Magic: the Gathering

Opinion

Commander: As 10 Melhores Cartas de 2023 para o Formato!

, Comment regular icon1 comments

No artigo de hoje, veremos as 10 melhores cartas de 2023 para o Commander e como elas fizeram diferença neste formato ao longo do ano!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

2023 foi um ótimo ano para os jogadores de Commander. Além das coleções-base Phyrexia: All Will Be One, March of the Machine, March of the Machine: The Aftermath, Wilds of Eldraine e The Lost Caverns of Ixalan, tivemos a colaboração The Lord of the Rings: Tales of Middle-earth e Doctor Who em Universes Beyond, fora a quantidade incrível de decks pré-construídos que também trouxeram cartas novas, como Commander Masters, por exemplo.

Foi um ano incrível para Magic: The Gathering no geral, e o Commander obviamente não ficou fora disso. Também tivemos cartas incríveis lançadas neste formato, que serão mostradas aqui na nossa análise das 10 melhores cartas para o Commander de 2023!

Ad

As 10 Melhores Cartas para o Commander em 2023

Selecionamos as cartas neste artigo conforme o quão forte são em uma variedade de arquétipos, e o quão populares foram ao longo do ano. Esta lista foi baseada em um equilíbrio tênue entre força e popularidade. Sem mais delongas, vamos lá!

10- Mirkwood Bats

Loading icon

No décimo lugar, temos Mirkwood Bats. Esses morcegos simpáticos potencializaram muito decks com Preto que geram fichas, tanto na hora de criar quanto sacrificar essas fichas. Chatterfang, Squirrel General, Ziatora, the Incinerator, Ghave, Guru of Spores e diversos outros comandantes ficaram mais fortes ao ter mais uma fonte consistente de dano.

Direta em sua proposta, esta carta ocupa a posição 10 por sua popularidade entre os decks de Commander mundo afora.

9- Atraxa, Grand Unifier

Loading icon

Uma grande adição aos jogadores de Redless, Atraxa, Grand Unifier inspirou muitos debates desde seu lançamento em basicamente todos os formatos, e o Commander foi um deles.

Seja em um deck com ela como comandante ou só com ela presente, esta carta traz um ETB que não tem restrição (como ter sido conjurada) para adicionar pelo menos 2 cartas à sua mão na pior das hipóteses, e ainda é um corpo 7/7 com Vigilância, Vínculo com a Vida, Voar e Toque Mortífero. Definitivamente foi um destaque neste formato.

Reanimates de 4 ou 5 cores gostam bastante de Atraxa, e na época de seu lançamento esta carta atingiu seu ápice de popularidade no Commander, se mantendo presente até hoje em formatos Commander 1v1. Por esses motivos, está no nono lugar da nossa lista.

8- Zhulodok, Void Gorger

Loading icon

Zhulodok, Void Gorger tornou-se um dos, senão o melhor comandante incolor do formato. Claro que sempre haverá outras escolhas por questão de gosto, mas nos quesitos valor e potência, Zhulodok é excelente.

Ele foi o comandante mais popular dos decks pré-construídos de Commander Masters, trazendo consigo uma variedade grande de cartas poderosas para a pool incolor. Por sua popularidade e grande recursão ao gerar valor, esta carta ocupa o oitavo lugar desta lista.

7- Mondrak, Glory Dominus

Loading icon

Afinal, o que pode ser melhor do que um Anointed Procession? Um Anointed Procession Indestrutível que bloqueia: esse é Mondrak, Glory Dominus, vindo diretamente de Phyrexia: All Will Be One. Do ciclo de Dominus que tivemos, pode ser um dos senão o melhor dos 5. Sua habilidade é bem linear no arquétipo em que se encaixa: fichas.

Seu diferencial é justamente a habilidade de se tornar Indestrutível, que é característica dos Dominus de Phyrexia, paralelamente tornando-o muito forte. É um dobrador de recursos Indestrutível que pode tanto atacar quanto bloquear, e acaba se tornando uma carta quase indispensável em todo deck gerador de fichas. Por isso, entra no sétimo lugar de nossa lista.

6- Delighted Halfling

Loading icon

The Lord of the Rings: Tales of Middle-earthlink outside website nos trouxe diversas cartas bem legais para este formato, e uma delas foi Delighted Halfling. Esta carta é um mana dork que a princípio não parece ser diferente de uma Birds of Paradise, mas, assim que lemos a carta por completo, entendemos seu potencial. Ela gera mana de qualquer cor para mágicas lendárias e ainda as protege contra anulações.

Ad

Isso nos permite tornar não só comandantes Inanuláveis, mas planeswalkers Inanuláveis, já que são lendários, fora toda a gama de mágicas lendárias como artefatos, encantamentos e até mesmo feitiços. Possui um custo baixo e um efeito ótimo, e assim entrou na nossa lista ocupando o sexto lugar.

5- Beseech the Mirror

Loading icon

Outra carta que deu muito o que falar quando lançou foi Beseech the Mirror. Este é um tutor que, se Barganhado, te permite conjurar qualquer mágica de custo 4 ou menos diretamente do seu deck.

É um suporte ótimo porque basicamente garante que sua carta-chave será conjurada exatamente pelo seu custo, apoiando principalmente decks combo. No geral, funciona com vários outros arquétipos deste formato. É um tutor ótimo que quase ocupa o pódio em nossa lista.

4- The One Ring

Loading icon

Definitivamente, a carta mais icônica de The Lord of the Rings: Tales of Middle-earth é The One Ring. Esta é a carta que fez jogadores ao redor do mundo caçarem a versão 001/001 incessantemente, que acabou nas mãos do artista Post Malone pela bagatela de 2 milhões de dólares.

Já a versão acessível, a normal, também deu o que falar no Commander, já que tem um design e flavor incrível: concede proteção contra tudo quando entra caso tenha sido conjurada, e oferece uma grande compra de cartas em troca de sua vida. Decks que conseguem balancear esse drawback com ganho de vida ou voltando The One Ring para mão extraem muito valor dessa carta, e, por ser incolor, ela consegue entrar em quase qualquer deck - afinal, é preciso pelo menos um plano de backup ao usá-lo, ou a ganância que te move é a mesma que te mata. Beirando o pódio, está na quarta posição de nosso ranking.

3- Clever Concealment

Loading icon

Clever Concealment ganha a medalha de bronze na nossa lista. Possivelmente uma mágica gratuita por conta do Convocar, funciona como uma alternativa a Teferi's Protection, e é tão eficiente quanto para proteger suas permanentes de um Cyclonic Rift ou de alguma remoção global.

Pode ser usada em quase todo deck com Branco, com algumas exceções. Por sua praticidade e valor, ocupa o terceiro lugar do pódio.

2- Etali, Primal Conqueror

Loading icon

Etali, Primal Conqueror conquistou a medalha de prata em nossa lista. Mesmo tendo um custo alto, é uma criatura que pode jogar 4 mágicas assim que entra, e pode até exilar terrenos dos oponentes, consequentemente atrapalhando-os também. Ela brilha mais no Commander, por conseguir atingir 4 jogadores de uma vez com sua habilidade. Seu corpo na mesa também é ótimo, afinal, gastar 7 manas em um 7/7 que faz isso e ainda tem Atropelar é com certeza um destaque em campo.

Seu lado transformado claramente também é um destaque: Etali, Primal Sickness foi o Blightsteel Colossus disfarçado, com Atropelar, Indestrutível e dá marcadores de Veneno a mesma quantidade de dano causado, que é praticamente um pseudo-Infectar, ou seja, pode eliminar um jogador sem bloqueadores de uma vez só quando transformado. Por esses motivos, Etali ocupa o segundo lugar de nossa lista.

Ad

1- Roaming Throne

Loading icon

Ninguém menos que Roaming Throne entra no primeiro lugar de nossa lista das melhores cartas de Commander de 2023. Apesar de ter sido lançado muito recentemente, já é uma carta que causa bastante impacto neste formato. Pode parecer uma carta limitada a decks tipais, mas basta pensar um pouco com criatividade para extrair o melhor de Roaming Throne.

Por ser incolor, encaixa em quase todo deck, com poucas exceções. Protege-se muito bem com seu Salvaguarda 2, e por fim, eis o motivo de ser tão forte: desencadear habilidades uma vez a mais. Considerando até cartas já citadas, como Mirkwood Bats, Atraxa, Grand Unifier e Etali, Primal Conqueror desencadeando duas vezes, já causa bastante estrago - mais dano proveniente de fichas, mais cartas a serem colocadas na mão e possivelmente mais 4 mágicas a serem conjuradas, respectivamente.

Roaming Throne pode tornar diversos comandantes ainda mais fortes, e até mesmo interagir de outras formas - um Henzie "Toolbox" Torre como comandante declarando Arconte no Roaming Throne e em seguida jogando um Archon of Cruelty é um exemplo de jogada possível, desencadeando Archon of Cruelty 4 vezes. Esta é só uma das possibilidades infinitas que Roaming Throne oferece dentro deste formato, e definitivamente é uma carta que já impactou e vai impactar mais ainda este formato com os lançamentos novos daqui para frente.

Conclusão

2023 foi um grande ano para o Commander! Espero que 2024 seja um ano ainda melhor, oferecendo mais cartas e mais possibilidades para nós, jogadores!

Gostou das cartas escolhidas? Sentiu falta de alguma? Discorda de alguma outra? Comente!