Magic: the Gathering

Game Guide

Montando e jogando Cubo Draft PDH e Pauper

, Comment regular icon0 comments

Vamos conhecer o Cubo Draft Pauper Commander, com lista de cartas e com a possibilidade de adaptar para o Pauper.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

No começo de junho foi lançada a coleção Commander Legends: Batalha pelo Portão de Baldur, e no seu evento de pré-lançamento, ao invés do tradicional Selado, foi no formato Draft. Para todos que tiveram a oportunidade de jogar, foi uma experiência incrível, pois teve um modo de montar os decks diferente do normal — e o abordaremos mais à frente.

Com esse Draft em mente, resolvi criar um Cubo voltado para o Pauper Commander, pois alguns ficaram empolgados com esse modo de jogo, e pode ser uma grande oportunidade de inserir o formato Draft para o PDH.

Ad

A lista de cartas deste cubo pode ser adaptada para o Cubo Pauper tradicional, o grupo de jogo pode apenas remover as cartas de criaturas incomuns que serão os comandantes. A lista está atualizada com as cartas mais recentes, então pode ser uma novidade em relação ao artigo de Cubo Pauper que escrevi anteriormentelink outside website.

Como jogar um Cubo?

Fonte: https://www.jugendschmiede-suhl.de/
Fonte: https://www.jugendschmiede-suhl.de/

Resumirei aqui o que os jogadores precisam saber para jogar, quanto ao número de jogadores, o modo de Draftar, caso não saiba, além do modo de jogo e os pontos de vida.

Número de jogadores

Para jogar este formato de Draft mesão, indicamos 4 ou 8 jogadores, para que seja um ou dois mesões completos, mas sabemos que isso nem sempre é possível.

Na prática, de 4 a 8 jogadores ainda é possível Draftar e montar seus decks com uma certa variedade, dispondo da seguinte forma na hora do draft: 4 e 5 jogadores, uma mesa, todos draftam juntos e depois jogam. No caso de cinco jogadores, a partida poderá ser mais longa que o normal, mas tratando-se de um formato casual, isso pode não ser um problema.

Com 6, 7 e 8 jogadores, é possível draftar todos juntos e dividir em duas mesas, com 3 e 3, 3 e 4 e 4 e 4 jogadores, respectivamente.

Draftando

Fonte: cardgamebase
Fonte: cardgamebase

Para Draftar, cada jogador receberá três boosters com vinte cartas cada.

Cada um desses jogadores abrirá seu booster, escolherá duas cartas e passará o restante para o seu lado esquerdo e pegar o booster do jogador do lado.

Quando acabarem as cartas, irá abrir o seu segundo booster, pegar duas cartas e passar para a direita. No terceiro booster fará o mesmo, mas passará para a esquerda. Cada jogador terá um total de 60 cartas, e as usará para montar seu deck, trazendo de fora apenas os terrenos básicos.

Modo de jogo

O modo de jogo é um mesão normal, de acordo com o número de jogadores. O total de pontos de vida é do mesmo modo que o Pauper Commander, 30, e o dano de comandante é de 16.

Se for adaptar para o Pauper tradicional, os pontos de vida serão 20. Fora essas particularidades, será um mesão tradicional, a taxa adicional de conjuração será aplicada aos comandantes.

Outra coisa importante: o número de rodadas deve ser combinado entre os jogadores, levando em conta que para jogar um Cubo todos se conheçam, assim como num mesão casual. Poderá jogar de dois a três mesões.

Construção do baralho

O modo de construção do deck, para este formato em especial, é diferente do Draft tradicional. Neste, é sugerido que seja montado um deck de 60 cartas, e deverá escolher um comandante, seguindo as regras de identidade, ou seja, nenhuma das suas cartas podem ter símbolos diferentes do seu comandante, nem no custo, nem no seu texto.

Todas as cartas que conseguir no Draft poderão ser utilizadas para compor seu baralho, podendo adicionar terrenos básicos para completar a base de mana.

Ad

É importante que tenha em mente quais as cores quer montar desde o começo e que, pela quantidade de cartas, provavelmente irá montar decks com mais de uma cor. Sabendo disso, as cartas preparadas para serem comandantes são todas de duas ou três cores.

Curva de Mana

No Commander, a curva de mana nem sempre é tão importante, principalmente no Draft, onde o jogador não consegue controlar totalmente as cartas que poderá colocar no seu deck. Mas podemos seguir alguns padrões para construir um deck mais eficiente, de modo que possa jogar de igual pra igual contra seus adversários.

Escolher as cartas durante seu deck fará toda diferença, e cada escolha conta. Então escolha seu tipo de jogo o quanto antes, w se possível já escolha seu Comandante logo quando abrir seu primeiro booster, pois poderá desde cedo ir moldando a sua estratégia - já que é ela que irá ditar o modo que jogará.

Uma curva ideal, principalmente pra quem está começando no draft, é a que podemos ver na imagem a seguir:

Curva de Mana
Curva de Mana

Montando o seu Cubo

O Cube Draft do Pauper Commander deve ser montado de um modo diferente de outros Cubos, pois deve levar em consideração que é preciso haver terrenos utilitários, e também para ajudar no desenvolvimento do jogo, é necessário ter cartas com efeitos massivos — embora não tenham muitas entre as comuns, elas serão muito relevantes para o jogo.

Outro ponto importante são as criaturas incomuns, que servirão como comandantes. Elas são a chave para o funcionamento dos decks.

Se optar por jogar no formato Pauper, retire as 60 cartas referentes aos comandantes.

Lista de carta

As listas seguem padrões parecidos para cada cor de carta, mas nem todas são totalmente iguais no que se refere a custo de mana e tipo de carta dentro daquela cor em relação às outras cores.

As listas estão separadas por cores, cada uma com o mesmo número, 72 cartas.

As cartas que têm seu CMC de apenas uma cor, mas tem alguma habilidade ou qualquer outro componente de outra cor que esteja em seu texto, estarão na lista das cartas multicoloridas.

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Montando os Boosters

A montagem dos Boosters para jogar este formato é bem simples, e o interessante é que tenha um shield de cores iguais, para ficarem no mesmo padrão e não danificar suas cartas quando jogar ou embaralhar.

Com um total de 600 cartas, será possível montar trinta boosters com vinte cartas em cada um. Para montá-los, você deverá seguir alguns passos:

1º: Pegue as 60 cartas de criaturas incomuns que serão os comandantes, embaralhe e, sem olhar, separe em trinta pilhas, cada uma delas com duas cartas. Coloque-as viradas para baixo.

2º: Pegue as 60 cartas de terrenos e faça o mesmo.

3º: Embaralhe as cartas incolores, multicoloridas e as cartas de artefatos. Coloque quatro cartas delas em cada pilha.

4º: Embaralhe todas as 360 cartas restantes que são referentes as cinco cores, embaralhe todas juntas e distribua nas trinta pilhas, 12 cartas, completando as 20 para cada Booster.

Ad

Se tiver plásticos pequenos, como aqueles que os lojistas usam pra colocar cartas de um pedido para um cliente, use-os para separar em Boosters. Guarde em uma caixa grande ou caixa de sapato. Se possível, faça esse processo antes, pois toma algum tempo.

Concluindo

Sugiro fortemente que acesse o meu artigo de dois anos atrás, sobre o Pauper Cube. Se for jogar Pauper, esta lista está maior e atualizada.

Para o Pauper Commander, poderá usar as dicas de montagem de deck que temos aqui, e usar a fórmula do artigo sobre Cubo Pauperlink outside website. Pode usar também a calculadora de terrenoslink outside website para ajudar a saber quantos terrenos de cada irá precisar.

O Pauper Commander por si só já é muito divertido, pela sua proposta de formado de custo acessível.

Se for montar esse cubo, não pense apenas que é para uma única finalidade, pois poderá jogar o Cubo Pauper também, apenas tirando as 60 cartas incomuns que serão os comandantes.

Divirta-se, pois nos testes pareceu muito mais agradável, emocionante e divertido!