Magic: the Gathering

Opinion

Cube Pauper - um Draft simples, barato e divertido

, updated , Comment regular icon0 comments

Este artigo tem o objetivo de incentivar jogadores a conhecerem o Cube Pauper, que é um Draft que cabe no bolso.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá meus amigos, hoje falaremos sobre um formato que pode agradar aos jogadores que gostam de Pauper e de Limitado, mais especificamente o Draft — e que pode chamar atenção mesmo de pessoas que não jogam nenhum dos dois, porque é muito divertido e diversificado.

O que é um Cube Draft?

O Cube Draft é um formato limitado no qual, geralmente, as melhores cartas do Magic jogam, são montados boosters e os participantes se alternam na escolha das cartas, como num Draft normal.

Mas ele é permissivo, pois os jogadores podem montar seu próprio Cube, e partindo disso, podemos montar um Cube com apenas cartas comuns.

Ad

No nosso caso, podemos usar as Staples Pauper e também adicionar cartas que não costumam jogar competitivamente.

Construindo seu Cubo Pauper

Ao montar, precisamos ter muito cuidado, para não chegarmos a um cubo desbalanceado. O interessante é tentar colocar cartas que podem ter sinergia e que possam encontrar respostas no próprio Cubo.

Como pode ser complicado montar uma lista do zero, abaixo poderá encontrar listas separadas por cores, artefatos, multicoloridas e terrenos. É importante ressaltar que ao passo que edições novas são lançadas, algumas cartas podem ser substituídas.

BRANCAS

Loading icon

AZUIS

Loading icon

PRETAS

Loading icon

VERMELHAS

Loading icon

VERDE

Loading icon

COLORIDAS

Loading icon

INCOLORES

Loading icon

ARTEFATOS

Loading icon

TERRENOS

Loading icon

Jogando com o Cubo

Monta-se o Cubo embaralhado previamente, separa-se 15 cartas de modo aleatório, procurando colocar intencionalmente, ao menos um terreno não básico em cada booster. Entrega 3 boosters para cada participante, não precisa lacrar, apenas a pequena pilha 15 cartas, totalizando 45 cartas por jogador. A partir disso, funciona como um draft comum. Os jogadores se alternam ao escolher as cartas, passando seus boosters e recebendo dos seus colegas. Faz parte do Draft a estratégia de tentar não apenas garantir boas cartas para montar o seu deck, como também pensar em quais cartas os oponentes podem estar escolhendo e atrapalhar, selecionando uma carta que talvez, alguém possa precisar.

Ao terminar essas escolhas, você terá 45 cartas disponíveis para montar o seu deck da maneira que achar melhor.

Montando os decks

Muitos jogadores já possuem suas técnicas de montagem do deck, entretanto se você precisa de algumas dicas pra iniciar, aqui estão:

1. Busque pelas remoções, de qualquer custo, pois elas serão fundamentais na hora de lidar com ameaças do oponente.

2. Procure por cartas que podem fornecer card advantage, pois comprar pode fazer a diferença no fim do jogo.

3. Tente montar um deck que jogue dentro da curva, ao menos no primeiros turnos, tenha criaturas de custo 1 e custo 2, ao menos 8 nessa combinação, se não for possível, coloque alguma outra permanente dentro desta curva, mas que seja útil dentro do seu plano de jogo.

4. Tenha ao menos duas bombas. Bombas são cartas que podem ganhar o jogo rapidamente, ou ajudar a finalizá-lo. Geralmente são criaturas 4/4 ou 5/5.

5. Utilizar de 16 a 17 terrenos no seu deck, ele vai conter 40 cartas, então irá sobrar 23 a 24 slots para desenvolver sua estratégia.

6. O limite mínimo são de 40 cartas, então procure não ultrapassar esses 40, pois cartas à mais podem atrapalhar que peças certas cheguem em sua mão.

7. Escolha duas cores se possível. Dificilmente conseguirá montar um deck com apenas uma cor, então duas cores pode ser o mais viável. Você pode até adicionar uma cor para uma ou duas cartas que podem agregar valor no seu deck, mas se exagerar, poderá nao conseguir acesso às manas corretas no momento que necessitar.

Ad

8. Conheça as cartas do Cubo. Pode ajudar a ter uma idéia do que esperar e traçar objetivos durante as escolhas no draft.

Um detalhe que é importante informar, todas as cartas que você selecionou durante o Draft e não foram para o seu deck principal, podem ser utilizados como sideboard.

Cálculo de mana/terreno

Tem um modo de calcular a quantidade de terrenos de cada cor que o jogador poderá utilizar no seu deck. Para isso, precisa -se seguir alguns passos. Abaixo de cada passo, vamos dar um exemplo de um deck fictício que estaremos montando, com o intuito de elucidar os passos.

Passo 1: escolher o número de terrenos, basicamente 16 ou 17. É necessário ressaltar que se algum terreno não básico for adicionado ao deck, descontar do número total.

Exemplo: 17. Colocaremos 1 Desert. Então serão 16 terrenos.

Passo 2: contar os símbolos de manas das suas mágicas e anotar separadamente cada cor.

Exemplo:

Preto: 6;

Verde: 8;

Vermelho: 7.

Custo total: 21.

Para calcular a porcentagem de custo de cada cor, utilizaremos regra de três simples:

Cor da mana: CM

Custo total: CT

Porcentagem: P

Fórmula: CM X P = X ÷ CT = Porcentagem de mana.

Preto: 6x100=600, 600 ÷ 21 = 28,6%

Verde: 8x100=800, 800 ÷ 21 = 38,1%

Vermelho: 7x100, 700 ÷ 21 = 33,3%

Agora que já sabemos a porcentagem de mana de cada cor, vamos encontrar o número aproximado de terrenos de cada cor.

Porcentagem de mana: PM

Total de terrenos: T (16)

Porcentagem total: 100

Fórmula:

PM X T = X, X ÷ 100 = total de terrenos da cor desejada.

Pântano: 28,6 x 16 = 457,6.

457,6 ÷ 100 = 4,6 aproximadamente.

Floresta: 38,1 X 16 = 609,6.

609,6 ÷ 100 = 6,1 aproximadamente.

Montanha: 33,3 x 16 = 532,8.

532,8 ÷ 100 = 5,3 aproximadamente.

Concluindo, teremos 5 pântanos, 6 florestas e 5 montanhas.

Conclusão

Nossa lista ficou da seguinte maneira:

Loading icon

Espero que este artigo tenha sido ao mesmo tempo informativo e sugestivo, ao ponto de incentivá-los a montar seu próprio cubo, chamar os amigos, e jogar.

Vou ficando por aqui, agradeço à Cards Realm pelo apoio e confiança. Agradeço também à Vipermats Tapetes Personalizados.

Crie uma conta na Cards Realm utilizando sua conta Google ou Facebook e peça nos comentários pelo seu cupom de desconto de 10% em qualquer arte de tapete personalizado.

Obrigado pela leitura e até a próxima.