Embora seja uma animação para o público infantil, a história de Avatar está cheia de valiosas lições que podem impactar até mesmo os adultos.
Na coleção de Magic de Avatar: The Last Airbender, essa característica da animação foi representada com o retorno das Lessons, um subtipo de feitiços e instantâneas que apareceu pela primeira vez na coleção Strixhaven: School of Mages.

Assim como acontece com as Shrines, algumas Lessons têm efeitos que as tornam mais poderosas de acordo com a quantidade de mágicas desse subtipo no seu deck. Alguns exemplos dessa interação são as cartas Accumulate Wisdom e Combustion Technique.
Além dessas interações, na coleção temos criaturas lendárias que interagem com essas mágicas, como Iroh, Grand Lotus (clique aqui e leia a deck tech de Iroh, Grand Lotus), Sokka, Bold Boomeranger, Aang, the Last Airbender, Toph, Hardheaded Teacher e Ran and Shaw, entre outros.
Neste artigo, vamos comentar sobre 10 mágicas com o subtipo Lesson para Commander, considerando tanto as que foram lançadas na edição padrão (TLA) quanto nos boosters de Jumpstart (TLE).
As 10 melhores Lessons de Avatar para Commander
10. Cycle of Renewal
“Essas bolotas estão por toda parte, Aang. Isso significa que a floresta vai crescer de novo.”
- Katara
Os decks focados nos efeitos de Landfall foram beneficiados nessa coleção com duas novas mágicas de ramp que lembram algumas das clássicas usadas no Commander.
Se você gosta dessa temática de deck, confira 23 cartas para buscar terrenos não-básicos.

Cycle of Renewal lembra a mágica Harrow, contudo, Cycle coloca os terrenos virados no seu campo enquanto Harrow permite que eles entrem de pé.
Outra diferença está no texto: enquanto o sacrifício de um terreno é um custo adicional para conjurar Harrow, no Cycle of Renewal isso é parte do efeito da mágica.
9. Shared Roots
Ainda falando sobre os novos ramps da coleção, temos aqui o Rampant Growth 2.0!

Assim como a icônica mágica verde, Shared Roots também é um feitiço de duas manas que traz um terreno básico do deck direto para o seu campo.
É uma opção para quem quer mais ramps e pode ser usada com facilidade nos decks das lendárias desta edição que interagem com Lessons.
8. Boomerang Basics
Saindo dos ramps, vamos conferir agora uma mágica para mandar uma permanente não terreno de volta para a mão do jogador.

Se Boomerang Basics fosse uma mágica instantânea ao invés de um feitiço, ela seria perfeita. Por apenas uma mana azul , você consegue tirar uma permanente (o famoso bounce) do campo. Se o alvo estava sob seu controle, você ainda compra uma carta.
7. Origin of Metalbending
Um dos episódios mais marcantes do desenho é aquele em que a Toph domina o metal pela primeira vez.

No Magic, essa cena tão marcante foi representada com uma mágica que permite escolher entre dois efeitos: destruir um artefato ou encantamento ou dar buff e proteção para uma criatura alvo.
Essa mágica não traz as palavras-chave de Gaea's Gift, mas isso não a torna menos interessante.
6. Enter the Avatar State
Ainda falando sobre proteções, chegamos a uma que é do jeitinho que o mono white gosta: barata de mana e serve como um truque para ser usado durante o combate ou em resposta à alguma remoção.

O Estado de Avatar é o momento em que um Avatar atinge seu poder máximo, podendo acessar até mesmo as técnicas de dobras que foram usadas por outras encarnações.
Tanto poder tem um preço: se o Avatar morrer quando está nesse estado, o ciclo de reencarnações é interrompido.
Por isso, do ponto de vista de uma entusiasta da animação, ver que Enter the Avatar State concede à criatura alvo a resistência a magia, mas não o indestrutível, é gratificante.
5. Desperate Plea
A Wizards ama lançar cartas que dão suporte para decks que interagem com o sacrifício de criaturas e estratégias para reanimá-las.
Se você gosta desse tema, confira o nosso artigo com cartas para reanimar no Commander.

Esse feitiço permite que você escolha um ou os dois efeitos e tem como custo adicional o sacrifício de uma criatura.
Com Desperate Plea, você pode voltar uma criatura do seu cemitério para o campo e ainda destruir uma ameaça no campo de batalha.
4. Overwhelming Victory
Enquanto o preto recebe suporte para reanimar, o vermelho
segue recebendo suporte para atacar. Aqui temos uma possível remoção que cresce o poder das suas criaturas.

Overwhelming Victory é uma instantânea que causa à criatura alvo 5 pontos de dano. Então, cada criatura sob seu controle ganha atropelar e +X/+0 até o final do turno, sendo X o dano em excesso dado dessa forma.
Quando vi essa carta pela primeira vez, pensei em como seria divertido usá-la nas fichas 1/1 que tantos jogadores usam. Considerando que ela pode ser usada no mesmo deck que Fiery Emancipation, City on Fire, Solphim, Mayhem Dominus ou mesmo Fated Firepower, ela saiu da categoria “legal” e foi direto para “ok, isso merece minha atenção”.
3. Waterbender's Restoration
Cartas que protegem qualquer número de criaturas no seu campo são proteções bastante poderosas e populares, um bom exemplo disso é a mágica Eerie Interlude.

Waterbender's Restoration tem o mesmo efeito da instantânea branca, com uma pequena mudança: você faz waterbend em X, virando seus artefatos e criaturas para pagar esse custo adicional.
Vale lembrar que o waterbend pode ser pago com uma quantidade específica de mana, mas é sempre mais legal usar as criaturas e artefatos do campo para isso.
2. Secret of Bloodbending
Se você não joga com o Mono Blue , existem grandes chances de ter ignorado uma das Lessons mais fortes da coleção.

Assim como a temida Emrakul, the Promised End, Secret of Bloodbending pode te dar o controle sobre o turno do oponente alvo, desde que o custo de waterbend seja pago. Se não conseguir, você ainda vai controlar a fase de combate daquele jogador.
Ao contrário de outras mágicas com o efeito de controlar o turno, como a própria Emrakul, esse feitiço não dá um turno adicional para o oponente que foi alvo dele.
As quatro manas azuis podem ser difíceis de gerar em decks com três ou mais cores, mas isso não torna essa mágica menos poderosa. Inclusive, ela é um ótimo finisher no deck de Iroh, Grand Lotus!
1. Redirect Lightning
Existe um bom motivo para que Deflecting Swat seja uma mágica tão desejada pelos jogadores de cEDH. Com essa mágica que tanto lembra a free spell de Commander, temos uma nova opção para usar.

Enquanto Deflecting Swat pode ser conjurada de graça se você controlar o comandante e permite alterar todos os alvos de uma mágica ou habilidade, Redirect Lightning tem como custo adicional pagar duas manas ou 5 de vida (o que no Commander casual não representa um custo alto).
Então, a mágica permite que você altere um alvo de uma mágica ou habilidade.
A nossa nova instantânea não é tão forte quanto a outra e nem deve roubar o lugar dela nos decks, mas, é uma carta bem poderosa e uma alternativa mais barata para os jogadores que desejam usar uma Deflecting Swat.
Considerações finais
Avatar ressuscitou as Lessons e trouxe opções muito legais. No geral, as mágicas não são assustadoramente fortes nem fracas ao ponto de ser impossível utilizá-las.
Além das instantâneas e feitiços, também tivemos o lançamento de criaturas que interagem com elas e podem ser muito valiosas na próxima coleção de Strixhaven em 2026. Ainda não temos a confirmação, mas a torcida por mais Lessons é intensa.
Você gostou dessas cartas? Comente qual é a sua Lesson favorita dessa coleção.












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment