Magic: the Gathering

Deck Guide

Mono White Aggro Pioneer: Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon0 comments

Nesta deck tech exploraremos o deck Mono White Aggro do Pioneer, uma versão do Death and Taxes para o formato, buscando ser agressivo ao mesmo tempo em que impõe pressão na mesa.

Edit Article

Sobre o Deck

O Mono White Aggro (ou Humans) é um deck bem agressivo que contem uma sinergia entre humanos. Possuímos excelentes drops 1 como Recruitment Officer, Hopeful Initiate e Dauntless Bodyguard, que além de serem bons turnos iniciais ainda possuem habilidades que auxiliam no late game. O deck ainda conta com Thalia's Lieutenant que serve como um lorde para nossos humanos.

Loading icon

Ad

O deck ainda possui outras cartas que possuem ótimas interações com as criaturas dos nossos oponentes como Brutal Cathar // Moonrage Brute e ainda cartas que trazem nossas criaturas de volta com o Extraction Specialist e ainda Adeline, Resplendent Cathar, sendo um excelente finisher do deck.

Algumas listas levam Skyclave Apparition, que apesar de não ser humano, é uma excelente carta para lidar com as principais ameaças do formato.

Loading icon

Adições de Phyrexia: All Will be One

A nova coleção Phyrexia: All Will Be Onelink outside website trouxe várias adições ao deck. Vamos analisar algumas delas.

Skrelv, Defector Mite é um excelente drop 1 como adição, lembrando muito cartas como Mother of runes e Giver of Runes, mas sendo lendária e com power level inferior. Ela consegue tanto proteger nossas criaturas quanto deixá-las imbloqueáveis.

Uma das cartas bem presentes nos decks era Portable Hole para lidar com criaturas pequenas e algumas outras permanentes de custo baixo, já Ossification consegue ser mais versátil conseguindo lidar também com planeswalkers e criaturas grandes, sendo uma boa substituição ao Portable Hole.

Sword of Forge and Frontier é um equipamento que pode melhorar o estado do late game do deck nos trazendo um excelente card advantage, sendo uma boa adição contra controles e partidas de atrito.

Loading icon

Mulligan e Postura de Jogo

A construção do deck depende muito do meta para qual esteja se preparando, pois isso define a quantidade de cartas interativas que vamos utilizar. E essa é uma grande vantagem deste deck: ele consegue jogar e se adaptar muito bem ao meta.

Para esse guia utilizaremos a decklist do jogador Takumi Matsuura, que ficou com 4 lugar no Pro Tour Phyrexia.

Decklist

Loading icon

Contamos com uma curva de mana muito baixa, e isso reduz muito a quantidade de mulligans, pois no geral você consegue manter uma mão com 2/3 terrenos e o restante de ameaças. O que muda, em geral, é o tipo das criaturas que buscamos em cada partida.

Sendo um deck bem linear onde devemos fazer nossas criaturas e bater o mais rápido possível, devemos apenas buscar a ordem correta para descer nossas criaturas relativas a cada partida.

Contra agro devemos priorizar os Brutal Cathar // Moonrage Brute e Ossification para remover os bloqueadores enquanto batemos com as criaturas menores.

Contra controle e combos devemos priorizar uma Thalia, Guardian of Thraben no turno 2, que já dificulta muito o jogo de nossos oponentes, e para isso o deck agora conta com Skrelv, Defector Mite - uma excelente carta para o turno 1, já protegendo nossa Thalia, Guardian of Thraben de remoções.

Gameplay

Guia de Sideboard

Ad

Azorius Control

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Essa é uma partida onde devemos tentar “taxar” ao máximo nosso oponente, por isso é interessante resolver uma Thalia, Guardian of Thraben o quanto antes, que aumenta muito o custo para nosso oponente jogar.

Outro cuidado que devemos ter é contra remoções globais como Supreme Verdict. Para isso, no jogo 1 devemos tentar manter no máximo 3/4 criaturas em campo que são o suficiente para finalizar o jogo.

Pressionar o oponente nos turnos iniciais é fundamental, para que caso o jogo se estenda possamos finalizar com o Mutavault.

Pós-side melhoramos nosso plano de jogo Reidane, God of the Worthy // Valkmira, Protector's Shield que consegue aumentar o custo das principais cartas de nosso oponente, como The Wandering Emperor, Supreme Verdict, entre outras.

Nesta partida aconselho manter 2 Ossification pós-side para poder lidar com alguns do planeswalkers de nosso oponente, mas não queremos muitos deles em nossa mão, por isso mantemos apenas 2. Para não alterar a curva de mana do deck removemos outros drop 3 para adicionar novos, que trazem mais valor à partida.

Wedding Announcement e Guardian of Faith são cartas fundamentais contra remoções globais, já que uma nos fornece criaturas todos os turnos e a outra protege nossas criaturas.

Mono Green Ramp

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Durante nosso jogo 1 devemos ser o mais rápidos possível. Nessa lista há uma vantagem no jogo, já que possuímos 4 Brutal Cathar // Moonrage Brute e 4 Ossification, aumentando nossa interação contra Old-Growth Troll e Cavalier of Thorns que são criaturas que impedem nossas criaturas de bater.

Quando estiver na play, aconselho utilizar os Ossification nos elfos de mana, já na draw pode ser bom utilizar para as outras criaturas-chave.

Nosso jogo pós-side melhoramos nossas interações contra os elfos de mana, por isso utilizamos Portable Hole, e Reidane, God of the Worthy vem para impedir que tudo saia do controle dificultando nosso oponente de fazer grandes jogadas com Karn, the Great Creator e Storm the Festival.

Devemos fugir de mãos sem algumas dessas interações, pois em velocidade o deck do nosso oponente tem vantagens, então precisamos interagir para ganhar.

Rakdos Midrange

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Essa é uma partida onde somos o deck agressivo e nosso oponente deve responder nossas jogadas. Para isso, no jogo 1 devemos buscar ser bastante agressivos.

Ad

Priorize utilizar os Brutal Cathar // Moonrage Brute nas fichas criadas pelo Fable of the Mirror-Breaker // Reflection of Kiki-Jiki, já que qualquer outra criatura retornaria com a morte do nosso Brutal Cathar // Moonrage Brute, ou se remover outra criatura tente protegê-lo com Skrelv, Defector Mite.

Pós-side melhoramos muito nosso plano de card advantage, e removemos algumas cópias de Thalia, Guardian of Thraben já que aumentamos nossa quantidade de mágicas de não-criaturas. Lembre-se de não encher a mesa, pois nossos oponentes costumam trazer algumas remoções globais pós-side, como Ritual of Soot e/ou Extinction Event. Caso possua em sua lista, Extraction Specialist pode ser uma adição interessante nesta partida.

Sultai Lotus

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Durante o jogo 1 precisamos tentar ganhar o jogo antes do turno 5, ou possuir alguma forma de atrasar nosso oponente. Para isso só possuímos a Thalia, Guardian of Thraben de interação.

Temos também algumas cartas mortas, Brutal Cathar // Moonrage Brute e Ossification não possuem muitos alvos, então caso tenha eles em sua mão no jogo 1 considere mulligar.

Para otimizar nossa velocidade devemos ter 2/3 criaturas em jogo nos 2 primeiros turnos e finalizar com Thalia's Lieutenant ou Adeline, Resplendent Cathar, que fazem uma excelente pressão.

No jogo pós-side devemos retirar nossa remoções e colocar as Reidane, God of the Worthy // Valkmira, Protector's Shield para impedir ainda mais o combo oponente.

Trazemos também cartas contra as remoções globais, como Guardian of Faith, mas como é uma partida onde devemos ser agressivos, caso seu oponente não conjure a remção global aconselho conjurar o Guardian of Faith durante a end step do oponente caso isso acelere significativamente seu clock.

Mono White Aggro (Mirror)

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Essa é uma partida decidida no gerenciamento de recursos ou em quem conseguir criar um exército com criaturas maiores. Busque sempre fazer trocas favoráveis evitando chump blocks, pois acabam sendo perca de recursos.

Utilize Skrelv, Defector Mite como peça fundamental para lidar com as remoções do nosso oponente e como forma de fazer a Adeline, Resplendent Cathar bater livremente.

No jogo-pós side devemos buscar mais remoções e retirar Thalia, Guardian of Thraben que pode atrapalhar a utilizarmos nossos Portable Hole. Caso a versão do oponente utilize Brave the Elements, tente sempre ser agressivo favorecendo trocas e reduzindo a quantidade de criaturas dele para que ele não consiga causar um dano letal passando por cima de seus bloqueadores.

Finalizando

Vou ficando por aqui! Caso haja alguma dúvida sobre o deck, estou disponível nos comentários.

Até o próximo!