Magic: the Gathering

News

Guia de limitado para Kaldheim: das regras à construção de deck

, updated , Comment regular icon0 comments

Devido a pandemia, o jogo em loja está proibido. Mas ainda podemos comprar kits de pré-release de Kaldheim e jogar em casa com a família ou jogar no Arena ou MTGO. Vamos ver aqui o que vamos precisar!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá meus queridos, eu sou o Betão e no artigo de hoje vamos falar a respeito dos eventos de pré-lançamento de uma coleção, com dicas para se dar bem, montagem de deck e cálculo da base de mana. Essas dicas podem ser aplicadas tanto em eventos IRL quanto online, por meio do Magic Arena ou MTGO.

Está chegando o lançamento de mais uma coleção, a Kaldheim, um set apto para o Standard. Como de costume, uma semana antes, ao menos nas lojas, tem o evento pré-release, que nada mais é que um evento de pré lançamento. Nas plataformas digitais já mencionadas aqui, o evento também ocorre. A data oficial do pré lançamento, é no dia 29 de janeiro de 2021, uma semana antes do lançamento oficial.

Ad

Esses eventos são jogados no formato limitado, que consiste em Draft e Selado, eles, apesar de parecidos, cada um tem suas particularidades. No caso de Kaldheim, será o selado, e somente a ele iremos nos referir neste artigo, o draft é assunto para um artigo exclusivo.

Preparação

Devido a pandemia, o jogo em loja está proibido. Mas ainda podemos comprar kits de pré-release de Kaldheim e jogar em casa com a família. Vamos para o que irá precisar para jogar:

1- Tenha shields soltos, ao menos 40 unidades iguais. Após montar seu deck, é importante proteger suas cartas, até mesmo para facilitar o embaralhamento. Além disso, tome cuidado com a qualidade do shield, nesta edição há cartas dupla faces então esconder a traseira da carta é importantíssimo

2- Tenha terrenos básicos em mãos

3- Tenha papel e caneta em mãos, para anotar os pontos de vida, entre outras anotações.

Até aqui, são dicas aplicáveis apenas ao selado IRL (In Real Life), mas agora vamos as dicas que alcançam também jogares da da esfera online.

Image content of the Website

O selado

Antes de tudo, é importante acompanhar os spoilers, pois mesmo que não dê para prever o deck que irá montar, conhecer bem a coleção, permite ao jogador se preparar para esperar alguns tipos de situação durante a partida, quais as anulações, quais remoções entre outros, e nesse ponto, pode ser que aquele que conheça muito bem as cartas da coleção, largue um passo a frente daquele que não o fez.

O Selado começa com o jogador recebendo seu kit pré-release, no qual contém seis boosters da coleção, um dado de 20 lados e um folheto explicativo com o básico do básico sobre o evento.

A partir do recebimento do kit, o cronômetro é iniciado, e geralmente, o jogador tem uma hora para montar seu deck:

- O deck constitui-se de no mínimo 40 cartas

- Todas as cartas da sua pool, abertas nos seis boosters, que não estão no seu deck inicial, fazem parte do seu sideboard

- Não há máximo de cópias de uma carta. Se eventualmente o jogador abrir em seus boosters mais de quatro cópias de uma mesma carta, poderá utilizar todas as cópias, se assim desejar

- O jogador poderá apenas utilizar as cartas da sua pool, abertas nos seis boosters recebidos, com exceção de terrenos básicos

- No IRL, as rodadas tem duração de 50 minutos para realizar suas partidas em melhor de três

- Cada plataforma online, seja Arena, seja MTGO, tem suas singularidades de jogo, tempos específicos diferentes para cada um

Montando um deck

Essa é a parte que os jogadores iniciantes no selado tem mais dificuldades, mas também pode ser a mais divertida, até mesmo em relação as partidas em sí.

Após abrir seus seis boosters, separe várias pilhas de carta, por cada uma das cinco cores, artefatos multicoloridas, terrenos e fichas.

No seu deck, é importante conter de 2 a 6 mágicas de custo um, de 4 a 8 também de custo dois, 4 ou 5 de custo três, 2 ou 3 de custo quatro, e o restante de custos mais elevados.

Não se preocupe tanto com as cartas raras ou míticas que podem ter saído, nem sempre vão ser compatíveis com o seu deck.

Ad

A maioria das suas cartas deve ser de criaturas, pois trata-se de um formato rápido, então precisa dominar o campo mais rápido que seu oponente, gerar valor e bater para vencer. Procure criaturas que geram valor, seja quando entram, quando saem, quando ativadas suas habilidades, enfim, carta vazia de habilidades e adicionais não são tão boas para o deck. Procure também por criaturas com evasão, o mais comum é voar, mas pode ocorrer um não bloqueável ou algo do tipo, qualquer evasão é importante.

Remoções são fundamentais no jogo, para que o jogador não dependa das trocas durante os combates. Permitirão remover as criaturas mais fortes ou aquelas que estão gerando muito valor, ao permanecer em campo. É claro que remoções de custo baixo são as melhores, mas mesmo que tenha custo 4 ou 5, não são totalmente indispensáveis.

Tenha ao menos duas ou três bombas. São aquelas cartas de custo mais elevado que vão te ajudar a finalizar o seu jogo. Se não finalizar logo, vai dar muita dor de cabeça ao oponente, o fazendo gastar todos os seus recursos nela, e abrindo espaço em outros pontos para você conseguir sua vantagem e caminhar para a vitória.

Os decks devem ter de 23 a 24 cartas e de 16 a 17 terrenos, quanto mais cores usar, mais terrenos deverão ser colocados.

O ideal para um deck, são duas cores. Use artefatos se possível, para facilitar o pagamento para entrar em campo. Somente se sua pool estiver muito boa para três cores é que você o fará, pois muitas cores podem causar problemas na sua partida, na questão da base de mana.

Exemplo de cartas custo 1

Loading icon

Fearless Pup é um belo exemplar de custo um, tem iniciativa, que é muito bom e uma habilidade que pode favorecer o seu combate nos turno mais avançados.

Usher of the Fallen possui poder bom para o custo, tem habilidade que permitirá sempre criar fichas, desde que a criatura se mantenha em campo. Encher o campo de token é uma boa estratégia, pois aumenta os bloqueadores, o que impede certos combates inimigos, ou até mesmo permite um ataque massivo.

Por último, Battlefield Raptor possui resistência muito boa para o custo. Evasão e iniciativa o tornam o drop um perfeito.

Exemplo de cartas custo 2

Loading icon

Vault Robber cria tesouros, que viram manas de qualquer cor. Corpo muito bom para defender.

Funeral Longboat é um veículo muito bom. Tem tripular 1, e vai virar uma criatura 3/3. Isso é ótimo, pois no turno dois ele já pode ser tripulado.

Bomba

Separadas aqui, duas cartas que podem ser bombas na partida.

Loading icon

Criatura 6/6. Independentemente do seu draw back, ou seja, a sua desvatagem por mantê-la no campo de batalha, provavelmente não pagará esse custo muitas vezes. É uma criatura que você quer que bate dois turnoa apenas.

Loading icon

O custo dela é bem alto, 7 manas no total, 6/6, mas ela não pode ser anulada. Isso é muito bom, garante que entra em campo. Outro ponto que justifica esse custo, é que toda manutenção, seja sua, seja do seu oponente, ela cria uma ficha 3/3 de serpente. E ainda permite sacrificar uma dessas serpentes para virar uma permanente do oponente e que ainda não poderá ativar habilidades, ou tornar Koma indestrutível até o fim do turno.

Ad

Cálculo de Terrenos

Você irá precisar calcular os seus terrenos de acordo com o número de cartas de cada cor. Isso é importante para evitar que tenha em mãos mais terrenos de uma cor, e mais mágica de outra cor.

Para deixar mais dinâmico o artigo, tem dois exemplos de como calcular os terrenos.

No primeiro exemplo é um artigo sobre Cube Draft, no final dele tem o cálculo explicado e exemplificado.

Artigo com o cálculolink outside website. O outro é um vídeo falando sobre esse cálculo e como fazê-lo. É uma abordagem um pouco diferente, e é importante que o jogador tenha uma visão de um modo diferente, para ter opções, e aumentar o seu entendimento sobre o assunto.

Conclusão

Jogar esse tipo de evento é muito divertido, pois é uma oportunidade de desenvolver o seu deck building, ao mesmo tempo que joga e conhece as interações das cartas da coleção nova.

Espero realmente que este artigo o ajude nessa empreitada, qualquer dúvida, deixe no comentários.

Muito obrigado pela leitura, e até o próximo.