Magic: the Gathering

Opinion

Penny é um formato budget com 150 tix em prêmio? como assim?

, updated , Comment regular icon1 comments

Como foi o evento Season 18 Kick Off com 150 TIX em premiação e um deck promissor fazendo 9-0 no meio de um meta que está pegando fogo de tanto RDW, bora lá pra mais uma análise do meta PD!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Sim, o formato é budget, mas as premiações são de encher os olhos. Com

150 TIX em premiação, o Season Kick Offlink outside website tem a proposta de ser um evento gratuito para dar o pontapé inicial com grande estilo, acontece em todo início de temporada no segundo sábado pós rotação do formato.

Mas antes de espiar o meta deste evento maior, voltemos a quinta feira 8/10link outside website, o inicio do final de semana (obs: para quem não acompanha o formato temos jogos no gatherling de quinta a segunda, tendo folga terça e quarta rsrs). Depois do primeiro fim de semana da temporadalink outside website a quinta-feira pareceu continuar com os decks RDW em alta atropelando seus adversários. Foram "apenas" 3 no top4, incluindo o 1º e 2º. Neste dia também pudemos ver o início da aparição no top 8 de um deck que carimbou top8 todos os dias deste final de semana e mostrou que veio bater de frente com o RDW, o UB Artifacts comandado pelo jogador Mdog (SPOILER).

Ad

Friday Night Pennylink outside website, sexta-feira o tempo começou a virar para o RDW, com a aparição de vários decks usando de side 2 até 4 cópias de destruição em massa rápidas como Pyroclasm. O vermelho foi a cor dominante com 60% dos decks a utilizando, apesar de termos 1º, 2º e 3º mais voltados a cor branca. Um Mono White Heroic conduzido pelo jogador BR Arcoverde ficou em 1º sendo seguido por dois Cycling boros e um RDW no top4. Um Storm, outro RDW e dois Artifacts fecharam o top8, chamo atenção para o UB Artifacts de mdog, novamente entre os 8 melhores (SPOILER).

Sábado iniciamos com ansiedade pelo evento de kick off, apesar de não muito divulgado como o penny 500, o Penny Kick Off da seasonlink outside website 18 reuniu 52 players atrás de um lugar ao sol. Ao todo foram 150 tix com premiação até o 32º. Com a maioria dos decks penny por volta de 3 tix, não é nada mal pegar um top4 (15 tix) ou até mesmo top8 (10 tix) sendo um evento gratuito não é mesmo? Foram 6 rodadas seguidas pelo mata-mata do top8 revelando o grande campeão imbatível: O UB Artifacts conduzido por quem? ele mesmo: Mdog que venceu todos os jogos terminando com a marca digna do caneco, foram 9 vitórias em 9 jogos sendo 6 deles partidas 2-0! ??????

---continua depois do meme---

Image content of the Website

Loading icon

E os RDWs? Desta vez não tivemos nenhum no top 8, o mais promissor ficou em 14º apenas. Com dois cycling no top (um deles em 2º) confirmam que este é aquele deck meio água de salsicha mas que faz resultados quando necessário. Reanimate turno 1 e Izzet dragons fecham o top 4 deste evento. E como falamos no último artigolink outside website, no top8 tivemos um Dredge muito forte que vem ganhando espaço e falaremos ainda mais sobre ele a frente.

Domingão são dois eventos, um as 4:00 da matina (horário de Brasília) e outro as 14:30 (Também de Brasília). O evento da madrugalink outside website com apenas 13 pessoas teve só top4 e novamente, 1º e 2º lugares para 2 RDW... Sem muito o que falar, além de ser o evento com mais aparição da cor verde nos decks, 38%.

Saímos deste evento para o Penny Mondaylink outside website na tarde de domingo onde tivemos duas listas diferentes de Dredge se enfrentando na final, a campeã com uma base Mardu, trouxe uma velocidade absurda com a tríade Smiting Helix + Creeping Chill + Silversmote Ghoul. Do outro lado, com uma base Rakdos o jogador BR Luanbraga veio com uma pegada forte também, usando Dread Return para reanimar bombas como o Sire of Insanity. Neste dia apesar do dredge reinar na final o resto do top8 foi bem diverso com presença de UB Storm, Rakdos reanimate, Cycling Boros, Izzet Delver, Dimir Mindcrank e UB Affinity.

Chegando ao final dos 6 dias com evento, Penny de segundalink outside website pode indicar que novas ideias estão surgindo, sendo puxado por um deck reanimate turno 1, o top 8 contou com RDW, UB Mindcrank, UW Control, Jeskai ascendency, dois Cycling boros e o UB artfacts... Porém olhando colados no top 8 pudemos ver decks como um tribal de Elfos deck que eu acho promissor pouco explorado (assim como toda a cor verde), um Kuldotha bem explosivo, Esper Control e um UB Weirding com aquele lock chato de se pegar pela frente.

Ad

ENTÃO SE LIGA NO RESUMÃO:

Nos 5 dias de evento tivemos 8 RDW fazendo top8, 2 deles em 1º, 2 em 2º e 3 no top4, vindo seguido de 7 Cyclings e 7 Artifacts, tendo este último levado o caneco do kick off season. Ganhando força vem o Dredge com 5 aparições no TOP sendo 1 top1:

Image content of the Website

Apesar da Color pie nesta semana ter flutuado bastante principalmente Sábado e Domingo, ainda continuamos com bastante influência do vermelho nos decks até mesmo para combater os RDW usando remoções em massa rápidas. O Preto tem ganhado mais espaço talvez em resposta ao vermelho, cartas como Hymn to Tourach tiram o gás de qualquer deck. Outra cor que me alegra ter aumentado na média mas ainda tímido é a cor verde, com várias cartas fortes como Multani's Presence e Hypergenesis:

Image content of the Website

Image content of the Website

Antes das decklists interessantes, temos a tabela de arquétipos contando todos os 11 eventos desta temporada até o momento, com decks aggros (RDW + Artifacts) disparados a frente vemos que os Combos e Controls estão tentando resultado, será que na próxima semana teremos mais destes arquétipos ou ficaremos com este meta mais quente?

Image content of the Website

HORA DAS DECKLISTS:

No artigo passado trouxe algumas listas promissoras que fizeram até resultados esta semana como o Dredge e o UB artifacts, hoje, que tal começar olhando para o verde com um deck multiuso, que gera se não igual, até mais mana que um tron: O Gpost.

Loading icon

1º Lugar de Sexta 09/10, Mono W Heroic do nosso colega Arcoverde com direito a uma palhinha sobre o deck:

"Eu gosto de heroic, gosto de decks rápidos :) Pra mim, o que brilhou no deck foi o Favored Hoplite (t1 com mana+hoplite é muito forte), e as cartas q dão evasão: Gryff's Boon, Spirit Mantle e o Emerge Unscathed tb... ah, lifelink ajuda muito contra os RDW :), por isso q uso o Alseid of Life's Bounty no lugar do Benevolent Bodyguard"

Loading icon

1º Lugar de Domingo 11/10, um Dredge Mardu pra ninguem botar defeito pilotado pelo jogador Crazybaloth:

Loading icon

1º Lugar de Segunda 12/10, um deck que faz seu adversário quitar da partida antes de colocar a primeira land: Reanimate turno 1 win pilotado pelo jogador murpady.

Loading icon

Por último mas não menos importante, quer combar? ok, toma esse Mindcranck dimir:

Loading icon

E aí já ajustou teu side? Até a próxima onde falaremos sobre ele, uma peça fundamental do que temos a disposição de side contra os decks que estão em alta e não esquece, se tiver algum ponto pra contribuir deixa nos comentários.

E se quiser trocar ideia com a galera já sabe, cola la no Whatsapp da comunidade BR no Penny: Penny MTG Brasillink outside website