Magic: the Gathering

Deck Guide

Modern: 5 Decks com Yorion, Sky Nomad

, updated , Comment regular icon0 comments

Nesse artigo vamos ver um pouco mais de perto um dos companions mais utilizados no Modern atualmente, suas vantagens, drawbacks e como se comporta em cinco listas diferentes.

Edit Article

Companheiros… Desde Ikoria os companheiros sempre foram polêmicos e dividiram opiniões entre jogadores, tinham os que amavam e os que detestavam jogar com e contra as criaturas de sideboard.

Após a mudança nas regras da habilidade, o número de companions que continuaram vendo jogo no formato Modern diminuiu, mas não desapareceu. Lurrus of the Dream-Den precisou ser banida recentemente, Jegantha, the Wellspring e Obosh, the Preypiercer aparecem às vezes em algum deck e, principalmente, Yorion, Sky Nomad é usado bastante no formato.

Ad

Após o banimento da gata B/W, é correto afirmar que a serpente voadora ocupou o espaço de companheiro mais utilizado no Modern. Existem diversos decks diferentes que utilizam o companheiro — e é sobre esses decks que vamos falar hoje!

Sobre o Yorion

Loading icon

Pontos Positivos

É impossível falar sobre os decks de Yorion sem falar antes das suas características como Companion. Yorion é uma carta de puro valor. Começando pelas características comuns de todo companion, a Serpente é uma carta a mais na sua mão, perfeita para troca de recursos em partidas mais arrastadas, entrando quando o oponente exauriu todos os recursos para parar suas ameaças.

Além disso, Yorion é uma criatura com muito potencial para gerar valor em um deck montado entorno dele. Com seu "blinkar" em massa, é possível comprar cartas, exilar permanentes, gerar tokens e tutorar peças importantes — tudo de uma vez só.

Além disso, estamos falando de um dos melhores corpos agressivos dentre os companions, difícil de se resolver, escapando de diversas remoções presentes no formato e batendo bastante com evasão.

Pontos Negativos

Mas sabemos que condições precisam ser cumpridas para se ter um companheiro em seu side, e essas condições trazem consequências. Para uma análise mais completa da carta, é crucial que essas consequências serem analisadas.

Para começar com o óbvio, oitenta cartas em um deck é uma defasagem considerável para a consistência do baralho, o que limita um pouco as possibilidades em deckbuilding. Obviamente isso pode ser contornado com tutores ou utilizando "reprints funcionais" para seguir com consistência em algum efeito, mas ainda sim existe uma dificuldade em se montar um baralho consistente com 80 cartas, o que acaba não possibilitando esse recurso para todo tipo de deck.

Um problema de consistência ainda maior é o sideboard. Já que o número de cartas no side não aumenta em conjunto com as cartas no maindeck (na verdade diminui, porque o companion ainda ocupa um slot), fica mais difícil encontrar as cartas de side durante as partidas — o que acaba fazendo com que mais cópias de uma carta importante seja algo necessário. Uma carta que iria uma ou duas cópias em um sideboard convencional, geralmente vão três ou quatro cópias em decks de Yorion, e quanto mais cópias, menos slots para um sideboard mais diversificado.

Conclusão da Carta

Dados os pontos, é inegável que Yorion, Sky Nomad é uma carta de impacto tremendo e acaba cobrindo os drawbacks. Mas isso não faz com que o companheiro valha a pena em toda estratégia, por isso vamos ver agora cinco listas que utilizam a serpente, analisando os motivos e vantagens de tal opção.

Cinco Listas com Yorion

4c Yorion - Ivan Espinosa

Loading icon

Aqui temos um deck bem simples: um punhado de cartas boas que conseguem carregar o jogo, com sequências de jogadas sólidas e crescentes. O baralho tenta interagir no earlygame com as remoções e garantir valor com os elementais e planeswalkers.

Ad

Inclusive, é importante perceber que o baralho não tenta "trapacear" o uso dos elementais com cartas como Ephemerate, porque mesmo com a possibilidade do uso de evoke em momentos certos, a meta é utilizar os elementais em seu custo comum, para carregar o jogo e, principalmente, para serem alvos de uma entrada do Yorion.

Yorion nesse deck é uma carta simplesmente destruidora. Conforme o lategame chega, o acumulo de permanentes na mesa acaba fazendo com que a Serpente crie proporções enormes, com compra de cartas, exílios, dano em permanentes e até o "reset" de planeswalkers.

Death & Taxes - Chefen

Loading icon

Death & Taxes sempre foi um baralho que utilizou bem o efeito de entrada de criaturas, com Restoration Angel e Flickerwisp. Sempre foi interessante utilizar diversas vezes o efeito de cartas entrando em campo, principalmente o efeito de Stoneforge Mystic, sendo inclusive uma das cartas que acaba ajudando na questão de 80 cartas do deck. Como um tutor, o uso repetido de Stoneforge ajuda bastante a pegar cartas certas para momentos certos, ainda mais agora com equipamentos como o Lion Sash, que é ótimo para resolver problemas específicos.

Novamente, aqui temos um Yorion que entra com muito potencial de valor, também contando com Solitude, Elite Spellbinder, Skyclave Apparition e a já citada Stoneforge Mystic que conseguem extrair bastante valor em conjunto com a ave serpente, além da sinergia com Flickerwisp que garante diversos turnos de blinks do Yorion, tornando a vida do oponente bem difícil.

Azorius Spirits - DeStar

Loading icon

E aqui, as coisas começam a ficar interessantes. Spirits é um baralho que estava relativamente sumido no Modern desde um bom tempo. Dito isso, a lista citada conseguiu um sólido 6-1 em um Challenge do formato. A chave para esse sucesso foi alinhar os espíritos a outras cartas poderosas como Teferi, Time Raveler, Solitude, Subtlety e Prismatic Ending.

Para aglomerar todas essas cartas a toda engine dos espíritos, mais slots são necessários — e Yorion é o melhor amigo dos decks com mais de sessenta cartas. Além disso, por mais que a maioria dos efeitos de entrada em campo de espíritos como Rattlechains e Spell Queller não sejam os melhores efeitos para serem blinkados, pois são efeitos melhores utilizados em momentos específicos e em velocidade instantânea, temos também Skyclave Apparition e Solitude que são ótimas cartas a serem utilizadas em conjunto com a ave-serpente.

Humans - YawgmothPT

Loading icon

Outra tribo que utiliza muito bem o uso de Yorion são os Humanos. Diferente dos espíritos, os humanos possuem criaturas boas o suficiente para cobrir todos os slots extras com consistência, consistência essa que é lapidada por uma carta crucial ao deck: Imperial Recruiter. Como um tutor, o Recruta é extremamente importante para que você contorne o drawback de oitenta cartas no baralho, além de possibilitar o uso de silver bullets no baralho e principalmente no sideboard.

Ad

Diferente também do Spirits, aqui praticamente todos os efeitos de entrada em campo são uteis com o Yorion entrando em campo, o que possibilitará diversos efeitos poderosos em massa, de reutilização de tutor a interação na mesa.

Saheeli Combo - Shaiaar

Loading icon

E para terminar com estilo, temos aqui um combo com um baralho de oitenta cartas! Sim, parece contraprodutivo quando pensamos em uma primeira vez, mas vendo a lista, é perceptível que se trata de um deck midrange com combo incluso.

É perfeitamente possível ganhar sem o combo, sem falar que ambas as peças do combo também interagem com a parte "midrange" do deck. Tanto a Saheeli Rai quanto Felidar Guardian são opções para reutilizar efeitos como os de Fury, Solitude e Seasoned Pyromancer, o que é extremamente útil para abrir vantagem em jogo. Além disso, temos como um "bônus" duas cartas que juntas ganham o jogo on the spot.

E como um deck baseado em efeitos de entrada em campo, obviamente Yorion consegue muito valor no jogo. Além de escalonar os efeitos de Showdown of the Skalds, Solitude e afins, o loop possível com Felidar pode fazer um grande estrago no long game, inclusive possibilitando o encontro do combo para fechar o jogo.

Conclusão

Yorion, Sky Nomad é um companion que possibilita diversas linhas de jogo, geralmente puxando mais para o lado mais midrange voltado ao valor com permanentes, mas esse tema em si pode criar decks com diferentes ritmos e jogadas. Portanto, acredito ser correto afirmar que após Lurrus ser banida, a Ave-Serpente é o companheiro mais buildável do Modern.

E com isso me despeço, até a próxima!