Magic: the Gathering

Deck Guide

Atacando em Strixhaven: Como Draftar Silverquill

, updated , Comment regular icon0 comments

Hora de aprender algumas lições sobre a escola mais agressiva de Strixhaven!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Saudações galera,

Após três semanas no novo formato, já temos um amadurecimento do metagame do Draft. Quando criadores de conteúdo exaltam a cor azul e as escolas Quandrix e Prismari, naturalmente essas cartas são mais priorizadas, por conseguinte mais escassas.

Como enfatizamos em nosso GUIA COMPLETOlink outside website, qual a melhor escola em Strixhaven? A que estiver mais aberta.

Então, se azul está superestimado, hora de partir para os decks agressivos brancos que conseguem punir esses decks com eficiência - principalmente Silverquill. No artigo de hoje vamos apresentar as cartas chave e algumas dicas para construção do arquétipo.

Ad

Lembrando que o metagame é algo que sempre evolui: se decks brancos se tornarem “o novo meta”, Witherbloom se torna uma escolha melhor - ganho de vida incidental, remoções eficientes, criaturas maiores. E por sua vez, Witherbloom perde pra Quandrix/Prismari, fechando o ciclo “pedra-papel-tesoura”. Em última instância, o melhor deck possível sempre depende da sua mesa e do que estiver aberto nela.

Tenha um plano

Um dos pontos centrais ao se jogar de Aggro é responder a questão: “como vou ganhar o jogo?

Em Kaldheim era possível contar com algumas cópias de Equipamento/Runa que transformavam qualquer criatura em ameaça. Aqui não temos esse luxo, as “melhorias” de criaturas são feitiços de uso único que colocam marcadores. Assim como depois de um certo ponto fica difícil atacar no chão já que os decks azuis têm acesso a várias criaturas gigantes via Elemental Summoning e Fractal Summoning.

A solução? Empurrar o máximo de dano possível no começo do jogo e finalizar com criaturas voadoras - atenção porque ambos os pontos são igualmente importantes. Se você não causa dano no começo, é fácil ganhar dos seus voadores na corrida.

A curva de criaturas

1-drops

Unwilling Ingredient e Star Pupil são grandes ciladas, se tornam irrelevantes rápido demais.

Clever Lumimancer exige uma build mais específica; fraca num deck “normal” mas pode ser bem poderosa quando em múltiplas ou construída ao redor.

Eyetwitch brilha muito: empurra dano cedo, quando recebe marcadores se torna uma ameaça real, e se substitui ao morrer. A melhor opção.

2-drops

Killian, Ink Duelist é tão forte quanto esperávamos, se não mais. Junto com Professor of Symbology está entre as quatro melhores incomuns da edição em geral - além de Igneous Inspiration e Rootha, Mercurial Artist.

No segundo tier colocaria outras duas incomuns, Thuderous Orator e Silverquill Apprentice. Qual é maior prioridade depende da composição exata do seu deck, quantas habilidades Orator pode ganhar, e quantas instantâneas para melhorar o Aprendiz você tem.

Olhando para as comuns: Arrogant Poet cumpre os dois papéis desejados (dano no começo, voador depois). Hunt for Specimens melhora junto com a quantidade de lições que você tem. Eager First-Year é bem justa, continuando a atacar por mais que dois pontos conforme o jogo progride.

Leech Fanatic já é mais filler do que algo que você ativamente quer, e Stonerise Spirit sem marcadores é bem anêmico.

Lembrando que uma certa densidade de 2-drops é importantíssima (ao menos uns seis), garantindo a presença na mesa necessária para desenvolver seu jogo.

3-drops

Reflective Golem é uma incomum premium nesse arquétipo, dobrando suas mágicas de melhoria e tricks. Já Shadewing Laureate é pouco melhor que filler e uma peça não tão importante para o deck.

Dentre as comuns, Silverquill Pledgemage é a mais importante já que não perde a relevância em estágios mais avançados do jogo. Pilgrim of the Ages apesar de pequena funciona muito bem garantindo seus terrenos pros drops de 5 e 6 mana. Já Lorehold Pledgemage, enquanto usável, é um pouco difícil de conjurar pelo custo duplo branco, então não é uma prioridade.

Ad

4-drops

Combat Professor é possivelmente a melhor criatura branca comum. Estrela nesse deck, já afetando combate quando entra e atacando por 3 no ar nos turnos seguintes. Specter of the Fens não está muito atrás, uma ameaça que não pode ser ignorada, cuja habilidade ajuda em corridas e ajuda a gastar seu mana sobressalente quando acaba o gás.

Spiteful Squad entra num espaço interessante, pois trava o chão enquanto você ameaça crescer seus voadores. A carta me surpreendeu bastante desde o lançamento e é bem jogável.

Mage Hunter e Dueling Coach sofrem do problema “não tem evasão”, não recomendo.

5-drops

Owlin Shieldmage é a melhor da turma: se você executou corretamente a parte de empurrar dano no começo, os 3 de vida da Salvaguarda custam demais a sua oponente.

Pillardrop Rescuer é uma opção caso você tenha alguns alvos de alto impacto, seja Killian ou uma rara como Sedgemoor Witch.

Tenured Inkcaster: veja Dueling Coach.

Completando o deck

Loading icon

Todas as cartas de Aprender terminaram sendo melhores do que pareciam, e as nossas não são exceção. Guiding Voice é barata demais pelo impacto que causa na partida. Study Break nesse arquétipo geralmente encerra o jogo. E as seis manas da Rise of Extus podem parecer muito à primeira vista, mas as partidas rotineiramente chegam nesse ponto no formato.

Lições

Apesar de Environmental Sciences ser a melhor comum da edição, curiosamente Silverquill é um deck em que ela não é tão importante. Claro que é melhor se você tiver acesso - não subestime o poder dessa carta.

Inkling Summoning é a mais importante, inclusive em múltiplas. Expanded Anatomy também é um efeito que você quer ter acesso a múltiplas se possível. Em linhas gerais, a primeira Anatomy é melhor do que a segunda Summoning, e a segunda Summoning melhor do que a segunda Anatomy.

Spirit Summoning, Introduction to Annihilation, Necrotic Fumes, Introduction to Prophecy também são efeitos legais, mas de importância menor frente aos outros.

Remoções

Lembrando de Kaldheim, remoções eram as peças menos importantes nesse deck, devido a seu plano de jogo de ganhar com Equipamentos. Aqui em Strixhaven, devido a grande quantidade de criaturas bola de neve, interagir com o plano adversário é muito mais importante.

Closing Statement é a melhor possível, tanto pelo marcador que é super relevante quanto pela flexibilidade.

Flunk e as mágicas do Arquivo Místico - Doom Blade, Eliminate - também brilham por serem muito eficientes pelo custo.

Lash of Malice e Mage Hunter’s Onslaught se complementam muito bem - um mix de ambas é melhor do que várias cópias de uma única.

O que não usar: Expel é péssima em decks aggro (pois não tira bloqueadores da frente). Despark é melhor deixar no sideboard - não há muitas permanentes grandes tanto quanto fichas de criatura enormes (que Despark não pega).

Descarte

Ad

Um pouco de disruption cai muito bem em decks que querem encerrar o jogo logo. Humiliate é a melhor, mais uma vez mostrando a eficácia do marcador +1/+1. Agonizing Remorse não fica muito atrás, e mesmo Duress que é a clássica carta de sideboard é bem jogável nessa edição devido a maior densidade de mágicas.

Go Blank deixa a desejar, já que ambas jogadoras têm acesso a recursos sem fim através de Aprender/Lição. Inquisition of Kozilek também perde pontos aqui pela restrição, não recomendo.

Base de mana

Devido a existência de Environmental Sciences e os Campus é relativamente fácil splashar em Strixhaven, mas o possível não é necessariamente correto. Se lembre que quanto mais agressivo seu deck, menos tempo de partida você tem para encontrar suas fontes de mana do splash. Assim como uma carta morta em sua mão machuca muito mais na situação que você quer encerrar o jogo antes que a quantidade bruta de recursos importe.

O seu deck tem interesse em um jogo mais longo? A carta que você está splashando contribui para o seu plano, ou preenche um buraco nele? Você tem a estrutura necessária - Sciences + cartas de Aprender baratas? Vá em frente!

Sobre Silverquill Campus: acho que a primeira cópia é bem importante, pro caso de você entrar numa situação de topdeck. Até dá pra usar Lorehold Campus ou Witherbloom Campus se necessário. Já a segunda é mais contextual e depende da curva de mana - quanto mais baratas as cartas do deck, menos um terreno desses atrapalha no meio do jogo.

Melhores raras no arquétipo

Loading icon

Isso é o que temos pra hoje, galera. Viram um Killian no pick 4? Não marquem bobeira.

Qualquer dúvida que tenha restado por favor deixe nos comentários ou me contate no Twitterlink outside website.

Você também pode me encontrar ao vivo na Twitchlink outside website.

Muito obrigado pela atenção!

Bônus: decks exemplo

Todos os decks vão acompanhados de um link pro 17lands, onde é possível tanto ver os picks do Draft quanto os replays da partida.

Par de Virolhos começando os trabalhos desde o turno 1.

Pickslink outside website

Loading icon

Explorando o poder de Show of Confidence.

Pickslink outside website

Loading icon

Provavelmente o deck mais roubado que montei no formato, tão roubado que o 17lands bugou e splitou os dados. Extus devolvendo Glyphweaver é desleal.

Picks pt.1link outside website

Ad

Picks Pt.2link outside website

Loading icon

TRÊS Killians!

Pickslink outside website

Loading icon

Nunca se esqueçam que as palavras importam, e muito!

Até a próxima!