Magic: the Gathering

Review

Pauper: As Melhores Cartas de Edge of Eternities Para o Formato

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

No artigo de hoje irei falar sobre Edge of Eternities, a mais nova coleção de Magic: the Gathering, e o que ela trará para o formato Pauper.

Edit Article

Edge of Eternities e o Pauper

Edge of Eterniteslink outside website está chegando e trará diversas novas cartas comuns para o formato Pauper. Você pode conferir mais detalhes sobre a coleção e suas mecânicas explicadas por um juiz, clicando aquilink outside website.

O Pauper vive um excelente momento, com diversos decks competindo no metagame com boas taxas de vitória e novas listas e tecnologias ainda surgindo. High Tide permanecerá no formato por mais algum tempo, os Spy Decks estão em alta e o Paupergeddon mostrou que o metagame tem muito mais a oferecer do que imaginamos.

Thoughtseize Comum?

Loading icon

Começando com a carta que mais me chamou atenção durante os spoilers e minha aposta para diversos decks no futuro, Temporal Intervention. Essa carta é um descarte de três manas, mas que possui a nova mecânica Void, que permite que você a conjure por duas manas a menos se uma permanente que não seja terreno deixou o campo de batalha durante o turno.

Essa habilidade faz com que Temporal Intervention seja basicamente um Thoughtseize que não faz o jogador perder 2 de vida e a princípio pode parecer uma carta muito situacional, mas se pararmos para olhar bem o formato e, principalmente os decks pretos, onde essa carta pode ver jogo, podemos ver que é bem mais fácil de habilitar o Void do que se imagina.

Loading icon

Há diversas maneiras de habilitar o Void e usar essa poderosa disrupção por apenas uma mana. Decks como BW Blade fazem uso extenso de bounce, o que funciona muito bem com o Void. Snuff Out é outra carta que possui boa sinergia com Intervention, você pode fazer um pântano turno 1 se estiver na draw, remover uma criatura e conjurar Intervention por uma mana, retirando mais um recurso do oponente.

Efeitos como o de Fanatical Offering também se encaixam bem com o novo descarte, já que você irá sacrificar algo como Ichor Wellspring e a Map Token também é uma maneira de ligar o Void. Efeitos de Ninjutsu como o de Moon-Circuit Hacker também funcionam muito bem com essa carta.

Acredito que a maioria dos decks baseados na cor preta poderão usá-la, alguns podem até mesmo suportar uma ou duas cópias no main deck e essa também é uma excelente peça de side.

Agony Warp Melhorado?

Loading icon

Depressurize me fez lembrar imediatamente de Agony Warp, carta ainda é bem utilizada no formato, principalmente como uma forma de lidar com certas ameaças como as lands indestrutíveis do Kenku Artificer e Guardian of the Guildpact.

Loading icon

A nova carta possui um custo menos complicado, abrindo espaço para jogar em outros decks e, além disso, não pode ser anulada com uma Pyroblast, por exemplo. Talvez não veja jogo nenhum por enquanto, mas caso o formato volte a sentir falta de maneiras para lidar com certas ameaças, essa será uma boa opção.

Mais Artefatos

Como temos visto acontecer à cada coleção, os artefatos continuam recebendo destaque no formato e em EOE não será diferente.

Loading icon

Uma food indestrutível que além de ganhar vida ao ser sacrificada também compra uma carta. O formato agora possui um grande número de foods interessantes, número suficiente para gerar um deck todo focado nessa mecânica, mas Nutrient Block possui um lugar especial, pois é extremamente sinérgica com Kenku Artificer. Kenku tem tido pouco espaço de jogo no Affinity, mas talvez possa voltar a aparecer com a chegada do novo artefato.

Loading icon

Melded Moxite é outro artefato interessante que pode se encaixar bem em alguns decks, principalmente nos decks de Madness, já que é uma peça de looting muito boa que gera um draw duplo, algo que o deck já possui em bom número, mas ser um artefato é algo bem relevante, pois dificulta anulações e ainda contribui para o Metalcraft de Galvanic Blast.

Além disso, essa carta pode ser sacrificada mais tarde com sua segunda habilidade para gerar uma token de criatura 2/2, o que deixa ela ainda melhor.

Loading icon

Mas, sem dúvidas, o artefato que mais causou na comunidade Pauper foi Cryogen Relic, um artefato azul de custo Magic Symbol 1Magic Symbol U que pode gerar draws ao entrar ou sair do campo de batalha, podendo ainda ser sacrificado com sua segunda habilidade para colocar um marcador de Stun em uma criatura.

Essa carta me fez voltar no tempo um pouco e me lembrar dos decks com Arcum’s Astrolabe e é possível que vejamos algo nesse sentido já que Ghostly Flicker trabalha muito bem com essa carta, além do Kor. Affinity é outro deck que sem dúvidas fará uso desse Ichor Wellspring melhorado, tudo que o deck precisa é adaptar melhor a base de mana para poder usar a cor azul mais facilmente.

Suporte Para o Azul

Loading icon

Saindo dos artefatos para os blue decks, temos Mental Modulation. Uma carta muito interessante que permite virar um artefato ou criatura por um custo reduzido no seu turno e ainda gera um draw. Não sei exatamente quais decks gostariam de utilizar essa carta, mas sua habilidade é bem parecida com a parte Ice de Fire//Ice, porém, com um custo melhorado.

Loading icon

Agora falarei da minha carta favorita da coleção, Cryoshatter. Mono-Blue Faeries é o deck que com certeza encontrará um espaço para essa remoção, que é muito superior à qualquer outra que o deck utilize.

Loading icon

Cryoshatter dá a criatura encantada -5/-0 e, caso essa criatura seja virada ou receba dano, então ela é destruída. O truque aqui é ter maneiras de virar a criatura em questão e isso o deck consegue fazer bem com Harrier Strix ou Snaremaster Sprite.

Criaturas problemáticas como Writhing Chrysalis não serão mais tão problemáticas assim com essa carta e as fadas agora terão uma chance melhor contra decks como Walls e Elves já que ela pode lidar com os dorks e blockers desses decks.

Considerações Finais

Edge of Eternities chegará ao formato Pauper em agosto e estou ansioso para testar as novas cartas. Acredito que o formato será bastante impactado, e talvez algumas mudanças grandes estejam a caminho!

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima!