Sobre o Izzet Prowess
Prowess é um dos decks mais eficientes do formato Historic quando falamos de combate. Esse deck é capaz de agressivar de maneira eficiente e consistente graças aos seus recursos.
O Historic é um formato muito diversificado, onde diversas builds podem ver algum jogo, portanto conhecer as opções mais sólidas e seguras é uma parte importante quando falamos de iniciar nesse formato. Nesse quesito, o Prowess é uma das melhores opções.
A estratégia do deck é simples, ainda que exija um pouco mais de habilidade de seu usuário. Você precisa levar os pontos de vida do oponente a zero o mais rápido possível e, para isso, irá contar com criaturas que irão se beneficiar das mágicas de baixo custo do deck através da habilidade Prowess.

Emberheart Challenger e Monastery Swiftspear são os principais combatentes do deck, sendo capazes de conectar dano assim que entram em jogo, oferecendo uma ameaça constante e com um potencial absurdo graças às spells do deck. Challenger também pode gerar card advantage quando é alvejado por mágicas e isso faz dessa uma criatura bem poderosa no late game.
A-Dragon’s Rage Channeler atua de uma maneira um pouco diferente, sendo uma criatura fraca no início, mas que pode controlar o topo do grimório conforme você conjura mágicas de não-criatura. Assim que o Delirium é ativado, a Rage se torna uma 3/1 flying que pode finalizar o jogo facilmente. Essa carta permite que você possa usar remoções como A-Unholy Heat com maior eficiência.
Dreadhorde Arcanist é outra criatura de suporte com um plano para o late game. Com ele, você terá uma criatura que pode conectar dano com trample e sua habilidade principal é a capacidade de reutilizar as mágicas do cemitério, trazendo uma poderosa recursão ao deck.

Uma parte importante aqui são as spells. As mágicas que você pode utilizar para buffar suas criaturas possuem um papel decisivo na estratégia, permitindo finalizar partidas com facilidade e agregando valor ao prowess.
Heroes' Hangout é uma adição nova na lista vinda através da recente coleção de Spider-Man/Through the Omenpaths e que possui uma versatilidade que a coloca como uma das melhores cartas da lista.
Por último, temos A-Cori-Steel Cutter, uma carta que, ainda que esteja nerfada, não perde seu valor e é uma das melhores cartas do deck.
Por que Jogar com o Izzet no Historic
Historic é um formato com uma grande diversidade de decks com capacidade competitiva e isso se deve ao fato de a pool do formato ser muito extensa. O Prowess é um deck sólido e rápido, capaz de lidar com qualquer ameaça que surja em sua frente, e isso é o que faz dessa lista uma das melhores opções para quem pretende se aventurar no formato.
Mulligan e Postura de Jogo

Essa é uma excelente mão inicial, já que permite pressionar rápido nos primeiros turnos e seguir com o plano no mid game. É um keep em qualquer situação.

Essa é outra boa mão inicial, ainda que seja um pouco mais lenta. As cantrips fornecem o combustível que o plano de jogo precisa no início e Dreadhorde é uma ótima carta aqui, pois permite que você possa jogar suas cantrips novamente.

Essa é uma mão bem perigosa. Pode parecer tentadora, já que fornece os land drops e as cantrips, mas o risco de não comprar nenhuma criatura por alguns turnos é bem alto, o que coloca o plano de jogo em risco, algo que você não quer fazer. Mulligan.
Guia de Sideboard

O sideboard está bem equipado para lidar com basicamente qualquer coisa que o metagame do formato possa suportar. O Historic atual parece bem aberto, com muitas opções de builds e estratégias, mas o Prowess pode lidar bem com qualquer situação.
Jegantha, the Wellspring é uma carta bem legal aqui, servindo como uma ameaça extra no late game, não há por que não utilizá-la. Weathered Runestone consegue parar os combos de cemitério, como o Jund/Golgari Food e o Sam Combo. Damping Sphere pode ajudar contra os decks de ramp como Devotion e Eldrazi.
Vs. Sam Combo
Decks de food andam aparecendo bastante no formato e o combo com Samwise Gamgee é, sem dúvidas, a versão mais popular desse tipo de deck. Nessa match up, você precisa impedir que o oponente inicie o combo e lidar com as peças principais que habilitam o loop é a melhor maneira de fazer isso.
Alternativamente, você pode simplesmente atacar o oponente com tudo enquanto ainda há aberturas e finalizar o jogo antes que ele possa habilitar seu combo, já que o combo não possui tantas maneiras de lidar com as criaturas inimigas.
Side in

Side out

Vs. Eldrazi Ramp
A ideia do Eldrazi é acelerar a curva de mana com cartas como Utopia Sprawl e Ugin’s Labyrinth para abusar dos gigantes Eldrazi, e o oponente pode fazer isso com bastante eficiência e velocidade.
O game 1 será sobre velocidade. Quem for mais rápido leva a partida. Já o game 2 muda de figura graças à Damping Sphere, que é a melhor carta contra decks como o Eldrazi. Se você conseguir segurar a curva de mana do oponente, terá tempo suficiente para jogar suas ameaças em campo e fechar a partida.
Side in

Side out

Vs. Boros Auras
Essa é uma match up bem ruim, talvez a pior possível. O oponente consegue agressivar com muita facilidade e suas criaturas ficam maiores e mais opressivas. O game 1 se resume em sorte e poder de escolha. O game 2 tem algumas opções que podem ajudar, mas tudo depende novamente da sorte e das escolhas tomadas.
O oponente consegue ganhar vida, proteger suas criaturas, comprar cartas e causar dano rápido. Tudo isso ao mesmo tempo faz do Auras um deck difícil de lidar para nós.
Side in

Side out

Vs. Humans
Com a chegada de OM1 e diversas novas criaturas, o deck de Humans e suas variantes também anda sendo bastante utilizado na ranked do Arena. É um deck muito sinérgico e poderoso, que impõe um desafio bem grande a outros aggros sem um poder de board tão vasto.
É um jogo sobre decisões e bons draws. O Humans pode não ser capaz de competir com o card advantage do Prowess, mas suas criaturas podem formar uma barreira impenetrável em pouco tempo e juntas elas podem finalizar a partida com certa facilidade.
Elimine as criaturas mais impactantes e trabalhe através das aberturas do oponente para tentar fechar a partida.
Side in

Side out

Vs. UW Ring Control
Considero essa uma das good matches do Prowess. A-The One Ring é uma das principais cartas nesse control, mas, ainda que pareça opressora, é bem fácil de jogar em volta, principalmente pós-side. O maior problema aqui são as remoções, com destaque para os board wipes, que podem virar o jogo completamente.
Jogue com cautela e não dê espaço ao oponente. Lide com os planeswalkers e tome cuidado com as globais. Seguindo esse plano e tomando as melhores decisões, você deve levar o jogo com tranquilidade.
Side in

Side out

Considerações Finais
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários abaixo. Obrigado pela leitura e até a próxima!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment