Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Dina, Soul Steeper

, Comment regular icon0 comments

No Deck Tech de hoje, temos um deck combo de ganho de vida com Dina, Soul Steeper como comandante!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Faz um tempo deste a última vez que trabalhei com um deck combo nesses artigos. Então, dessa vez trouxemos um deck focado em combo, estrelando Dina, Soul Steeper!

Comandante e Mecânica

Dina, Soul Steeper é uma fonte de dano para cada ganho de vida que fica na zona de comando custando pouquíssimo. Seu deck foca em ganho de vida e em criar algum loop que envolva esta mecânica. Dina é basicamente uma condição de vitória que está sempre disponível, o que significa que você só precisa achar as outras peças do deck e então conjurar tudo para conseguir uma vitória.

Ad

Loading icon

A combinação de cor Golgari Magic Symbol B Magic Symbol G complementa bastante a mecânica de ganho de vida, e Strixhaven trouxe ainda mais ferramentas, tornando este deck bem viável para essa mecânica. Remoções, sustentação e diversas outras mecânicas nos auxiliam na construção desse deck.

Lista Dina, Soul Steeper e Estratégia do Deck

Loading icon

Esta lista não conta com um limite de orçamento, mas ao final deste artigo traremos uma versão bem mais budget. Não ficará tão otimizada quanto a lista apresentada antes, mas funcionará de forma semelhante, tentando focar na mecânica e interações de ganho de vida, juntamente com seus finalizadores.

Aceleradores

Loading icon

Como artefatos, temos o kit básico de sinetes do Commander: Arcane Signet e Golgari Signet, e obviamente Sol Ring. Também usamos Pristine Talisman como pedra de mana para ter mais ganho de vida.

Loading icon

Temos dois mana dorks: Llanowar Elves e Elves of Deep Shadow, e por fim as mágicas Nature's Lore, Three Visits, Farseek, Cultivate e Kodama's Reach. Isto é o que todo deck verde usa hoje em dia para rampar.

Loading icon

Ganhando Vida

Loading icon

Estas são nossas fontes principais de ganho de vida, e também cartas que interagem com isso. Como fontes de vida de maneira desencadeada, temos Marauding Blight-Priest, que inclusive pode ser uma alternativa a Dina como peça de combo, Witherbloom Apprentice, Creeping Bloodsucker, Deathgreeter, Spectrum Sentinel, Prosperous Innkeeper, Gala Greeters, que tem outros efeitos ótimos, Gray Merchant of Asphodel, que pode drenar os oponentes, Essence Warden e Ayara, First of Locthwain, que de quebra pode nos comprar cartas.

Loading icon

Para desencadear algumas dessas criaturas, temos criadores de fichas de Peste: Blight Mound, Sedgemoor Witch e principalmente Beledros Witherbloom, que oferece turnos com bastante mana que são consequentemente bem agressivos graças à sua habilidade de desvirar terrenos. As fichas de Peste nos ajudam muito por serem fontes de ganho de vida e ótimos bloqueadores.

Loading icon

Não poderíamos nos esquecer da interação de Witch's Oven com Cauldron Familiar para amplificar os efeitos de drenar a vida dos oponentes; use o gato como bloqueador, sacrifique-o com o caldeirão, sacrifique a ficha de Comida e então volte o gato.

Ad

Como Aristocratas, adicionamos Blood Artist, Zulaport Cutthroat e Bastion of Remembrance. Temos diversas interações com sacrificar criaturas, então estes cards são bem vindos à nossa construção por drenarem a vida dos oponentes de forma eficiente. Por fim, para lidar com Reanimates e com oponentes tentando recuperar recursos, temos Scavenging Ooze para exilar essas cartas, e ele ainda te dá um pouco de ganho de vida caso a carta exilada seja uma criatura.

Loading icon

Comprando Cartas e Interagindo com Cemitério

Loading icon

Como o deck é combo, o que mais queremos são nossas peças, para de fato combar. Para achá-las rapidamente, precisamos comprar o máximo de cartas possível.

Com isso em mente, usamos desde as ferramentas de compras mais simples, como Night's Whisper e Sign in Blood, quanto as que exigem sacrifício, como Plumb the Forbidden, Village Rites e Corrupted Conviction. A ideia é usarmos as fichas geradas como combustível para esse tipo de mágica, mas caso precise usar alguma criatura, pense bem em qual - afinal, precisamos de criaturas específicas para ganhar, então sacrificar criaturas que podem serem peças do nosso combo acaba por não sendo muito interessante.

Loading icon

Usamos outras ferramentas como Phyrexian Arena e Mosswood Dreadknight, que pode ser sacrificado constantemente com Dina, e reutilizado. Temos algumas interações com ganho de vida nesta seção deste deck também, como Moldervine Reclamation e principalmente Well of Lost Dreams, que é uma grande fonte de compra de cartas neste deck, tanto para ganhos de vida maiores ou menores. Afinal, pagar somente 1 mana para comprar uma carta para cada 1 de vida drenada é um custo bem baixo e vantajoso.

Loading icon

Para voltar recursos do cemitério, usamos Veinwitch Coven, Bala Ged Recovery e Eternal Witness. Darei destaque para Veinwitch Coven, pois pode sempre voltar alguma criatura importante, como Eternal Witness, que pode voltar um Village Rites ou derivado, por exemplo, e criar esse pequeno ciclo de compra de cartas até acharmos a carta finalizadora para terminar a partida. Caso algum Aristocrata esteja em campo, essa interação fica ainda melhor por drenar os oponentes.

Loading icon

Combos e Tutores

Loading icon

Temos diversas condições de vitória para encerrar o jogo de vez. Dentre elas, Sanguine Bond, Vito, Thorn of the Dusk Rose ou Dina e Exquisite Blood já servem para drenar toda a vida possível dos oponentes assim que você desencadear o primeiro efeito de ganho de vida do turno.

Ad

Usamos também o trio de Sensei's Divining Top, Bolas's Citadel e Aetherflux Reservoir - conjuramos Sensei’s Divining Top pagando 1 de vida, e então ganhamos 1 de vida. Ativamos este artefato para comprar uma carta, voltando-o ao topo. Então, o conjuramos novamente pagando 1 de vida e ganhando 2, criando assim um loop de ganho de vida que acaba quando as cartas do seu deck acabam. Nesse combo é possível ganhar muita vida e finalizar seus oponentes diretamente com a habilidade ativada de Aetherflux Reservoir.

Vale lembrar que todas as peças citadas funcionam independente de seus papéis como peças de combo neste deck, e não são cartas "mortas" caso não forem usadas para finalizar de vez o jogo, tal como Bolas’s Citadel ou Aetherflux Reservoir.

Loading icon

Depois que você ganhou vida o suficiente, Accomplished Alchemist e Staff of Domination podem comprar seu deck todo graças ao tanto de mana que Accomplished Alchemist vai criar, resultando em mana infinita, e lhe dando acesso aos finalizadores deste deck de fato. Por fim, para buscarmos essas cartas e encerrarmos o jogo, usamos Demonic Tutor, Grim Tutor e Profane Tutor.

Loading icon

Remoções e Respostas

Loading icon

Claro, não poderíamos nos esquecer das respostas para interagirmos com a mesa de um oponente e até mesmo impedi-los de combar antes que nós. Logo, como remoções pontuais usamos Nature's Claim, Tear Asunder, que pode exilar uma permanente, Putrefy, Beast Within, Assassin's Trophy e Mortality Spear. Optamos por uma linha mais abrangente de remoções, e não focamos tanto assim em remoções específicas.

Loading icon

Como remoções globais, já que ganhamos muita vida, Essence Pulse e Toxic Deluge se encaixam muito bem na nossa construção. Apesar de não interagir com ganho de vida, Damnation e Culling Ritual também tem seu espaço por serem cartas individualmente boas e recursivas, no caso de Culling Ritual. Por fim, temos Tamiyo's Safekeeping, tanto para ganhar vida quanto para proteger alguma permanente importante caso tentem responder nossos combos.

Loading icon

Lista Dina, Soul Steeper Budget

Loading icon

A lista budget conta apenas com o combo de Chain of Smog e Witherbloom Apprentice ou Witherbloom Pledgemage junto de Dina, mas conta com cartas semelhantes, tanto no aspecto de comprar cartas quanto suas criaturas e remoções no geral, caso não seja viável você montar a lista original deste Deck Tech.

Considerações Finais

Combo é um arquétipo popular e comum, e não escrever um Deck Tech sobre um deck combo seria injusto. Este tem compra de cartas, tutores e diversas maneiras de ganhar o jogo de uma vez, fora conseguir se manter bem ao decorrer da partida, com bastante vida, recurso e valor.

Ad

Gostou deste deck? Colocaria mais combos? Usaria outro comandante? Nos conte sua opinião!