Duskmourn está entre nós! A expansão inspirada nos filmes de terror clássico chegou ao Magic Online e Magic Arena na última semana e a primeira leva de Challenges trouxe as novidades do set para as mesas competitivas.
No Standard e no Pioneer, essa edição trouxe novidades muito importantes que podem certamente afetar o Metagame competitivo, com a inclusão de Sheltered by Ghosts, Leyline of Resonance ou Turn Inside Out para os Aggros enquanto decks mais gananciosos de mana ganharam Overlord of the Hauntwoods para acelerar sua mana.
Ad
No Modern e no Legacy, Ghost Vacuum se tornou uma peça importante de maindeck e Sideboard pela sua interação com Urza's Saga. No formato mais velho, uma criatura de um dos decks de Commander parece ser a próxima staple do Reanimate - enquanto isso, no Pauper, Clockwork Percussionist e Grab the Prize deram ainda mais fôlego aos principais decks Aggro do formato de comuns.
Confira abaixo os principais cards e decks que se destacam na primeira semana de Duskmourn nos Challenges.
Standard
O hype em torno de Leyline of Resonance dominou o Standard. O novo encantamento de Duskmourn, somado com a adição de Turn Inside Out, trouxe novas variantes de Prowess ao formato por conta dos turnos explosivos que o encantamento permite. Para mitigar o topdeck ruim que ele traz, algumas listas apostam em Witch’s Mark para descartar cópias extras dela enquanto interage com os triggers de Valiant das criaturas do deck.
A versão Boros também mostra encantamentos importantes que o novo set trouxe para o formato. Dentre eles, o mais relevante é Sheltered By Ghosts, que dobra como remoção enquanto protege e desencadeia as habilidades das suas criaturas. Além de aparecer em listas de Prowess, este card também ganhou notoriedade em um novo arquétipo: o Azorius Enchantments.
A nova aura também apareceu no Azorius Aggro, que também ganhou Unidentified Hovership como uma remoção que podemos, depois, encantar com Zoetic Glyph para transformá-lo em uma ameaça na mesa.
Outra lista Azorius com resultados neste fim de semana foi o combo de Helping Hand com criaturas baratas, que recebeu em Abhorrent Oculus uma das ameaças mais poderosas e três manas que o azul já teve nos últimos anos.
O ciclo de Overlords também estiveram presentes em algumas listas do Standard, mas com aparições tímidas como one-of ou two-of.
Decks como Domain Ramp e Golgari Midrange aproveitaram de Overlord of the Hauntwoods, enquanto Overlord of the Mistmoors foi um one-of comum no Mono White Tokens e Overlord of the Balemurk também esteve presente em listas de Midrange - talvez, ser uma variante do ciclo de Titãs que dominou o Standard em 2012 já não seja mais o suficiente para impactar o formato hoje.
Pioneer
Leyline of Resonance e Turn Inside Out tiveram aparições expressivas nos decks de Prowess que, hoje, estão no topo do Metagame de Pioneer. Além de aparecerem em algumas versões de Rakdos, eles trouxeram de volta a variante original dessa estratégia - o Boros Heroic - e uma nova versão dele com Clever Lumimancer.
Sheltered by Ghosts foi outro motivador para o retorno do Boros nessa primeira semana. O encantamento também revitalizou outros arquétipos mais esquecido nas últimas semanas, como o Azorius Tempo, Selesnya Auras e também encontrou espaço nos decks de Spirits.
Ad
O ciclo de Overlords, como esperado, encontrou lar nos decks de Enigmatic Incarnation, onde permitem burlar os custos de mana para encontrar bombas de custo alto mais cedo enquanto possuem ETBs relevantes.
Overlord of the Balemurk esteve presente em listas de Greasefang, que também recebeu Say its Name como outro meio de cavar fundo no deck e uma linha de vitória alternativa com Altanak, the Thrice-Called.
Outro combo que ganhou tração com Duskmourn foi o de Bloodletter of Aclazotz agora que ele conta com uma criatura difícil de remover e que habilita o dano letal em um único ataque caso Bloodletter esteja em jogo.
Houveram também algumas adições pontuais, como Valgavoth, Terror Eater no Rakdos Transmogrify e Fear of Missing Out no combo de Tree of Perdition com Voldaren Thrillseeker
Modern
Leyline of Resonance também fez resultados no Modern, com menos frequência do que no Pioneer dado que a proposta necessária para ele funcionar não é uma das mais competitivas do formato hoje.
Abhorrent Oculus foi o principal card com presença relevante nos Challenges de Modern deste fim de semana, onde compete com Murktide Regent enquanto os decks de Dimir Tempo adotam outras opções para comportar os custos de ambos os cards em suas listas.
Alguns arquétipos que conseguem habilitar o Delirium com facilidade aproveitaram Fear of Missing Out. Dentre elas, o Hollow One foi o que teve melhores resultados e solidifica ainda mais o espaço que um arquétipo esquecido do formato tem ganhado este ano.
Por fim, Ghost Vacuum apareceu como um one-of em diversas listas. O principal motivo é a interação do artefato com Urza’s Saga, que permite um hate de cemitério eficiente e repetitivo no maindeck sem maiores concessões e/ou sem atrapalhar seu plano de jogo. Ele também apareceu com alguma frequência no Sideboard das variantes de Energy.
Legacy
Metamorphosis Fanatic foi a adição de maindeck mais relevante de Duskmourn para o Legacy. Além de funcionar como um Animate Dead vindo do topo, sua habilidade o torna um ótimo alvo para Reanimate também e garante um reforço ao arquétipo após o banimento de Grief no formato.
Outro card que surgiu com alguma frequência em decks nesta semana, especialmente no Sideboard, foi Ghost Vacuum - um hate de cemitério de uma mana que permite aos jogadores responderem ao Reanimator e/ou outros arquétipos enquanto tem uma habilidade de late-game relevante. Seu principal atrativo, assim como no Modern, tem sido a capacidade de o encontrar com Urza’s Saga.
Kaito, Bane of Nightmares e Abhorrent Oculus também fizeram suas aparições nos Challenges, apesar de mais tímidas.
Pauper
O Pauper recebeu Clockwork Percussionist para o Kuldotha Red, onde além de ser outro one-drop agressivo que garante Metalcraft e aumenta o poder de Goblin Tomb Raider, ele interage com Kuldotha Rebirth e gera mais card advantage para o deck.
Ad
O Madness Burn também ganhou um reforço relevante com Grab the Prize, que dobra como habilitador do Madness enquanto também causa dano ao oponente, garantindo que ele não perca duas manas tentando fazer outro card funcionar.
Finalizando
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!
— Comments0
Be the first to comment