Magic: the Gathering

Deck Guide

Pioneer: Abzan Amalia - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, apresentamos um guia para o novo deck de combo do Pioneer, o Abzan Amalia, além de avaliarmos seu potencial no atual Metagame e os principais meios de combater sua estratégia!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Pioneer continua a passar por mudanças após o último anúncio de banidas e restritas, onde Karn, the Great Creator e Geological Appraiser foram banidos, enquanto Smuggler's Copter foi desbanido.

Enquanto essas mudanças foram sentidas nos Challenges deste fim de semana, um arquétipo específico se destacou e pode se tornar o novo principal combo do formato, com 15% de presença no evento de 10 de dezembro, 21% em 12 de dezembro, além de vencer o Pioneer Showcase Qualifier - o Amalia Combo!

Ad

Neste artigo, nos aprofundamos no arquétipo para entender como ele funciona, com um guia de sideboard para as principais partidas do Pioneer atual.

Como o combo de Amalia Benavides Aguirre funciona?

Amalia possui uma habilidade desencadeada onde, cada vez que seu controlador ganha vida, ela explora (olhe o card do topo do seu grimório, se for um terreno, coloque-o em sua mão, se for um card de não-terreno, coloque um marcador +1/+1 nela e coloque o card em seu cemitério, ou no topo do seu deck) e caso o poder de Amalia chegue a 20, ela destrói todas as outras criaturas - ou seja, ela tem o caminho livre para causar dano letal ao oponente.

A mecânica de Explorar foi lançada na primeira edição de Ixalan e, na época, era a base de um dos principais Midranges do Standard, por conta da interação entre Jadelight Ranger e Merfolk Branchwalker com Wildgrowth Walker.

Loading icon

Por desencadear uma instância de ganho de vida sempre que uma criatura explora, Wildgrowth Walker cria um looping com Amalia, onde seu controlador pode repetir o processo diversas vezes até que a vampira tenha 20 de poder e destrua todas as criaturas, incluso o elemental de Ixalan - resultando no potencial de um combo-kill eficiente, enquanto o deck em que ele é inserido consegue se portar como um Aggro decente.

A Decklist

Essa é a lista que tenho utilizado tanto no Magic Online quanto no Magic Arena nos últimos dias.

Loading icon

Ela é quase as mesmas 75 utilizadas pelo jogador Graciasportano para vencer o Pioneer Showcase Qualifier, com a única diferença relevante sendo o quarto Return to the Ranks no maindeck. A lista dele parece a versão mais otimizada do arquétipo hoje, e algumas das suas escolhas de Sideboard, como Shapers' Sanctuary, são excelentes.

Em essência, o Abzan Amalia é um combo com uma iniciativa um pouco agressiva e um subtema de lifegain que o permite ganhar partidas de maneira justa e/ou segurar o jogo por tempo suficiente até executar o combo, e seu Sideboard, ao lado de Chord of Calling, oferece um toolbox eficiente para cada partida. Como já presenciamos com outras estratégias híbridas no Pioneer, como o Naya Winota, esse padrão possui tendências de criar arquétipos problemáticos conforme jogadores o otimizam.

Maindeck

Loading icon

O combo. Não use menos do que quatro cópias de cada.

Todos os demais cards da lista, de alguma maneira, giram em torno de conseguir colocar ambas as criaturas em jogo e iniciar o looping infinito que limpará a mesa e deixará o caminho limpo para dano letal.

É válido ressaltar que Amalia Benavides Aguirre é, também, uma das suas principais ameaças por conta dos diversos triggers de ganho de vida, visto que ela pode crescer tanto quanto um Ajani's Pridemate cresceria nesses casos.

Wildgrowth Walker depende de outros cards para funcionar melhor, mas é um bloqueador decente contra Aggro e garante um fôlego extra ao lado de Cenote Scout.

Ad

Loading icon

Os habilitadores.

Lunarch Veteran e Cenote Scout são one-drops dos quais permitem finalizar o combo no momento em que todas as peças estão em jogo. Cenote Scout é, também, uma filtragem de todo decente e um batedor 2/2 no começo do jogo.

Prosperous Innkeeper e Gilded Goose possuem funções duplas na lista: ambos desencadeiam o lifegain necessário para iniciar o looping, enquanto também são mana dorks para acelerar cards como Collected Company, possibilitando fechar o combo em Instant-Speed e tão cedo quanto no terceiro turno.

Loading icon

Nossos aceleradores.

Collected Company permite cavar fundo, em instant-speed, e até fechar o combo com apenas um card caso encontra a peça restante, ou até ambos, com um único efeito. Poder jogar esta mágica na End Step do oponente é a sua principal vantagem, e cria várias situações onde o forçamos a manter a mana desvirada para remoção, criando "pseudo turnos extras".

Chord of Calling é o principal tutor da lista, e a principal razão para se ter um toolbox no Sideboard. O fato dele ser conjurado por meio do Convoke e também em Instant-Speed o torna tão ameaçador quanto Collected Company para os turnos do oponente.

Por fim, Return to the Ranks é impressionante nessa versão, onde é a nossa proteção contra as remoções que o oponente pode utilizar, pois reaproveita as nossas criaturas destruídas e as que estão em jogo para também iniciar o combo com apenas uma carta.

Loading icon

Junto do quarto Return to the Ranks, esses são os quatro espaços flexíveis do Abzan Amalia. Eles podem se tornar qualquer card que você necessite para o seu Metagame.

Selfless Savior serve para proteger nossas criaturas contra remoções. Porém, muitos jogadores o utilizam também para dar Indestrutível para Wildgrowth Walker durante o combo, iniciando assim um looping infinito, pois Amalia não destruirá o elemental com sua habilidade, cujo desencadeamento é obrigatório.

Caso nenhum dos jogadores tenha algum meio de interagir ou responder, essa combinação força um empate. Já existem casos de jogadores utilizando dessa mecânica de maneiras pouco agradáveis em torneios on-line ou na ranqueada do Magic Arena para forçar empates em jogos onde eles perderiam por alguma razão, um ato prejudicial para a saúde do formato.

Dina, Soul Steeper possibilita causar dano letal sem a necessidade de atacar com Amalia Benavides Aguirre, além de interagir com os diversos triggers de ganho de vida do deck. Sua inclusão ao invés de Vito, Thorn of the Dusk Rose se deve ao fato de podermos adicioná-la ao combo com Return to the Ranks.

Extraction Specialist é outra recursão relevante e um card excelente contra decks mais justos ou mais agressivos.

Sideboard

Como mencionado acima, o Sideboard do Abzan Amalia é um gigantesco toolbox, isso é, dos 15 cards inclusos nele, 12 são one-ofs tutoráveis com Chord of Calling, permitindo encontrar a peça certa para a situação na partida.

Ad

Loading icon

Um dos cards fora desse molde é Shapers' Sanctuary. O encantamento é uma maneira excelente de forçar card advantage com as remoções do nosso oponente, incluso aquelas provenientes de habilidades, como as de Mayhem Devil.

Loading icon

Aetherflux Reservoir funciona como uma cópia extra de Dina, Soul Steeper, só que mais resiliente nas partidas contra remoções. Ela também funciona em partidas onde fechamos um looping infinito, pois nos permite responder aos triggers para causar dano letal ao oponente.

Loading icon

Para interação de cemitério, Remorseful Cleric possibilita uma ativação imediata contra tudo o que o oponente tiver - essencial para lidar com Return to the Ranks e múltiplas cópias de Arclight Phoenix.

Scavenging Ooze é outra boa opção anti-aggro enquanto cresce de maneira considerável contra outros decks baseados em cemitério.

Loading icon

Na categoria de "hate", temos Drannith Magistrate para lidar com o combo de Quintorius Kand. Archon of Emeria também funciona contra ele enquanto é relevante em outras partidas, como Lotus Combo e Izzet Phoenix.

Reidane, God of the Worthy funciona bem contra Control e Big Mana, e pode se juntar com Yasharn, Implacable Earth contra o Rakdos Sacrifice.

Loading icon

Voice of Resurgence é decente nas partidas contra remoções e listas que buscam jogar no turno do oponente. Ela também pune as interações em Instant-Speed contra o nosso combo.

Guardian of Faith é nossa proteção contra sweepers, em especial Farewell e outros que exilam cards ao invés de destruir eles.

Haywire Mite é uma resposta genérica contra encantamentos e artefatos e também funciona como um ganho de vida extra para iniciar o combo.

Skyclave Apparition é outra interação de mesa, capaz de lidar com peças de hate eficientes, ou segurar o clock do oponente.

Deep-Cavern Bat é um descarte condicional na forma de criatura, suficientemente abrangente para lidar com remoções enquanto oferece a informação necessária para proceder com seu plano de jogo.

Guia de Sideboard

Izzet Phoenix

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Rakdos Midrange

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Ad

Boros Convoke

Sem alterações. Essa partida é um pesadelo para o Boros Convoke, se eles não iniciarem a partida com uma mão de vitória no terceiro turno.

Nada no sideboard justifica substituições para essa partida.

Four-Color Quintorius

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Rakdos Sacrifice

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Abzan Amalia

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Abzan Amalia é o próximo combo quebrado do Pioneer?

Talvez.

Nas mídias sociais, já temos afirmações de como este arquétipo é o novo Naya Winota ou, ainda pior, que ele é o novo Hogaak. Essas postagens geram muito barulho, mas atrapalham um debate racional sobre o tema.

O Amalia Combo possui alguns elementos comparáveis com outros decks opressores que já passaram no Pioneer:

  • Ele é rápido, capaz de ganhar tão cedo quanto no terceiro turno.

  • Ele é resiliente e apresenta diversas abordagens distintas de como finalizar seu plano de jogo, dos quais dificultam a interação.

  • Ele é um híbrido de combo com outro macro-arquétipo, e esses possuem um histórico de serem problemáticos no Magic competitivo.

  • Ele também passa no teste de Falso Tempo. Ou seja, a partir de um determinado turno, o oponente deixa de fazer as jogadas mais proativas e otimizadas para respeitar a possibilidade do combo ser fechado no fim do turno.

    Por outro lado, ele apresenta algumas falhas, sendo a principal dela o fato de mais de um terço da sua lista ser composta por cards ruins quando isolados.

    Loading icon

    Enquanto cada um deles possuem suas próprias qualidades, essas criaturas fazem muito pouco isoladamente para justificar seu uso sem um payoff decente, e o único payoff na versão atual é Amalia Benavides Aguirre.

    Comparemos o Amalia Combo com o Naya Winota:

    Loading icon

    Loading icon

    Ambos possuíam uma dúzia de peças cujo objetivo era habilitar a principal peça da lista. No entanto, o Naya Winota possuía a qualidade de conseguir jogar o Magic justo com peças eficientes. Uma curva de Llanowar Elves com Fable of the Mirror-Breaker para Esika's Chariot e Tovolar's Huntmaster lhe dava muita resiliência enquanto garantia que, caso Winota, Joiner of Forces entrasse em jogo, a partida estaria por um fio de acabar.

    O Amalia Combo, na sua versão atual, carece disso: sem Amalia, você tem uma dúzia de 1/1 e 2/2 que oferecem pouca ou nenhuma pressão se não estiverem em uma mesa vazia. Isso faz com que, enquanto o combo seja muito resiliente e tenha múltiplos meios de ser executado, ele tenha um topdeck frágil contra muita interação.

    Ad

    Loading icon

    O problema é que esse também era uma fraqueza inerente do Geoform, e não impediu o banimento de Geological Appraiser. O Amalia Combo também requer menos concessões de deckbuilding, além de punir os Aggros, como o Boros Convoke e o Mono White Humans, por não interagirem com a proposta do combo, além de segurar muito bem a race por conta do ganho de vida.

    Outro problema comum e perceptível durante minhas partidas com ele é o quanto jogadores usam o sideboard errado.

    Loading icon

    Não são raros os jogos onde meu oponente inclui hate de cemitério contra o Amalia Combo no pós-sideboard para lidar com Return to the Ranks. Cards como Rest in Peace, Leyline of the Void e até Hidetsugu Consumes All são muito ineficientes contra o deck porque conseguimos jogar bem em torno deles, e ainda podemos retirar o feitiço no Game 3 para incluir outras ameaças e/ou peças difíceis de resolver.

    O mesmo problema se aplica com determinadas remoções. Sim, Temporary Lockdown lida com a mesa inteira, mas podemos sempre buscar um Haywire Mite e/ou Skyclave Apparition - e caso o jogador de Amalia destrua Temporary Lockdown, todos os triggers de ETB vão desencadear, possibilitando até um combo-kill em um momento inoportuno para o oponente.

    Como sidear contra o Abzan Amalia Combo?

    Então, quais peças devem ser direcionadas para a partida contra o Amalia? Há três categorias de cards mais funcionais contra esse combo.

    Efeitos de Extração

    Loading icon

    Mesmo nos jogos pós-sideboard, o cerne dessa estratégia é Amalia Benavides Aguirre. Retire-a do deck do oponente, e ele ficará preso com 1/3 de cartas ineficientes e uma simulação de toolbox cuja versatilidade atual não lhes permite jogar o "Magic justo" melhor do que outras estratégias mais dedicadas.

    Invalide o combo

    Loading icon

    Apesar de ter os meios para responder ao hate, o Amalia Combo requer meios de ganhar vida para iniciar o looping. Logo, cards como Knight of Dusk's Shadow e Rampaging Ferocidon são opções viáveis para punir o combo.

    Outra opção é a de anular o trigger de Amalia Benavides Aguirre com Tishana's Tidebinder, transformando-a em um 2/2 sem habilidades para forçar o oponente a encontrar outra cópia dela para performar o combo.

    Interação barata

    Loading icon

    Um dos problemas do deck hoje é a possibilidade de fechar o looping em Instant-Speed com Chord of Calling e Collected Company, e a maneira como isso força a manter a mana aberta para uma remoção.

    Já que somos obrigados a jogar sob essas circunstâncias, melhor que façamos isso pelo menor custo possível. Há uma abundância de remoções de uma mana para termos no maindeck e no Sideboard se o Abzan Amalia crescer demais. Dentre elas, destaco Ray of Enfeeblement como um meio de passar por cima de Selfless Savior.

    Ad

    O Abzan Amalia será banido?

    É cedo demais para afirmarmos isso, ou afirmarmos que o novo combo é realmente quebrado. Ele teve uma semana boa, com uma alta representação nos torneios competitivos, um padrão que vimos também com outras estratégias, como o Boros Convoke - esse também chamado de "novo Hogaak" durante algumas semanas.

    Loading icon

    Agora que ele está no radar, o Abzan Amalia enfrentará hates mais dedicados dos oponentes ao invés de se aproveitar de uma possível brecha no Metagame. As próximas semanas serão, portanto, cruciais para definir seu futuro e seu potencial de adaptação ao ambiente competitivo.

    Conclusão

    Isso é tudo por hoje.

    Em caso de dúvidas, ou sugestões, fique à vontade para deixar um comentário!

    Obrigado pela leitura!