Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander - Blame Game (Nelly Borca, Impulsive Accuser)

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, te mostraremos como melhorar um deck pré-construído Commander de Murders at Karlov Manor: Blame Game, com Nelly Borca, Impulsive Accuser como nossa comandante!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

A coleção nova, Murders at Karlov Manorlink outside website, nos mostrou diversas mecânicas novas interessantes, como a de Suspeitar - uma criatura Suspeita tem Ameaçar e não pode bloquear. Baseada em uma mistura inusitada das habilidades Suspeitar e Atiçar, hoje trazemos um upgrade de um dos 4 decks Pré-Construídos de Commander novoslink outside website, “Blame Game”, com Nelly Borca, Impulsive Accuser como nossa comandante!

Ad

Conhecendo o Deck

Decklist Blame Game

Loading icon

Blame Game vem na combinação de cores Boros Magic Symbol RMagic Symbol W, com duas opções de comandantes: Nelly Borca, Impulsive Accuser e Feather, Radiant Arbiter. Escolhemos Nelly Borca desta vez por ser mais harmoniosa com tudo que este deck quer a fazer: Atiçar e Suspeitar, com foco principal em Atiçar.

Loading icon

Nelly Borca executa bem sua proposta, já que desencadeia sua própria compra de cartas através de Atiçar. Isso te dá mais vantagem, já que remove bloqueadores do teu caminho com Atiçar ao decorrer do jogo. Assim, ela é a melhor comandante para Blame Game.

Feather tem outra mecânica que, apesar de combinar com certas cartas desta lista, não consegue tirar tanto proveito delas como Nelly Borca. Por isso, dedicamos um deck inteiro para Feather como lista alternativa no final deste artigo com uma temática de encantamentos do tipo Aura.

Loading icon

Upgrade e Seus Motivos

Cartas Retiradas

Loading icon

Decks pré-construídos sempre têm terrenos de mais, então, para abrir espaços para outras cartas, retiramos um terreno básico de cada tipo. Retiramos cartas que custam mais mana, como Angel of the Ruins, Darien, King of Kjeldor, Etali, Primal Storm, e Ancient Stone Idol, apesar de podermos jogá-la por pouca mana.

Também removemos outras cartas que parecem relevantes, mas, na prática, não fazem tanta falta, como Anya, Merciless Angel e a mencionada anteriormente Feather, Radiant Arbiter.

O restante das cartas que removemos eram as menos relevantes desta lista toda. A lista oficial tem poucas remoções que não são as melhores escolhas, então as substituímos por cartas melhores que mostraremos em breve.

Atiçando Ainda Mais

Loading icon

Trazemos ainda mais Atiçar para este deck, e outras cartas excelentes para ter mais sinergia com esta mecânica. Vale lembrar que esta mecânica tem um "defeito": o momento quando sobra apenas você e mais um jogador. Hot Pursuit foi uma adição excelente que lançou junto deste deck para corrigir este problema, e pode ser uma condição de vitória caso o último oponente restante tenha criaturas de mais.

Bothersome Quasit funciona bem, já que temos 40 mágicas de não-criatura que desencadeiam seu Atiçar, além de impedir criaturas Atiçadas de bloquear. Logo, os combates serão ainda mais desiguais entre os seus oponentes e consequentemente entre suas criaturas também.

Loading icon

Por falar em combates sem bloqueadores, adicionamos Grenzo, Havoc Raiser para gerar ainda mais vantagem disso. As habilidades de Grenzo desencadeiam toda vez que uma criatura sua causar dano de combate, e conseguem Atiçar ou roubar cartas dos oponentes. Assim, é uma forma de tirar seus recursos.

Ad

Loading icon

Outra criatura lendária que nos ajudará muito é Baeloth Barrityl, Entertainer. Com Blame Game, podemos aumentar seu poder com cartas como Agitator Ant e Orzhov Advokist, para aproveitar sua primeira habilidade melhor. Criar Tesouros com sua outra habilidade funciona muito bem, já que temos vantagem de mana somente com as pedras de mana neste deck.

Loading icon

The Sound of Drums é um destaque por tudo que faz: Atiça a criatura encantada, dobra o dano causado e pode voltar do cemitério para a mão por três manas. É uma carta que, enquanto não exilada, vai sempre conseguir Atiçar uma criatura e causar uma quantidade considerável de dano aos seus oponentes.

Loading icon

Taunt from the Rampart foi uma adição excelente a este formato, e claramente não poderia faltar nesta lista. Funciona tão bem quanto Disrupt Decorum, mas nenhum de seus oponentes vai bloquear. Então, cartas como Gisela, Blade of Goldnight e Fiendish Duo podem encerrar o jogo junto de Taunt from the Rampart; contudo, vale ressaltar que dependerá da situação do campo de cada um dos oponentes - quanto mais criaturas cada um tiver, maiores serão as chances de acabar o jogo.

Loading icon

Por fim, temos mais uma instância de Suspeitar: Agrus Kos, Spirit of Justice. Junto da nossa comandante, Nelly Borca, Impulsive Accuser, ele também exilará criaturas Suspeitas. Afinal, apesar de conseguirmos Atiçar criaturas com facilidade, não poderemos fazer isso sempre, então remover o que é problemático para a estratégia de jogo será essencial.

Loading icon

Remoções e Respostas

Loading icon

Este deck tinha poucas remoções. Seal of Cleansing e Soul Snare eram as únicas remoções pontuais, e, como as removemos, adicionamos outras que removem cartas de uma maneira mais geral para lidar com qualquer coisa que nossos oponentes joguem.

Adicionamos Generous Gift, Stroke of Midnight, e Chaos Warp no lugar como remoções. Apesar de Chaos Warp possivelmente colocar uma permanente mais problemática em campo, ainda é uma remoção eficiente no Vermelho.

Loading icon

A lista original tem Promise of Loyalty e Winds of Rath como remoções globais, então trouxemos mais uma: Blasphemous Act, que nos permite pagar só uma mana por uma remoção global. A interação de Blasphemous Act com Boros Reckoner ou Brash Taunter pode ser letal para algum oponente que tenha 13 ou menos de vida, ou até mesmo 26 ou menos de vida, caso Fiendish Duo esteja na mesa.

Por fim, trouxemos Boros Charm por sua versatilidade. Ela pode proteger nossas criaturas, ao torná-las Indestrutíveis, dar Golpe Duplo para alguma criatura atacante, seja nossa ou de um oponente, ou causar 4 de dano direto, e, assim, serve como um finalizador em um final de jogo - ou 8 de dano, se tivermos algum efeito em campo que dobre os danos que causamos.

Ad

Loading icon

Decklist Blame Game com Upgrades

Loading icon

Este é o resultado de Blame Game atualizada! A lista original já tinha cartas incríveis, como Trouble in Pairs, Hot Pursuit, e Take the Bait, o que já a tornava bem forte. Você pode alterar ainda mais essa lista, se quiser, mas isso estará a critério do seu gosto pessoal.

Lista Alternativa com Feather, Radiant Arbiter

Loading icon

Esta lista, dedicada totalmente a Feather, trabalha melhor com ela, já que incluímos cartas como Ethereal Armor e All that Glitters. Vale ressaltar que esta lista é totalmente independente do deck pré-construído deste artigo.

Considerações Finais

Apelidado carinhosamente de Boros Fofoca, pude ver este deck jogar IRL, e posso dizer que é bem divertido! Nossas mudanças trazem um pouco mais de consistência e respostas a este deck, tornando-o mais interessante ainda. Acuse criaturas, force combates e divirta-se com esta lista!

Gostou deste deck? Prefere Feather? Gostou mais de outro pré-construído de Murders at Karlov Manor? Compartilhe sua opinião!

Obrigado pela leitura, e até a próxima!