Introdução
Se você curte decks , como Yisan, Yeva e Selvala, prepare-se para algo um pouco diferente, mas que ainda é sua praia.
Com Lumra não buscamos proteger nosso comandante a todo custo para executar nosso plano - muito pelo contrário, queremos que ele morra o máximo de vezes possível. Muito mesmo.
Se dependêssemos apenas dos oponentes para isso, obviamente ficaríamos na mão, já que Lumra cresce demais para ser facilmente eliminada e eles não vão gastar mágicas nela de bom grado. Então, tomamos as rédeas e garantimos que ele morra quantas vezes for preciso.
Essa decklist foi inspirada pelas dos membros do Discord Build a Bear - se quiser saber mais sobre o deck, visite lá, eles são todos experts em ursos.
Embora seja divertido ter um urso 50/50 na mesa, o novo plano é utilizar o ETB de Lumra o máximo possível. Metade do deck são terrenos, muitos deles repletos de utilidade, para garantir que iremos tirar o máximo de nossas lands.
Vantagens do Deck

Vamos adentrar agora um pouco sobre o porquê de jogar com Lumra e, claro, encarar a verdade - também veremos suas falhas.
Ah, antes de continuarmos, aqui vai a decklist:
Resiliência

Nessa estratégia, conseguimos fazer múltiplas tentativas de vitória em um mesmo jogo. Metade de nosso grimório são terrenos, então iremos comprar o suficiente para continuar tentando vencer. Além disso, temos outros pontos positivos, como velocidade e flexibilidade. O deck pode ser bem rápido, dependendo de nossa mão inicial, e a estratégia funciona bem no grindgame graças a cartas como Field of the Dead e à nossa própria comandante.
Contamos também com vitória em velocidade instantânea. Graças à Emergence Zone e Mirrorpool, podemos fechar o jogo no turno de outra pessoa com muita facilidade. Vale lembrar que Mirrorpool é uma importante peça de combo.
Além disso, nossas combinações de vitória são variadas e imprevisíveis, nos proporcionando muitas opções quando se trata de vencer.
Fraquezas
Agora chegou a hora de falarmos de coisa ruim.

Exílio é uma fraqueza inerente ao deck. Dauthi Voidwalker e Rest in Peace são tenebrosos de se ver no outro lado da mesa. Sério, você não consegue vencer com eles na mesa, faça de tudo para se livrar disso.
Além disso, estamos em Mono Green, então todos sabem que temos pouca interação. Apesar disso ser uma vantagem que às vezes pega um oponente despercebido, na grande parte das vezes não é.
Decks muito rápidos são nossos oponentes naturais. Queremos mesmo é jogar contra Controles.
Mulligans

Aqui não tem segredo e o plano é simples: colocar Lumra em campo e matá-la de novo e de novo. Idealmente, buscamos jogá-lo até o turno 2 ou 3, usando cartas como Mana Vault ou até Lion's Eye Diamond, idealmente.
Nem sempre isso é viável e uma alternativa é segurar um pouco e atrapalhar os outros com peças de Stax, como Collector Ouphe ou Trinisphere.

Pode parecer estranho, mas o deck mulliga muito bem, indo para até 3 cartas facilmente se for necessário. A quantidade enorme de terrenos significa que provavelmente não iremos perder land drops.
O essencial mesmo é garantir uma forma de matar Lumra – seja com Greater Good para comprar cartas, Food Chain para termos mais mana ou um Sylvan Safekeeper, que sacrifica nossas lands e mata a Lumra.
Combos
O Combo Principal
Esse é o combo mais versátil do deck e o que você fará 99% das vezes. Apesar de parecer complexo, com o tempo ele se torna fácil de executar.
Precisamos de:

Uma forma de jogar Lumra ignorando a taxa de comandante é com Mirrorpool ou Command Beacon.
Outra necessidade é uma forma de sacrificar terrenos para matar o urso em resposta a seu ETB: Zuran Orb, Sylvan Safekeeper, Strip Mine, Wasteland ou Lotus Field.
Agora precisamos gerar mana com terrenos entrando em jogo com Nissa, Resurgent Animist, Lotus Cobra, Tiller Engine, Amulet of Vigor ou Spelunking.
Com todas essas peças podemos retornar nossos terrenos sacrificados com o ETB de Lumra e realizar loops de mana positivos. Nessa estratégia, também podemos fazer isso repetidas vezes e encerrar o jogo, normalmente loopando Sunscorched Desert.
Outros Combos
Além do combo principal, temos algumas outras alternativas que garantem vitória ou ajudam a contornar problemas.

Ashaya, Soul of the Wild + Vesuva
Este combo permite ativar a habilidade de Lumra infinitamente sem precisar conjurá-la. Vesuva entra copiando Lumra (que é um terreno graças à Ashaya), morre pela regra de lenda e se recupera com a própria ETB do comandante. Isso continua até encontrarmos Lotus Field e Sunscorched Desert para finalizar com dano infinito.

Aftermath Analyst + Shifting Woodland
Com um desvirador e um sac outlet, essa interação gera loops de mana para ativar a habilidade de Lumra sem precisar conjurar nenhuma mágica. Bem útil caso o Mirrorpool esteja exilado.

Springheart Nantuko + Lumra, Bellow of the Woods
Com uma Lotus Cobra ou desvirador, podemos ativar a habilidade de Lumra repetidamente para gerar valor absurdo, basta pagar 2 e copiá-la.
Budget
E como sempre, antes de terminarmos o artigo, aqui vai uma decklist budget para quem não quiser assassinar a carteira. Ela não está totalmente otimizada, mesmo dentro de suas limitações monetárias, porém, eu jogo pessoalmente com ela e posso atestar sua funcionalidade!
Conclusão
A beleza do deck está na flexibilidade e no quão único ele é – você pode adaptar várias cartas para se encaixarem no seu meta. Desde que consiga conjurar Lumra e fazê-la morrer para reaproveitar seus terrenos, está no caminho certo.
Novamente, gostaria de agradecer ao Discord da Lumra, Build a Bear, por toda a ajuda e apoio, além de me permitirem utilizar o primer de sua lista, principalmente para eu estudar e escrever um artigo.
E aí, o que acharam do urso? Nos diga nos comentários e dê um alô no servidor! Ah, e se você gostou dessa decklist, temos outro artigo sobre um comandante Mono aqui
, um dos antigos reis do formato.
Até o próximo!














— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment