Magic: the Gathering

Deck Guide

Reporte Chocotone Dimir Control Pauper: Sideboard Guide

, updated , Comment regular icon0 comments

O jogador de MTGO Chocotone aqui na escrita trazendo um relato de como foi a campanha no pauper series 1.04

Edit Article

Não tive muita dúvida na escolha do deck. O Dimir Control é um arquétipo que eu já estava acostumado a pilotar no IRL, e na verdade, minha "única" opção. Devido a pandemia, criei uma conta no mol a passei a jogar online. Fiz uns testes com minha opção número 1 no IRL - o Tortex, que mostrou-se pouco efetiva, pois, a quantidade de jogadas por turno que o deck exige, aliada a minha baixa experiência com a interface do programa, me trouxe muitas punições em termos de relógio. por isso optei pela meu deck "competitivo" número 2 no IRL: Dimir Control.

Ad

Loading icon

Rodada 1 x Wdf - Burn

A match é favorável. Esse é um dos motivos que me faz investir no UB e não no MBC ou mesmo no Rakdos, pois levam porrada pra burn. Obviamente que o primeiro game é sempre mais difícil, por não ter side e nem saber concretamente qual o deck do oponente. O Burn exige respostas rápidas e mulligan agressivo muitas vezes.

Game 1 - Como eu já desconfiava fortemente do deck dele, não quis manter a mão inicial,pois ela estava com poucas respostas. O mulligan a 6 não veio muito melhor: 2 ilhas, 1 Bojuka Bog, 1 Mulldrifter, 2 Ratos Chiadores, mas sem removal pra Thermo-Alchemist/Ghitu Lavarunner. Decidi manter a mão na esperança de comprar o segundo terreno preto e atrasar o jogo com Chittering Rats. Fui queimado rapidamente com burns iniciais, seguido de Ghitu Lavarunner e Thermo-Alchemist. Eu estava sem respostas, tentando cavar algo com preordain, não tive a mínima chance, em resumo – fogo no parquinho.

No Game 2 a história é outra. A partir daí sabemos que o mulligan pode ser necessário mesmo com aquela mão curvada, porém sem respostas para burn. O side faz toda a diferença, muito mais o meu do que o do burn. Geralmente nessa match entro com: 3 blue elemental blast, 2 Spell pierce, e recoil;

Loading icon

Dou sideout nas piores remoções contra burn e no Reaping the Graves, pois também é carta morta.

Loading icon

Game 2 - Abro uma mão okay, com Blue Elemental Blast, Mulldrifter pra card advantage, Cast Down e 4 lands. Oponente abre muito bem com burns inicias e 2 Ghitu Lavarunner. Eu contenho os Ghitus, uso Blue Elemental Blast, Counterspell, Spell Pierce, desço Chittering Rats e mesmo assim consigo estabilizar somente com 4 de vida e só com Spell Pierce e Dispel pra counterar. Na mesa, um chiador e um Sea Gate Oracle impondo o clock. 2 turnos se passam, oponente não faz nada, provavelmente deve ter comprado land. Ele concedeu com 9 de vida, achei estranho, mas okay.

Game 3: Mão inicial só com criaturas, faço mulligan para 6 cartas mantendo Blue Elemental Blast, Cast Down, Exclude, Mulldrifter e 2 lands. Oponente sai de mana ''raio'', como de costume, eu compro bem uma Radiant Fountain,no turno 2 faz uma Curse of the Pierced Heart que toma Blue Elemental Blast, e eu rasgo comprando uma bounce land pra fazer na radiant, garantindo mais sobrevida. Sea Gate Oracle entra achando a segunda Blue Elemental Blast. No turno seguinte ele se desfaz de 2 cartas pra dar Searing Blaze na minha criatura e fica tapado. Na volta eu consigo evocar Mulldrifter e fazer Ghostly Flicker em Mulldrifter + Radiant Fountain. Fico com 7 cartas na mão, bastante recurso e 13 de vida. Oponente só com 1 carta na mão. Ele concede. Comprei muito bem nesse jogo, radiant fountain + bounce land e Blue Elemental Blast salvaram absurdo.

Ad

Rodada 2 x Raphaelmagic – Izzet skred

Considero a match um pouco favorável para Ub control, sobretudo no game 1 quando Pyroblast não está presente. O perigo é não controlar a bola de neve inicial de fadas e ninjas. Enfim, todos sabemos como acontece.

Game 1 Abro com 1 land, faço mulligan a 6, acho lands, removal e Archaeomancer. O oponente começa abrindo bem com Augur of Bolas. Ele perde drop land no t3, e fica assim por um bom tempo, de forma que as criaturas iniciais dele ficaram desprotegidas dos meus removals. Ele se mantém em 3 lands, e eu descendo cartas de custo alto que geram valor, como Sea Gate Oracle, Chittering Rats e Bonder's Ornament para escapar da curva da Spellstutter. Com ele sem terrenos para anular e colocar pressão ao mesmo tempo, eu fico tranquilo de controlar o jogo.

Game 2: novamente faço mulligan a 6 e devido a uma única land. Consigo achar uma mão com 3 removals, bounce e life lands. Ele novamente sai de Augur of Bolas, na primeira chance eu casto removal pra evitar tomar ninja. Dou sorte de comprar cartas como Chittering Rats e Sea Gate Oracle. Começo a tentar castar essas para gerar valor ou fazer ele gastar counters e futuramente poder descer Mulldrifter sem tomar anulas. Dou prioridade para Sea Gate Oracle no momento em que a montanha se tapa para fugir das Blue Elemental Blast. Ele consegue anular algumas criaturas, fazer fadas e ninja. Fada e ninja na mesa, 2 azuis em pé. Nesse momento eu tenho 7 na mão e bastante land em campo, no passe consigo castar um Recoil para subir uma ilha do oponente - evitando qualquer counter dele - e casto Evincar's Justice no meu turno, limpando o board do oponente, mantendo meu Sea Gate Oracle em campo. O jogo fica mais favorável pro meu lado, consigo castar mágicas como Stormbound Geist e consigo impedir dos ninjas baterem mais de uma vez. O jogo se encerra com meu Stormbound Geist e Sea Gate Oracle batendo e Evincar's Justice

levando o oponente a zero.

RODADA 3 x SHADOWHUNTER – TRON

Tron é uma das piores matchs para esse meu Dimir groselhão. Oponente comba mais, gera mais terreno e faz Ghostly Flicker com loopings muito fácil. Porém, após o banimento de Expedition Map, a partida está um pouco "menos pior". A trinca nem sempre vem de mão beijada. Enfim, respiro fundo e vou. Venço no dado, abro com 3 terrenos, um deles Bojuka Bog, Mulldrifter, Sea Gate Oracle e Thorn of the Black Rose. Mão boa. Quem sabe Odin estaria do meu lado. Oponente abre de lifeland UG, seguido de caverna e Thriving Isle - amém senhor. Consigo fazer Sea Gate Oracle na 3 e Thorn of the Black Rose no turno 4. Compro Archaeomancer e logo casto turno 5. Com Mystical Teachings na mão e oponente ainda procurando a trinca, penso logo em tutorar Ghostly Flicker pra usar no Bojuka Bog e travar o cemitério, ao mesmo tempo que consigo bater 3 todo turno, pondo um mínimo de pressão. Chega la pro turno 8-9 oponente finalmente consegue achar a trinca, porém eu consigo juntar 2 counters na mão, Ghostly Flicker, Bojuka Bog, Archaeomancer e 3 bichinhos batendo todo turno. Ele concede com 6 cartas na mão e a 13 de vida, nao entendi muito bem, mas ok.

Ad

Coloco mais 2 counter, 1 Stormbound Geist e Relic e tiro as remoções como Peso Morto que fica literalmente morto nessa partida e Suffocating Fumes.

In:

Loading icon

out:

Loading icon

Game 2 abro relativamente bem, com 2 Bojukas Bog na mão inicial, Sea Gate Oracle, Chittering Rats, Recoil e Island. Chittering Rats entra o turno 3, e Thorn of the Black Rose entra novamente no turno 4, oponente consegue achar a trinca com impulse no turno 5. Consigo montar uma board com Sea Gate Oracle, Thorn of the Black Rose e Chittering Rats. Meu segundo Bojuka Bog entrou gostoso exilando cerca de 5 mágicas. no turno 6 o meu oponente se tapa pra castar Ulamog's Crusher que é facilmente contornado com Diabolic Edict no passe. No meu turno acho relíquia que entra ajudando a lidar com o combo. Após 2 turnos colocando pressão, oponente responde conseguindo castar 2 Mnemonic Wall e tentando combar com Ghostly Flicker e Ephemerate. Precisei estourar a relíquia e iniciou-se a batalha de counters. Consigo sair vitorioso com Prohibit, Cast Down e Recoil em resposta ao Ghostly Flicker. Finalmente no meu turno compro o meu Ghostly Flicker. Após bater com Mulldrifter e outras criaturas, novamente exilo o cemitério do oponente e compro 2 cartas blinkando o peixe e bojuka. Oponente concedeu.

Dei bastante sorte, abri muito bem, com as cartas certas, e oponente abriu devagar no game 1. Normalmente é difícil, pois minha lista leva bastante remoções que não fazem muita coisa contra TRON. Nesse momento estava 3-0, ansioso pro próximo jogo para garantir 4-0 e praticamente entrar no Top 8.

Rodada 4 x Hiro Taquara Jeskai-Ephemerate

Trata-se de uma match acirrada. Quem compra mais/comba mais rápido acaba vencendo. Ambos mantiveram as 7 cartas iniciais. Abro a mão inicial com o Thorn of the Black Rose, que fica como meta de jogo conseguir fazer para vencer no card advantage. Me tapo para lidar com um Lone Missionary dele. Ele aproveita o gap e faz Bonder's Ornament se tapando também. Na volta, no meu turno, o monarca entra gerando draw todo turno, sem precisar gastar terreno, em comparação ao Bonder's Ornament. Apesar do artefato na mesa, o oponente perde o drop 4 e 5 de land. Aproveito o perrengue e desço Chittering Rats dando time walk. Com Thorn of the Black Rose, mais terrenos e respondendo qualquer reação, ficou tranquilo levar o game 1.

Game 2- Eu realmente não me lembro o que subi de side. Provavelmente 1 Stormbound Geist, 1 Mulldrifter e talvez Spell Pierce pra pegar Bonder's Ornament nos turnos iniciais.

Novamente mantivemos as 7 cartas iniciais, abro uma mão lenta, mas oponente também não abriu lá aquelas coisas. Ele perde drop land o turno 3, mas logo se recupera. Ele se mantém com 4 terrenos por um bom tempo, com pouca mana pra resposta, meu mulldrifter entra hardcast, assim como Stormbound Geist. Assim que o board dele fica mais tranquilo, lido com 2 Thraben Inspector dele jogando Cast Down na cara. Enfim, consigo fazer o monarca sem medo de ter a coroa roubada.

Ad

Os turnos seguem comigo na vantagem em board e monarca. Ele acha os Kors e Omen of the Dead, combando kor infinito do cemitério. Todavia, nesse momento, eu já estava com pouco de vida, tomando surra de rato e peixe. A corrida contra o tempo ficou tranquila de lidar, uma vez que ele tinha um looping de kor + omen, mas poucas manas para poder se defender a tempo. Enfim venci. Os dois jogos não foram acirrados, a zicada dele no game 1 e no game 2 me favoreceram muito.

Rodada 5 x Raveger.pe - Orzhov Pestilence

Contra meu parceiro de time José Arrieta (ou Perilinhos para os íntimos), até

pensamos em dar id, mas as regras do torneio não permitiam. Enfim, a match é favorável para Dimir Control. Naturalmente o Dimir consegue compra mais cartas e tem respostas pras artimanhas do Golgari: sacrifício para Guardian of the Guildpact, counter para Evincar's Justice ou pestilência. Recoil ajuda muito, seja voltando uma bounce land ou uma pestilência/Guardian of the Guildpact para mão.

Game 1 – ambos mantemos a com 7 cartas, Thorn of the Black Rose, Dispel e Cast Down na mão inicial. Oponente abre lento fazendo Cruzamentos de Kabira seguido de 2 bounces. Dando tempo de eu cavar e fazer um Counterspell para oBonder's Ornament e um Exclude para o monarca. Ele faz 2 talismãs que não me trazem muitos problemas com o jogo controlado. Eu consigo fazer meu monarca e começo a comprar infinitamente. Ele não compra mais Bonder's Ornament, único guardião do jogo toma Diabolic Edict, e fica sem cartas na mão. Eu faço Chittering Rats com Archaeomancer e Ghostly Flicker, além de Mulldrifter e agrido rapidamente. GG.

Game 2 :Side- Subo o 4o Mulldrifter, Stormbound Geist, Spell Pierce pra Bonder's Ornament.

Loading icon

Tiro removals como peso morto e Suffocating Fumes.

Loading icon

Game 2: Abro mão boa, 3 manas, Mulldrifter, Sea Gate Oracle, Cast Down e Preodain. Turnos iniciais o Zé faz Castigate tirando um Chittering Rats. Faço Sea Gate Oracle , acho o Monarca. O oponente consegue castar Bonder's Ornament, Guardião do Pacto das Guildas e Pestilência. Nesse momento a situação estava complicada. Porém, no turno dele, ele faz terreno, Bonder's Ornament e Édito de Chainer; ficando com zero cartas na mão. Recoil entra na pestilência mandando ela pro cemitério. Desço Stormbound Geist pra vencer a race do Guardião do Pacto das Guildas. Consigo comprar um Diabolic Edict, mandando o Guardião do Pacto das Guildas pra vala e fazendo monarca pra manter o gás. Com a board estabilizada e batendo, o meu oponente tenta cavar resposta comprando com 2 bonders. Ele acha 1 Justiça do Evincar que deixa somente o Stormbound Geist, mas fica com pouca de vida. Stormbound Geist batendo e counter de backup encerra o jogo. o jogo foi bom, ninguém zicou, 2 jogos bem jogados. GG.

Rodada 6 x Clamego - Izzet Faeries

Abro uma mão boa, com 2 remoções, 4 lands – 2 bounce-, 1 Mystical Teachings. mantenho a mão. Eu começo, faço tap land pra ter removal no turno 2. Ele abre de Faerie Seer. No meu turno faço Echoing Decay pra não tomar Spellstutter Sprite ou Ninja of the Deep Hours e evitar o efeito bola de neve das fadas. Turnos seguintes, o oponente não faz nada e compro lands, faço um Mystical Teachings pegando uma spell para evitar principalmente o Augur of Bolas. Nos turnos seguintes segue sem emoções, eu comprando lands, oponente passando. Aproveito para fazer Mystical teachings para Mystical Teachings e encher a mão. Na primeira oportunidade tento castar Mulldrifter que estranhamente entra, mas toma removal. O jogo segue parado. Um Sea Gate Oracle meu entra e bate 1 durante uns 10 turnos. Eu com 7 na mão, recheado de counters e removals esperando oponente tentar algo, chego até a ter de descartar cartas. Eventualmente um Chittering Rats entra pra ajudar no clock. Chega um turno em que ele tenta fazer um Ninja of the Deep Hours pagando o custo total de mana e ocorre uma batalha de counters na minha tentativa de anular o ninja, na qual sai vencedor. Ele zera a mão e eu ainda com algumas respostas e 2 bichos batendo, GG.

Ad

No side, removi os monarcas com toda certeza.

Loading icon

Side in geist e Mulldrifter.

Loading icon

Game 2 ele abre bem, Mana e Vidente Fada, Áugure de Nicol Bolas no turno 2, e outro Áugure de Nicol Bolas no turno 3, Ninja das Horas Tardias no Áugure de Nicol Bolas. Eu tento contornar as criaturas, mas acabou não sobrando a remoção para o Ninja das Horas Tardias, além de perder drop 3 de land. Quando acho remoção pro ninja, ele volta de Stormbound Geist e minha a minha vida já está na metade. Ele oprime com outro Áugure de Nicol Bolas + Ninja das Horas Tardias, eu tento descer blocks para o ninja, mas sempre tomava counter ou removal. GG.

G3 Abro mão com lands, mas sem remoções .Faço mulligan para achar as remoções, pois ter conter no início do jogo do fadas é fundamental. Consigo achar uma mão com peso morto, Stormbound Geist, Chittering Rats e manas. Ele abre bem com Áugure de Nicol Bolas nos turnos 2 e 3, enquanto eu estou fazendo bounce lands. Eu consigo castar Sea Gate Oracle e Chittering Rats, fugindo do alcance das Sílfide Magioclasta. As remoções dele tiram todos os meus blocks e eventualmente ele encaixa o ninja. Consigo lidar com o ninja após uma disputa de counters. Com um espaço pra respirar, ele me permite fazer um flashback do Mystical Teachings buscando Reaping the Graves: trouxe de volta Chittering Rats , Sea Gate Oracle e 2 Mulldrifters. Sem muita pressão em campo por parte do oponente, somente 2 Áugure de Nicol Bolas, eu monto meu board e controlo o jogo com o card advantage que as criaturas castadas me conferem. O oponente comprou um tanto mal. Percebi que ele não perdeu nenhum drop land, ou seja, no turno 6 ele tinha 6 manas em campo por exemplo, o que para um deck tempo é praticamente floodar. Provavelmente isso fez a diferença pra eu ter levado partida.

TOP 8 - Quartas de final x Fagner - Red Deck Win

No Game 1 ele ganha no dado, abre muito rápido enquanto eu faço mulligan a 5. Eu floodo de

lands e compro um Reaping the Graves que não me serve de nada. Turno 4 eu estava na UTI, turno 5 caixão.

Game 2 Subo Typhoid Rats que bloqueia bem e entra rápido e Blue Elemental Blast. Keepo a 7 enquanto ele muliga a 5. Mão inicial com removal, Typhoid Rats, Blue Elemental e Mulldriter. Controlo a mesa com facilidade e eventualmente faço Mulldrifter+ Undying evil pra refazer a mão e bater, gg.

G3 - Mão inicial com 3 Evincar's Justice, somente 2 lands, nenhuma delas bounce, 1 counterspell e somente 1 Blue Elemental Blast para conter agressão inicial.Faço mulligan achando uma mão com cartas pretas e terrenos azuis. Vou a 5 mantendo 1 Bojuka Bog, 1 ilha, 1 Typhoid Rats, Evincar's Justice e Blue Elemental Blast. Na bacia das almas, contando que teria lands no topo pra castar Evincar eventualmente. Ele não faz Burning Tree Emissary na 2, então Blue Elemental Blast serviu de remoção para o Cohort inicial não causar dano. T3 ele apresenta Burning Tree e casta raio na minha cara. Eu volto de Typhoid Rats dando graças a Deus que o raio foi na cara, assim garanto um bloqueador. Ele aproveita que estou com todos os meus terrenos virados e faz Goblin Bushwhacker e 4 Granada Goblin, me deixando com 6 de vida. Mas ficou somente com 1 Goblin 1/1 na mesa e 1 carta na mão. Eu estava com 2 Mulldrifter e 1 Evincar's Justice na mão e somente 3 manas em campo. No meu turno compro Echoing Decay e logo faço pra limpar o campo e escapar de granada goblin. Ele passa sem castar nada. Na volta, evoquei mulldrifter para achar removals, mas não acho lands. Ele volta colocando 2 goblins em campo que consigo lidar com Diabolic Edict e Blue Elemental Blast, mas ainda estou zicado com poucas lands. Ele não compra mais bichos e passa. Eu faço Chittering Rats pra dar aquele time walk maroto. Compro um Preordain que acha Fonte Radiante e Blue Elemental Blast para um eventual burn. Começo a comprar manas pra castar mulldrifter e enfim controlo o jogo. Foi na bacia das almas, passei vários turnos tapado a 6 de vida, sem respostas para Granada Goblin, Fireblast, Raio , etc. Dei azar de ter feito mulligan a 5 e zicado, mas dei sorte que o oponente não comprou as cartas que precisava.

Ad

Semi final x ShadowHunter (Tron)

O que eu mais temia aconteceu. Enfrentar tron novamente no Top 8.

Game 1 - Faço mulligan para 5 cartas por falta de terrenos. Ele fecha os terrenos de Urza no turno 4, logo comba de Dinrova Horror + Mnemonic Wall. Eu respondo o que consigo, mesmo sabendo que seria insuficiente frente a um combo de cemitério tão forte, mas fiz mesmo assim para queimar o clock do oponente, e posso dizer que consegui.

Game 2 - O meu oponente começa com 14 minutos de relógio. Faço mulligan para 6 cartas, mas abro de relíquia. Ele baixa três 3 terrenos, mas nenhuma delas do terreno de Urza. O primeiro Impulse é anulado por Spell Pierce. Encaixo 2 Chittering Rats que atrasou bem, seguido de monarca e CounterSpell de backup. Ele trinca turno 6 e faz um mulldrifter, mas já estava respirando por aparelhos, GG.

Game 3 : Fomos pro g3 com 9 minutos dele. A ideia era vencer no clock.

Acho uma mão inicial boa. Relíquia e spell pierce no Prophetic Prism brilharam para atrasar o oponente. No turno 6 ele faz Mystical Teachings para Crop Rotation a fim de completar os terrenos de Urza. Milagrosamente eu ativo Bonder's Ornament e cavo um Prohibit no crop rotation. Como dizem por aí, a melhor tech é o top deck. Isso fez com que ele só conseguisse completar o set turno 11. Com 2 minutos de relógio e com 5 de vida, ele encaixa barreira com Dinrova Horror + Ghostly Flicker, porém eu tinha mana, cartas na mão e board o suficiente pra fazer ele gastar bastante tempo tentando contornar minhas respostas. Ganhei no clock.

Final x Raveger - BW pestilence

Como muito gente acompanhou, o jogo foi bastante técnico. no game 1 abro uma mão excelente. Consigo fazer Mulldrifter + Undying Evil no turno 4. Ele não acha nenhum Bonder's Ornament , mas faz 2 Guardião do Pacto das Guildas que são contornados com 1 único Chainer's Edict. Eu compro mais Mulldrifter e Chittering Rats e o jogo se encerra.

Game 2 - Faço mulligan para 5 cartas sabendo que seria difícil. Adoto a ideia de jogar rápido e vencer no clock, pois o game 3 dificilmente terminaria. Oponente usa todos os descartes possíveis para tirar meus counters. Faz Pristine Talisman e

e Bonder's Ornament sem muitos problemas. Consigo comprar o monarca, mas cometo uma missplay de “flickar” no momento errado minhas criaturas para salvar da pestilência, e as perco mesmo assim. Maldito MTGO, maldita interface. O jogo se estende. O oponente rouba o monarca ,mas eu controlo suas criaturas. A ideia se torna jogar rápido e talvez fazê-lo perder pra mill. Com 10 cartas no deck, ele cava uma última pestilência com guardião e consegue finalizar, porém consigo contornar o relógio, indo para o game 3 com 10 minutos contra 8 minutos no relógio dele.

O Game 3 se estendeu como previsto.fiz monarca, ele fez 2 Bonder's Ornament e Pristine Talisman. Único momento que ele colocou perigo foi descer uma pestilência, que eu contornei matando meu próprio bicho. Ele chegou a roubar o monarca, o que foi bom, pois com 3 Pristine Talisman na mesa e 40 de vida eu não ganharia batendo e eu poderia perder por mill. Desci criaturas, mas não ataquei; pois pegar o monarca significaria morrer de mill. O tempo todo fiquei com pelo menos 1 min de clock na frente e cavando respostas para os

Ad

perigos (Evincar's Justice, pestilência, Guardian of the Guildpact) e o resultado foi positivo, ganhei no clock com cerca de 1 minuto na frente.

Conclusão

É isso pessoal. Foi assim que com essa lista rocambolesco de Dimir Control, eu consegui 9-0 no Pauper Series 1.04 me consagrando campeão. Nunca tinha escrito um report antes, então espero tenha sido minimamente interessante a leitura. Agradeço a equipe da Cards Realm pelo ótimo torneio e oportunidade do report, e a divertida equipe de narração: Gonzales, Ari e Capivara, que estão sempre entretendo a galera e fortalecendo o formato.

Abraço a todos e bora jogar o series 1.05!!!