Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Averna, the Chaos Bloom

, Comment regular icon0 comments

No Deck Tech de hoje, teremos Averna, the Chaos Bloom em um deck de Cascata com interações de exílio!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Eu, particularmente, sou um grande fã de Cascata. Comecei com Maelstrom Wanderer em 2017. Os anos se passaram, este deck foi desmontado, mas, com o passar do tempo, me apresentaram Averna, the Chaos Bloom.

Desde que criei uma lista inicial há mais de um ano, despertei uma paixão neste deck, e eu o mantive até hoje. Hoje ele é meu deck favorito, e vai ser o Deck Tech de hoje. É um Deck Tech muito especial, já que é meu pet deck, e o que eu mais uso IRL!

Comandante e Mecânica

Ad

Averna, the Chaos Bloom é um comandante que não tem habilidade nenhuma sozinho se o ler literalmente, mas ele brilha a partir de outras cartas. Averna tem um potencial de ramp bem grande, principalmente com mágicas de Cascata de custo baixo, lhe permitindo ter cada vez mais terrenos em campo a cada mágica que você joga.

Loading icon

A combinação Temur Magic Symbol G Magic Symbol U Magic Symbol R é uma das mais viáveis para decks de Cascata atualmente - afinal, seu antecessor, Maelstrom Wanderer, mostrou bem isso com o passar dos anos.

Lista Averna, the Chaos Bloom e Estratégia do Deck

Loading icon

Como dito antes, esta lista é a que uso para jogar IRL, que com o passar do tempo refinei até chegar nesta versão, que é a que mais me divirto jogando atualmente. Obviamente, eu poderia ter Maelstrom Wanderer na torre e colocar apenas cartas absurdas neste deck, mas jogar de Averna é tão legal quanto, e acabei gostando mais dele na zona de comando.

Ao final do artigo, teremos também uma versão budget, contando com mágicas boas, apesar de ser uma lista bem diferente da que mostraremos hoje. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Base de Mana

Antes de começar a ir para os aceleradores como normalmente fazemos, preciso ressaltar um detalhe de um subtema deste deck: Portões. Não temos muita profundidade com cartas como Open the Gates, Circuitous Route ou derivados; ao invés disso somente usamos os portões como terrenos.

A ideia é usar Gond Gate para transpassar o efeito de Averna dos terrenos entrarem virados, e tirar mais proveito ainda dos terrenos que entrarem em campo de batalha. Também usamos Baldur's Gate, o Nykthos, Shrine to Nyx de Portões para nos ajudar e fornecer mana.

Loading icon

Outro destaque neste deck é Field of the Dead. Este deck consegue colocar em jogo muitos terrenos de uma vez, então ter um Zumbi 2/2 para cada terreno, seja para agressivar ou para ter como bloqueador, é ótimo. Justamente porque usamos Field of the Dead que usamos terrenos básicos de neve; para alcançar os 7 terrenos de nomes diferentes mais rápido. Também os usamos para os buscarmos com Into the North. Por falar em ramps, vamos ver os aceleradores.

Aceleradores

Loading icon

Não usamos Sol Ring e nenhum sinete, já que é frustrante você ativar Cascata e um artefato desses aparecer em vez de outra mágica.

Logo, para compensar isso, usamos diversos ramps: o "Sol Ring" nesta lista é Search for Tomorrow, se o compararmos com uma jogada de turno 1.

Já na curva 2 de mágicas, usamos Farseek, Nature's Lore, Rampant Growth, Three Visits, Into the North para buscar terrenos nevados básicos e Rimewood Falls ou Volatile Fjord.

Na curva 3, temos Cultivate, Kodama's Reach e Entish Restoration - que só de ser usado junto do comandante já cumpre sua condicional de ter poder 4 ou mais para buscar 3 terrenos.

Ad

Loading icon

Como criaturas que geram mana de alguma forma, usamos Tireless Provisioner, Lotus Cobra, e Nissa, Resurgent Animist. É graças a esses ramps que o comandante gera um valor incrível.

Nissa é bem semelhante a Lotus Cobra, mas pode buscar Bloodbraid Elf, Tireless Provisioner e principalmente Maelstrom Wanderer para a mão, já que são os únicos Elfos e Elemental deste deck, respectivamente.

Loading icon

Outros dois destaques são Spelunking, que é como um Gond Gate, mas vale para todo terreno e não apenas portões, e Stone-Seeder Hierophant. Stone-Seeder Hierophant tem um potencial incrível neste deck, e pode gerar muito valor com sua habilidade, gerando muita mana.

Loading icon

Incidências de Cascata

Loading icon

Estas são todas as cartas com habilidade de Cascata neste deck. Apesar de existirem mais opções de cartas, depois de vários jogos cheguei a conclusão de que estas são as mais viáveis. Vale ressaltar que, em caso de múltiplas instâncias de Cascata, como em Apex Devastator ou em Maelstrom Wanderer, cada Cascata é um trigger diferente de Averna, ou seja, para cada vez que acontecer, se um terreno aparecer dentre os terrenos exilados, ele entra em jogo virado.

Dada esta explicação, comecemos pelas duas bombas deste deck: Maelstrom Wanderer e Apex Devastator. Apex Devastator é quase uma condição de vitória, dependendo muito do que a caixinha de surpresas deste deck tem a nos oferecer no momento em que é jogado. Maelstrom Wanderer não tem o mesmo impacto de nossa Hidra Quimera, mas não deixa de ser destaque por isso. É uma das fontes de Ímpeto deste deck e, acompanhado das mágicas certas, consegue criar um cenário bem agressivo assim que entra em campo.

Loading icon

Indo para nossos próximos destaques, temos Imoti, Celebrant of Bounty e Bigger on the Inside. Imoti conversa com cerca de 34% deste deck, e, dentre as mágicas de custo 6+, temos algumas que já tem Cascata, que então nos geram uma segunda instância, tais como Sakashima's Protege, Aurora Phoenix, Sweet-Gum Recluse e Etherium-Horn Sorcerer, por exemplo. É uma peça ótima para manter em campo, e na maioria das vezes nem é usada para atacar ou bloquear, só entrando em combate em casos que realmente for necessário.

Loading icon

Bigger on the Inside é uma carta que tem uma sinergia muito peculiar com Stone-Seeder Hierophant e Averna. Averna especifica que o terreno entra em campo antes da mágica resolver, e isso nos permite usar Bigger on the Inside junto de Stone-Seeder Hierophant, gerando uma instância de Cascata para a próxima mágica, e acertando um terreno de novo. Esse processo pode se repetir, e assim você terá uma corrente de Cascatas quando essas condições se cumprirem.

Ad

Loading icon

Também temos algumas Cascatas de remoções: Volcanic Torrent como remoção em massa das criaturas e planeswalkers dos oponentes; Natural Reclamation para artefatos ou encantamentos e Noise Marine para remover criaturas problemáticas ou até mesmo um oponente, dependendo do tanto de mágicas jogadas naquele turno.

O destaque das remoções definitivamente é Call Forth the Tempest, que tem duas Cascatas e pode remover absolutamente tudo no caminho para montar um turno bem agressivo, já que não terão bloqueadores.

Loading icon

Por fim, estas são nossas últimas cartas de Cascata: Bloodbraid Elf, Heralds of Tzeentch, Violent Outburst e Shardless Agent. Podem não ser tão fortes e impactantes quanto as citadas anteriormente, mas é importante ter cartas de custo baixo para Cascatear possíveis ramps e também para desencadear Averna. E as criaturas aqui citadas possuem um corpo bom e podem ser bloqueadores caso necessário.

Loading icon

Paradox

Loading icon

Em Doctor Who, jogar mágicas de qualquer lugar que não é sua mão acabou sendo chamado de Paradox, o que explica o título desta parte. Temos mágicas que, apesar de não terem Cascata, de alguma forma burlam custos ou nos permitem jogar mágicas sem pagar seus custos.

Começando pelas interações com fichas a partir de exílio ou Paradox, usamos Faldorn, Dread Wolf Herald, para criar fichas tanto de mágicas do exílio (que é de onde vem a mágica da Cascata) ou dos terrenos que Averna coloca em campo; e The Lost and the Damned para também criar fichas a partir disto ou de ramps, já que esta carta diz que o terreno que entrar só não desencadeia se for jogado diretamente de sua mão.

Loading icon

Usamos Keeper of Secrets e Passionate Archaeologist para causar dano direto nos oponentes, e são possíveis condições de vitória também.

Por fim, temos Nalfeshnee para copiar as mágicas do exílio e Wild-Magic Sorcerer para adicionar Cascata a alguma mágica que vier do exílio. Nalfeshnee é definitivamente um destaque, já que pode copiar diversas mágicas que podem simplesmente nos levar a vitória só ao serem copiadas; mágicas que citarei em breve.

Loading icon

Agora, vamos ver mágicas que nos permitem conjurar cartas fora de nossa mão: Unexpected Results, que é um tipo de ramp também caso acerte um terreno, Creative Technique, que em quase 100% dos casos vai ser conjurada com Demonstrar, e Mind's Desire, que pode ser uma condição de vitória dependendo de tamanho do seu Storm Counter e da condição atual da mesa - por exemplo, com Keeper of Secrets ou Passionate Archaeologist em jogo, cada conjuração de carta que vier de Mind's Desire vai causar dano.

Ad

Loading icon

Para finalizar a parte de Paradox, eu não poderia me esquecer das duas versões dos Dinossauros que interagem com esta mecânica: Etali, Primal Conqueror e Etali, Primal Storm. Temos um possível plano de backup se usarmos o lado Etali, Primal Sickness para finalizar algum oponente.

Sunbird's Invocation pode ter um valor excelente, já que a maioria das mágicas tem custo alto, então pode funcionar quase 100% das vezes.

Loading icon

Chimil, the Inner Sun é uma carta recém-adicionada de Lost Caverns of Ixalanlink outside website, que valeu totalmente seu espaço: ela deixa as mágicas Inanuláveis e ainda Descobre 5 no final do turno. Seja para conjurar na hora ou colocar na mão, ela nos dá uma grande vantagem no jogo.

Por último, temos Delayed Blast Fireball, que, caso caia na Cascata, causa seus 5 de dano por ter vindo do exílio. A intenção é não usá-la no Foretell, mas, caso for preciso, não há por que não usar.

Loading icon

Fontes de Ímpeto e Outras Criaturas

Loading icon

Este Deck ganha geralmente com dano de combate, então é essencial termos diversas fontes de Ímpeto para começar a atacar desde já. Por isso, usamos Temur Ascendancy, que nos dá acesso à compra de cartas, Rising of the Day, que buffa as criaturas lendárias e Rhythm of the Wild, que nos dá Tumulto e deixa as criaturas Inanuláveis.

Loading icon

Temos algumas criaturas com interação de Landfall - afinal, como nosso comandante consegue colocar terrenos em campo com sua habilidade, estranho seria não ter interações com Landfall. Por isso, usamos Aesi, Tyrant of Gyre Strait e Tatyova, Benthic Druid para comprar cartas, e Scute Swarm para criar um exército de cascudos e usá-los para atropelar os oponentes.

Loading icon

Por fim, temos criaturas grandes para pressionar a mesa que também servem como recurso defensivo: Koma, Cosmos Serpent para criar um campo sólido e também para virar cartas importantes dos oponentes, e Hullbreaker Horror. Como podemos jogar diversas mágicas em um único turno, este Kraken Horror pode remover bloqueadores e até mesmo cartas que taxam o combate de alguma forma da frente; ou seja, permanentes problemáticas do geral.

Loading icon

Utilidades e Outras Interações

Loading icon

Este é o restante das cartas deste deck; de tudo um pouco. Como jogamos muitas ações em nosso próprio turno, um defeito deste deck é ser pouco interativo quando é o turno dos oponentes. Por isso, temos poucas respostas, e elas são: Chaos Warp e Beast Within. Como uma última remoção global, temos a mais prática: Blasphemous Act.

Ad

Loading icon

Temos também algumas cartas de utilidade para nos ajudar ao decorrer do jogo.

Seasons Past vai trazer recursos de volta do cemitério, e pode ser jogada novamente por voltar para o fundo do nosso deck.

Rishkar's Expertise nos permite uma conjuração de graça e pode comprar muitas cartas, considerando o tamanho das criaturas em campo.

Loading icon

Para burlar custos, temos One with the Multiverse, que cumpre esse papel muito bem, fora poder jogar mágicas direto do topo do nosso deck e desencadear Paradox. Temos também uma possível condição de vitória: Aetherflux Reservoir. Este deck consegue jogar muitas, mas muitas mágicas mesmo, por turno quando engrena, então esta famosa caixa d'água pode finalizar um senão dois oponentes de uma vez só.

Loading icon

Com cartas suficientes na mão e muitos terrenos em jogo, Rude Awakening é praticamente um turno extra. Por falar em turnos extras, usamos Nexus of Fate e Walk the Aeons, duas cartas de turnos extras que podem ser usadas mais de uma vez. A quantidade de ilhas neste deck foi baseada justamente no Buyback de Walk the Aeons. E para finalizar este deck, temos o Bribery da Cascata: Inevitable Betrayal. Esta carta é feita justamente para cair na Cascata e ser conjurada sem pagar seu custo, uma brecha que é usada até em decks Modern com outras cartas sem custo.

Loading icon

Lista Averna, the Chaos Bloom Budget

Loading icon

Existem algumas diferenças bem grandes na seleção de criaturas e mágicas, mas a ideia de incluir diversas mágicas de Cascata para este deck continuar a ter sentido prevalece.

Considerações Finais

Este é definitivamente meu deck favorito para jogar hoje, e escrever um Deck Tech dele foi recompensador demais. É uma lista que sempre mudo aqui e ali de tempos em tempos, mas a lista definitiva é essa. Espero que tenham gostado e possam usar ele de base para também criar um deck de Averna, the Chaos Bloom todinho seu.

Gostou deste deck? Prefere Maelstrom Wanderer? Não jogaria de Cascata? Compartilhe o que acha!