Magic: the Gathering

Deck Guide

Standard: Azorius Control - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, falarei sobre o Azorius Control, um deck que têm conquistado resultados no Standard e é uma opção bem sólida para o meta atual, além de ser um representante clássico do arquétipo Control neste formato.

Edit Article

Sobre o Deck

O Standard ganhou duas ferramentas poderosas com Ixalan e Murders at Karlov Manorlink outside website: Get Lost e No More Lies, que finalmente trouxeram uma lista confiável de Azorius Control para este formato.

Neste artigo, irei analisar profundamente a construção desse deck, seu plano de jogo, e darei sugestões de sideboard para as matchups principais.

Loading icon

A ideia principal dessa lista é a mesma do Azorius Control Pioneer: Teferi, Hero of Dominaria é um dos pilares de sua estratégia, você usará anulações para controlar as ações do oponente, e terá um pacote de remoções eficiente para lidar com ameaças.

Ad

No Standard, não temos Teferi, Hero of Dominaria, mas temos Teferi, Temporal Pilgrim, que também é um Planeswalker que custa cinco manas e tem habilidades que o tornam uma condição de vitória excelente. Você pode comprar cartas com sua primeira habilidade, gerar fichas que se tornam mais fortes conforme você compra cartas com a segunda, e limpar a mesa com sua Ultimate através de um bounce global.

Loading icon

Compondo o time de Planeswalkers deste deck, temos The Wandering Emperor e Jace, the Perfected Mind. Incluir The Wandering Emperor nessa lista é imprescindível, enquanto Jace é uma peça importante em várias situações e lhe traz outra alternativa para finalizar o jogo.

Loading icon

No Pioneer, Shark Typhoon nos permite gerar card advantage e pode agir como uma linha de ataque alternativa. No Standard, Wedding Announcement tem esse mesmo propósito, e, embora seja um pouco diferente, você ainda poderá gerar fichas e comprar cartas. As fichas de Teferi e Emperor também vão bem com este encantamento.

Loading icon

Memory Deluge tem o mesmo papel nesta lista que tem em qualquer outra lista Control que use essa carta: você irá buscar seus recursos para interagir com o oponente ou encontrará suas condições de vitória para finalizar o jogo.

Deduce é outra adição nova que se encaixa muito bem nessa lista, e gera valor de duas formas diferentes.

Loading icon

O pacote de remoções deste deck é bem completo e consegue lidar com a maioria das ameaças do metagame.

Loading icon

Mulligan e Postura de Jogo

Como é um deck de controle, sua postura de jogo é simples - você irá interagir com as ameaças do oponente e desenvolver o jogo de uma forma que seu oponente não consiga mais reverter a situação, e assim garantir sua vitória.

Loading icon

Garantir seus land drops é muito importante para desenvolver o jogo, e interagir com as ameaças no early game também é crucial. A forte presença de Cavern of Souls no metagame é um desafio para este deck, mas suas remoções cumprem bem o seu papel e é justamente por causa dessa land que utilizo os Field of Ruin.

Guia de Sideboard

Loading icon

Vs. Esper Midrange

Esper é o deck mais jogado deste formato, e é provavelmente o deck mais forte do metagame no momento, o que torna essa match bem difícil. Ter um Deep-Cavern Bat nos turnos iniciais retirando seus recursos importantes pode afetar muito o plano de jogo do Azorius, e Raffine, Scheming Seer é um problema grande se permanecer na mesa por muito tempo.

Ad

Certifique-se de sempre limpar a mesa do oponente, e tome cuidado com as anulações, pois algumas listas de Esper também usam No More Lies.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Rakdos Midrange

Essa match é mais fácil do que o Esper. A abordagem do Rakdos é bem semelhante, porém, sem Azul e Branco, este deck perde as linhas de jogo que tornam o Esper um oponente mais difícil.

Mantenha a mesma estratégia acima, mas, nesta match, você não terá que se preocupar com anulações; apenas com os Morcegos e alguns descartes.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Boros Convoke

Boros Convoke surgiu mais recentemente no metagame, e logo se tornou um dos decks mais populares. Além de conseguir competir com os melhores decks deste formato, é um Aggro extremamente eficiente e consistente. Nessa match, o Control sofre um pouco, e precisará interagir rápido com as ameaças do oponente e administrar bem seus pontos de vida, que são um recurso valioso nesse jogo.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Domain Ramp

Considero essa match relativamente favorável. Seu plano de jogo será impedir que o oponente rampe e acelere seu plano enquanto colocamos nossas próprias ameaças em jogo.

Topiary Stomper e Invasion of Zendikar são peças centrais na estratégia do Domain; anule essas mágicas e o oponente será obrigado a trabalhar com uma curva normal de jogo. Pós-side, temos mais cartas que ajudam bastante e melhoram ainda mais essa match.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Azorius Control

A mirror é basicamente uma guerra fria na qual quem executar a primeira ação pode dar a vantagem para o outro, e as counter wars serão decisivas. A maioria das listas usa só The Wandering Emperor, então Teferi, Temporal Pilgrim pode ser um elemento surpresa, assim como Jace, the Perfected Mind.

Evite mãos com muitas remoções, já que elas serão geralmente inúteis em boa parte do jogo, e priorize as mágicas de valor.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

Azorius Control é um deck perfeito para quem quer um estilo de jogo mais reativo e quer fugir um pouco das opções mais populares do meta. Essa lista em especial tem cartas que poderiam ver bem mais jogo, apesar de atualmente serem um pouco impopulares, como Teferi, Temporal Pilgrim, por exemplo.

Mais um artigo chegou ao fim. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e tentarei responder a todos. Até a próxima!

Ad