Magic: the Gathering

Competitive

Metagame: As Lições e Principais Decks do Brawl Challenge

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

O primeiro Brawl Metagame Challenge ocorreu no último fim de semana no Magic Arena, deixando algumas lições importantes a serem aprendidas para o futuro do formato

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Neste fim de semana, o Magic Arena teve o seu primeiro Metagame Challenge no formato Brawl — o equivalente de Commander da plataforma digital, onde os jogos são compostos de uma partida 1v1 na modalidade Melhor de Um, e cujas regras de deckbuilding se assemelham no quesito de ter um comandante que define as cores do seu baralho.

O formato Brawl é um dos mais jogados no MTGArena e muitos jogadores o enxergam com olhos de ambiente casual; portanto, a mudança de perspectiva com um Challenge colocou à prova o potencial dele como jogo competitivo, e o que alguns jogadores descobriram é que, no momento em que se vale premiações e vitórias importam mais ainda, o Brawl pode ser um ambiente desequilibrado.

Muitas vezes, o fato de estar na play ou na draw faz diferença no resultado devido ao acesso de mana rápida e à falta de disrupção gratuita que coloque em cheque algumas das estratégias mais explosivas e/ou segure a consistência de alguns arquétipos em executar seu plano de jogo. A sensação na comunidade, de acordo com comentários nas mídias sociais, é que o Brawl precisaria de um “grande conserto” antes de ser tratado como um formato ranqueado, talvez com banimentos mais assertivos na mana rápida para equilibrar os recursos entre jogadores, a remoção de Comandantes mais “injustos”.

Loading icon

Entre esses, estão Nadu, Winged Wisdom, que apesar de não possuir os loopings com Shuko e ter sido nerfado na plataforma digital, gera valor excessivo se jogadores não interagirem constantemente com ele — o que pode ser bem difícil em um ambiente 1v1 para um comandante utilizando duas das melhores cores para proteção —, Ajani, Nacatl Pariah, cuja base Magic Symbol WMagic Symbol R e facilidade de ser conjurado no primeiro ou segundo turno e transformado o torna difícil de interagir e/ou chega ao ponto em que ele nem sequer é necessário para seu deck funcionar apropriadamente, e Old Stickfingers, que habilita um "combo de uma carta" na Zona de Comando com a lista certa.

O que ficou claro é que o Brawl precisará de ajustes se quiser se apresentar como um formato competitivo no Magic Arena, e talvez demore até vermos outro evento de Metagame Challenge nele.

Decklists de Brawl que Fizeram 7-0 no Metagame Challenge

Usuários do Reddit compartilharam suas listas que fizeram sete vitórias no evento deste fim de semana, e apesar de cada uma apresentar algumas escolhas individuais, elas servem como um bom molde do que se pode esperar de um Brawl mais competitivo e otimizado.

Ajani, Nacatl Pariah

Loading icon

O jogador Flaky_Praline compartilhou sua lista de Ajani, Nacatl Pariah Aggro, com uma curva de mana crescente onde as criaturas vão empilhando efeitos de bola de neve conforme o jogo se estende.

Como mencionado acima, um problema encontrado com as listas de Ajani é que a qualidade individual dos cards utilizados pelo deck chega ao ponto em que o comandante chega ao ponto de ser redundante se o jogo se estender.

Loading icon

A lista acima foi utilizada pelo usuário Zunqivo e criada pelo moderador do Discord de Brawl ImNotFine, fechando com um resultado de 86-21 com três runs de 7-0 durante o evento. Destaque para a interação de Ajani com Masked Meower (Skittering Kitten) para desencadear o lado Planeswalker do card tão cedo quanto no segundo turno.

Teferi, Hero of Dominaria

Loading icon

O usuário PinkWard chegou neste resultado com uma lista de Teferi, Hero of Dominaria utilizando uma combinação clássica de respostas e ameaças de Control, com Swords to Plowshares, Wrath of the Skies, Mana Drain, Counterspell e condições de vitória complementares com The Wandering Emperor, Torrential Gearhulk e Shark Typhoon.

Wrenn and Six

Loading icon

Galacticfonz apresentou uma variante de Wrenn and Six Midrange utilizando interações entre terrenos e cards que permitem reutilizá-los para “lockar” o oponente ou extrair valor de algumas respostas pontuais e efeitos de Cycling enquanto exerce pressão com algumas staples dessa combinação de cores como Ragavan, Nimble Pilferer e Tersa Lightshatter.

Vial Smasher & Thrasios

Loading icon

A lista de retadon é a clássica combinação de Goodstuff, utilizando os Partners Vial Smasher, the Fierce e Thrasios, Triton Hero com as melhores cartas que esta combinação de quatro cores tem a oferecer. De bônus, o deck utiliza Training Grounds e Trackhand Trainer como um meio de reduzir o custo da habilidade de Thrasios ao ponto de poder utilizá-la de graça.

Tamiyo, Inquisitive Student

Loading icon

Nistua1 fechou os 7-0 com uma lista de Tamiyo, Inquisitive Student mesclando elementos de Ramp com Wilderness Reclamation, Primeval Titan e uma poderosa sequência de mágicas de turnos extras que, somados com a habilidade recursiva da Comandante, é capaz de dominar a partida e colocar seu controlador em uma posição imbatível.

Emry, Lurker of the Loch

Loading icon

A lista de Emry, Lurker of the Loch do jogador BoioDruid aproveita a interação da Comandante com Paradox Engine para fazer loopings com a mana gerada pelos artefatos para conjurar mais mágicas e desvirá-los novamente, sendo possível utilizar Stonecoil Serpent com X = 0 e Emry para gerar mana infinita e/ou criar triggers suficientes para ganhar o jogo com Aetherflux Reservoir, entre diversos outros combos possíveis com as demais peças da lista.

Nashi, Illusion Gadgeteer

Loading icon

Nistua1 também fechou uma run completa com uma lista de Nashi, Illusion Gadgeteer Midrange, voltada para responder às demandas apresentadas pelo Metagame inicial do formato enquanto utiliza a clássica pilha de cartas boas disponíveis nessa cor entre Deathrite Shaman, Uro, Titan of Nature's Wrath, entre outros.

Concluindo

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!