Magic: the Gathering

Review

O que são Shrines + Top 5 Melhores Shrines

, updated , Comment regular icon0 comments

Você já se deparou com cartas nomeadas como shrines? Neste artigo vamos falar sobre o que são e trazer um top 5 desses encantamentos fantásticos.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O que são Shrines?

Você já se deparou com cartas nomeadas como shrines ou sacrários?

Desde que foram lançados em Champions of Kamigawa, em 2004, os shrines são cartas que encantam e causam estranhamento na mesma medida. Afinal, quem espera encontrar uma carta de santuário no campo de batalha do oponente?

Com diferentes efeitos que são potencializados pelo número de shrines sob seu controle, esses encantamentos se mostram bastante versáteis e úteis, principalmente em decks 5-color que podem reunir todos os santuários disponíveis.

Ad

O Magic possui três ciclos de shrines até o momento, sendo o mais recente o de Kamigawa: Neon Disnaty que trouxe os famosos Go-Shintais, os primeiros encantamentos sacrários que são criaturas de todo jogo.

Neste artigo falaremos sobre o que são as Shrines e montaremos um top 5 com as que foram lançadas até o momento. Vamos lá?

Ciclos de Shrines e Suas Histórias

Ciclo de Honden

No começo, existiam cinco santuários na coleção Campeões de Kamigawa. O nome e a cor de mana de cada um desses encantamentos homenageia um Myojin(os maiores de todos os kami do plano Kamigawa).

Os primeiros shrines foram:

Loading icon

Outra curiosidade relacionada ao nome desse primeiro ciclo é que honden é a construção principal nos santuários xintoístas, sendo considerado o local mais sagrado, pois é o lugar no qual reside o kami principal do santuário.

Ciclo do Santuário

Na coleção Core Set 2021 os jogadores puderam celebrar o lançamento de seis novas shrines chamadas de Santuário.

Esse ciclo é composto por:

Loading icon

Nesse ciclo foi lançado o primeiro encantamento shrine de cinco cores, Sanctum of All.

Ciclo Go-Shintai

Os primeiros encantamentos sacrários que são considerados criaturas do Magic foram lançados no começo de 2022. Nessa coleção, os shrines foram nomeados Go-Shintai, e junto com as cartas foram lançadas pequenas histórias para cada uma dessas criaturas no artigo “The Legends of Kamigawa: Neon Disnaty”link outside website da Wizards.

Loading icon

Go-shintai of Shared Purpose

Loading icon

Um Kami do Propósito Compartilhado (Go-shintai of Shared Purpose) foi atraído por um grupo de agricultores da zona rural de Kamigawa que temiam uma enchente na cidade causada pela cheia de um rio próximo ao local.

Os agricultores construíram um pequeno santuário e o kami os ensinou a cavar trincheiras para irrigação, o que evitou o alagamento da cidade e ajudou no crescimento das plantações.

O kami ficou impressionado e resolveu morar permanentemente no santuário, abençoando a cidade com seus poderes.

Go-shintai of Lost Wisdom

Loading icon

Uma professora da Academia Minamo construiu um pequeno santuário para atrair um kami que pudesse ensinar a ela todos os segredos do universo e conseguiu a atenção de um Kami da Sabedoria Perdida (Go-shintai of Lost Wisdom). O kami compartilhou seu conhecimento e chegou a revelar até mesmo a data da morte da professora, mas a pedido dela o kami removeu essa descoberta.

Ad

Até hoje, o kami mora no santuário e provoca os viajantes desavisados com seus enigmas intrigantes.

Go-Shintai of Hidden Cruelty

Loading icon

Um jovem ogro foi despejado de sua caverna por um senhor de guerra e resolveu usar um pequeno santuário para atrair um kami que pudesse ajudá-lo a encontrar um novo lar. Para seu azar, um Kami da Crueldade Oculta (Go-Shintai of Hidden Cruelty) foi atraído até o local e sussurrou pensamentos vingativos e raivosos para o jovem ogro até que ele foi atrás de vingança.

O ogro assassinou o senhor da guerra e fugiu em seguida. Já o kami continua no santuário para ajudar na vingança daqueles que têm escuridão em seus corações.

Go-Shintai of Ancient Wars

Loading icon

Séculos atrás, um grupo de rebeldes foi sitiado pelo regimento imperial no topo de uma montanha. Guiados pelo desespero, eles construíram um pequeno santuário na esperança de convocar um kami que pudesse ajudar. Um Kami das Guerras Antigas atendeu ao chamado e ofereceu lâminas em chamas para os rebeldes.

A batalha durou dias e o kami acompanhou cada momento aplaudindo conforme o sangue se espalhava pela neve. No final, ninguém sobreviveu e o kami escolheu continuar naquele santuário na esperança de começar outra luta e recriar aquela emoção.

Go-Shintai of Boundless Vigor

Loading icon

Após ser forçado a sair da floresta Jukai pela expansão urbana, um jovem monge escolheu construir um pequeno santuário perto de uma semente no jardim destruído para preservar a memória de sua terra natal.

Mesmo sem solo, a semente germinou e se tornou o Kami do Vigor Ilimitado (Go-Shintai of Boundless Vigor) que trabalhou ao lado do monge para recuperar a floresta, fazendo com que as árvores cortadas crescessem novamente.

Antes de morrer, o monge mudou o santuário do kami para a floresta renascida onde ele reside.

Go-Shintai of Life's Origin

Loading icon

Você sabia que um kami pode morrer?

Muitos deles se tornaram pó quando a floresta de Jukai foi dizimada, mas, a poeira logo assentou em um antigo santuário no meio da floresta e o transformou em algo novo. Aquele santuário ganhou vida e poderes de kami próprios. Esse é Go-Shintai of Life's Origin.

Este shrine vaga pelo plano de Kamigawa juntando restos de kami faleceram para se tornar ainda mais forte e poderoso.

Afinal, shrines são criaturas?

Sim, mas sem um tipo de criatura.

Como dito anteriormente, as shrines são um subtipo para cartas de encantamento. Por esta razão, os Go-Shintai são as únicas criaturas além de Nameless Race que não possuem um tipo de criatura.

Segundo as Regras Abrangentes do Magiclink outside website acessadas em novembro de 2022:

205.3h Encantamentos têm seu próprio conjunto exclusivo de subtipos; esses subtipos são chamados de tipos de encantamento. Os tipos de encantamento são Aura, Antecedentes, Cártula, Classe, Maldição, Runa, Saga, Fragmento e Santuário.”

Ad

Ou seja, mesmo que agora tenhamos os Go-Shintai com “Criatura encantamento lendária — Santuário” em seu texto, os shrines não são considerados um subtipo de criatura.

Top 5 Shrines

Agora que você já sabe o que são, chegou a hora de conhecer o top 5 shrines que preparamos. Como você vai perceber, quanto mais shrines tiver no deck, mais seus efeitos serão úteis!

5 - Honden of Infinite Rage

Loading icon

Por apenas três manas você coloca esse encantamento em campo e tem garantido que todo turno dará pelo menos um de dano ao jogador ou criatura alvo. Quanto mais shrines estiverem em seu campo, mais dano esse shrine causará.

4 - Honden of Seeing Winds

Loading icon

Esse encantamento permite que você compre cartas igual ao número de shrines que você controla sem custo adicional, diferente do Sanctum of Calm Waters que pede para descartar uma carta após comprar.

3 - Sanctum of Stone Fangs

Loading icon

Por ser um encantamento relativamente barato para descer e ainda ter dois efeitos muito benéficos (tirar vida dos oponentes e te dar vida igual ao número de shrines que você controla), essa é uma das cartas que fica extremamente forte em um deck focado em shrines.

2 - Go-Shintai of Life's Origin

Loading icon

A carta que muitos jogadores esperaram por anos e, em alguns casos, pouco mais de uma década.

Essa criatura é o comandante ideal para um deck Commander tribal de santuários, pois permite montar um deck 5-color com todos os sacrários já lançados, tem habilidade para devolver ao campo de batalha um encantamento do cemitério.

Com a segunda habilidade você criará fichas para sacrários que entram no campo de batalha sob seu controle, potencializando o efeito das outras shrines.

1 - Sanctum of All

Loading icon

O Sanctum of All é uma dessas cartas que você pensa “será que ela vale a dificuldade de descer?”. A resposta para essa pergunta é: sim, vale a pena. Tipo, muito a pena.

Esse provavelmente é o shrine mais forte de todo o jogo até o momento, pois permite que você busque no grimório ou cemitério por shrines que entram no campo de batalha e desencadeia efeitos uma vez adicional caso você tenha seis ou mais shrines em campo.

Para fechar, vale lembrar novamente: quanto mais shrines no deck, mais seus efeitos serão úteis.

Finalizando

E aí, gostou de saber mais sobre os shrines? Deixe a sua opinião nos comentários e aproveite para contar qual a sua shrine favorita.

Exemplo de deck com Shrines:

Loading icon

Nos vemos no próximo artigo!