Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: BG Dredge - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon1 comments

O Pauper foi surpreendido pela ascensão de um deck inesperado. Dredge vem trazendo resultados consistentes neste formato, e ganhando espaço pela sua proposta diferente, que consegue atacar muito bem o metagame. No artigo de hoje, trago um guia do sideboard deste deck para as matchups principais!

Edit Article

Sobre o Deck

Em meu último artigo sobre Pauper, eu trouxe um guia de Azorius Familiarlink outside website, e falei sobre como a recursão é um pilar deste formato. Neste artigo, falarei sobre um deck que é pura recursão e têm surpreendido jogadores, trazendo alguns resultados importantes e ganhando espaço aos poucos.

Loading icon

Apesar de ter apenas uma carta com a habilidade que o nomeia, Stinkweed Imp, o Dredge é um deck de self-mill com o qual você enche o cemitério o mais rápido possível para então usar Dread Return e trazer Lotleth Giant do cemitério para o campo de batalha - isso causará uma quantidade de dano absurda no oponente, e muitas vezes resultará em dano letal.

Ad

Loading icon

Lotleth Giant e Dread Return são as peças principais dessa estratégia, e ambas receberam um downgrade em Commander Legends. Também entraram neste formato ao mesmo tempo, mas só agora, nessa lista, começaram a receber a atenção que merecem.

Lotleth Giant tem uma habilidade de ETB que causa dano no oponente igual ao número de criaturas no seu cemitério. Dread Return, por outro lado, é um Reanimate de quatro manas com um custo de flashback que te força a sacrificar três criaturas ao invés de utilizar mana, o que combina muito bem com cartas como Acorn Harvest e Scrapwork Mutt.

Para acelerar ainda mais o seu plano de jogo e trazer consistência a essa estratégia, este deck usa algumas outras peças de self-mill que são criaturas.

Blanchwood Prowler alimenta o cemitério e lhe permite recuperar uma land que foi colocada lá por ele; caso não faça isso, você colocará um marcador +1/+1 nele e terá uma criatura 2/2 em jogo. Satyr Wayfinder funciona de forma semelhante, já que pode recuperar uma land, mas sem receber marcadores, e Mire Triton, além do mill, é excelente como blocker e ainda te dá alguns pontos de vida.

Loading icon

Troll of Khazad-dûm e Generous Ent encaixam nessa lista como uma luva, já que corrigem a nossa base de mana. Elas também nos permitem manter mãos com uma land com maior confiança, e servem como um plano de jogo alternativo com Exhume nesta lista.

Loading icon

Mulligan e Postura de Jogo

Considerando a estratégia deste deck, você preferirá mãos que te permitam desenvolver bem o jogo, e que tenham land drops suficiente para fazer isso.

Ter os drop 2 na mão inicial é importante, principalmente Blanchwood Prowler e Satyr Wayfinder, que irão nos garantir os land drops futuros.

Evite mãos que tenham Dread Return e/ou Lotleth Giant logo de início, pois você preferirá ter estas cartas no cemitério. Scrapwork Mutt descartando Stinkweed Imp no turno 2 também é um início poderoso.

Loading icon

Por este deck depender muito do cemitério, você deverá estar preparado para lidar com o grave hate pesado que ronda este formato - e é aí que entra nosso sideboard.

Guia de Sideboard

Loading icon

Como falei antes, é muito importante saber lidar com os hates, então nosso side foi montado para te permitir lidar com a maior ameaça contra a estratégia deste deck.

Ancient Grudge, além de quebrar Relic of Progenitus, pode servir como um LD em algumas situações, ou até mesmo como uma remoção contra criaturas artefato.

Rotten Reunion desacelera o plano dos Terror Decks e quebra um loop de Ephemerate ou Ghostly Flicker, além de criar uma ficha que te ajudará com o flashback do Dread Return.

Ad

Temos uma cópia extra de Gnaw to the Bone, que é uma carta excelente contra aggros no geral, e três cópias de Flaring Pain e Ray of Revelation para lidar com prevenção de dano e eliminar encantamentos como All That Glitters.

Vs. Kuldotha Red

Considero essa match 50% favorável e 50% desfavorável. Será basicamente uma corrida para estar sempre à frente do seu oponente.

Gnaw to the Bone é a carta que vencerá seu jogo, travando completamente o Red se encaixar bem. Para isso, você precisará de uma mão inicial rápida que lhe permita encher o cemitério rapidamente com criaturas, além de garantir sua mana.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Golgari Initiative

O oponente será obrigado a jogar um plano mais agressivo, já que seu arsenal de remoções não será suficiente para parar o Dredge. Tome cuidado com o grave hate e tente ser rápido.

Utilize bem suas criaturas pretas, pois elas são mais difíceis de matar e te ajudarão a roubar a Dianteira ou o Monarca. O plano de Exhume no turno 2 é pior nessa match por conta da forte presença de Tithing Blade nas listas de Golgari.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Ux Faeries

Esse jogo é mais complicado. Spellstutter Sprite e Counterspell são muito fortes, e o oponente terá os Ninjas e Monarca para abastecer seus recursos.

No caso do UB, seu oponente terá 4 cartas mortas em seu deck e isso será muito vantajoso para nós, já que Snuff Out é ruim contra o Dredge e Stinkweed Imp é uma criatura excelente nesse jogo.

O plano do Exhume no turno 2 é mais forte nesta matchup, já que este Troll coloca pressão no oponente e o Ent pode travar as Fadas.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Caw-Gates

Considero essa match bem favorável, mas você precisará lidar com Prismatic Strands, que é uma carta bem chata de enfrentar. Por essa razão, nossa lista tem 3 cópias de Flaring Pain.

Escolha uma mão que lhe garanta velocidade e não se esqueça de jogar em volta dos counters do oponente.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Algumas listas de Caw-Gates usam Relic of Progenitus no side - caso você enfrente isso, pode trocar o Ray of Revelation por Ancient Grudge.

Vs. Affinity Glitters

Esse jogo pode ser levemente favorável para o Affinity, dependendo da versão que você esteja enfrentando. Galvanic Blast faz uma certa diferença, já que remove os bloqueadores mais efetivos. Nosso plano de jogo será o mesmo que aplicamos contra o Mono-Red, e Gnaw to the Bone novamente será muito importante, mas dividirá espaço com outras peças importantes no side.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

Ad

Dregde é surpreendentemente divertido e forte. Apesar de suas fraquezas, consegue se adaptar bem ao metagame atual, e bate de frente com os decks principais deste formato. Se bem pilotado, pode ser uma máquina que irá atropelar seus oponentes, e ainda é acessível se comparado às outras listas competitivas deste formato.

Se você gosta de estratégias diferentes e combos que possibilitam várias linhas de jogo, então esse é o deck para você.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários, e tentarei responder a todos. Até a próxima!