Magic: the Gathering

Deck Guide

Um guia para jogar com Eldrazi Tron Modern

, Comment regular icon1 comments

Mateus Fernandes é o mais novo classificado para o Strixhaven Championship. Ele fez isso com o deck que acredita ser um dos melhores do Modern.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Salve, amigos!

Meu nome é Mateus, sou Grinder e Streamer de Magic Online. Recentemente venci o Super Qualifer Modern me classificando para Strixhaven Championship e hoje finalmente vou trazer um guia de Sideboard contra as principais matchs do formato do deck que carrego comigo desde 2017, com mais de 7000 partidas jogadas, meu querido Eldrazi Tron.

Loading icon

Durante esses anos jogando com o deck percebi que o Eldrazi Tron nunca recebeu o devido respeito, pois ouvia muitos jogadores com opiniões negativas sobre o mesmo, considerando um deck "desajeitado" ou "ruim", denominando-o como um “Bad Tron”, mas, estes jogadores interpretam mal o desempenho do Eldrazi Tron no Metagame Modern desde a sua criação até o atual momento. O deck parece ser tão simples, mas porque a confusão?

Ad

Loading icon

As três peças do Tron são com certeza a parte mais poderosa do deck, e sempre serão. Quando você faz Tron turno 3, geralmente é difícil para qualquer oponente acompanhar o ritmo, mas é a partir dessa situação que se interpreta de forma equivocada o Eldrazi Tron. Eu costumo falar que os três terrenos do Tron são um "bônus", e muitos jogadores tem medo de jogos em que o Tron não está ativo. Porém, na realidade, esses jogos serão a maioria e você precisa aceitá-los ou mudar de deck. Em geral, você não deve mulligar agressivamente como o Green Tron faz atrás das peças, porque o Eldrazi Tron pode funcionar perfeitamente sem elas.

Loading icon

Com o Eldrazi Tron, você precisa ser capaz de permanecer vivo durante os primeiros turnos, no qual será um grande desafio em um formato turno 3, como é o Modern. No entanto, existem cartas importantes que dão aquela segurada para você no início do jogo.

Quem me conhece sabe como defendo Warping Wail no maindeck, pois a versatilidade que a carta trás, anulando feitiços importantes e exilando criaturas problemáticas, faz justamente o que você precisa no começo da partida. Juntamente com o Chalice of the Void que desativa decks rápidos e Matter Reshaper que realiza muitas vezes a transição para o midgame, sendo um bloqueador importante gerando algum valor para nós.

Dicas e truques gerais

Apesar do Eldrazi Tron não ser mais um deck novo, sei que muitas pessoas estão começando a jogar com ele recentemente, seja por gostar de variações Tron, ou até por influência assistindo minhas lives.

Então, aqui estão algumas dicas básicas gerais de jogo para vocês se familiarizarem.

Loading icon

• Se na sua mão inicial tiver duas peças de Tron e um Eldrazi Temple, por exemplo, geralmente, coloque primeiro o Templo para ter um possível Thought-Knot Seer turno 2, a menos que você tenha uma “bomba” na sua mão, como Karn, the Great Creator.

• Em algumas situações quando se tem Expedition Map turno 1 e apenas uma peça do Tron, mas ainda tem outros terrenos suficientes para jogar a maioria das mágicas de sua mão, não o sacrifique nos primeiros turnos, pois as vezes a 2° peça do Tron pode vir nos turnos seguintes e o mapa completará a última que faltou.

• Haverá muitas situações no início do jogo que você terá a opção de usar Thought-Knot Seer ou Reality Smasher. Quase sempre se deve castar o Thought-Knot Seer primeiro, pois o "efeito Thoughtseize" em seu oponente é melhor aproveitado no início do jogo, podendo retirar a remoção que teria como alvo o Smasher.

• Tente deixar a Walking Ballista para o late game, mas não fique com medo de fazê-la no turno 2 para matar um dork, pois as vezes esse atraso de mana gerado no oponente que nos proporciona um tempo de encontrar algo mais poderoso no jogo.

Loading icon

Ad

• Não se esqueça de que Karn, the Great Creator com Liquimetal Coating podem transformar suas não-criaturas artefatos em criaturas. Ou seja, podemos transformar Ugin, the Ineffable em uma criatura com um corpo 6/6, sendo bem relevante em certos casos.

• E pra finalizar, duas dicas importantes contra Burn. Pode ser mais impactante colocar o Chalice of the Void pós side para X=2 em vez de X=1, porque os jogadores de Burn tentam keepar mãos fugindo do Chalice para X=1 ou muitas vezes já veem com Smash to Smithereens na mão. Mas não esqueça de que se você usar o Chalice para 2, não poderá fazer posteriormente outro para 1, já que ele será anulado. Outra dica, se você tem bastante terrenos na sua mão inicial para usar suas mágicas, é aconselhável não colocar Expedition Map em campo no turno 1, pois pode acontecer de não ter oportunidade de buscar a land e ele virar um possível alvo para Smash to Smithereens.

Pronto, dado algumas dicas básicas, vamos para o guia.

Guia de Sideboard

Uma das maiores fraquezas do Eldrazi Tron é a falta de opções disponíveis para o Sideboard, devido a ser um deck totalmente incolor. Porém, com o surgimento de Karn, the Great Creator, essa fraqueza foi amenizada, já que passamos a ter acesso ao nosso Sideboard em diversas situações no decorrer das partidas, inclusive no game 1.

GW Heliod

Essa é uma partida bem equilibrada, mas considero levemente favorável para o Eldrazi Tron. O combo de vida infinita não nos afeta, pois temos Ulamog, the Ceaseless Hunger para vencer de outra maneira. Muitas vezes o oponente começa com Arbor Elf, e se você puder removê-lo, faça, pois geralmente nosso oponente mantem mãos arriscadas de dorks, além do fato de corrermos riscos de tomar Collected Company turno 2. Skyclave Apparition costuma ser uma dor de cabeça para nós, então Chalice of the Void não é uma boa carta para se manter. É bom deixar a Pithing Needle no sideboard para pegar com o Karn, the Great Creator. Evite contar com o Tron nessa partida, pois a chance é alta dele vir com Damping Sphere, já que usa várias cópias no Sideboard.

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Eldrazi Tron

O jogo de mirror Eldrazi é muito oscilante. Há várias cartas mortas e a quantidade que você vem com elas no game 1 pode ser decisiva. Geralmente quem fecha o Tron primeiro leva uma imensa vantagem, e o Karn, the Great Creator é o que vence a maioria de jogos, então o proteja da melhor forma possível. Chalice of The Void é uma carta muito ruim na mirror, mas se você tiver um Karn em campo e o oponente não, puxar Chalice do sideboard e fazê-lo para X=4 pode fechar a partida, pois o oponente provavelmente não vai conseguir remover e o Karn dele será anulado. Cuidado em nomear cartas com Sorcerous Spyglass e Pithing Needle, elas podem ter efeito contra você.

IN

Loading icon

Ad

OUT

Loading icon

Jund Death’s Shadow

O Eldrazi Tron nasceu quando o Grixis Shadow’s era Top Tier do formato, mas nos últimos anos, as variações de Shadow foram aumentando e ficando mais fortes. Jund e 4Color não são matchs favoráveis, e com a adição de Lurrus of the Dream-Den ficou ainda mais complicado. Chalice of the Void para X=1 tira uma boa parte das mágicas e ganha tempo, porém pode não ser suficiente, pois eles têm Tarmogoyf e Scourge of the Skyclaves. Por ser um deck popular, foi necessário dedicar um slot no Sideboard contra essas variações. A Tumble Magnet ajuda a travar criaturas problemáticas do oponente sem impedir de atacar com as nossas, como a Ensnaring Bridge faz, o que é bastante interessante, já que em muitas situações você perde para uma única criatura gigante. O Karn, the Great Creator resolvido é um problema para o nosso oponente, pois pode nos dar o que precisamos no momento decisivo do game. Esse side in/out pode variar de acordo com a lista do oponente, mas em geral é assim que faço.

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Burn

Essa match apesar de ser favorável ainda é muito perigosa, já perdi muitas partidas no turno 3. O ideal é manter as mãos com Templos e Eldrazis, caso não tenha Tron. Thought-Knot Seer é excelente na partida. Se curvar Matter Reshaper na 2 ou uma remoção e Thought-Knot Seer na 3, estaremos em um bom caminho. E como dito acima, considere fazer Chalice of the Void para X=2 em vez de X=1. A Radiant Fountain também nos ajuda por zero mana, no qual muitos jogos podem ser vencidos no limite, o que torna esses 2 de vida bem relevantes.

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

UR Blitz

Assim como Burn, nessa partida o Chalice of the Void pode brilhar e ganhar alguns jogos de graça, mas existem cartas bastante problemáticas do outro lado também, como Sprite Dragon e Stormwing Entity. Essas são as criaturas que definem o jogo, então pode parecer estranho manter Dismember em uma partida que o deck do oponente funciona como um “Burn”, porém essas criaturas precisam sair imediatamente ou provavelmente perderemos a partida. Se tiver a oportunidade de matar um Sprite Dragon com Walking Ballista para X=1, faça, geralmente essa é a escolha certa. Contra esses decks mais agressivos vale jogar com 23 terrenos, por isso a saída da Tectonic Edge.

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

UW / Esper Control

Existe algumas variações de UW/Esper, mas hoje a versão predominante é a com mágicas sem Stoneforge Mystic. Baseado nisso, não precisamos de tantas remoções, então geralmente deixo apenas um Dismember por causa da Celestial Colonnade e do Shark Typhoon. Além disso jogamos um jogo mais justo, porque é difícil contar com o Tron, já que o oponente tem Field of Ruin. O Karn, the Great Creator mais uma vez é peça decisiva para nossa vitória, tente forçar mágicas antes de usá-lo para que o oponente gaste seus anulas. Tente também não ficar totalmente vulnerável para um Jace, the Mind Sculptor, pois quando ele permanece no campo por mais de 2 turnos, dificilmente você conseguirá reverter. Por isso é importante de vez em quando segurar um Reality Smasher na mão caso ele curve com o Jace no turno 4.

Ad

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Green Tron

Aqui é briga com irmão mais velho, e isso quer dizer que geralmente levamos a pior. Você precisa vir com uma mão de Tron ou com mãos extremamente agressivas com Templos. Chalice of the Void é uma boa carta que pode garantir alguns jogos ou pelo menos ganhar tempo. Se você estiver no play, Warping Wail pode anular na curva o Sylvan Scrying ou Ancient Stirrings e atrapalhar o Tron cedo do oponente. Karn, the Great Creator é decisivo para garantir vitórias. No geral temos poucas ferramentas no Sideboard para essa partida.

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Titan Amulet

Essa é uma das partidas mais difíceis, e geralmente existem duas versões desse deck, sendo uma com o Karn, the Great Creator que é bem pior para nós. Nossas mãos precisam vir agressivas fechando o Tron rapidamente ou com múltiplos Templos. Chalice of the Void é uma carta boa na partida, pois podemos fazê-lo para X=0 e anular o Summoner’s Pact. Muitos me perguntam se não é melhor Chalice para X=1 parar tirarmos Amulet of Vigor, mas aqui precisamos reduzir as condições de vitória, então tirar as ameaças é a chave para vencermos. Evite deixar Azusa, Lost but Seeking e Dryad of the Ilysian Grove em campo, caso tenha remoção, retire-as. A Pithing Needle tem algumas funções, seja para parar Sakura-Tribe Scout no início do jogo ou para nomear Tolaria West e Slayer’s Stronghold, evitando um Primeval Titan com ímpeto.

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

O Eldrazi Tron nasceu do desejo de atacar um Metagame específico, no qual o Grixis Death's Shadow era o deck a ser batido. Embora tenha conseguido sucesso considerável durante aquela época, o Modern se tornou mais e mais poderoso nos últimos anos e o deck foi perdendo poder. Com a criação de cartas importantes como as de War of the Spark e com os últimos banimentos do Modern, o Eldrazi Tron volta a ter protagonismo, sem precisar atacar um Metagame específico para ter sucesso, passando a ser uma escolha consistente no formato atual. Espero ter ajudado em algumas dúvidas sobre o deck.

Obrigado pela leitura e que os Templos Eldrazi estejam com você!