Magic: the Gathering

News

A Escola Secreta: como Draftar Dimir em Strixhaven

, updated , Comment regular icon0 comments

Cansou do que as escolas em Strixhaven tem a oferecer? Hoje vamos apresentar um currículo alternativo: como funciona a estratégia do Dimir Control e quais suas cartas chave!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Saudações galera!

É costume receber no meu canal da Twitchlink outside website a questão "qual é a melhor escola em Strixhaven?"

A resposta longa é a que estiver mais aberta na sua mesa. A resposta curta é Dimir.

"Mas como assim, dá pra montar? E as cartas douradas?"

O deck é bastante consistente, pois funciona a partir de uma base de cartas comuns. Como você divide cores com quatro das escolas dá para entrar ou sair tranquilamente do arquétipo durante o draft. É bacana ter a noção de que o arquétipo existe para poder se aproveitar de mesas que dariam errado ao tentar se manter nas caixinhas.

Ad

Vamos à base do deck.

Após algum tempo jogando o formato, uma característica se tornou aparente: que as sinergias mecânicas das escolas não importam tanto quanto a quantidade e qualidade de Learn/Lesson que você tem no seu deck.

aprendendo...

Loading icon

Cram Session e Hunt for Specimens cumprem uma função única: podem ser jogadas no turno 2 enquanto geram valor, buscando Environmental Sciences para garantir seus terrenos e eventual splash.

Rise of Extus é incrível num formato lento, removendo qualquer ameaça e garantindo ação para reverter a mesa.

Arcane Subtraction e Pop Quiz são prioridades menores, mas ainda muito bem-vindas - e costumar aparecer mais tarde na mesa.

...lições

Loading icon

Environmental Sciences continua sendo a melhor comum da edição. Especialmente aqui porque, em geral, você quer splashar cartas poderosas de outras cores.

Ambas as Introductions são sólidas, garantindo acesso a uma carta ou remoção a mais quando necessário.

Expanded Anatomy brilha muito menos num Dimir do que num Silverquilllink outside website, mas ainda é bem-vinda.

Loading icon

Quanto às Invocações, uma vantagem que Dimir tem sobre "escolas tradicionais" é o acesso a quatro delas ao invés de só três, graças ao mana híbrido.

Vale ressaltar que Pest Summoning é especialmente desejável por lhe dar tempo para desenvolver o jogo, mas todas cumprem sua função bem. O Nanquíneo começa a pressionar ou troca com um voador oponente. O Elemental faz a ponte do midgame muito bem. E o Fractal é um finisher que progride com o jogo e não ocupa espaço no seu deck - correndo o risco de ficar com uma carta morta na mão inicial.

dias de luta...

Apesar de as partidas serem mais demoradas, Strixhaven não é um formato exatamente lento, visto Silverquilllink outside website que é muito eficaz em punir planos que não interagem com a mesa. Felizmente, as opções em Dimir cobrem todas as bases.

Loading icon

Lash of Malice é uma remoção premium nesse arquétipo e uma carta que você sempre quer na mão inicial, lidando com a maior parte das ameaças de 2 e 3 mana.

Bury in Books, a melhor comum não-Lição do formato, também lhe dá o tempo necessário no turno 3, ou some com Fractais mais tarde no jogo.

Por fim, Onslaught e Rise, apesar de não tão eficientes em mana, lidam com qualquer coisa.

...dias de glória

Estabelecido o controle da mesa, temos todo o card advantage do mundo. Qualquer criatura consegue ganhar num cenário desse, mas idealmente queremos algo que finalize a partida o mais rápido possível; encurtando a janela em que nossa oponente possa comprar algo para voltar ao jogo.

Ad

Loading icon

Considerando que cada carta com Learn traz uma segunda mágica (a Lesson) para seu cemitério, e nosso deck idealmente não usa tantas criaturas, é trivial fazer Fractal 10/10 ou maior quando chegamos ao ponto de usar Serpentine Curve. Essa é a carta mais importante pro arquétipo e que você prioriza acima de qualquer outra comum (exceto a primeira Environmental Sciences.

Curate e Strategic Planning são formas de cavar através do seu deck que aumentam sua Curve. Teach by Example é uma carta fácil de conseguir e que minimiza o cenário em que você faz Curve pra estabilizar e sua oponente tem uma última remoção na mão - lidar com duas fichas é muito mais difícil. Ou você pode tentar proteger seu Fractal com Negate, Test of Talents ou até Professor's Warning.

Na falta de Serpentine Curve, Leyline Invocation no splash ou Fractal Summoning podem cumprir um papel similar, ainda que não tão eficiente.

falando em splashes

Quando você tem Environmental Sciences e bastante Learn, é trivial colocar cards de uma terceira cor no seu deck, com ajuda de alguns Campus. A quarta cor, entretanto, é bem mais difícil, exigindo fixing como Archway Commons ou Letter of Acceptance que nem sempre valem a pena.

Você ganha acesso a cards dourados de 4 escolas - Silverquill, Witherbloom, Prismari, Quandrix; então qualquer bomba óbvia como Magma Opus ou Blot Out the Sky é fácil de incluir. Alguns cards comuns e incomuns off-color que acho que entram bem no arquétipo:

Loading icon

navegando no draft

Em linhas gerais, suas prioridades são:

1. Bombas

2. A primeira cópia de Environmental Sciences

3. Serpentine Curve

4. A primeira cópia de alguma Invocação

4. Remoções premium

5. Cartas com Learn, outras Lessons

6. Formas de interagir ou cavar o deck

7. O resto: criaturas para preencher a curva

Lembrando que isso não é uma receita de bolo e que conforme o Draft progride, você quer algumas dessas peças mais do que outras. Sempre se pergunte a cada pick "do que o meu deck precisa?". E quanto mais você joga com o arquétipo, mais clara fica essa noção do que o seu deck quer ou não.

Por fim, meus agradecimentos a Ryan Saxelink outside website, que foi a primeira pessoa que vi falando sobre o deck.

E também recomendo esse episódiolink outside website que Sam Black fez no seu podcast Drafting Archetypes para se aprofundar no assunto.

Qualquer dúvida, por favor deixe nos comentários ou me contate no Twitterlink outside website.

Muito obrigado pela atenção!

bônus: decks exemplo

Rootha é quebradíssima, firme na briga por melhor incomum.

Loading icon

Codie é uma carta muito interessante, com um teto altíssimo, mas que exige uma construção de deck específica, com poucas permanentes. Coincidentemente é algo bem parecido com o que Serpentine Curve pede.

Ad

Loading icon

Approach of the Second Sun é outra carta que é a cara desse arquétipo: um finisher que ignora o plano de sua oponente, enquanto lhe ajuda a sobreviver na primeira conjuração.

Loading icon

Esse é o deck que usei para ganhar o Arena Open. O formato era Selado, o que é bem diferente, mas foi a noção de que Dimir é possível no Draft que me permitiu chegar a essa build que maximizou as cartas da minha pool de forma que não seria intuitiva a primeira vista. Se você quiser brincar com essa pool e ver qual deck encontra, segue o linklink outside website.

Loading icon

Por hoje é isso galera! Fiquem de olhos sempre abertos em seus Drafts! Até a próxima!