Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander: Jodah, the Unifier - Toolbox

, updated , Comment regular icon0 comments

Uma Decklist Toolbox divertida com muitas alternativas para fritar seu oponente, trazemos um dos comandantes poderosos e criativos de Magic: the Gathering, Jodah, the Unifier.

Edit Article

Entre as coleções nomeadas Dominaria, temos uma delas com lançamento em janeiro próximo: é a belíssima Dominaria Remasteredlink outside website(2023). Essas coleções são sempre marcadas por muita nostalgia e as maiores lendas de Magic: the Gathering.

A cada set de Dominaria, revivemos as eras do plano que é o palco para memoráveis feitos de magos, guerreiros e planinautas, e poucos deles tem uma história tão rica e ligada aos eventos de celebração destes 30 anos de Magic quanto a de Jodah, Archmage Eternal.

Ad

Lore on the Cards: Jodah, 2018
Lore on the Cards: Jodah, 2018

Introdução

A Lore de Jodah foi expandida ao longo dos anos nas coleções Planar Chaos, Dominaria, Dominaria Unida e The Brothers' Warlink outside website.

Sendo homenageada na carta de Saga Time of Ice, eventos profundamente descritos profundamente na trilogia dos livros The Ice Age Cycle, lançados entre 1999 e 2001.

Ice Age Cycle
Ice Age Cycle

Neste artigo apresentaremos a mais nova versão do arquimago Jodah, the Unifier, junto a propostas de construção de decks baseadas em sua habilidade, responsável por uma alta geração de valor e imensa vantagem em cartas.

Sobre Jodah, the Unifier

Pertencente a linhagem dos Irmãos Urza e Mishra, Jodah possui extensos poderes, que nos agraciaram com poderosas cartas com identidade de cor prismática Magic Symbol WMagic Symbol UMagic Symbol BMagic Symbol RMagic Symbol G.

Sua versão mais recente representa sua liderança e habilidade diplomática, responsável pela unificação dos povos de Dominaria contra a ameaça de Nova Phyrexia.

Loading icon

Sua habilidade estática garante um incremento de poder e resistência baseado no número de criaturas lendárias no campo de seu controlador, tornando seus atributos padrão 6/6, o que já é bastante relevante, sobrevivendo a Dismember, Languish, e as principais remoções pontuais baseadas em dano que via de regra causam até 4 pontos de dano.

Outro aspecto importante é que lendas pequenas como Ragavan, Nimble Pilferer, Tymna the Weaver, Thalia, Guardian of Thraben podem gerar um "clock" veloz caso não sejam resolvidas logo.

A habilidade desencadeada de Jodah, the Unifier mimetiza Cascade com a restrição de afetar e ser desencadeada exclusivamente por cartas não-terreno lendárias, dobrando o valor de todas as lendas jogadas e criando uma significativa vantagem em cartas, além de desenvolver ameaças e acelerar o jogo em um possível storm.

Isso o torna significativo em estratégias baseadas em Brain Freeze, Birgi, God of Storytelling, Chulane, Teller of Tales. Outro uso possível é para acelerar interações poderosas em Midranges aumentando a presença de campo em baralhos tribais como Humanos, Shrines, Gods, etc.

Image content of the Website

Sobre o deck

Este é um baralho casual que visa utilizar uma vasta diversidade de criaturas em uma build comemorativa e sua motivação maior é a diversão. Escolhemos 40 criaturas lendárias para compor nosso grimório.

Loading icon

Sabendo disso, temos um número reduzido de interações e remoções diretas. Devido à alta adaptabilidade de Jodah, the Unifier, você pode ter bastante liberdade de adaptar a construção da lista para a realidade de seu playgroup adicionando ou removendo peças.

Toolbox são baralhos construídos para jogar seguindo a realidade da mesa onde estão inseridos, moldando seu estilo de jogo de forma a ter vantagem em cada situação. A elevada compra de cartas e uso de tutores são incentivados para localizar as ferramentas necessárias em cada situação.

Ad

Vencendo o Jogo

Jodah, the Unifier tem uma habilidade estática que amplia o poder das lendas, replicando o artefato lendário Heroes' Podium, com a diferença que conta para o valor de +X. Este incremento de poder já garante força suficiente para vencer por combate.

Embora não contemos com combos centrais, temos algumas sinergias importantes capazes de gerar uma situação de onde os oponentes dificilmente sairão.

O imponente Ramos, Dragon Engine permite gerar quantidades vertiginosas de mana rapidamente. Quando somado a Jodah, the Unifier, chegamos a uma importante sinergia de mana, uma vez que as criaturas jogadas sem custo são conjuradas, assim desencadeando uma sequência de valor considerável.

Loading icon

A maioria dos embates pode ser vencida de outra forma causando danos com efeitos até reduzir os oponentes a 0 pontos de vida. A principal maneira de vencer é por conta da habilidade de Jarad, Golgari Lich Lord.

Podemos usar a habilidade de Jarad múltiplas vezes durante um turno, causando danos letais sacrificando nossas lendas para isso. Outra lenda capaz de causar grandes danos é Captain Ripley Vance quando ampliada com a habilidade de nosso comandante.

Análise dos Pacotes do Deck

Os pacotes do baralho seguem a consagrada tríade do Commander: Ramp, Compras e Remoções, e um tema adicional de Palavras-Chave. Dentre os diferentes pacotes do baralho, aquele que recebeu prioridade foi o de Ramp, por diversos motivos como veremos a seguir.

Ramp

Loading icon

Os baralho de 5 Cores tem entre suas particularidades uma curva de mana delicada, e Jodah, the Unifier corresponde de sobremaneira em custo de mana Magic Symbol WMagic Symbol UMagic Symbol BMagic Symbol RMagic Symbol G. O mesmo pode ser dito de suas criaturas e magicas, como vemos nas estatísticas:

Color Pie
Color Pie

Para correção desta curva tão delicada, utilizamos um pacote vasto de Ramp na forma de pedras de mana, tutores de terreno e mana dorks fazendo uso majoritariamente da cor verde para este fim.

Destaques

Loading icon

O destaque no que diz respeito a jogar nosso comandante rapidamente sem dúvidas é Jenson Carthalion, Druid Exile, ele poderia dividir a posição com Jegantha, the Wellspring, contudo o druida ganha a dianteira graças à sua habilidade de criar fichas. Afinal, acelerando o comandante e criando um Angel Token de presente, é uma forma de começar bem a partida.

Ad

Compras

Loading icon

Contando com uma rápida desenvoltura em construir o board inicial, sofremos com a possibilidade de secar a mão rapidamente.

Manter o gás é especialmente importante em baralhos que contam com um número reduzidos de respostas. Sem cartas na mão significa sem cascade, logo precisamos manter um ritmo elevado de compras. Dentre as principais ferramentas para tal, temos um grupo inteiro de cartas com uma função similar a Reki, the History of Kamigawa.

Destaques

Loading icon

Nin, the Pain Artist aproveita o incremento concedido pelo comandante para causar grandes danos a nossas criaturas sem que as percamos no processo, uma forma sagaz de aproveitar a mana extra em velocidade de instantânea.

Shanna, Purifying Blade em sua configuração padrão já nos acelera o jogo, afinal são 3 cartas adicionais, mas aliada ao nosso comandante permite encher a mão todos os turnos.

Removal

Loading icon

Optamos por um pacote diminuto de remoções com cartas poderosas que pudessem ser ativadas mais de uma vez. Os gigantes Kogla, the Titan Ape e Kaervek the Merciless estão entre as opções ao lado de criaturas mais rápidas como Captain Ripley Vance e Linvala, Shield of Sea Gate.

Destaques

Loading icon

Me alegra muito quando uma carta que foi adicionada para fins de teste gera bons resultados, como neste caso é Lagrella, the Magpie. São poucas as cartas semelhantes a Oblivion Ring que considero boas no formato, mas ao remover até uma criatura de cada jogador a torna uma carta de imenso valor.

Venser, Shaper Savant figura entre uma das minhas favoritas para baralhos de controle, entretanto Ertai Resurrected é uma versão interessante para baralhos que não contam com um grande número de interações e remoções, por isso se faz presente aqui.

Palavras-Chave

Loading icon

Algumas criaturas na história do Magic correspondiam a uma categoria especial e hoje obsoleta que eram os Lordes, que acresciam o poder e a resistência de criaturas determinadas e algumas vezes adicionavam habilidades.

Ad

Com o desenvolvimento do jogo, esta categoria de criaturas deixou de existir, embora muitos jogadores ainda utilizem o termo em alusão a criaturas que realizem essa função.

Destaques

Loading icon

Shanid, Sleepers' Scourge sem dúvida é o destaque, compra cartas de maneira consistente, adiciona evasão para a maioria das criaturas do deck, tem uma resistência elevada, além de um design impecável por um custo justo.

Podemos adicionar Raff Capashen, Ship's Mage aos destaques uma vez que adicionar Lampejo para todas as mágicas históricas (os artefatos, os cards lendários e as Sagas são cards históricos.) em um tribal de Lendas é uma habilidade extremamente forte.

Versão otimizada

Loading icon

Nesta versão trazemos o upgrade para uma lista cheia de recursos contando com as melhores opções em uma pegada de Staxball, visando a vitória de maneira consistente. Utilizamos Jodah para dobrar o valor de nossas mágicas a medida que dificultamos o jogo de nossos oponentes.

Espero que você tenha encontrado algumas ideias interessantes para melhorar o seu baralho e comemorar estes 30 anos do universo de Magic.

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, ou sugestões, estou à disposição nos comentários.