Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander: Jon Irenicus, Shattered One

, updated , Comment regular icon0 comments

No clima festivo de fim de ano, um comandante que veio trazer a discórdia no mesão com a estratégia travessa de distribuir presentes. Estrelando um Stompy hilariante: Jon Irenicus, Shattered One!

Edit Article

Olá, pessoas! Que tal aproveitar os feriados festivos para uma boa partida de Commander, com um pitoresco baralho temático de presentes?

O grande antagonista dos jogos da franquia Baldur's Gate, Jon Irenicus, Shattered One foi apresentado na última coleção da serie Commander Legends: Battle for Baldur's Gatelink outside website. A habilidade desta carta pícara permite que, uma vez por turno, uma de nossas criaturas seja presenteada a um de nossos oponentes.

Ad

Todo aquele que jogou contra uma Zedruu the Greathearted sabe o quanto infortúnio um presentinho pode causar!

Introdução

Os baralhos do arquétipo do Caos são famosos entre os jogadores de formatos multijogador de Magic. Esses decks são construídos com o objetivo de tornar as escolhas da mesa o mais confusas e complexas o possível.

Deste esforço nasceram varias vertentes que adicionam elementos inesperados e únicos, Jon Irenicus, Shattered One está dentre a vertente de "Combates Forçados".

Combate Forçado

As criaturas concedidas por Jon Irenicus, Shattered One sempre que possível devem atacar, o que pode atrapalhar os planos de certos adversários e incitar combates entre oponentes, causando perda de peças importantes, atrapalhando combos ou reduzindo recursos.

A redução rápida e generalizada de pontos de vida pode ser vista como parte de um Group Slug. Nossa vantagem é escalonada baseada no número de oponentes: quanto mais oponentes, maior nossos ganhos.

Loading icon

A maior fraqueza da estratégia de Combate Forçado surge se seu oponente tiver uma força de criaturas com as quais você não pode lidar e que são direcionadas a você, mas contamos com Jon Irenicus, Shattered One: as criaturas são forçadas por meio do estado Atiçado (Ela ataca a cada combate se estiver apta e ataca um jogador que não seja você se estiver apta.), o que impede que nossos presentes se voltem contra nós.

Image content of the Website

Jon Irenicus, o Comandante

Alguns dos aspectos da cor Azul {U} são a sagacidade e criatividade, características que compõem as travessuras, que muito embora não seja um atributo lembrado quando pensamos nos magos azuis, é parte importante da identidade da cor.

Dentro deste prisma temos Jon Irenicus, Shattered One e mais uma infinidade cartas:

Loading icon

Suas particularidades começam quando Atiçamos as criaturas, um subtema menor da identidade de cor, e controlamos a sua saída do campo de batalha por meio de sacríficos, aptidão proveniente da cor preta {B}, além da compra de cartas. Um design primoroso da color pie.

A escolha do Comandante permeou suas possibilidades nos temas Chaos e Theft, visando a doação ou troca de criaturas, e sendo um baralho festivo pensamos em uma perspectiva de budget reduzido, evitando cartas de maior investimento financeiro.

Dentro das restrições, a melhor opção foi centrar o jogo no comandante e criaturas que tivessem contrapartidas pesadas como Demonic Taskmaster e Flesh Reaver — Chegando assim ao clássico Stompy, estratégia baseada em criaturas com excelente relação entre custo de mana e poder ofensivo, com o líder perfeito para a tarefa Jon Irenicus, Shattered One.

Decklist e Plano de Jogo

Loading icon

Nosso objetivo é distribuir presentes de maneira dinâmica, povoando a mesa de nossos oponentes com ameaças e avançando com desenvoltura nosso jogo por meio das compras adicionais. A progressão das compras é bastante alta a cada turno caso mantenhamos a cadência de criaturas, e nossa vantagem em cartas incrementa a cada rodada.

Ad

Nos turnos de abertura, visamos montar uma mesa que contenha uma ameaça na forma de criatura para desenvolver o plano no turno de entrada do comandante. Isso pode ser conquistado de diversas formas: de reanimações na figura de criaturas ou mágicas, ou ainda conjurando as ameaças diretamente. O uso de clones permite replicar as nossas criaturas mais perigosas, distribuindo "diversão" em dobro para nossos oponentes.

Condições de Vitória

Nossas criaturas são nossa forma principal finalização nos valendo da "boa vontade" de nossos oponentes em atacar com elas.

Controlamos a board por meio de remoções na forma de sacrifícios, utilizando cartas como a dupla Liege of the Pit & Lord of the Pit, a medida que reduzimos os pontos de vida dos oponentes — sendo Wretched Anurid e Ebon Drake perfeitos para esse fim.

Evil Eye of Urborg
Evil Eye of Urborg

Evil Eye Lock

Os Olhos Malignos são criaturas perturbadoras, não imagino porque não são horrores, contudo temos apenas cinco cartas com o tipo Olho em todo Magic, sendo apenas duas delas nomeadas Evil Eye.

Ambas com uma habilidade em comum que diz "As criaturas que você controla que não sejam Olho não podem atacar.", o que permite uma trava por meio de algumas auras de um ciclo específico: os Votos.

Loading icon

A criatura encantada com um Voto não pode atacar o controlador do encantamento, e ao encantar um Evil Eye não podemos ser atacados por nenhuma criatura dos oponentes na imensa maioria das vezes.

Análise dos Pacotes do Deck

Nossos pacotes seguem a tríade dos pacotes do Commander: Compras, Aceleradores e Remoções, sendo que alguns destes grupos tem peculiaridades baseadas na interação com Jon Irenicus, Shattered One.

Compras de Carta

Temos uma poderosa ferramenta de compra na zona de comando, sua habilidade desencadeada gera uma boa vantagem em cartas, pois cada uma das criaturas do baralho é um gerador de compras em potencial.

Loading icon

Destaques

Loading icon

Modify Memory é uma troca de criaturas que passa despercebida por seu custo de mana intimidador, contudo conceder o controle de uma criatura chave de um jogador para outro que em nada aproveita seus efeitos inutiliza até dois alvos e compra três cartas.

Outro uso é mover suas criaturas controladas por diferentes oponentes e realizar um reorganização tática, é forte em especial por você também comprar três.

Aceleradores

Loading icon

Ad

Ramp não é uma das grandes forças da combinação Dimir Magic Symbol UMagic Symbol B, contudo temos opções solidas dentre os artefatos podemos citar Midnight Clock e algumas boas criaturas como veremos em nossos destaques.

Destaques

Loading icon

Os Spellshaper são um ciclo de criaturas que possuem habilidades ativadas que replicam mágicas poderosas ao custo padrão do descarte de uma carta e mais os custos da mágica. Utilizamos diversos deles nesse baralho mas dois deles são poderosas fontes de mana.

Dreamscape Artist é um Harrow na identidade Azul Magic Symbol U! Poucas cartas podem ser mais estranhas e fortes que esse Spellshaper. Já Bog Witch é um Dark Ritual ao custo de uma carta, que provavelmente será reanimada. Somente vantagens!

Interações

Loading icon

O grupo de interações é a grande força das cores Magic Symbol UMagic Symbol B, remoções eficientes, anulações, bounces, sacrifícios, trocas e muito além. Para definir um destaque vamos escolher alguma carta que ainda não tenha uma igual citada até este ponto do artigo.

Destaques

Loading icon

Overtaker é o Spellshaper que replica Ray of Command, mágica que diverge de todas as outras formas azuis de roubar criaturas dos oponentes, afinal desvirar, dar ímpeto e devolver até o final do turno é a maneira vermelha Magic Symbol R de ganhar o controle.

No entanto, o maior destaque é Silumgar's Command, que permite um controle do board state perfeito, afinal destrói ameaças, devolve permanentes, lida com planinautas e anula mágicas: um resumo de tudo que o Magic Symbol UMagic Symbol B aprecia.

Reanimações

Loading icon

As reanimações são uma forma sutil de aceleração, ao descartamos cartas para outros efeitos burlamos os custos altos de nossas bombas e ganhamos um clock prematuramente.

Destaques

Loading icon

Dentre os necromantes deste baralho, Apprentice Necromancer é de longe o mais forte deles — podemos acelerar demais o jogo com esta carta, uma vez que seus custos sejam de habilidade quanto de mana são muito baixos. A criatura que jogamos ao ser doada com nosso comandante não pode ser sacrificada, então os danos causados por esta criatura marota são realmente grandes.

Ad

Conclusão

A Jon Irenicus, Shattered One é uma representação fiel da brilhante mente criminosa do principal antagonista da franquia Baldur's Gate, manipulando o tabuleiro com seus agentes infiltrados utilizando os oponentes para realizar o seus objetivos sombrios.

Seguindo para uma abordagem mais ofensiva, temos uma sugestão da seguinte lista:

Jon Irenicus, High Power

Loading icon

Podemos sem dificuldades avançar para uma lista realmente sórdida onde elevamos a partida para o alto nível. Nesta construção, optamos por uma linha de Farm comprando o maior número de cartas no menor tempo possível, recuperando o gás repetidas vezes até conseguir encaixar uma vitória consistente.

Espero que você tenha encontrado algumas ideias interessantes para melhorar o seu baralho e comemorar as festas em um mesão animado e divertido. Obrigado pela leitura e boas festas!

Qualquer dúvida ou sugestões, estou à disposição nos comentários.