Magic: the Gathering

Competitive

Standard: Mono Red Aggro Budget + Guia de Upgrade

, updated , Comment regular icon0 comments

Exploraremos uma versão budget do Mono Red Aggro no Standard, com dicas de como agir e um guia de quais cards comprar para melhorar o deck para uma versão mais competitiva.

Edit Article

Hoje iremos explorar uma versão budget sem raras e míticas do Mono Red Aggro Standard, com dicas de como agir e um guia de quais cards comprar para melhorar o deck para uma versão mais competitiva e completa!

Objetivo do Deck

Ao jogar com decks Aggro, o seu objetivo é ditar o ritmo de jogo e ganhar em poucos turnos. Desde os clássicos Burns essa é uma temática aonde a sua mão inicial e os cálculos podem ser a diferença entre a vitória ou a derrota.

Interações e Construção do Deck

Este baralho é composto por 24 criaturas, 4 encantamentos, 2 feitiços e 8 instantâneas, com o maior custo sendo de quatro manas dentre essas cartas.

Ad

Lista Mono Red Budget

Loading icon

Iniciaremos falando das cartas de custo um:

Loading icon

Kumano Faces Kakkazan é uma das principais cartas nesse baralho, pois essa saga já chega causando um de dano, depois coloca um marcador +1/+1 na próxima criatura que entrar em jogo e por último se transforma em uma criatura 2/2 com ímpeto. Uma carta que por uma mana nos dá 2 efeitos que nos ajudam no objetivo e mais uma criatura 2/2.

Phoenix Chick é sem dúvida uma das melhoras cartas para jogar no segundo turno, após você ter jogado o Kumano Faces Kakkazan. Como ela tem voar e ímpeto já entra com um marcador +1/+1 e com isso causando dois de dano no adversário. E caso o seu Phoenix Chick tenha morrido se você atacar com três criaturas ou mais, você pode pagar duas manas vermelhas e trazê-lo do cemitério para o campo de batalha atacando com um marcador +1/+1.

Voldaren Epicure é uma carta que já entra causando um de dano no adversário e nos dando uma ficha de sangue que mais tarde pode ser sacrificado para comprar uma carta para finalizar o jogo descartando algo inútil no late game, por exemplo, uma Montanha.

Play with Fire normalmente vai ser usado para causar dano direto no seu adversário nos dando vidência um, mas pode ser usado para acabar com alguma criatura adversaria que poderia nos dá problemas no futuro.

Já nas cartas de custo dois:

Loading icon

Lightning Strike, assim como Play with Fire, serve como finalização do adversário ou para eliminar alguma criatura que poderia causar problemas.

Reckless Impulse é perfeita no late game, pois você ira exilar duas cartas do topo do seu grimório e poderá jogá-las ate o final do seu próximo turno, nos dando um gás para a finalização do jogo.

Voltaic Visionary, assim como Reckless Impulse, nos ajuda a acelerar a compra de cartas para ajudar no objetivo de acabar com o jogo rápido. O importante é que se você jogar a carta exilada com Voltaic visionary, ela se transforma em uma 4/3!

Riveteers Requisitioner pode entrar com custo de blitz nos dando uma compra de carta (mas sendo sacrificado depois), ou entrar com o custo normal para continuar atacando os adversários mais turnos caso consigamos eliminar possíveis bloqueadores.

Temos duas cartas de custo três:

Loading icon

Daybreak Combatants é uma criatura 2/2 com ímpeto que ao entrar em campo dá à criatura alvo +2/+0. Podemos dá-lo a Phoenix Chick por conta de sua evasão.

Flowstone Kavu é uma criatura com ameaçar, ou seja, só pode ser bloqueada por duas ou mais e tem uma ótima habilidade que pagando uma vermelha ele recebe +1/-1 até o final do turno, possibilitando assim causar até quatro de dano.

Loading icon

A única criatura de custo quatro é Twinshot Sniper, que pode ser usada com a habilidade de canalizar (Magic Symbol rMagic Symbol 1) causando dano direto ao adversário ou eliminando alguma criatura, ou mesmo entrar como uma criatura com alcance causando os mesmo dois de dano como na habilidade de canalizar.

Ad

Como podem ver, o deck é praticamente todo voltando a causar o máximo de dano no adversário com cartas de custo baixo, mantendo a pressão para cima do adversário.

Mão Inicial

Se os deuses forem favoráveis, a sua mão inicial vira com três custo um, Kumano Faces Kakkazan, Phoenix Chick e Play with Fire, um Voltaic Visionary de custo dois e um Daybreak Combatants de custo três além de duas manas.

Porém, sabemos que nem sempre teremos essas cartas na mão para aggrar o adversário de forma rápida. Então o quando devemos nos preocupar com Mulligan?

Como é um deck Budget sem raras e míticas, devemos levar em consideração a limitação das cartas que teremos para o final do jogo. É importante termos um custo 1 principalmente que seja o Kumano Faces Kakkazan, que no segundo turno qualquer carta que entre em campo vai ter um marcador +1/+1, deixando nossos bichos mais fortes.

Mas como o deck é feito para ter uma sinergia de criaturas e mágicas, o que mais nos preocupa realmente são os draws que podem acabar nos limitando caso venham muitos terrenos. Por isso temos algumas cartas que nos ajudam a comprar para fugirmos de só termos terrenos na mão e perdemos o domínio do jogo no mid ou late game.

Levando isso em consideração, uma mão com quatro manas nos leva a pensar em um possível mulligan, pois se tivermos o azar de comprar 2 terrenos seguidos acabamos perdendo o clock para finalizar o adversário. Mas se tivermos quatro terrenos e Reckless Impulse na mão inicial, talvez dê para ficar.

E o principal: evite mãos pesadas com três cartas de custo três, sem nenhuma de custo um ou dois.

Postura de jogo

O Mono Red Aggro é quem deve ditar o ritmo do jogo, sendo agressivo desde o primeiro turno até a finalização. Se em algum momento você mudar a postura de ataque para ficar na defensiva, a chance de derrota é grande, principalmente se o seu adversário ganhar vida de alguma forma.

Ser agressivo nem sempre que dizer jogar as criaturas e ir para cima com tudo na vida do adversário. Utilize com sabedoria Play with Fire, Lightning Strike e Twinshot Sniper para remover possíveis bloqueadores ou fazer troca de criaturas que tenham mais defesa do que o ataque das suas criaturas.

Essas trocas devem ser feitas em momentos-chave para que a sua pressão continue nos próximos turnos. Normalmente no terceiro ou quarto turno temos ideia do que o nosso adversário está jogando e quanto de dano causaremos no mesmo, além de quantos turnos levaremos para ganhar o jogo fazendo as contas de dano.

Enfrentando decks Aggro, vai vencer quem tiver o melhor draw e a melhor mão inicial, isso se o outro deck é budget como o seu. Caso o dele seja com raras e míticas, ai você vai ter que contar com a sorte de bons draws e ele com péssimos.

Enfrentar Midranges e Controle são partidas tranquilas, principalmente se a sua mão inicial vier explosiva, difícil esses decks voltarem para o jogo.

Upgrade para uma versão mais competitiva

Agora que você esta jogando com a versão budget e farmando Wildcards, o que fazer? Quais cartas comprar?

Ad

Colocarei aqui uma lista de Mono Red Aggro competitivo para você buscar as cartas para irem melhorando seu deck:

Loading icon

Na versão competitiva, mantemos a estratégia do deck, porém com muitas criaturas com ímpeto que entram atacando e/ou aumentando o poder das suas outras criaturas.

A lista de prioridades em ordem seriam com Wildcards Raros:

Radha's Firebrand

Reckless Stormseeker

Thundering Raiju

Squee, Dubious Monarch

Sokenzan, Crucible of Defiance

Já com Wildcards Míticos a prioridade é:

Bloodthirsty Adversary

Shivan Devastator

Na troca das cartas, procure tirá-las cartas nessa ordem:

Riveteers Requisitioner

Flowstone Kavu

Twinshot Sniper

Voltaic Visionary

Reckless Impulse

Daybreak Combatants

Considerações Finais

Mono Red Aggro sempre foi uma opção barata para formatos competitivos e de entrada dentro do Arena.

Então por hoje ficamos por aqui, espero que tenham gostado do artigo e principalmente entendido o deck. Deixem seu feedback para melhorias!