Magic: the Gathering

News

Side Tech + Side Guide Flicker Tron Pauper

, updated , Comment regular icon0 comments

Sideboard Tech e Side Guide que completa a série de três artigos sobre Flicker Tron. Faça um uso consciente do Tron. Já sabe, rola pra baixo e boa leitura.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Uma dica importante, é não limitar o sideboard do seu deck a apenas quinze cartas. Obviamente se for jogar um campeonato, seja ele IRL ou MTGO, e já está com o seu deck finalizado, essa dica não vale muito, pois é uma proposta que precisa ser desenvolvida ao menos alguns dias antes de usar de fato o deck. Podemos dizer que será um baralho para treinamento, podendo ou não sofrer alterações.

A dica importante é ter cartas para sideboard que funcionem contra um número de decks que quinze cartas não comporta, ou seja, não se limite a quinze cartas, e é preciso saber exatamente contra quais baralhos cada carta funciona, e apenas então, quando for jogar, selecionar as cartas que acredite beneficiar mais em relação às outras frente aos decks que especular enfrentar.

Ad

No caso dos Challenges, a maior parte dos jogadores se repetem toda semana, claro que alguns sempre são diferentes, mas se você joga esses Challenge há algum tempo, irá reconhecer um certo padrão de adversários, então pode ser que o sideboard siga um padrão mais próximo do comum.

Nos campeonatos independentes o seu side pode ser um pouco diferente, pois usa-se decks que não são topo do meta. Em campeonatos IRL, principalmente na loja que frequenta, talvez já conheça alguns jogadores, então pode saber o padrão de decks que cada um joga, e selecionar um sideboard de acordo. Se falarmos de torneios maiores, insisto que treine com um sideboard mais amplo, e reduza a quinze cartas o mais próximo possível do torneio, assim que perceber uma estabilização do metagame.

Assim sendo, a lista de Sideboard tech a qual iremos abordar, será a seguinte:

Loading icon

Note que as cartas atendem aos mais variados decks do meta atual, mas que podem ser aplicados para outros que não figuram o topo do cenário atual.

Sideboard Tech

Loading icon

Ótima carta contra artefatos, principalmente para destruir os terrenos artefatos, como Ancient Den, mas pode ser usado contra outras peças importantes, como Bonder's Ornament, Relic of Progenitus, e seu custo de ativação para que essas destruições aconteçam não é problema num deck como o Tron.

Ele andava esquecido há pouco mais de um ano, mas vem, sabiamente, sendo usado novamente, pela sua letalidade contra o Affinity.

Loading icon

Está criatura não é muito usual no side de Tron, mas se o seu meta local possui muitos Auras e muitos Heroics, talvez seja uma boa alternativa pra evitar dor de cabeça. Vai puxar pra si todas as auras dos adversários.

Loading icon

Até pouco tempo, alguns decks usavam até 4 cópias no main deck, agora o Tron tem focado mais em prevenir o dano. Embora que contra agressivos sua presença ainda seja indispensável.

Loading icon

Peça carimbada do Tron " bichão". Passou por alguns testes, principalmente contra Affinity, pois sacrificar os artefatos para Atog tendo Fangren no campo, pode não ser uma boa ideia, então o jogo do oponente fica travado até ao menos dois Galvanic Blast vir na mão, o que não é fácil.

Loading icon

Uma das melhores cartas de custo elevado o Pauper. Além do alto poder de ataque, Aniquilação 2 é uma punição absurda ao oponente. Entra contra decks que tendem a controlar o jogo, para acabar Mais rapidamente, contra Midrange também, pois muitas das cartas geram muito valor quando entram ou até mesmo em campo, o que pode dificultar para o Tron.

Loading icon

Talvez a melhor carta para exilar cemitério, pois pode entrar no inicio do jogo é ir eliminando o cemitério aos poucos, ou já chegar e mandar tudo de uma vez embora. Tron, Reanimator entre outros.

Loading icon

Carta absoluta no main deck dos baralhos com azul, conhecidos como Ux, mas no Tron desempenha a função de tentar lidar com esses Ux tão opressores, com objetivo de igualar o campo e obter a coroa para si. O Tron precisa tirar o Monarca do Ux, mas não se trata de se beneficiar da coroa, pois o deck já compra muito mais do que praticamente todo o meta, o ideal é tirar o Monarca do oponente, para diminuir o Card Advantage dele, pois isso leva o Ux a um patamar que pode superar o Tron, enchendo a mão de recursos.

Ad

Loading icon

Sempre entrará contra os decks com vermelho, em especial Burn. Irá funcionar também contra Valakut Invoker do deck de barreiras, que é o "finisher", ou animando ou destruindo.

Loading icon
com função similar ao anterior, mas esse da alvo nas cartas azuis, então pode entrar contra os Ux, na Mirror match. Já usa uma no main deck, prevenindo surpresas contra o Tron, e mais recentemente os Fall From Favor decks.

Loading icon

Alguns ainda jogam com essa carta no deck principal. Geralmente Dispel anula um anula, ou seja, ela pode garantir que suas criaturas ou peças chave do deck sejam conjuradas.

Loading icon

Carta com a mecânica de Storm. Copia o efeito da mágica a quantidade de mágicas conjuradas anteriormente no mesmo turno. Excelente contra os decks agressivos e contra os decks de Burn, irá ganhar muitos pontos de vida, de tal modo que será muito difícil para o oponente retornar.

Loading icon

Destrói artefatos. Muito usada nos últimos anos por decks variados, e tem muita vantagem em relação às outras remoções de artefato por poder ser recapitilada.

Loading icon

Outra remoção de artefato muito boa. Ela e Ancient Grudge são as duas melhores do formato, ao menos para dentro da cor vermelha, entretanto, assim como a anterior que tem um diferencial, que é recapitular, essa tem um adicional, que é a versatilidade de escolher dar três de dano em alguma criatura. Isso a torna muito melhor do que uma simples destrói artefato de duas manas. Cada jogador opta por uma, mas o meta, na verdade é quem decide, depende muito dos decks que são enfrentados, ou que são esperados para enfrentar. Talvez contra um Boros Monarca, o Abrade seja melhor, pela possiblidade de remover seus preciosos artefatos, ou um Kor Skyfisher por exemplo. Já contra Affinity esses três de dano em alguma criatura não é tão útil, sendo o recapitular mais precioso em certas jogadas.

Loading icon

Talvez essa seja a melhor remoção preta do formato. Destrói qualquer criatura no Pauper, ao menos as relevantes. Seu uso tem sido mais restrito aos MBC e UBs, mas algumas listas ainda o usam, para remover Dinrova na Mirror Match, ou ainda, contra o temido deck de barreiras.

Loading icon

O maior e melhor "hate" de decks com auras do formato. Existem outras, mas não por duas manas. Irá destruir todas as Auras em campo de batalha, sejam suas ou do adversário. Contra Heroic e Botões tem efeito devastador, e ainda Mystical Teachings pode buscá-la no baralho.

Loading icon

Algumas listas, assim como acontece com outras cartas desse sideboard, utilizam uma cópia no deck principal. Mas devido ao meta atual, talvez não seja tão essencial assim. Muito boa contra decks que vão se preocupar em anular as suas criaturas que geram valor ao seu favor, e outros decks irão destruí-las. Com Reaping the Graves poderá voltar muitas dessas criaturas para a mão, em um melhor momento da partida, geralmente no início da etapa final do oponente, para que no seu turno, possa conjurar essas mágicas de criatura novamente, com maior segurança.

Ad

Sideboard guide

BURN

Essa sem dúvida, não é uma boa partida para o Tron, ao menos no game um. Nela, o Tron precisa ser rápido em encontrar modos de gerar manas colocaridas, fazer o baralho rodar até ter Weather the Storm na mão, para realizar, talvez, uma espécie de combo, usando uma ou duas mágicas que o oponente conjurou, e conjurar também mágicas entre de usar esse ganha vida precioso. Ao menos umas quatro mágicas antes, pois quinze pontos de vida fica muito difícil para o Burn reverter. No game dois a história muda um pouco de tom, pois as adições do sideboard são melhores em relação as adições do oponente.

Carta chave: Weather the Storm.

Vantagem inicial: Burn

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

STOMPY

Stompy é um deck rápido, mas contra o lock do Tron, quando bem encaixado, fica muito frágil. Mas não pode relaxar contra esse deck, muito pelo contrário, ele ganha num piscar de olhos. Quando acha que vai tomar 5 ou 6 de dano, ele sobe quase que de imediato para 9 ou 10. Então tenha cautela. É um deck forte e perigoso. Um dos mais rápidos do formato. Tenha em mãos ou Stonehorn Dignitary ou Moment's Peace, pois sem elas será impossível vencer, Fiery Cannonade é uma bomba contra o Stompy. É de se amedrontar.

Carta chave: Moment's Peace

Vantagem inicial: Tron.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

MONO BLUE

Contra o Mono Blue a partida é mais complicada, muito por conta de Fall from Favor, pois o Monarca irá dar muita recursividade ao seu controlador, e um deck com muitas anulações pode trazer muitos problemas ao longo da partida. O deck terá muito mais fôlego do que o habitual, então o uso das anulações que o Tron possui, no game um deverão ser cirúrgicas.

Carta chave: Pyroblast

Vantagem inicial: Mono Blue.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

MBC

O baralho funciona muito bem contra esse deck, e o jogador de Tron precisa ser paciente, pois o jogo pode demorar um pouco pra se desenvolver. O adversário possui muitas remoções, o que pode atrapalhar os planos. Muita cautela contra o Monarca, pois é complicado tomar de volta, e o Mercador é potente quando entra.

Carta chave: Pulse of Murasa

Vantagem inicial: Tron

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

MONO WHITE HEROIC

Contra o Heroic o jogo é tenso, pois se o oponente vier muito rápido, o Fiery Cannonade do main deck será inutilizado, então aqui o lock é importante também cedo.

Carta chave: Moment's Peace

Vantagem inicial: Tron.

Ad

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

UB FAE/UB DELVER

Os decks UBs podem utilizar de sua recursividade, que se tornou ainda maior com Fall from Favor. Anular e remover as principais peças do Tron, pode atrasar muito a partida do piloto de Tron. As anulações, assim como contra Mono Blue, deverão ser cirúrgicas.

Carta Chave: Pyroblast

Vantagem inicial: Iguais.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

AFFINITY

O Affinity traz muitas dificuldades para o Tron, seja pelo Atog, seja pela serpente. Para vencê-lo no game um, é preciso ter uma anulação em mão para o Atog ou Fling, e previnir os combates com Moment's Peace. Poderá perder criaturas para Galvanic Blast, então o uso de Pulse of Murasa acaba sendo muito importante, tanto os seis pontos de vida quanto voltar a criatura ou terreno, nesse caso a criatura será escolhida mais vezes.

Carta chave: Prohibit

Vantagem Inicial: Affinity.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

BOROS BULLY

A partida contra Boros Bully tende a ser bem tranquila. Ele não tem tanta rapidez quanto outros aggros, então chegar ao lock contra ele pode ser menos problemático. Entretanto, cuidados devem ser tomados, pois se seu início for mais rápido do que de costume, a vida do Tron pode esvair facilmente, pois Rally the Peasants finaliza o jogo com poucas criaturas.

Carta chave: Stonehorn Dignitary

Vantagem Inicial: Tron.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

BOROS MONARCH

Contra o Monarca, o Tron também leva vantagem, mas diferentemente do Bully, este tem alguns recursos que podem ajudar a sobreviver. O lock contra o Monarca é fatal, pois permitira reutilizar os recursos do Tron. Cuidado para não extender tanto a partida, pois pode acabar com um dos jogadores sem cartas no baralho, pois ele tende a se esticar, o jogo. Encontrar os terrenos de Urza o quanto antes, pode ajudat a acelerar o Rolling Thunder, mas tenha uma anulação em mãos, para o caso de um Prismatic Strands.

Carta chave: Crop Rotation.

Vantagem Inicial: Tron.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

BW PESTILENCE

O jogo contra o Pestilence é um pouco complicado, ele tende a controlar o jogo muito rápido. Guardian of the Guildpact é uma carta difícil de tirar do campo. A versão sem criaturas é a que sofre menos para o Tron inicialmente. Fechar rapidamente o Tron é um modo de apressar o jogo e não cair nas armadilhas do baralho.

Ad

Carta chave: Crop Rotation.

Vantagem Inicial: Tron.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

UR SKRED

Essa partida não é tão boa para o Tron, outro deck que utiliza das vantagens que Fall from Favor gera ao deck. Atenção as fadas e ao Ninja Deep Hours, que podem trazer problemas futuros na partida. Muita anulação, então o Tron perde na nesse quesito. Uma boa jogada é Fiery Cannonade nas fadas e ninjas. Limpar sempre o campo de batalha, um Weather the Storm pra três ou quatro contadores de Storm já devem acuar um pouco o oponente. Lock com Dinrova Horror e finalizar com Rolling Thunder.

Carta chave: Fiery Cannonade

Vantagem Inicial: UR Skred.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

BOGLES

Esta partida costuma se complicar para o Tron se permitir que os encantamentos mais poderosos entrem em campo, como Armadillo Cloak. Rodar o deck para encontrar modos de evitar dano e combate é essencial para desenvolver o jogo cedo.

Carta chave: Moment's Peace

Vantagem Inicial: Tron.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

SLIVER

Fractius jogam muito bem contra o Tron, pois eles crescem muito rápido, além dos pontos de veneno, que são bem perigosos. Ele é outro deck que o Tron procura sobreviver aos turnos iniciais, e o faz com uma certa dificuldade, pode acontecer de precisar recapitular o Moment's Peace. Não perder a calma é importante para se manter em jogo, assim como contra Stompy, o Fractius pode levar os pontos de vida do Tron ao mínimo possível.

Carta chave: Moment's Peace

Vantagem Inicial: Iguais.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

MIRROR MATCH

(Contra outro Flicker Tron)

Partida bem longa, vai se estender muito. Ganha geralmente quem, ao fechar o Tron, já tiver meios de gerar mana colorida. Dinrova Horror pode ajudar a criar uma boa vantagem.

Carta chave: Crop Rotation

Vantagem Inicial: Iguais.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

ELFOS

Contra os Elfos fique bem atento, qualquer distração do jogador de Tron, a mesa se enche de Elfos. Como algumas listas jogam com Viridian Longbow e o Tron não tem resposta direta a ela no deck principal, guarde uma anulação para ela. Moment's Peace vai segurar o ataque dos múltiplos Elfos e Fiery Cannonade fará uma limpeza na mesa, e se conseguir fazer duas vezes no mesmo turno a remoção massiva vermelha, pode ser o momento no qual o Elfo não volte mais para o jogo.

Carta chave: Moment's Peace e Fiery Cannonade

Ad

Vantagem Inicial: Elfos.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

CASCADE WALL

A partida do Tron contra Cascade Wall é uma das piores para o Tron. O deck é realmente muito forte e muito difícil de jogar contra. Rampa muito rapidamente, e consegue gerar mais manas que o próprio Tron em algumas situações do jogo. No jogo dois pode ser pior ainda, isso porque se o oponente joga com o combo com Freed from the Real no sideboard, provavelmente ele entrará com o combo todo, e se a partida que já é difícil contra Cascade, então contra Walls combo é pior ainda, o Tron se mostra muito frágil.

Uma estratégia que o Tron pode adotar, é manter anulação na mão, para anular o finisher do deck, o Valakut Invoker, mantendo Moment's Peace disponível contra suas criaturas poderosas. Dependendo do número de Ulamog's Crusher tiver no deck, Stonehorn Dignitary torna-se fundamental no jogo. Para a segunda partida, cuidado redobrado com o Combo, se ele tiver no side. Entretanto, se ele não tiver com o combo, se ele optar por um side mais universal em relação ao meta, a partida por ser menos problemática.

Carta chave: Stonehorn Dignitary

Vantagem Inicial: Cascade Wall.

Side In:

Loading icon

Side Out:

Loading icon

Esse foi o side tech e side guide do Tron, referente ao deck do Deck Tech publicado aqui no site.

Não tenha receio de jogar com o Tron, e tenha paciência, suas habilidades irão melhorar a cada dia e a cada jogo.

Agradeço a todos pela leitura e até o próximo.