Magic: the Gathering

Review

Commander: Review de Edge of Eternities para o cEDH!

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Está chegando o novo set: Edge of Eternities, e hoje temos um review de suas cartas para cEDH!

Edit Article

A nova coleção Edge of Eternitieslink outside website trouxe algumas cartas que prometem mexer com os decks de artefatos, estratégias de terrenos e até mesmo aquele nosso novo amigo urso, Lumra, Bellow of the Woods e o velho amigo sapo The Gitrog Monster.

Vamos direto ao ponto e passar pelas cartas que mais chamaram atenção com foco no cEDH!

Caso você esteja em dúvida sobre as mecânicas da coleção, clique aqui e leia nosso artigolink outside website do juiz Antonio Faillace!

Cartas de Edge of Eternities para Commander

Antes começarmos, queria dizer que sempre tem uma ou outra carta que passa direto por mim, sou realmente culpado de ter algumas preferências. Então, sintam-se livres para me dizer caso acreditem ter alguma faltando! Vamos lá!

Tezzeret, Cruel Captain

Loading icon

Esse Tezzeret é aquele tipo de card que me fez pensar: “tem potencial”.

Ele aumenta sua lealdade toda vez que um artefato entra em jogo sob seu controle e isso já basta pra colocá-lo no radar de alguns comandantes, como:

Golbez, Crystal Collector, que adora spam de artefato(e inclusive temos um artigo sobre ele);

Meria, Scholar of Antiquity , que transforma qualquer cheerio em mana ou vantagem de cartas;

Urza, Lord High Artificer, que já joga com metade dos artefatos do formato;

E claro… Lumra, Bellow of the Woods, que vai ser citada várias vezes nesse review. Apesar dela não usar muitos artefatos, ele pode buscar peças como Amuleto do Vigor, que são essenciais para estratégias com mana de bounce land ou sac outlets.

Em resumo: se o seu deck já joga 30+ artefatos ou precisa de um tutor para um específico, considere testar o novo capitão cruel.

Uthros, Titanic Godcore

Loading icon

Essa land é "basicamente" uma Tolarian Academy que pode ser jogada no EDH só que, claro, com vários asteriscos, pois entra virada e precisa de Station 12 pra funcionar.

Mas... talvez veja jogo no Urza, já que o deck gera uma quantidade absurda de artefatos e seus tokens tem bastante poder para o Station. Ainda assim, entrar virada é um pouco complexo demais. Vale testar, mas provavelmente não verá jogo.

The Endstone

Loading icon

Seria difícil não falar desta carta. Mais uma peça que entra na estante de payoffs de artefato. O problema é que ainda não sabemos se ela realmente vai além de uma ideia bonitinha no papel.

Ela brilha com Meria e Golbez, claro. Na verdade, todo deck que usa muitas mágicas de custo 0, vai fazer bom uso deste artefato aqui. Teremos a volta e Jhoira? Parece uma carta interessante, mas o formato exige muito mais do que ser jogável em Meria e Jhoira.

O teste aqui é simples: a carta tem impacto sozinha? Ela muda o jogo quando entra? Se a resposta for “mais ou menos”, ela vai acabar como tech de mesa casual. Mas estamos torcendo para ela brilhar.

PS: Teoricamente é um payoff de Storm, apenas pensei nos decks de artefato por conta de seu custo alto, mas talvez alguém faça isso funcionar em um Izzet da vida.

Ouroboroid

Loading icon

Essa carta é a que me faz ser esganado por incluir ela. Botar marcador em todas as criaturas é sempre um efeito interessante, ainda mais quando ele escala com o tempo.

Essa carta automaticamente entra na watchlist de quem joga com Tayam; tudo que envolve marcadores e criaturas merece atenção dos pilotos do Tatu Bandeira. Não acho que isso vá colocá-lo no Top Tier do formato, mas é mais uma ferramenta para builds alternativas.

O que eu quero dizer com isso: provavelmente não vai ver jogo, mas não sei, o Tayam, Luminous Enigma sempre me surpreende.

Famished Worldsire

Loading icon

Ok. Oito de mana é uma quantidade absurda. Mas estamos falando de uma carta que pode sacrificar a Lumra, que busca terrenos direto pro campo, e ainda bate feito um caminhão!

Em decks como Gitrog e a própria Lumra, pode funcionar como tech de combo ou só muito valor mesmo. Não acho que será staple, mas tem sinergias reais e pode ser aquele “finisher surpresa” que faz a mesa inteira arregalar os olhos. Ah, e temos que lembrar, apesar de custar 8, Natural Order custa só 4 (e uma criatura).

Icetill Explorer

Loading icon

Essa aqui… é praticamente uma staple de estratégias de lands.

Ela te dá land drop extra; Manda carta pro cemitério (alô, Life from the Loam, Lumra e Gitrog); e permite jogar terrenos do cemitério.

Simplesmente tudo que um deck de terrenos quer. E com o crescimento de estratégias como Lumra, The Wandering Minstrel e afins, Icetill Explorer deve aparecer com frequência.

Frenzied Baloth

Loading icon

Mais um efeito que dá “incounterável” para suas mágicas, mas com um bônus de não deixar dano ser prevenido.

Sinceramente? A parte do dano dificilmente importa no cEDH. Temos opções mais eficientes. Essa aqui deve ficar fora do meta competitivo. Essa é minha aposta. Mas vale mencionar.

Horizon Explorer

Loading icon

Uma criatura que desvira terrenos?

Sim, por favor.

Mais um untapper barato e direto para o arsenal da Lumra, que é basicamente uma das rainhas do cEDH atual (no meu coração). Essa realmente é muito importante, já que por ser um untapper criatura, ele pode ser buscado por um deck Mono Green.

Exploration Broodship

Loading icon

Essa é absurda.

Te dá um efeito de Exploration (land drop extra por turno), e ainda te dá o efeito do Six uma vez por turno!

Exploration Broodship parece feita sob medida pra decks como Titania, Windgrace e claro, Lumra (sim, de novo ela). A combinação de aceleração e valor recorrente faz dela uma das melhores cartas da coleção. Digna de testes.

PS: Sei que a Titania e Windgrace não são decks de verdade, só quis citar alguém que não é o Sapão, apesar de acreditar que talvez essa veja jogo em possíveis outras estratégias também.

Conclusão

Edge of Eternities chegou cheia de cartas com sinergias fortes, especialmente para estratégias de artefato e terrenos - e com a Endstone servindo para quase todas.

Claro, nem tudo é jogável no cEDH, mas esse set trouxe mais ferramentas do que o normal, especialmente para decks que estavam, na minha opinião, precisando de algo novo.

E se tem uma estrela por aqui, é a Lumra, que praticamente ganhou meia dúzia de presentes de uma vez só. Inclusive, eu já escrevi um guia de deck sobre ela! Você pode conferir clicando aquilink outside website.

Enfim, me digam o que acharam e se esqueci alguma carta! Até a próxima!