Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander: Mishra's Burnished Banner

, Comment regular icon1 comments

Análise do deck preconstruído "Mishra's Burnished Banner", comandado por Mishra, Eminent One, cheio de artefatos maliciosos para os fãs de um jogo proativo, e com sugestões de upgrades.

Edit Article

Os baralhos da coleção The Brothers' War Commanderlink outside website foram criados com propostas antagônicas baseadas em artefatos. Nosso artigo trata sobre o deck Grixis Magic Symbol UMagic Symbol BMagic Symbol R baseado em artefatos não criatura, Mishra's Burnished Banner.

Mishra, Eminent One é a criatura lendária destaque do precon, e dentre as lendas que compõe o baralho suas qualidades dentro do tema o tornam a melhor opção, dada sua capacidade de multiplicar o valor gerado pelos artefatos que compõe o maço.

Ad

Este deck é para todos aqueles que curtem jogar com artefatos em uma estratégia bem escalonada, similar a um câmbio de marchas, onde avançamos crescendo turno após turno, gerando muito valor.

Entendendo a estratégia

Mishra's Burnished Banner Deck Box
Mishra's Burnished Banner Deck Box

A seleção de cartas padrão do precon contempla de maneira refinada todas as necessidades de um baralho de Commander possuindo pilares sólidos com uma base de mana bem construída, pacotes de remoções muito eficientes e numerosas compras.

Image content of the Website

A utilização de artefatos pequenos de baixo custo como aceleradores de mana, truques e eggs, tendo as mais diversas funções, são o motor do baralho à medida que o jogo avança. Acabam sendo uma poderosa força de ataque ao serem transformados em Mishra's Warform, Constructos 4/4 .

Decklist de Mishra's Burnished Banner com Mishra, Eminent One

Loading icon

Conhecendo o comandante

Mishra é lembrado pelos eventos da Guerra dos Irmãos, onde o conhecemos pelo estigma de Mishra, Lost to Phyrexia. A relevância daquele que é o mais novo entre os irmãos é muito maior na história de Magic the Gathering.

Conectado com os eventos maiores, que foram ilustrados nas sagas The Antiquities War e The Brothers' War, Mishra tem seu legado descrito nos quadrinhos da Armada e na trilogia conhecida como Artifacts Cycle, que entre outros compreende o romance — The Brothers' War até os eventos recentes da coleção atual.

Ashnod the Uncaring é uma forte concorrente e uma excelente adição às 99, ampliando as poderosas sinergias com Mishra, Eminent One. No entanto, a aprendiz de Mishra demanda uma construção dedicada para que suas habilidades sejam elevadas ao máximo.

Loading icon

Uma vez a cada combate o nosso comandante cria uma Mishra's Warform Token, e esta ficha ganha haste e deve ser sacrificada ao final do turno. Certo, mas qual a grande vantagem disso?

As fichas criadas tem as habilidades do artefato clonado, assim replicando ETBs (Enters the battlefield), habilidades ativadas e desencadeadas. São diversas as capacidades das Mishra's Warform Token caso ela for um veículo, por exemplo, já é uma criatura sem a necessidade de tripular.

Podemos duplicar lendas, já que o artefato original e a cópia tem nomes diferentes, habilidades que tem como custo sacrificar a permanente podem ser repetidas turno após turno, driblando limitações e criando loops que não seriam possíveis em outras configurações. Estas características fazem de nosso prodígio uma peça de combo poderosa ou um doubler bastante perigoso.

Reforçando o deck

Construído de forma a explorar o tema de artefatos de maneira elegante, este precon utiliza as sinergias entre artefatos e Mishra, Eminent One como uma máquina de valor.

O cuidado com a seleção de cardas da lista é tamanho que entre seus grupos estão táticas específicas para lidar com o cemitério, destruições globais, remoções pontuais e ferramentas de recursão, assim lidando com a maioria das situações reais de jogo.

Ad

Optar por Mishra, Eminent One como comandante faz com que a imensa maioria dos truques e cartas com pequenos efeitos que concedem a compra de uma carta, sejam transformados em uma verdadeira vantagem em cartas ao passo que o comandante duplica seus efeitos.

As maiores fragilidades estão ligadas aos altos custos de seus finalizadores, gerando uma falsa impressão de um deck que depende de circunstâncias específicas ou jogos longos para desenvolver seu jogo. É preciso um melhor desenvolvimento da partida por meio de aceleradores ou formas de reduzir a curva de mana, ganhando mais presença nos turnos iniciais.

Fontes de Mana

As fontes de mana dispõem de um número elevado de cartas que compreende metade do baralho, e por mais que isso pareça exagero, é a medida do espaço dedicado a grande parte dos decks.

Empiricamente temos no formato o uso de 35 a 37 terrenos somados a 10 ou mais aceleradores, muitos deles artefatos, e outros recursos capazes de corrigir as cores dentro da nossa curva de mana. Dentre outras fontes, temos 50 cartas dedicadas em Mishra's Burnished Banner. Observemos a lista:

Loading icon

Sem dúvida uma ótima lista, necessitando de poucos ajustes centrados nas funcionalidades desejadas das pedras de mana. Faremos uma opção por um subtema de veículos, e Cosima, God of the Voyage e Hoard Hauler são excelentes escolhas.

A face oposta de Cosima, God of the Voyage, The Omenkeel faz que todos os veículos sejam fontes de mana ao roubar terrenos do baralho de nossos oponentes e permitir que os joguemos normalmente.

Hoard Hauler é um gerador de mana muito forte ao criar tesouros baseado no número de artefatos controlados por nossos oponentes, sendo uma versão mais justa ou "nerfada" de Dockside Extortionist.

Raiders' Karve é interessante, pois permite olhar a carta do topo do baralho e jogar caso seja um terreno, uma dose de card advantage e ramp.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Quando optamos por um número menor de terrenos que entram virados, pensamos em substituir por outros que garantam um jogo mais fluido. A utilização de terrenos utilitários que interagem com artefatos e especificamente com veículos são nossas prioridades, e sendo assim chegamos à seguinte lista:

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Ad

Compras

O precon possui uma seleção robusta de cartas de compra. Para fins didáticos, vamos considerar que cartas de compras são cartas que gerem a adição de duas ou mais cartas para mão ou campo, desconsiderando aquelas que apenas repõe sua posição inicial na mão — para estas, chamarei de truques. Partindo desta premissa chegamos ao seguinte conjunto de cartas:

Loading icon

Um número elevado que pode ser melhorado em qualidade quando aceleramos sua entrada no campo de batalha ou a ativação de seus efeitos.

Pensando nisso, cartas como Glint Raker e Geth, Lord of the Vault, ainda que muito fortes, são demasiadamente lentas. Os veículos Reckoner Bankbuster,Smuggler's Copter e Weatherlight são boas adições no subtema proposto — gerando compras extras já nos primeiros turnos, além de serem sinérgicos com Mishra, adicionando maior fluidez às nossas jogadas.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Remoções

O pacote de remoções proposto é bastante diversificado, sendo capaz de lidar com a maioria das ameaças de forma satisfatória.

A divisão mais comumente aceita categoriza entre remoções pontuais (anulações, interações e remoções que tem um único ou mais alvos), limpeza de mesa (mágicas que destroem, exilam ou ainda devolvem todas as permanentes de uma ou mais categorias), rancor de cemitério (interações capazes de remover uma ou mais cartas do cemitério).

Observemos a seguir as cartas que compõe o grupo remoções:

Loading icon

Detalhando as categorias, as remoções pontuais tem excelentes opções rápidas e versáteis como Abrade, Feed the Swarm, Bedevil e Chaos Warp.

Spine of Ish Sah tem seu lugar em baralhos de artefato capazes de burlar seus custos ou replicar seus efeitos.

Herald of Anguish é um motor de sacrifício e uma forma menor de controlar a mão dos oponentes, mas ainda que tenhamos interações com sacrifícios, aqui é uma carta que tangencia os temas centrais e por isso foi retirada. Diferente disso, Executioner's Capsule é um controle de criaturas eficiente e veloz que pode ser decisivo com o desenvolvimento da board.

Loading icon

As limpezas de mesa tem Blasphemous Act, que é uma staple de baralhos com acesso a cor vermelha, e a recente Terisiare's Devastation une as funções de remoção e ramp, sendo inusitada e excelente.

Ad

Adicionamos Eye of Doom, que combinado com as sinergias do baralho causa grandes perdas aos oponentes. Sempre eficiente, Nihil Spellbomb é capaz de lidar com cemitérios de maneira eficaz, e adicionamos Nautiloid Ship que tem a mesma função ao mesmo tempo que gera vantagem de cartas.

Oblivion Stone é uma carta boa, mas nesse baralho mostrou uma lentidão demasiada, sendo inviável sua utilização na maioria dos testes.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Outros pacotes e alterações

No deck temos um pacote que pode ser considerado de "amplificadores", cartas que desempenham o papel de ampliar a geração de valor, neste caso os doublers ou clones com o objetivo de multiplicar sinergias ao fazer que nossas cartas desencadeiem sucessivas vezes em uma única ativação.

Além disso, existe um subtema de fichas criando Servo // Thopter Token, que é explorado de forma mais sutil e sua relevância é elevada com a presença dos veículos.

Amplificadores

Loading icon

Os finalizadores são criaturas capazes de gerar um impacto imenso no jogo caso não sejam controladas, e o deck tem uma forte presença destas criaturas.

Escolhemos a alternativa de potencializar as interações e reduzir as bombas do baralho tendo Thunderhawk Gunship e Rise and Shine como maiores ameaças. Assim sendo:

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Decklist de Mishra's Burnished Banner com Upgrades

Loading icon

Considerações Finais

O baralho de Mishra, Eminent One quando comparado ao precon de Urza, que também já tem um Guia de Upgradeslink outside website, causa a falsa impressão que é mais fraco ou depende de um alinhamento estrelar especifico para funcionar.

Contudo, quando funciona, nosso deck possui uma desenvoltura aterradora. Isso ocorre por suas criaturas devastadoras e sinergias explosivas. Quando refinado, o baralho de Mishra é de igual ou maior potencial que o de Urza.

Além disso, a carta Machine God's Effigy presente no baralho Mishra's Burnished Banner é bem poderosa, como pode ser vista no artigolink outside website de Mateus Nogueira.

Mishra sem dúvida é um dos personagens mais injustiçados de toda lore de Magic: the Gathering, arqueólogo brilhante, artífice prodígio e rival do maior planeswalker de toda história de Dominaria, suas capacidades de liderança e talentos são lendários, e claro, o visual mais estiloso!

Lista alternativa, focada em combos e agressividade

Este baralho segue no objetivo de ser uma opção de upgrade para o precon, contudo é bem mais ofensivo, seguindo por linhas de control e combo que são sempre polemicas.

Ad

Quando optamos por uma linha consistente de combo ou thief, precisamos ter em mente que é uma ótima maneira para perder amigos e cultivar inimigos em mesas casuais.

Loading icon

Espero que você tenha encontrado algumas ideias interessantes para melhorar o seu baralho e participar deste intenso embate que é a Guerra dos Irmãos!

Escolha seu lado e aproveite o melhor do Commander. Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!