Magic: the Gathering

Game Guide

Guia de Oathbreaker: Regras, Banlist e Decklists

, Comment regular icon1 comments

O que é o Oathbreaker? Trazemos aqui as principais regras, banlist e decklists para os interessados nesse novo formato adotado pela Wizards!

Edit Article

Introdução

Dia 15 de Março a Wizards fez um anuncio que, acredito eu, absolutamente ninguém esperava: Oathbreaker passou a ser um formato oficial do MTGlink outside website!

Para quem não se lembra, Oathbreaker é um formato criado em 2017 peloWeirdcards Charitable Club, que se mantém como comitê do Oathbreaker. Ou seja, não é a Wizards quem definiu ou definirá as diretrizes e banlist do formato.

Mas afinal, o que é esse formato?

Ad

Regras do Formato

Oathbreaker é um formato multiplayer casual que tem como principal diferencial para o Commander a presença de Planeswalkers na Zona de Comando, algo que o comitê de regras do Commander sempre teve receio de permitir no formato e que uma parcela da comunidade sempre clamou pela liberação. Aqui o comandante é chamado de Oathbreaker (algo como “Quebrador de Promessas”) e é exclusivamente um Planeswalker.

Além disso, a Zona de Comando conta com outro diferencial importantíssimo: a Signature Spell (Mágica Característica). Você conta com um Feitiço ou Mágica Instantânea da identidade de cor do seu comandante. Você precisa do seu Oathbreaker em campo para poder conjurar sua Signature Spell e ela não pode ser colocada em nenhuma zona além Zona de Comando, portanto, não é possível colocá-la na mão, cemitério, exílio ou grimório. Além disso, ambos seguem as regras de taxa de comando, custando Magic Symbol 2 para cada vez que foi conjurada da zona de comando (as taxas se aplicam separadamente).

Uma observação curiosa é que Oathbreakers com Partner podem possui uma Signature Spell para cada um dos parceiros, desde que sigam a identidade de cor desses. Sim, você pode começar com 4 cartas a mais disponíveis. Atualmente temos como opções Tevesh Szat, Doom of Fools & Jeska, Thrice Reborn e Will Kenrith & Rowan Kenrith.

Seu deck deve conter exatamente 60 cartas (incluso o Oathbreaker e a Signature Spell). Além disso, esse é um formato singleton, ou seja, você pode possuir somente uma cópia de cada carta, com exceção dos terrenos básicos e de mágicas que explicitam em seu texto que você pode possuir várias cópias (como Rat Colony, Dragon's Approach e Seven Dwarves). Não é possível usar um Companion como 61º carta, o que é outra diferença para o Commander.

Por fim, cada jogador começa com 20 pontos de vida, o que é um grande diferencial comparado com outros formatos multiplayer. Segundo o comitê, a vida nesse valor se justifica pelo desejo por jogos com duração de 30 a 60 minutos e também porque parte dos ataques e do dano serão direcionados aos Oathbreakers. Cabe lembrar também que não existe dano de comandante tal qual no Commander.

Cartas Banidas

Filosofia de Banimentos

Há alguns princípios que norteiam os banimentos do formato e que podem ser importantes em se ter em mente para não se frustrar com o Oathbreaker. Em sua essência, o formato se apoia nesses pilares: multiplayer, casual, amigável, interativo, memorável, rápido e focado em Planeswalkers.

Para se ter cogitado seu banimento, uma carta deve se encaixar em um desses perfis:

• Aceleradores de mana extremos (Exemplo: Sol Ring, Dark Ritual e Tolarian Academy);

• Feitiços e Mágicas Instantâneas que vencem o jogo sem muito esforço. (Exemplo: Doomsday, Ad Nauseam e Tooth and Nail) ;

• Planeswalkers que funcionam excepcionalmente bem como Oathbreaker. (Exemplo: Saheeli, the Gifted);

• Cards que levam a estados de jogo estagnados ou jogos esquecíveis (Exemplo: Upheaval, Shahrazad e Limited Resources).

Ad

Além disso, normalmente, as cartas somente serão banidas após 90 dias do seu lançamento, dado o devido tempo para ser testada e o metagame se adaptar. A carta candidata a banimento passará pelo crivo do playgroup do Comitê de Regras e caso se mostre um problema nos jogos nesse grupo, passará por votação entre os mesmo para decidir seu destino.

De todos os pontos acima, gostaria de destacar o fato do Oathbreaker ser fundamentalmente um formato casual, tal qual o Commander.

Em ambos os formatos se prioriza a discussão entre os jogadores para alinhar expectativas. E claro, quando falamos de diversão isso é algo completamente subjetivo.

Caso se adote uma postura mais competitiva, tenha plena consciência de que o formato é potencialmente desequilibrado e quebrado por ser um formato Eternal e ter praticamente toda a pool do Magic disponível. Justamente por realizar seus banimentos pelo ponto de vista casual, dificilmente haverá ajustes de balanceamento nesse sentido.

Listas de Cartas Banidas

Cartas Banidas até a data da publicação desse artigo:

• Cards com o tipo "Conspiracy". Clique aquilink outside website para ver a lista completa.

• Cards que fazem referência a “Ante”. Clique aquilink outside website para ver a lista completa.

• Cards que referenciam "playing with ante". Clique aquilink outside website para ver a lista completa.

• Cards de borda prata ou com símbolo holográfico de noz.

Ad Nauseam

Ancestral Recall

Balance

Biorhythm

Black Lotus

Channel

Chaos Orb

Cleanse

Crusade

Dark Ritual

Doomsday

Emrakul, the Aeons Torn

Expropriate

Falling Star

Fastbond

Gifts Ungiven

Griselbrand

High Tide

Imprison

Invoke Prejudice

Jihad

Jeweled Lotus

Library of Alexandria

Limited Resources

Lion's Eye Diamond

Mana Crypt

Mana Geyser

Mana Vault

Mox Emerald

Mox Jet

Mox Pearl

Mox Ruby

Mox Sapphire

Natural Order

Painter's Servant

Pradesh Gypsies

Primal Surge

Saheeli, the Gifted

Shahrazad

Sol Ring

Stone-Throwing Devils

Sundering Titan

Sylvan Primordial

Time Vault

Time Walk

Tinker

Tolarian Academy

Tooth and Nail

Trade Secrets

Upheaval

Yawgmoth's Bargain

Sobre Decklists

Não existe uma fórmula pronta para construir os decks, tudo depende do seu plano de jogo, arquétipo e power level em que está jogando. Em um power level mais baixo, ambiente for fun e com mágicas pesadas, acredito ser importante possuir entre 20 e 24 terrenos e bons aceleradores de mana para as jogadas mais pesadas. Se você jogar em power level otimizado, a curva tenderá a ser bem baixa, com os melhores aceleradores, combos compactos e algo entre 16 e 20 terrenos no máximo.

A seguir separei 4 decks para iniciantes (propostos pelo próprio comitê) e 4 decks para quem quer testar o potencial máximo do formato em termos de power level. Ao fim, sem decklists, alguns potenciais Oathbreakers e suas Signature Spells que também podem ser obscenamente fortes (pra não dizer quebrados).

Ad

Decklists para Iniciantes

Essas são listas propostas pelo próprio Comitê de Regras como Starter Decks de 2022, seu valor financeiro é acessível e acredito serem listas equilibradas para começar a brincar em jogos casuais. Cabe lembrar que apesar do nome Starter Deck, esse não é um produto da Wizards e a mesma, até entao, não pretende lançar produtos voltados ao Oathbreaker.

Chandra, Flamecaller & Chandra's Triumph

Loading icon

Gideon, Champion of Justice & Gideon's Triumph

Loading icon

Jace, Mirror Mage & Jace's Triumph

Loading icon

Nissa of Shadowed Boughs e & Nissa's Triumph

Loading icon

Decklists para Desalmados

Saindo da boa vizinhança chegamos ao beco escuro. A seguir estão listas no espectro competitivo e potencialmente quebrado do Oathbreaker.

Lembre-se: o formato é potencialmente desequilibrado e quebrado por ser um formato Eternal e a banlist ser guiada pelo ponto de vista casual. Não use essas listas abaixo em mesas casuais.

Tyvar, Jubilant Brawler & Green Sun's Zenith

Loading icon

Tamiyo, Field Researcher & Flash

Loading icon

Oko, Thief of Crowns & Flash

Loading icon

Jeska & Jeska's Will e Tevesh & The Elderspell

Loading icon

Mais opções desalmadas

Ainda quer ver mais opções quebradas? Vou deixar algumas ideias para os deckbuilders de plantão.

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

(Sim, Shorikai, por enquanto, pode ser seu Oathbreaker)

Conclusão

Esse é o Oathbreaker, caro leitor, o novo formato oficializado pela Wizards. Uma nova forma de jogar Magic multiplayer com o devido destaque aos icônicos Planeswalkers. E ai? Gostou do Oathbreaker? Acha que o formato vinga ou está fadado ao esquecimento? Seu espírito deckbuilder está empolgado? Deixe seu comentário com suas opiniões!

Caso queira conferir as futuras atualizações do formato no site oficial, basta aquilink outside website.

Abraços e até a próxima!