Avatar: The Last Airbender mal chegou aos torneios e já temos o melhor card da expansão para os formatos competitivos.

Badgermole Cub levou poucos dias para ser a novidade mais influente nos formatos competitivos do card game, alavancando um deck para potencialmente o melhor do Standard, trazendo de volta arquétipos em baixa no Pioneer e Modern e chegando a ter quatro cópias em um deck que fez 10-0 em um Challenge de Legacy na primeira semana do set no Magic Online, atestando o potencial que gerar mana extra possui nas regras do jogo, especialmente quando as concessões de deckbuilding para extrair valor dele são notoriamente baixas.
Por que Badgermole Cub é tão bom?
Mas afinal, o que tornou este card tão forte no ambiente competitivo?
A mescla de custo, corpo eficiente e potencial de gerar tanto trocas de dois-pra-um por transformar um terreno em criatura quanto em agregar na mana extra são os principais motivadores para ele ser o grande destaque da última semana, mas podemos ir um pouco mais longe.

Se olharmos para o passado, um dos primeiros cards banidos do Pioneer foi Leyline of Abundance, um encantamento que possuía basicamente a mesma linha de texto que Badgermole Cub e que alavancou o Mono Green Devotion para o topo da cadeia do Metagame — na época, vale registrar, Leyline tinha a vantagem de gerar para Nykthos, Shrine to Nyx de graça, que fazia diferença considerável na hora de conjurar uma Walking Ballista ou utilizar o toolbox de Karn, the Great Creator.
Mas o outro bônus do encantamento era fazer cada mana dork gerar ao serem virados: isso permitia, por exemplo, conjurar Karn no segundo turno, ou até jogar uma Nissa, Who Shakes the World no terceiro, desvirando um terreno para gerar mais
no terceiro turno, criando uma pressão considerável na mesa que só era combatida por decks mais rápidos e mais disruptivos, como era o Mono Black Aggro com Smuggler’s Copter e Thoughtseize.

Badgermole Cub trouxe esse bônus de “pular turnos de mana” para basicamente qualquer arquétipo disposto a utilizar algum número entre quatro e dez mana dorks. A partir destes, qualquer sequência de segundo turno com a criatura já faz o suficiente para mudar o ritmo da partida e tornar seu deck mais explosivo.
Tome como exemplo o deck de Simic Aggro, principal destaque deste fim de semana no Standard: o arquétipo utiliza Gene Pollinator e Llanowar Elves como mana dorks e consegue agilizar rapidamente sua mana enquanto extrai, desde o segundo turno, alguma vantagem de Badgermole Cub — com um deles no primeiro turno, adicionar ou
no mesmo momento em que conjura Cub é uma jogada comum, e sua lista é composta de aproveitar essa mana extra em qualquer estágio.

Para muitos desses arquétipos no Standard, o objetivo primário é chegar até sua bomba mais cedo: Ouroboroid no terceiro turno sequenciado junto de outras criaturas já faz estrago suficiente para colocar o oponente muito adiante na partida, e o mesmo ocorre com qualquer outro Payoff recente no Standard — com a vantagem, no formato, de poder usar toda mana extra disponível para transformar Nature’s Rhythm em um potencial toolbox de respostas e ameaças.

O mesmo se aplica para quase todos os demais arquétipos com Badgermole Cub nos demais formatos: o mero fato dele acelerar suas power plays enquanto possui outras qualidades inerentes é suficiente para colocá-lo nos holofotes competitivos onde, talvez, ele demore um tempo para sair.
Badgermole Cub nos Formatos Competitivos
Standard
Simic Aggro visando acelerar Ouroboroid é o principal arquétipo de Badgermole Cub, mas diversas outras estratégias têm apostado na combinação de oito dorks + payoff eficiente de outras cores.
Por exemplo, uma versão Selesnya apostou em Virtue of Loyalty como cópias extras de Ouroboroid enquanto também utiliza Enduring Innocence para vantagem em cartas. O deck também possui um pequeno toolbox com Brightglass Gearhulk no Sideboard, também possível de acelerar com Gene Pollinator e o novo card.
Do outro lado, listas também apostaram em uma variante preta e verde com Overlord of the Balemurk, e até uma variante de Sacrifice utilizando Scavenger’s Talent e Beifong’s Bounty Hunters foi um dos destaques do início da segunda semana de Challenges para o Standard.
O novo Airbending Combo também utiliza o card com oito dorks para acelerar a combinação de Doc Aurlock, Grizzled Genius com Appa, Steadfast Guardian e Aang, Swift Savior, possibilitando conjurar as criaturas exiladas com Airbending de graça e criar um exército de Aliados 1/1 com o looping entre esses cards.
Simic Landfall também incluiu cópias de Badgermole Cub junto de Llanowar Elves e Earthbender Ascension para acelerar Icetill Explorer, cuja habilidade de reutilizar “fetch lands” possibilita múltiplas instâncias de Landfall muito cedo.
Pioneer
Mono Green foi o único arquétipo da primeira semana a utilizar o novo card para obter resultados relevantes, incluindo Top 8 em dois Challenges após um bom tempo ausente.
A versão tradicional de Ramp talvez tenha incluído o card apenas para replicar Leyline of Abundance com oito mana dorks, mas existem algumas possíveis vantagens em transformar uma Nykthos, Shrine to Nyx em criatura se encontrarmos as compensações certas.
Uma versão mais agressiva foi a que deu o maior destaque ao card no decorrer da semana. Nela, utilizam-se diversos mana dorks junto de Fiend Artisan e Nykthos, Shrine to Nyx para buscar criaturas-chave para a lista, com o principal payoff sendo Craterhoof Behemoth para finalizar o jogo, enquanto Tribute to the World Tree mantém a quantidade de recursos e Warden of the Grove amplia a pressão na mesa com cada criatura que entrar na mesa.
Modern
Apesar de algumas outras listas terem utilizado o card, o destaque para Badgermole Cub no Modern foi com Yawgmoth, Thran Physician — arquétipo com facilidade de incluir diversos dorks porque esses também servem de alimento para as demais interações do arquétipo.
Cub também possui, na lista acima, a vantagem de colocar uma “criatura” com marcador +1/+1 na mesa, transformando-a em cópias extras de Yawgmoth ou Walking Ballista se utilizada junto de Agatha’s Soul Cauldron.
Legacy
O jogador El-Bebbos fechou um Legacy Challenge com um resultado implacável de 10-0 em uma lista utilizando seis cópias de mana dorks, além de um set completo de Badgermole Cub e uma cópia de Quirion Ranger, que possibilita desvirar criaturas — combinação importante entre a habilidade de Earthbending e Gaea’s Cradle.
Não diferente das versões acima, essa lista aproveita Cub para acelerar o cast das suas bombas mais poderosas: Natural Order para Atraxa, Grand Unifier pode colocar seu controlador muito à frente na partida se o oponente falhar em interagir com o “combo”, enquanto Craterhoof Behemoth se beneficia do lado mais go wide do arquétipo com Springheart Nantuko.
Concluindo
Ainda é cedo para dizer que Badgermole Cub é um card problemático, mas ele segue o padrão de gerar mana de graça com poucas concessões de deckbuilding por um custo fácil de adicionar para diversas estratégias em formatos distintos.
A primeira semana é sempre um grande laboratório, e agora que o card está no radar, caberá aos jogadores descobrirem as melhores maneiras de lidar com a potencial nova staple de múltiplos formatos — seja jogando mais rápido no Standard, ou respeitando mais o potencial explosivo de Cub ao ponto de valer a pena gastar uma Force of Will nela.
Obrigado pela leitura!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment