Magic: the Gathering

Deck Guide

Legacy: Mono White Initiative Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon0 comments

Há um novo desafiante no topo do formato! Após devastar o Pauper, chegou a hora da habilidade de se aventurar na masmorra de Undercity dominar o Legacy!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Apresentação

Olá, nobres aventureiros! Sentem-se nessa mesa da Taverna. Eu tenho uma missão, uma aventura para vocês: explorar as masmorras de Undercity!

Como eu havia dito em um artigo anterior, desde True-Name Nemesis, os sets de Commander sempre tem alguma coisa para bagunçar o formato Legacy. A mais recente demorou um pouco para ganhar tração, pois suas cartas-chave demoraram um pouco para serem lançadas no Magic Online, a principal força para ditar os rumos do Metagame: Take the Initiative (Tomar a Dianteira).

Ad

Loading icon

Essa nova habilidade já havia devastado o Pauper e tinha dado as caras no Legacy com a presença de Caves of Chaos Adventurer (CoCA para os íntimos) no Red Prisonlink outside website.

Mas como diria o Freeza, essa não era nem a sua última forma!

Construção do Mono White Initiative

Loading icon

Listas abusando dos desbravadores da Dungeon gerada pela Initiative, Undercity, começaram a pipocar no MtGO, usando uma base de Prison (Ancient Tomb, City of Traitors, Chalice of the Void) para começar a avançar masmorra adentro sem deixar chance para o oponente retomá-la. Como é comum em casos de listas totalmente novas, o refinamento era bem baixo, com jogadores testando de tudo para preencher as lacunas.

Um dos caminhos escolhidos por muitos jogadores foi Stoneforge Mystic, buscando seus já tradicionais comparsas Kaldra Compleat e Umezawa’s Jitte. Outros tentaram montar uma lista Boros, com elementos do Red Prison aliados a Winota, Joiner of Forces.

Loading icon

Há listas com menos terrenos aceleradores e mais Wasteland para controlar o mana do oponente. Mas a lista que discutiremos a seguir, usada por Samuel Zahorcak, buscou maximizar o uso das Sol Lands (Tomb e Traitors) para ou acelerar a Initiative, ou para colocar lock-pieces em jogo (Elite Spellbinder, Anointed Peacekeeper, Chalice of the Void), sagrando-se vitoriosa no European Legacy Masters 2022.

Loading icon

Thalia, Guardian of Thraben é outro elemento de lock que embora não ganhe vantagem com esses terrenos, cai facilmente no primeiro turno com o auxílio de Lotus Petal ou Chrome Mox.

Somados a isso, o deck possui alguns elementos de controle de mesa como Palace Jailer, Touch the Spirit Realm e, olha só — mais uma encarnação roubada, Solitude. Emeria’s Call cumpre a função de ser um terreno que pode abastecer Chrome Mox ou Solitude e eventualmente uma bomba de fim de jogo.

Loading icon

Mulligan

Na sua essência, esse é um deck de Prison, portanto sua mão inicial tem muito impacto no seu jogo: qualquer mão que não coloque uma ameaça no turno 1 só é justificável caso você conheça o deck do seu oponente e saiba que sua mão tem as cartas ideais para o confronto, mesmo sem algo explosivo no primeiro turno.

Se você não souber do que o seu adversário está jogando, Thalia, Guardian of Thraben, Anointed Peacekeeper ou Elite Spellbinder são jogadas mais seguras e que provavelmente irão impedir contra-ataques do seu oponente.

Mas a grande jogada mesmo é encaixar uma das suas 8 criaturas que ativam a exploração de Undercity. Como elas possuem um corpo razoável para o custo, é bem capaz que você consiga manter a Initiative enquanto sufoca seu oponente.

Ad

Construindo o Sideboard

Prevendo que o deck estaria em alta, a grande inovação no sideboard foi a presença do totalmente obscuro Empty-Shrine Kannushi como ferramenta para quebrar o mirror-match, roubando de maneira incontestável a Initiative do seu oponente. De resto, temos a melhor remoção do formato, Swords to Plowshares.

Seu uso entra em contradição com Chalice of the Void, mas contra os decks de Prison e no mirror, onde o artefato é bem menos eficiente, ela brilha. De resto, o sideboard é uma verdadeira lista das inúmeras cartas de disrupção que o Branco tem à sua disposição, com cartas adequadas a vários adversários diferentes.

Guia de Sideboard

UR Delver

Delver é um deck que consegue competir pela posse da Dungeon, já que suas ameaças evasivas possuem potencial de bater incontestadas.

Thalia é fenomenal aqui, assim como Chalice – na play.

Na draw, ele perde um pouco da eficiência, ficando vulnerável a Daze e cartas como Meltdown. O lance é que se você resolver um deles, você ganha tanta vantagem que compensa subir Swords to Plowshares que eventualmentepodem ficar mortas na sua mão.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Mono White Initiative (Mirror)

Embora na play, em teoria, Thalia pode ser eficiente, na prática ela vira alvo fácil para Karakas. Você sobe cartas que são simultaneamente tanto maneiras de forçar seus camaradas a roubar o controle de Undercity como de proteger o seu domínio sobre ela.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Death and Taxes

Vale aqui um pouco do que foi falado acima: eles não são muito afetados por Thalia ou Chalice, mas também não tem muitas respostas para o Kannushi. Containment Priest trava a Aether Vial.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Grixis/Jeskai/Bant/4C

Quando esses decks sentam na mesa contra você, você ganha o direito de falar ao seu oponente: “bem-vindo ao seu pior pesadelo!”.

Decks lentos penam contra Undercity, pois não possuem maneira fácil de roubar o controle e você possui muitas de ganhar volta.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Red Prison

No geral, você tem a vantagem já que possui mais maneiras de ativar a Initiative e seus vários 3/3 oferecem dificuldades para os goblins deles.

Thalia e Spellbinder atrapalham muito o fluxo do deck também. Até mesmo uma Blood Moon rápida, que pode detonar mãos sem Chrome Mox ou Plains, pode ser resolvida através de Lotus Petal + Seasoned Dungeoneer ou White Plume Adventurer: a primeira etapa da Dungeon encontra uma land básica para colocar na sua mão.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Ad

Doomsday

Um jogo complicado, eles podem combar bem rápido. Spellbinder e Peacekeeper são bem importantes para mantê-los sob pressão.

Pós-side, um Mindcensor em resposta à carta-chave deles é game-over. Suas remoções não têm muito uso a menos que eles subam Sheoldred, the Apocalypse. Loran não tem muito uso como remoção, mas sua presença na mesa desvirada e desenjoada é uma maneira (não eficiente, eu sei) de jogar em volta de Thassa’s Oracle.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

8-Cast

Na play, você consegue colocá-los bem para trás com Chalice pra 0 e Thalia, mas na draw não muito o que fazer quando eles despejam a mão na mesa.

Tokens de Sai, Master Thopterist podem roubar a Initiative. Touch the Spirit Realm é uma maneira incounterável de lidar com tokens de Construct. Spellbinder e Peacekeeper não são muito eficientes contra os seus cards de custo baixo.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Assim concluímos nossa viagem à masmorra de Undercity! Um abraço e até a próxima.