Magic: the Gathering

Review

Analisando os EDH pré-construídos de Adventures in the Forgotten Realms

, updated , Comment regular icon0 comments

Este artigo traz uma discussão acerca das listas dos decks pré-construídos de Commander de Adventures in the Forgotten Realms.

Edit Article

A temporada de spoilers acabou e vou discutir aqui sobre as listas de decks pré-construídos de Adventures in the Forgotten Realms, que são decks que já vem montados e saem da caixa prontos para jogar. As listas vêm com cartas que possuem as novas mecânicas da edição, Aventurar-se na masmorra e a mecânica de rolagem de dados, e contam com novas e divertidas cartas a serem utilizadas nas suas mesas. Separei as cartas consideradas por mim as mais interessantes, fortes e curiosas dos quatro decks lançados nesta coleção, além dos reprints mais que necessários.

Ad

Planar portal

Este deck tem como comandante o Prosper, Tome-Bound.

Loading icon

Como vocês podem ver, este comandante gera card advantage virtual na forma de cartas exiladas e gera tokens de tesouro quando você conjura cartas que estavam exilados. Ele me parece bem sinérgico com mecânicas como Rebound, Suspend e com outras mágicas que exilam e te permitem conjurar o que foi exilado.

Loading icon

A lista me parece bem montada para um pré-construído, tem bastante card advantage, e em sua maioria eles exilam os cards e permitem jogar, o que é muito sinérgico com o Prosper; possui também uma boa quantidade de remoções, tem dez rocks no deck, o que é uma ótima quantidade ramps para um pré-con.

Cartas Interessantes - Planar Portal

Separei aqui, por suas respectivas cores, algumas das cartas deste deck que são interessantes e novas, ou são reprints bons e importantes para o deck, que infelizmente este deck não possui uma quantidade tão boa.

Preto

Loading icon

Começando pelo preto temos aqui o Death Tyrant que consegue voltar do cemitério e gera ficha sempre que uma criatura atacante sua morre, ou uma criatura bloqueadora dos oponentes morre, sendo ele uma boa fonte de fichas.

Já o Grim Hireling é uma ótima fonte de tesouros, e ainda possui uma forma de utilizar os mesmos caso necessário. A última das cartas pretas interessantes é o Hellish Rebuke, uma carta que eu vejo potencial, fazendo com que você possa limpar a mesa e dar dano aos oponentes ao mesmo tempo.

Vermelho

Loading icon

Nas cartas vermelhas tivemos um reprint interessante e duas cartas novas que são sinérgicas com o deck, Wild-Magic Sorcerer agrega mais valor às primeiras cartas de cada turno que são conjuradas do exílio. Já Disrupt Decorum é uma peça chave em decks que se utilizam da estratégia de atiçar criaturas de seus oponentes para evitar ataques. Reckless Endevavor é um board wipe um tanto caro, mas com uma proposta interessante e que se você tiver um pouco de sorte pode até sair de graça, ou gerar mais tesouros do que a mana que você gastou para conjurá-la.

Multicoloridas

Loading icon

Nas cartas multicoloridas, tivemos algumas cartas novas e interessantes.

Hurl Through Hell é uma remoção que exila uma criatura e permite que você a conjure até o final de seu próximo turno. Karazikar, the Eye Tyrant faz jus a seu nome, ele pouco a pouco vai atiçando as criaturas ameaçadoras dos oponentes enquanto garante mais cartas na mão, mas infelizmente não só na sua mão.

Fevered Suspicion é uma das finalizações do deck, 8 mana parece meio caso, mas com rebound gera ainda mais valor para ela, que exila cartas do topo do grimório dos oponentes até que seja exilado um card de não terreno; você pode conjurar esses cards sem pagar os seus custos, e isso garante valor suficiente a você para tentar finalizar o jogo quando o rebound deste card for conjurado.

Ad

Incolores

Um ponto a se elogiar deste deck é sua base de mana. Mesmo possuindo muitos terrenos, ele conta com uma boa densidade e quantidade de pedras de mana, que em conjunto com o efeito de gerar tesouros de algumas cartas do deck e o comandante, aumenta consideravelmente suas manas disponível por turno.

Alguns bons reprints de artefatos para este deck foram Talisman of Indulgence, o único deck desta edição que veio com um talismã, e foi muito bem-vindo, já que ele não recebia um reprint desde Archenemy. Outro reprint interessante é o da Fellwar Stone: como este deck se utiliza de cards exilados de seus oponentes, nada melhor que uma rock que pode gerar mana que eles conseguem produzir.

Dungeons of Death

Esta lista tem como cores o azul, branco e preto e tem como tema a nova mecânica de dungeons. Seu comandante é o Sefris of the Hidden Ways.

Loading icon

Como podemos ver, Sefris of the Hidden Ways é sinérgico com criaturas que possuem ETB (efeitos que são ativados quando se entra no campo de batalha) e criaturas com efeitos que ativam quando morrem. Seu efeito principal pode ocorrer no seu turno e no de seus oponentes, o que aumenta o valor que você consegue tirar do comandante. Se junto de um sac-outlet de criaturas, é possível fazer uma Dungeon por ciclo de turnos.

Loading icon

Esta lista possui uma premissa interessante, focando na mecânica de Aventurar-se na masmorra que foi lançada nesta edição; entretanto na lista só tem 4 cartas da mecânica no deck inteiro, se ignorarmos a comandante, então a linha principal do deck para gerar valor nas Dungeons é baseada na Sefris of the Hidden Ways. A lista possui bons ramps e boas remoções.

Cartas Interessantes - Dungeons of Death

Branco

Loading icon

Começando pelas cartas brancas, temos uma boa remoção recebendo um reprint, a Swords to Plowshares que exila uma criatura, o que evita que ela seja reanimada no futuro.

Cataclysmic Gearhulk é uma global em forma de criatura que consegue lidar bem com a mesa, já que obriga que os cards sejam sacrificados.

Azul

Loading icon

Na cor azul começamos com Arcane Endeavor que tem o potencial de mudar o rumo da mesa, pois você compra de um a oito cards e permite a você conjurar uma instantânea ou feitiço de custo um a oito instantaneamente.

A Phantasmal Image foi um reprint de peso no deck. Ela possibilita gerar efeitos de ETBs e valor de criaturas que já estão em campo. Também teve o reprint de uma ótima peça de Stax, a Propaganda, que é muito útil para evitar que o aggro dos oponentes seja direcionado à você.

A última das cartas azuis é Rod of Absorption que tem um potencial de parar decks que conjuram cards do cemitério e ainda serve como um recurso adicional para gerar valor.

Preto

Loading icon

Ad

Analisando a lista mais a fundo é perceptível que a sua linha de reanimate é muito mais consistente que sua linha de Aventurar-se na masmorra, e Doomed Necromancer mantém esta linha bem consistente, pois é sinérgico com o comandante enquanto reanima uma criatura.

Pensando nesta linha de reanimar e sacrificar criaturas, cartas como Wand of Orcus tem um grande potencial de gerar fichas para alimentar essa estratégia. A cor preta neste deck me pareceu bem focada no reanimate e Grave Endeavor é uma carta nova que reanima, enquanto aumenta a criatura, tira vida dos oponentes, e te dá vida.

Multicoloridas

[cardside]{( 1 Nihiloor || 1 Baleful Strix || 1 Extract Brain)

Nas cartas multicoloridas começarei pelo comandante secundário do deck, o Nihiloor, que entra virando uma criatura de cada oponente e roubando uma criatura de cada um deles, além de também drenar vida dos oponentes se você ataca com a criatura que roubou dele.

Baleful Strix, 2 manas, voar, toque mortífero, e se isso não fosse suficiente quando entra te dá uma draw. Ela é muito forte e consegue lidar com outras criaturas maiores que voam ou não. Já Extract Brain tem uma premissa curiosa, você utiliza uma carta sua para ver e conjura uma carta de seu oponente sem pagar o custo dela, e isto será, no mínimo, interessante num mesão.

Uma menção honrosa é o card Necrotic Sliver que eu, sinceramente, não entendi o motivo de estar nesta lista, já que é o único Fractius da lista.

Incolores

Loading icon

Vamos começar pela Lightning Greaves que é uma ótima proteção, além de boa peça no deck. Fellwar Stone é mais uma pedra de mana boa para o deck, principalmente por ser de custo 2 e poder gerar mana das cores do oponente em um deck que consegue usar as coisas dos oponentes. A última carta do deck, Wayfarer's Bauble, está com uma bela arte e precisava deste reprint.

Draconic Rage

O deck verde e vermelho possui como comandante principal o Vrondiss, Rage of Ancients.

Loading icon

Este comandante é um 5/4 que toda vez que recebe dano, cria um dragão 5/4 que é sacrificado quando causa dano, e toda vez que você rolar um D20 o Vrondiss causa um de dano a ele mesmo. Ele é bem agressivo e consegue crescer a board pra se defender ou atacar; mas, apesar disso, não vejo tanto potencial nele quanto nos que já discutimos aqui. Mas tudo dependerá do restante do deck.

Loading icon

Este deck é bem agressivo, a ideia dele é gerar valor se utilizando de criaturas e gerar dragões. Assim como os outros decks ele possui uma quantidade de terrenos um tanto absurda, 39 terrenos é um número grande demais, enquanto o deck ainda tem 10 ramps. Ele possui uma boa quantidade de remoções e teve reprints importantes para os jogadores de EDH, muitos jogadores gostaram bastante desta lista.

Cartas Interessantes - Draconic Rage

Vermelho

Loading icon

Ad

Começando pelo vermelho, temos um reprint que está aqui não pela força dele, e sim porque a ideia do deck é ser agressivo e causar dano massivo, e um card como Anger que dá ímpeto para todas as suas criaturas, possibilitando que você ataque com seus dragões no turno que eles entram em campo.

Thunderbreak Regent é uma carta bem interessante, toda vez que alguém der alvo em um dragão seu, a pessoa vai tomar um raio na cara, um efeito simples e prático e que fará seus oponentes pensarem duas vezes antes de dar alvo em seus dragões. Skyline Despot precisava de reprint, pois só havia saído em "Conspiracy: Take the Crown" e seu preço já estava um pouco alto, seu efeito é importante para o deck: quando ele entra você se torna o monarca e enquanto você for o monarca você ganhará uma ficha de dragão 5/5 com voar em todo começo de sua upkeep, o que gera muito valor para o deck.

Verde

Loading icon

A mecânica de dados não é nova no Magic, só é nova nas cartas válidas em torneios. As coleções de borda prateada se utilizam desta mecânica há um bom tempo e sempre me pareceu divertida e a Neverwinter Hydra me lembra muito a Hydradoodle que também tem seu poder e resistência definida por rolagem de dados.

Kindred Summons é uma carta muito boa para decks tribais com uma grande capacidade de gerar valor, e que precisava de um reprint, pois só havia saído em Commander 2017. Return of the Wildspeaker, eu gosto muito desta carta, pois ela pode resolver 2 problemas de um deck agressivo de uma vez: se você tem criaturas grandes, porém não o suficiente, você pode usá-la para comprar muitas cartas, já se você já quer finalizar o jogo você pode dar +3/+3 para todas as suas criaturas e fazer um estrago na fase de combate.

Ainda nesta linha de pensamento de comprar cartas num deck agressivo, Rishkar's Expertise lhe garante a mesma quantidade de cards e ainda te dá a oportunidade de conjurar um card de valor de mana 5 ou menor sem pagar seu custo.

Multicoloridas

Loading icon

Começando as multicoloridas pelo comandante secundário deste deck, o Klauth, Unrivaled Ancient. Ele é simplesmente incrível, mesmo sendo 7 mana 4/4 ele ataca no mesmo turno em que entra e me faz pensar 2 vezes antes de usar o Vrondiss, Rage of Ancients como comandante, pois ganhar mana de acordo com o poder total de criaturas de um deck de dragões é muita mana e você não a perde até o final do turno. Ele tem muito potencial de crescer ainda mais a sua board, pois no pior dos casos ele vai te gerar mais 4 manas se você bater apenas com ele, o que é raro num deck cheio de criaturas e formas de fazer fichas grandes.

Dragonborn Champion é uma criatura 5/3 que toda vez que uma fonte de dano que você controla dá 5 ou mais de dano a um jogador, você conta com mais uma ótima forma de comprar cards num deck cheio de criaturas com 5 ou mais de poder. Wulfgar of Icewind Dale mais um dos comandantes secundários do deck, um Panharmonicon para efeitos que ocorrem quando suas criaturas atacam, além de ser muito bom neste deck, outros decks Gruul que se baseiam em efeitos durante o ataque gostarão desta carta em suas listas.

Ad

Incolores e Terrenos

Loading icon

Este é o único deck que eu menciono diretamente um terreno dele, pois o Desert é um terreno antigo que saiu em Arabian Nights e em Time Spiral original e não teve muitos reprints. Achei interessante que, depois de tanto tempo, eles deram um reprint para a carta em um deck de Commander, e provavelmente é a carta que estava sem um reprint há mais tempo de todo este bloco.

Dragon's Hoard é uma forma interessante de se comprar cartas extras no deck e se precisar de mana ela também funciona para isto.

Aura of Hope

O deck azul, branco e verde de auras e equipamentos que tem com comandante principal a Galea, Kindler of Hope.

Loading icon

Esta comandante é bem forte: custo 4 , 4/4 e que te permite conjurar cards do topo do grimório se forem auras ou equipamentos, e os equipamentos conjurados desta forma (do topo de seu deck) são equipados quando entram em campo de batalha. Ela é um voltron que cresce bem rápido e não te deixa sem cartas na mão.

Loading icon

Este deck está incrível, muito sinérgico e com boas cartas novas, além de alguns reprints interessantes. Ele possui uma boa quantidade de cartas que proporcionam draw, o que dificulta ficar de mão vazia, possui boas remoções para um deck casual, tem bastante proteções, e a lista também conta com bons ramps, mas só possui 8 no deck.

Cartas Interessantes - Aura of Hope

Branco

Loading icon

Temos alguns reprints interessantes neste deck, como Purestell Paladin e Sram, Senior Edificer, que são muito bons no deck e totalmente sinérgicos, e ainda ajudam a manter a mão cheia. Já o Fey Steed também garante algumas cartas extras na mão e consegue proteger a comandante.

A última carta branca é a Mantle of the Ancients, que é uma ótima finalização para se utilizar, já que ela retorna as auras do cemitério e ainda cresce a comandante.

Azul

Loading icon

No azul falarei por cima de um efeito que acredito que seja essencial para este deck, que é manipulação do topo, garantindo que você possa conjurar equipamentos do topo do deck e evitar pagar por seus custos de equipar.

A lista possui alguns e talvez seja interessante adicionar mais um ou dois futuramente para ter mais consistência.

Sobre as cartas que achei interessante, temos a Winged Boots que dá voar e garante uma certa proteção para a comandante, já a Diviner's Portent foi uma forma muito interessante de fazer uma carta que pode comprar muitas cartas, pois ela é boa, mas se você tiver sorte ela fica muito melhor, pois antes de você compras as suas X cartas você dá Vidência X e pode selecionar o que quer ou não comprar.

Verde

Loading icon

No verde os reprints bons vieram em peso, Heroic Intervention uma ótima maneira de proteger a sua board de boardwipes e de remoções, Utopia Sprawl um ótimo encantamento que entra turno um e gera mana adicional, um reprint muito bem-vindo.

Ad

E por último, mas não menos importante, temos Greater Good, que é mais uma forma que este deck possui de manter a mão cheia.

Multicolorido

Loading icon

Ride the Avalanche é muito boa por duas manas, você pode dar lampejo para sua próxima mágica, e quando conjurá-la você coloca o seu valor de mana em marcadores +1/+1 em uma criatura sua, ou seja, se conjurar uma mágica de valor de mana 7, você colocará 7 marcadores +1/+1 na sua criatura.

Storvald, Fros Giant Jarl, o comandante secundário da lista, um 7 manas 7/7 que tem ward 3 e garante ward 3 para suas outras criaturas. Quando ele ataca, ele pode mudar poder e resistência de uma criatura para 1/1 e transformar outra em uma 7/7, isso mudará totalmente a forma que seu oponente vai bloquear suas criaturas.

Incolores

Loading icon

Bom, esta carta gera muito valor, um equipamento que coloca terrenos básicos em jogo, independente se você causou dano a um jogador ou não, e ainda reduz o número de terrenos no deck, aumentando as chances de você comprar outros cards relevantes.

Finalizando

Todos os deck estão bem montados, mas sempre com espaço para melhoras. A equipe da Wizards of The Coast manteve bem forte essa referência a Dungeons & Dragons e criou cartas interessantes que envolvem as novas mecânicas em todos os decks de Commander, incluindo cartas que não tinham reprints há muitas coleções e montando as listas com uma boa base de mana. Todas as listas me parecem fortes dentro de suas estratégias.

Espero que este artigo te ajude a decidir qual dos 4 decks é mais interessante para você, e quais listas valem mais a pena para seu estilo de jogo.

Até a próxima!