Magic: the Gathering

News

Como vencer no Pauper? Um breve guia de Wincons

, updated , Comment regular icon0 comments

Hoje vamos falar um pouco das maneiras de se ganhar um jogo. Vamos lá?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá meus queridos, eu sou o Betão e hoje vamos falar sobre as Wincons, ou seja, as condições de vitória possíveis no Pauper.

No Magic, é possível vencer de cinco maneiras um jogo. Aquela que é a mais conhecida e comum, na qual a maioria dos decks baseiam seu plano de jogo, é deixar seu oponente com pontos de vida igual ou inferior a zero. O segundo modo, pode basear-se também nos danos de combate, entretanto esse dano é chamado de Marcadores de Veneno, em criaturas com Infect, como Elfo Brilhante ou efeitos que dão o Infect para a criatura, e quando um jogador acumula 10 ou mais marcadores de Veneno, ele perde o jogo. O terceiro, é com deck over, ou seja, quando um jogador tem que comprar uma carta e seu deck não tem mais cartas disponíveis, isso configura uma derrota também. Existe também cartas que tem escritas no texto, que se uma determinada ação acontecer, o jogador perde ou vence o jogo, mas o Pauper não possui esse tipo de efeito. Por fim, o último e não menos importante, o jogador conceder a partida ao oponente.

Ad

As wincons podem ser classificadas em diretas e indiretas. As diretas são aquelas nas quais o jogador realmente vence o jogo. Já nas indiretas, o jogador realiza uma série de jogadas ao longo da partida, que não permite que seu oponente vença o jogo, ele então o concede.

Começando pela Wincon de dano, para vencer deixando o oponente com zero ou menos pontos de vida, os danos vindo de criaturas combinadas ou não com mágicas que turbinam o bicho ou atribuem dano direto, configuram a maioria das Wincons hoje no Pauper. Não apenas decks agressivos utilizam esse meio de vitória, mas também controle, combo, tempo entre outros.

Alguns decks podem causar dano com mais eficiência em relação a outros, entretanto, mesmo com estratégias diferentes, o resultado é o mesmo. Exemplificando essa Wincon, o deck a seguir vence causando dano de forma eficiente e ainda tem boa consistência ao tentar manter a vantagem ao seu lado, possui criaturas que entram cedo em jogo mas também tem cartas que podem causar dano direto, o deixando mais eficiente, pois essas cartas, como Galvanic Blast, podem também remover um bloqueador que esteja atrapalhando.

Loading icon

Seguindo em frente, é possível também causar dano em forma de marcadores de veneno. Criaturas com a Habilidade Infectar, ou de envenenar, traduziria aqui poisoned como envenenado, como é o caso de Fractius Virulento, fazem esse serviço. E é muito simples, marcou 10 o jogo acaba. Importante destacar que quando uma criatura bloqueia uma outra criatura, e uma delas tem Infectar, a criatura sofre dano na forma de marcadores -1/-1.

Dentro dessa Wincon, podemos mostrar dois decks que utilizam desse meio pra vencer. O Infect utiliza como único meio, já o Fractius como um de seus modos de vencer.

Loading icon

Loading icon

Passando para a wincon de não deixar nenhuma carta no deck do oponente quando ele for comprar, e dessa forma o derrotando, é necessário utilizar cartas que o obriguem a jogar fora seus recursos, seja descartando da mão, como também colocando direto do deck no cemitério, e cartas como Jace's Erasure pode ser eficiente nisso, pois com auxílio do Azul, pode-se comprar muito.

No outro artigo que escrevi falando dos arquétiposlink outside website, foi utilizado o UW Familiar como exemplo. Aqui o UG Turbo Fog pode demonstrar bem como funciona um deck com esse plano de jogo. Apesar do Turbo Fog não estar fazendo resultados há um tempo, ele ainda é um bom deck e é muito complicado de vencê-lo.

Loading icon

Até agora, foram apontadas as maneiras diretas de vencer o jogo. Agora iremos abordar os modos indiretos.

Mas qual o motivo de falar desses modos?

Alguns decks impedem o oponente de jogar, de desenvolver a sua estratégia no campo, seja por meio de remoções como Doom blade, seja por meio de anulações, como Dispel, ou ainda pela prevenção de dano, como é o caso do deck anterior. O adversário se vê num beco sem saída e acaba concedendo o jogo. É claro que nao é preciso prender totalmente o oponente pra ele conceder. O jogo dele pode estar muito ruim também, péssima combinação de cartas e terrenos, enfim, muitas situações levam os adversários, e você também que está lendo este artigo, a desistir do jogo, e a partir de agora vamos falar um pouco delas.

Ad

O deck como o Mono Blue Tempo, que já apresentamos no primeiro artigo dessa série de artigos de pauper para iniciantes, o plano dele pode ser tanto proteger uma ou duas criaturas no campo para dessa forma vencer, ou impedir o oponente de conjurar suas mágicas, e também voltar as ameaças pra mão do adversário. O Tron também conta com mais de uma wincon. Utiliza Stonehorn Dignitary, Mnemonic Wall e Ephemerate para pular as fases de combate do oponente, e se o deck dele vence apenas com dano, isso com certeza é um problema. Pode-se utilizar também Dinrova Horror para fazer o oponente descartar suas cartas, ao voltá-las do campo para a mão, e isso pode ser muito desconfortável, levando à uma desistência.

O deck Acid Trip também pode vencer causando dano, entretanto, quando seu plano de jogo é bem executado, cria-se uma situação que ou desiste ou desiste, pois o encantamento base do deck Reality Acid tem potência pra fazer uma imenso estrago.

Loading icon

Há também jogadores que desistam quando o oponente ganhou tantos pontos de vida que já não é possível vence-lo. O deck de Elfos pode ganhar muita vida, o Bogles, mas hoje apresentamos um outro deck que ganha muita vida e ainda utiliza desse ganho pra causar dano no adversário.

Loading icon

Entre tantas estratégias, as apresentadas acima são aquelas que se destacam hoje no Pauper. Conforme apurado com o passar do tempo, ou algum plano de jogo que leve a uma wincon indireta diferente e não mencionada aqui, será possível uma parte dois.

Por enquanto vou ficando por aqui, agradecendo o espaço e oportunidade dado pela Cards Realm, e agradecer também o apoio da Vipermats Playmats personalizados. Obrigado a todos pela leitura e até a próxima.