos de múltiplos jogadores, o primeiro Mulligan, ato de trocar as cartas de sua mão inicial, caso não lhe agradem, é livre, ou seja, diferentemente de jogos de um contra um, onde colocará uma carta por Mullingan no fundo do próprio baralho, neste caso não será necessário, mas apenas no primeiro Mulligan. Uma importante observação que se aplica a todos os formatos, quem começa a partida, deve anunciar primeiro se optará pelo Mulligan ou não. E assim por diante, conforme a sequência da mesa.
O jogador que começa a partida, não pula sua primeira fase de compra, isto é, irá comprar 1 carta.
Decklists
Encontre seu grupo, na lojinha ou casa de amigos, para jogar, testar suas idéias, arrisque no seu deck. Cada deck é único, pode ser alterado e personalizado de acordo com o estilo de jogo de cada um. Segue abaixo links para decklists de Pauper Commander:
Ad
Aonde jogar
Como a pandemia não nos permite nos encontrar, é possível usar uma plataforma chamada SPELLTABLE que permite jogar com suas cartas por meio de vídeo-chamada.
Infelizmente, para esta plataforma, não foi possível encontrar tutorial em português. Entretanto, abaixo tem um muito simples em inglês:
Como me informar
Para se manter informado sobre as novidades de PDH, listas, deck techs, existem alguns sites específicos que poderá acessar e descobrir ricos conteúdos.
Link para os meus artigos aqui na Cards Realm
Espero que o artigo ajude a todos de alguma forma.
Obrigado pela leitura.
— Comments0
Be the first to comment