Magic: the Gathering

Competitive

Standard: Rakdos Aggro Meld Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon0 comments

Hoje iremos olhar um deck que vem tomando corpo no Standard atual, e que esta conquistando bons resultados. O irmão de Urza veio contudo para o competitivo.

Edit Article

Cansado do Mono Red para farma e subir no ranqueado? Que tal um aggro diferente e divertido?

Hoje mostrarei um deck bem legal que tem conquistado os jogadores do formato Standard!

Objetivo do Rakdos Meld

Ao jogar com decks Aggros, o seu objetivo é ditar o ritmo de jogo e ganhar em poucos turnos, com a entrada da cor preta, podemos eliminar criaturas adversarias para garantir o dano direto no adversário, evitando assim bloqueadoras e que percamos criaturas, mantendo o ritmo e pressão constante.

Ad

A cereja do bolo é quando conseguimos ativar a habilidade de Meld de Mishra, Claimed by Gix praticamente garantindo a vitória, pois dificilmente o adversário irá conseguir segurar o Mishra, Lost to Phyrexia.

Decklist e Construção

Este baralho é composto por 26 criaturas, 4 encantamentos e 6 instantâneas, com o maior custo de mana dentre essas cartas sendo 4.

Loading icon

Iremos iniciar falando das cartas de custo um:

Loading icon

Kumano Faces Kakkazan é uma carta que chega causando dano, aumenta o poder das suas criaturas no turno dois e no turno três lhe entrega uma criatura que ajuda a manter o ritmo. Ela te entrega três vantagens pelo custo de uma.

Rabbit Battery, além de chegar batendo, a habilidade de reconfigurar faz com que Mishra, Claimed by Gix já entre atacando e possibilitando que ele ative a habilidade de Meld caso Phyrexian Dragon Engine esteja atacando também.

Play with Fire será normalmente usado para causar dano direto no seu adversário nos dando vidência 1, mas pode ser usado para acabar com alguma criatura adversária que poderia nos dar problemas no futuro.

Já nas cartas de custo dois:

Loading icon

Misery's Shadow cresce muito, principalmente no final do jogo, além de ajudar a não deixar criaturas no cemitério do adversário.

Tenacious Underdog é uma criatura com um poder legal, além de conseguir voltar do cemitério, nos dando uma compra de carta de bônus.

Infernal Grasp destrói criaturas que são artefatos e Go for the Throat destrói criaturas que não são artefatos, garantindo um equilíbrio — já que no formato temos muitos artefatos e Infernal Grasp tem uma penalidade para ser conjurada.

Nas cartas de custo três:

Loading icon

Gix, Pretor de Yawgmoth além de ter um corpo robusto, nos ajuda com as compras de cartas que poderemos fazer, colaborando em manter a mão sempre cheia — coisa que é precisamos para manter o gás e a pressão até o final.

Reckless Stormseeker, além de aumentar o poder das nossas criaturas, dá ímpeto para uma até o final do turno, e normalmente iremos dar essa habilidade para Mishra, Claimed by Gix para ativarmos a habilidade de Meld.

Phyrexian Dragon Engine é uma das cartas que precisamos para conseguir trazer o Mishra, Lost to Phyrexia, além, claro, de ter Golpe Duplo que causa muito dano no adversário caso o mesmo não defenda. A habilidade de desenterrar nos ajuda a trazê-lo do cemitério com ímpeto atacando.

E para fechar, as de custo quatro:

Loading icon

Thundering Raiju chega batendo e colocando um marcador +1/+1 em outra criatura ou nela mesmo, causando dano direto nos adversários e mantendo pressão desde sua entrada em campo.

Mishra, Claimed by Gix, além de ser uma peça importante para o deck, consegue causar dano direto no adversário e recuperar sua vida. Ainda tem uma defesa grande, ajudando a mantê-lo vivo contra a grande maioria de dano que poderia tomar.

Ad

Como podem ver, o deck é bem explosivo e nem sempre iremos fechar o jogo com Mishra, Lost to Phyrexia, mas quando fecharmos o jogo com ele será muito divertido!

Mão inicial (Mulligan)

A Mão inicial perfeita seria Kumano Faces Kakkazan, Misery's Shadow e Gix, Pretor de Yawgmoth, uma remoção e três manas.

Como nem sempre teremos a mão perfeita, quando devemos nos preocupar com o Mulligan?

Levando em consideração que precisamos atacar desde o início, uma mão inicial com quatro manas ou com três criaturas de custo três acaba tirando a explosão que precisamos no início para acabar com o jogo rápido. Então sempre pense em Mulligar quando tiver uma mão pesada demais.

Postura de jogo

Rakdos Aggro Meld é quem deve ditar o ritmo do jogo, sendo agressivo desde o primeiro turno até a finalização.

Se em algum momento você mudar a postura de ataque para ficar na defensiva, a chance de derrota é grande, principalmente se o seu adversário ganhar vida de alguma forma, já que isso te prejudica na pressão que você colocará para ganhar o jogo. Também pode ser complicado caso o deck adversário seja de controle e consiga eliminar suas criaturas.

Temos remoções de criaturas para eliminar possíveis defensores e continuar a atacando o adversário, mantendo assim a pressão que precisamos para ganhar o jogo. Normalmente no turno cinco ou seis conseguiremos fazer o Mishra, Lost to Phyrexia que nos proporciona a vitória quase garantida.

Guia de Sideboard

Irei ser direto, pois o meta ainda não está fechado! Então falaremos de arquétipos específicos para você ir preparado.

Vs. Ganho de vida

Começaremos falando de uma match que pode ser complicada, mas que podemos vencer com as cartas do Sideboard.

Todo deck Aggro treme ao ver o seu adversário ganhando vida. Porém com as cartas certas entrando no deck, esse medo de recuperação do adversário cai por terra.

Knight of Dusk's Shadow é a principal carta contra ganho de vida. Com ela em campo, sua pressão vai ser constante ao adversário, e com a habilidade que faz com que ela aumente o seu poder e defesa, acaba forçando o seu inimigo no late a se preocupar em eliminá-la o mais rápido possível do campo.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

Vs. Controle

Essa é uma match onde a paciência e a mão inicial faz total diferença — tanto a sua quanto a do oponente.

Decks Controle irão tenta atrasar seu jogo, seja anulando ou eliminando suas criaturas em campo. Para superar isso teremos que contar com algumas cartas que acabam nos dando vantagem numérica em campo, principalmente quando entrarem as remoções globais.

Jaya, Fiery Negotiator nos dá uma ficha de criatura e também pode nos dar a chance de jogar uma das duas cartas do topo do grimório, ajudando assim a manter a constância.

Ob Nixilis, the Adversary é outro que entra nessa pegada só que mais agressiva. Você força o oponente a descartar um card ou ele vai tomar dano para manter a carta na mão — isso além de você conseguir criar duas cópias dele caso use a habilidade de "Baixar".

Ad

Obs: Essa é uma carta que todos têm dúvida de usarem uma ou duas no side, fica a seu critério.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

Vs. Combo

Nesse tipo de partida, sua paciência e empatia com a outra pessoa vão ser testadas muitas vezes.

Para segurar um deck combo, o principal é conhecer qual é o combo que o deck usa, e eliminar essas cartas para que ele não consiga usá-las.

Manteremos o foco em causar o máximo de dano possível, e colocaremos algumas cartas específicas.

Duress vai ser para cartas específicas do combo ou cartas que buscam as cartas para o combo, um exemplo é Diabolic Intent.

Outra carta que acaba com combos, sejam de criaturas ou artefatos, é Brotherhood's End, carta muito boa que saiu na última edição e que pode segurar muitos decks aggros também.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

Vs. Aggros

Partidas rápidas e com muitas remoções são esperadas nesse tipo de confronto. As melhores mãos iniciais e compras de cartas podem ser a diferença entre a vitória e a derrota.

Outra coisa que nos garante ter um respiro seria ganhar vida, logo Sheoldred, the Apocalypse tem um corpo robusto para segurar ataques, além de causar dano quando um adversário comprar cartas, e de nos dar vida quando compramos cartas.

Caso o deck do adversário seja de soldados, por exemplo, aí vale a pena colocar Brotherhood's End para tirar as criaturas do campo de batalha mesmo que as suas também sejam eliminadas.

A estrela do deck, Mishra, Claimed by Gix tem corpo para resistir a essa brincadeira e se Phyrexian Dragon Engine morrer podemos voltar com o desenterrar para ativar a habilidade de Meld.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

Considerações Finais

Rakdos Aggro Meld é um deck divertido e têm aparecido com frequência no MTG Arena, pois muitas pessoas estão buscando a melhor lista para esse deck.

Não se preocupe se não conseguir fazer Mishra, Lost to Phyrexia, pois todas as criaturas que temos no deck acabam nos ajudando contra decks Aggros e Controle.

Então por hoje ficamos por aqui, espero que tenham gostado do artigo! Deixem seu feedback para melhorias.

Até o próximo!