Magic: the Gathering

Review

PDH: Destaques de Dominaria United para Pauper Commander

, updated , Comment regular icon1 comments

A volta de Dominaria nos trouxe várias lendárias novas para serem nossos Comandantes, além de muitas outras cartas para entrar no formato. Trago aqui uma análise dos cards mais promissores.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Magic retorna a Dominaria, o plano de origem do jogo, e a coleção vem recheada de peças que valem muito mais do que teste no formato.

São muitas criaturas novas, algumas que podem reduzir o seu custo, novas mecânicas, a volta de boas mecânicas, entre outras melhorias que veremos aqui. Para finalizar, trarei três listas ao final do artigo.

Mecânicas

Nesta volta a Dominaria, temos quatro mecânicas que podemos utilizar no formato: duas já conhecidas do Magic, e outras duas totalmente novas que trazem a oportunidade direta de um ataque mais eficiente.

Ad

Domain

Domain é uma habilidade que existe já há algum tempo no Magic, e ela tem relação com os terrenos básicos que o jogador controla.

Pode permitir um deck com uma estratégia voltada para terrenos, talvez na construção de um deck de três cores, ou até mesmo de cinco cores, mesmo que seja um deck de baixa consistência. Navigator's Compass é obrigação em deck com Domain.

Entre as cartas com Domain, se destacam as duas abaixo:

Loading icon

Kicker

Kicker é outra habilidade que volta, trazendo cartas que podem compor bons decks para o formato. São diversos os benefícios que esta habilidade traz, possibilitando um deck com a sua estratégia principal no Kicker, independentemente da cor ou das cores escolhidas.

O kicker consiste em pagar um valor de mana além do CMC, para que algum outro efeito seja gerado pelo card.

A coleção, além de cartas para figurar entre as 99, trouxe também comandantes para completar a estratégia.

Entre as comuns, vemos destaque com:

Loading icon

Essa carta entra muito bem em estratégias que fazem os jogadores descartar cartas, mas pode também ser utilizada no Madness.

Loading icon

O seu custo é dentro da curva, até mesmo com kicker. Por três manas apenas, terá uma criaturacom bom poder e ainda gera sacrifício para toda a mesa.

Loading icon

Essa entra muito bem nos decks de ficha, seja Boros, ou mesmo um Mardu Bully. Além de criar fichas, ainda faz com que as criaturas tenham ímpeto, de acordo com suas exigências.

Cartas Comuns Relevantes

As coleções padrão, ou seja, lançadas tendo o formato Standard como o seu principal alvo, geralmente não trazem tantas cartas comuns que podemos considerar excelentes. Mas como o Pauper Commander é pouco exigente e também mais lento que a maioria dos outros formatos, algumas cartas que talvez fossem "descartadas" após o uso nos eventos de pré-lançamento podem vir a ser muito úteis aqui.

Abaixo então, listo as dez cartas interessantes para serem usadas em diversos decks, que podem substituir outras cartas no seu deck e/ou também abrirem espaço para uma nova build.

Loading icon

A primeira carta interessante é Academy Wall, combinando bem com algumas criaturas com Defender da coleção. Ela cai bem a decks de tempo e Voltron, pois dá uma reciclada na mão quando conjurar instantâneas e feitiços.

A outra vem em equipe, pois tem versão semelhante nas outras cores, criaturas poderosas que podem reduzir o seu CMC. Jogará muito bem com Gurmag Angler e tem um ponto ótimo: a mecânica de Ward, que veio recentemente pro Magic. Uma das melhores barreiras, que vai elevar o power level desse tipo de criatura.

Loading icon

Esta é versão branca daquelas fortes que reduzem o seu custo, e ainda tem Vigilância. Pode entrar em deck com muitas fichas, e por apenas uma mana. Se usada combinada com Keldon Strike Team, já entra batendo 4, além das fichas.

Loading icon

É mais uma remoção para a cor branca, fazendo o mesmo que Journey to Nowhere e um pouco mais específico em relação a Oblivion Ring.

Ad

Mas independentemente dessas duas citadas serem melhores, não significa que ela é tão pior, pois em decks totalmente brancos as remoções ficam muito escassas, tornando-a uma ótima opção.

Loading icon

Esta carta tem uma função muito específica: dar indestrutível para uma criatura a sua escolha, além de um marcador +1/+1, que pode encaixar muito bem em decks que precisam do comandante, e salvá-lo de remoções. Também é interessante em decks de marcadores, que podem ser muito bem combinados com a cor verde.

Loading icon

Carta que provavelmente jogará em decks Rakdos ou Mardu, trazendo o descarte à tona novamente.

Além de jogar em decks que fazem os oponentes descartarem, pode jogar em Reanimate, alimentando o cemitério com as criaturas certas, além de jogar de ser possível numa estratégia de Madness.

Loading icon

É mais um terreno diferenciado para o formato, que adiciona uma mana incolor, filtra e quando entra, o jogador tem vidência 1.

Ideal para decks de duas ou mais cores, se juntando a outros terrenos do mesmo estilo que têm feito sucesso no formato, como Study Hall.

Loading icon

Certamente uma das melhores cartas do verde que podem ser usados no formato, o número de cartas que o jogador olha é bem alto, dando margem cavar o mais fundo possível.

É outra criatura com defender, mostrando que a tribo está sendo bem servida nesta coleção.

Loading icon

A terceira criatura com defender que estamos mencionando, e terá uma excelente sinergia com a mecânica de flicker, pois poderá buscar criatura com defender no seu deck, e isso se usado do melhor modo, pode dar muito trabalho para os adversários.

Loading icon

Essas cartas que o jogador pode escolher uma entre algumas opções são incríveis, pois dificilmente será uma carta morta na mão.

Smash to Dust pode destruir Criaturas com Defender ou um artefato, e sua última opção da carta é uma remoção global.

Comandantes para PDH

Para os comandantes separei apenas as 5 melhores criaturas que saíram, com potencial de montar bons decks, que de alguma forma podem ser diferentes daquelas já existentes. Mas é claro que outras criaturas podem também resultar em bons decks, basta contar com a sua imaginação.

Aron, Benalia’s Ruin

Loading icon

Esta criatura lendária traz o melhor que suas cores podem oferecer, com Ameaçar, que em certas situações de jogo, vale como um tipo de evasão.

Além disso, pode ser um excelente aristocrata, devido a sua habilidade ativada, trabalhando com criação de fichas e colocando boas criaturas em campo. Irá colocar diversos marcadores, e isso deve ser feito rapidamente, para fugir de remoções.

Loading icon

O deck que montamos depende da criação de fichas, e realiza isso em abundância, melhorando muito a estratégia principal.

Adicionamos também as Souls Sisters para tirar proveito das muitas criaturas que vão entrar em campo todos os turnos. O jogador deve tentar sem bem rápido e cuidadoso, pois o deck não oferece tantas proteções.

Ad

Tatyova, Steward of Tides

Loading icon

O deck que podemos montar com a Tatyova pode variar muito a sua estratégia principal, mas o que é certo é que deverá ter muitos ramps, talvez adicionado a fogs entre outras cartas de controle.

Os próprios terrenos podem servir como finishers. Jogue com muitos terrenos, mas tenha cuidado com remoções massivas, que podem levar muitos desses terrenos embora, caso sejam criaturas no momento.

Loading icon

Esse tipo de habilidade é totalmente nova no formato e é muito empolgante, pois pode funcionar de diversos modos, com Landfall, com muitos terrenos — enfim, o importante é rodar bem o deck e ter a mão sempre cheia.

Micromancer

Loading icon

Micromancer é uma criatura com muito potencial, então decidi criar um deck focado em anulação, tentando ao máximo conter os possíveis combos e as mais importantes ameaças da mesa. Tem alguns finishers, como Ulamog’s Crusher, e dois veículos.

Loading icon

Temos na lista algumas mágicas de rodar o deck, anulas e bounces disponíveis de uma mana, para ter interação com o comandante.

Se desejar pode alterar a estratégia principal, controlar a mesa anulando o que os oponentes fazem. No Duels (1x1) pode ser muito efetivo também.

Tura Kennerüd, Skyknight

Loading icon

Um temido Azorius, com evasão, e pode fazer diversas fichas de soldados, tendo a possibilidade de explorar uma estratégia focada em anular a maioria das mágicas adversárias e recuperar esses recursos, controlando toda a mesa.

Pode adotar os flickers como principal modo de jogo, mas também pode optar por não seguir esse caminho que é mais óbvio.

Ramirez DePietro, Pillager

Loading icon

Esta carta aparece aqui como uma exceção, pois não é da coleção padrão, mas sim dos decks de Commander, e pode-se montar um deck ótimo aqui, usando os flickers, anulando, removendo, juntamente com um tribal de Piratas. Além desses pontos, pode fazer muitos tesouros.

Essa criatura tem um alto power level, e está entre as minhas favoritas para o formato. Funciona muito bem também na variante Duels, embora tenha perdido recentemente uma excelente remoção do formato, Oubliette (que foi banido), mas ainda assim, o deck rodará bem no 1x1 .

Finalizando

A coleção trouxe boas cartas ao formato, nada fora da curva, como é o costume de coleções padrão, mas principalmente quanto aos comandantes, temos algumas novidades empolgantes, que podem animar as nossas mesas um pouco mais.

Espero que gostem dos decks que apresentei aqui e façam as alterações que acharem necessárias.