Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Wilhelt, the Rotcleaver

, updated , Comment regular icon0 comments

No Deck Tech de hoje, traremos a infestação de Zumbis neste deck tribal com Wilhelt, the Rotcleaver como comandante!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

No Deck Tech de hoje, traremos um dos senão o tipo de criaturas mais icônico do tema "Halloween": Zumbis! Wilhelt, the Rotcleaver estrela como comandante!

Comandante e Mecânica

Wilhelt, the Rotcleaver é um dos, senão o comandante mais popular para os Zumbis hoje em dia no Commander. É uma criatura ótima para esta proposta: pode criar diversas fichas de Zumbi e compra cartas no final do turno.

Loading icon

Analisando os outros comandantes possíveis dentro da combinação de cores Magic Symbol U Magic Symbol B, Wilhelt se destaca para esta proposta, e por isso foi escolhido para liderar este Deck Tech.

Ad

Lista Wilhelt, the Rotcleaver e a Estratégia do Deck

Loading icon

Este deck consegue ganhar de diversas formas: atropelando os oponentes com uma horda de Zumbis, drenando eles com diversas cartas ou até mesmo finalizando o jogo com alguns combos.

Aceleradores

Loading icon

Este é o clássico "Kit Commander" de pedras de mana de hoje em dia: Sol Ring, Arcane Signet, Dimir Signet e Talisman of Dominance.

Para evitar descartar cartas por ter cartas demais na mão, temos Thought Vessel. Por fim, temos Crowded Crypt - um artefato ótimo que pode criar muitas fichas de Zumbi que parece ter sido criado justamente para este tipo de deck.

Loading icon

Lordes e Interações Tipais

Lordes e Outras Criaturas Importantes

Loading icon

Como todo deck tipal que se preze, este precisa de Lordes - criaturas que geralmente buffam as criaturas do tipo escolhido de algum jeito. Portanto, temos Death Baron, Cemetery Reaper, Lord of the Accursed, Tomb Tyrant, Undead Warchief e principalmente Diregraf Captain, por servir como uma peça de combo que será mencionada posteriormente.

Loading icon

Temos outras criaturas importantes para este deck que não são nem Lordes nem Zumbis: The Scarab God, Gisa and Geralf, Gray Merchant of Asphodel, Sidisi, Undead Vizier, Cryptbreaker e Hordewing Skaab.

Na parte de não-zumbis, Gisa and Geralf enchem o cemitério e lhe dão acesso a ele pelo menos uma vez por turno para recuperar algum Zumbi perdido.

The Scarab God pode causar uma quantidade de dano considerável nos seus oponentes, e também seleciona cartas graças à sua Vidência. Sua última habilidade também é muito útil para responder decks Reanimators, "roubando" as criaturas essenciais dos oponentes.

Loading icon

Agora, falando de Zumbis, usamos Sidisi, Undead Vizier para buscar o que for necessário ou até mesmo as peças de combo para finalizar o jogo. Cryptbreaker lhe ajuda a comprar cartas e Hordewing Skaab garante uma ótima evasão para as criaturas.

Por fim, temos um dos senão o Zumbi mais usado no Commander, usado até mesmo em decks não tipais devido ao seu potencial: Gray Merchant of Asphodel. Este é praticamente um slot obrigatório que lhe ajuda a se manter no jogo com mais vida enquanto drena seus oponentes em seu ETB ao mesmo tempo.

Loading icon

Outros Zumbis e Interações Tipais

Loading icon

Ad

Como interações tipais de não-criatura, adicionamos Rooftop Storm, Zombie Apocalypse, Ghouls' Night Out, Empty the Laboratory, Distant Melody, Rise of the Dread Marn, Necroduality, Liliana's Mastery, Liliana, Death's Majesty, Endless Ranks of the Dead e Dreadhorde Invasion.

São cartas ótimas para complementar nossa horda de Zumbis, e fazem de tudo um pouco: criam mais criaturas para o campo, buffam as criaturas, compram cartas em relação ao número de criaturas, e até mesmo roubam criaturas dos oponentes e as transformam em Zumbis.

Esse grupo tipal é bem antigo no Magic, então há muitas, mas muitas cartas de suporte para construir e desenvolver este deck. Inclusive, é importante ressaltar que Rooftop Storm compõe mais um combo neste deck.

Loading icon

Champion of the Perished e Diregraf Colossus podem criar muitas fichas; Midnight Reaper e Undead Augur compram cartas; Ravenous Rotbelly, Noxious Ghoul e Fleshbag Marauder removem criaturas dos oponentes; Cleaver Skaab clona Zumbis interessantes (como, por exemplo, Gray Merchant of Asphodel), Gleaming Overseer fortalece ainda mais as fichas de Zumbi, e, por fim, para ter um efeito semelhante ao de Wilhelt, temos Headless Rider.

Como dito antes, a variedade de Zumbis é muito grande, então peneiramos os mais interessantes para usar nessa construção.

Loading icon

Condições de Vitória

Loading icon

Como dito antes, temos diversas peças de combo como condições de vitória alternativas, além do dano de combate.

Primeiro, vamos falar das fontes de dano que precisamos para que isso seja possível: temos o já mencionado Diregraf Captain, Bastion of Remembrance, Plague Belcher e Mirkwood Bats. Essas são as fontes de dano principais para diminuir a vida dos oponentes a zero. Considerando que qualquer uma dessas peças está na mesa, vamos ver os combos.

Loading icon

Gravecrawler junto de Phyrexian Altar e um Zumbi na mesa resulta em sacrifício infinito, com trigger de morte infinito.

Ainda usando Gravecrawler, junto de Rooftop Storm e Carrion Feeder, é possível sempre conjurar Gravecrawler por 0 e sacrificá-lo com Carrion Feeder.

Isso lhe dá acesso a dano infinito ou fichas infinitas de Zumbi, dependendo do que estiver em campo. Ashnod's Altar junto de Rooftop Storm e Gravecrawler também tem o mesmo efeito.

Loading icon

Ainda usando Rooftop Storm, temos o combo com Acererak the Archlich, com trigger de Dungeon infinito, que pode finalizar seu oponente de diversas formas dependendo da Dungeon que for usada.

Por fim, temos Wilhelt, the Rotcleaver, Poppet Stitcher transformada em Poppet Factory e qualquer uma das fontes de sacrifício citadas anteriormente - os Zumbis de Wilhelt não terão Decay por conta de Poppet Factory, então, ao sacrificá-los, Wilhelt criará outra ficha, e assim começa o loop.

Ad

Loading icon

Respostas e Outras Interações

Remoções

Loading icon

Usamos poucas remoções, porém as selecionadas são as mais eficientes.

Temos Toxic Deluge, Damnation, Aetherize e Cyclonic Rift como remoções globais, e Infernal Grasp e Feed the Swarm como remoções pontuais. Darei um destaque para Grave Pact, pois, como o deck interage com muitas criaturas morrendo, Grave Pact funciona como um tipo de remoção.

Loading icon

Anulações e Diversos

Loading icon

Para ter recursão defensiva e evitar cartas problemáticas dos oponentes, usamos An Offer You Can't Refuse, Arcane Denial, Counterspell e Lazotep Plating, para defendermos possíveis peças de combo de situações arriscadas.

Para comprar cartas, Reanimar e Tutorar, por fim, temos Victimize, Village Rites, Corrupted Conviction, Diabolic Intent e Expedition Map, para procurarmos Urborg, Tomb of Yawgmoth, e Cabal Coffers para gerar grandes fontes de mana.

É sempre bom lembrar que Tolaria West também está neste deck para procurar estes terrenos.

Lista Wilhelt, the Rotcleaver Budget

Loading icon

Esta é uma lista de Wilhelt Budget que mantém a mesma essência da horda de Zumbis que temos na lista anterior.

Considerações Finais

Foi definitivamente interessante trabalhar fora da minha zona de conforto: um deck tipal com combos. Particularmente, não gosto muito de Zumbis, mas construir uma lista e pesquisar a respeito atiçou minha curiosidade sobre esse grupo tipal.

Gostou desta lista? Usaria outro comandante? Prefere Lobisomens? Vampiros? Espíritos? Comente!