Magic: the Gathering

Review

Pauper: Top 5 Cartas de JumpStart 2022

, updated , Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, apresentamos as cinco melhores cartas do último Booster Set do ano, JumpStart 2022, para o Pauper!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Top 5 Cartas de JumpStart 2022 para o Pauper

O último booster set do ano, JumpStart 2022, acabou de ser lançado. Diferente do seu predecessor, que trouxe as Thriving Lands, ele tem como seu principal destaque no Pauper a quantia de reprints úteis para o formato, além de novas versões de staples como Spellstutter Sprite e Preordain.

A edição teve apenas um downshift e muitos dos seus cards comuns novos são pouco impressionantes se comparado ao que recebemos no resto do ano. No entanto, isso não significa que algumas delas não mereçam um olhar cuidadoso sobre seu potencial no formato. Portanto, apresento hoje o Top 5 de melhores cards de JumpStart 2022 para o Pauper!

Ad

5 - Merfolk Pupil

Loading icon

Cartas comuns azuis vem ganhando novas interações com o cemitério no último ano, como vimos com Advanced Stitchwing e Expendable Lackey, mas também em criaturas-artefato como Halo Scarab em Streets of New Capenna. Merfolk Pupil é uma nova variante dessas habilidades, onde oferece um looting.

Apesar da possibilidade de entrar em slots de estratégias que recorrem à self-mill e/ou buscam ter algum card específico no cemitério, como o Reanimator, a existência de opções mais rápidas no Pauper limitam o seu espaço e talvez com um tipo de criatura mais apropriado, ela teria mais espaço nas decklists competitivas.

No entanto, o design do card é muito elegante e prático, e abre mais um precedente para métodos inovadores de recursão, e logo merece a posição de quinto lugar.

4 - Ghoul's Feast

Loading icon

É uma pena que Ossuary Rats não cause dano ao jogador alvo com sua habilidade para compartilhar o segundo lugar com Ghoul's Feast e traria para o Pauper dois payoffs excelentes para um deck focado em colocar muitas criaturas no cemitério, como o Tortured Existence.

Mas a realidade é dura, e Ghoul's Feast é o único downshift de JumpStart 2022 para o formato. Sua inclusão é limitada pelo fato de ser uma Instant em um arquétipo que naturalmente quer uma alta quantidade de criaturas e pode ter pouco acesso a recursão se não recorrer a azul ou vermelho para Ardent Elementalist ou Archaeomancer, mas ela abre algumas opções de "alpha strike" na lista certa, com o potencial de atacar para dez ou mais de dano em um único turno.

Só que, assim como ocorreu com diversos outros cards com interações de cemitério que entraram no Pauper nos últimos dois anos, Ghoul's Feast ainda não têm o lar certo para se estabelecer e ainda é dependente demais de uma categoria de recurso fácilmente hateada num formato que conta com Relic of Progenitus, Nihil Spellbomb e Bojuka Bog.

3 - Spectral Hunt-Caller

Loading icon

A Wizards deu no decorrer de 2022 vários payoffs para mana sink no Pauper, e Spectral Hunt-Caller é mais um deles. Diferente de alguns exemplos usados em combos de mana infinita como Valakut Invoker, o lobo necessita que criaturas ataquem para servir como uma wincondition. Mas onde o novo lobo se encaixa não é nas estratégias de combo como o Walls, mas sim em decks que se interessam nesse acréscimo de poder e tem uma quantia decente de criaturas atacantes que se beneficiem de uma ou duas ativações dele.

O principal arquétipo que pode se interessar em Spectral Hunt-Caller hoje é o Elves, que não tem problemas em gerar quantias absurdas de mana e poderia tirar proveito do Trample oferecido pela criatura, sem contar que ela é encontrada por Lead the Stampede e Winding Way e pode ser ativado no momento em que entra em jogo.

Outra lista que poderia usá-lo é o Ponza, onde seu corpo é decente para estabilizar a mesa e uma única ativação da sua habilidade garante evasão para Sarulf's Packmate e Boarding Party.

Ad

2 - Infernal Idol

Loading icon

Infernal Idol é um mana rock excepcional para os Black-Based Midranges que se importam em jogar acima da curva, como o Golgari Midrange e o Orzhov Pestilence. Ele garante algumas boas oportunidades de o jogar no turno 3 e, no mesmo turno, resolver um Duress ou outro removal barato, ou de garantir o cast de Pestilence no turno seguinte com uma ativação para lidar com as criaturas 1/1 do oponente.

Além disso, diferente de outras variantes de mana rock com benefícios que saiu esse ano, Infernal Idol oferece card advantage quando não é mais útil com um Sign in Blood embutido. O artefato não é tão eficiente como Bonder's Ornament era nessa categoria, mas o valor agregado e a flexibilidade para listas que buscam estender o jogo torna dele uma opção decente para o formato.

1 - Soul Read

Loading icon

Archmage's Charm se tornou uma staple do Modern e do Historic pela sua flexibilidade, e Soul Read é um comparativo útil em power creep para o Pauper, já que faz metade do que a rara de Modern Horizons 2, mas por um custo alto para os padrões do formato.

Por quatro manas, a nova instant azul provavelmente só tem um lar em estratégias de late-game e/ou soft lock, em especial o Tron, que retornou ao formato após o lançamento de Energy Refractor, já que o custo incolor da mágica é maleável no late-game, além de ser também um bom alvo para buscar com Mystical Teachings quando você quer aproveitar a mana que sobrou no fim do turno do oponente.

Dentre as poucas novas adições que JumpStart 2022 trouxe para o Pauper, Soul Read encabeça o topo da lista por ser a única opção que pode realmente aparecer em um ou dois arquétipos bem estabelecidos no formato, ao invés de ficar na linha tênue entre jogável ou totalmente inútil.

Conclusão

JumpStart 2022 foi a edição menos impactante em termos de novidades para o Pauper e possui apenas algumas opções que apesar de viáveis não carregam o potencial de o mudar, mas o ano inteiro foi carregado de novidades importantes para o formato e o finalizamos com um Metagame bem diferente do que existia nessa mesma época do ano passado.

Obrigado pela leitura!