Magic: the Gathering

Deck Guide

Pioneer: Dimir Midrange - Deck Tech e Guia de Sideboard

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

O Dimir Midrange aproveita a interação entre Ledger Shredder e Quantum Riddler para criar uma variante dessa combinação de cor que é mais orientada para jogos de atrito do que a versão com Ninjas, possibilitando um novo potencial competidor para o Pioneer.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Dimir Midrange foi um dos destaques recentes das levas de Challenges e Qualifiers do Pioneer no início de novembro. O arquétipo, que já tinha suas variações, ganhou uma roupagem nova entre a interação de criaturas baratas com Kaito, Bane of Nightmares e a de Ledger Shredder com Quantum Riddler para gerar vantagem em cartas, estabelecendo uma versão mais orientada para o atrito do que as variantes mais famosas, como o Dimir Ninjas.

A Decklist

Loading icon

Essa lista se baseia na versão utilizada por _Falcon_ no Pioneer Challenge de 2 de novembro. Ela mescla elementos inerentes do Dimir Midrange que vemos no Standard e o soma com as potenciais interações entre Quantum Riddler e Ledger Shredder, que nos permite ser mais agressivos com nossas mágicas e trocas de um-para-um porque transformamos a habilidade de Connive em vantagem em cartas recorrentes, dado que Riddler considera qualquer momento em que tivermos um card ou menos na mão para garantir o “Draw 2”.

Nosso plano de jogo mescla um Midrange tradicional com algumas poucas, mas eficazes jogadas de Tempo herdadas do Dimir Ninjas, como a interação entre Floodpits Drowner e Spyglass Siren com Kaito, Bane of Nightmares, que podem nos colocar à frente na partida.

Maindeck

Loading icon

Spyglass Siren garante recursos extras por um custo baixo e pode ser utilizado como habilitador para Kaito, Bane of Nightmares no terceiro turno, enquanto também é um one-drop barato para desencadear Ledger Shredder.

Cecil, Dark Knight possibilita aberturas mais agressivas, ideal para partidas de atrito e Control. Caso ele se transforme, temos uma proteção recorrente no combate contra a maioria das remoções do formato, desde que a gente consiga mantê-lo protegido.

Floodpits Drowner também possui um ETB eficaz que interage com a mesa e permite reutilizá-lo com Kaito, Bane of Nightmares ou Spider-Sense. Essencial nos jogos de Aggro e mirrors de Midrange.

Loading icon

A combinação de Ledger Shredder com Quantum Riddler é nossa principal fonte de vantagem em cartas. Shredder oferece um efeito de Looting sempre que um jogador conjura duas mágicas no turno, o que tem sido comum no Metagame do Pioneer recentemente — com Riddler em jogo e até um card na mão, seu efeito pode ser transformado em um Draw 2 e descartar uma, permitindo inclusive repetir essa interação todo turno.

De bônus, ambas as criaturas possuem um corpo decente para segurar os Aggros e finalizar a partida no late-game.

Loading icon

Sheoldred, the Apocalypse pode ser tratada como terceira peça do “combo” acima. Cada draw extra significará mais dois de vida para você, o que ajuda a segurar a pressão dos decks Aggro se conseguirmos manter Screaming Nemesis e Sunspine Lynx fora do caminho.

Graveyard Trespasser é uma ameaça punitiva de remover com interação pontual que também garante um hate de cemitérios no maindeck contra Izzet Phoenix e Greasefang, Okiba Boss.

Loading icon

Kaito, Bane of Nightmares faz um pouco de tudo. Ele interage com a mesa, garante um draw extra a cada turno e pode transformar-se em uma ameaça maior com seu emblema enquanto controlamos a mesa.

Loading icon

Thoughtseize é a melhor interação do formato e um policiador essencial para os arquétipos menos justos. Side-out comum em partidas onde assumimos postura mais defensiva, ou onde descartes pontuais perdem valor conforme o jogo se estende.

Duress é um slot flexível. Utilizamos ele porque existem amplos alvos na maioria das partidas, visto o acréscimo de artefatos e encantamentos nas decklists.

Loading icon

Fatal Push lida com a maioria das criaturas do Metagame atual pelo menor custo possível. Podemos utilizar os efeitos de Bounce de Kaito, as fichas de Spyglass Siren ou até o Warp de Quantum Riddler para desencadear o Revolt.

Existem poucas criaturas-artefato relevantes no Pioneer hoje, então Go for the Throat se torna nossa opção de interação de mesa complementar contra criaturas maiores.

Loading icon

Um set completo de Watery Grave, Clearwater Pathway e Darkslick Shores é necessário para manter a consistência do nosso acesso às cores. Underground River e Gloomlake Verge são slots mais flexíveis e seus números podem ser trocados e/ou reduzidos para outros terrenos utilitários quando necessário.

Loading icon

Entre os terrenos utilitários, Mutavault é a única manland e possui interação com Kaito, Bane of Nightmares por ter todos os tipos de criaturas.

Otawara, Soaring City e Takenuma, Abandoned Mire funcionam como terrenos desvirados e efeitos de interação de mesa ou recursos extras em jogos mais longos, sem comprometer nossos land drops no início do jogo.

Urborg, Tomb of Yawgmoth garante acesso à Magic Symbol B consistentemente, mesmo em mãos com muitas cópias de Mutavault. Ele também ajuda a habilitar Gloomlake Verge.

Sideboard

Loading icon

O hate de cemitério.

Unlicensed Hearse é a interação mais direta e possibilita lidar com dois cards por turno em velocidade instantânea, enquanto também funciona como ameaça em jogos mais longos. Pode ser substituído por Ghost Vacuum se optarmos por eficácia de mana.

Go Blank lida com o cemitério do oponente apenas uma vez, mas funciona como outra ferramenta de atrito nas mirrors de Midrange e nos jogos contra Azorius Control e Lotus Combo.

Ashiok, Dream Render oferece um hate recorrente, além de trancar a possibilidade de Scapeshift ou Niv-to-Light de procurar cards no deck sem lidar com o Planeswalker primeiro.

Loading icon

A interação de pilha

Spider-Sense faz um pouco de tudo: lida com Instants e Feitiços, responde aos triggers de Greasefang, Okiba Boss e Cori-Steel Cutter, e também serve como outro meio de reaproveitar os ETBs das nossas criaturas.

Tishana's Tidebinder tem o potencial de trancar permanentemente Planeswalkers, criaturas e artefatos, enquanto também é outro corpo para pressionar o oponente.

Mystical Dispute é uma ferramenta relevante contra Control, nas mirrors de decks azuis e também contra Niv-to-Light e outros arquétipos com base de mana gananciosa.

Annul oferece uma resposta linear contra Artefatos e Encantamentos por conta do crescimento desses tipos de cards no formato, enquanto Duress e Spell Pierce garantem respostas mais abrangentes contra o Metagame, mas também um pouco mais condicionais em usabilidade.

Loading icon

Interação de Mesa.

Legion's End pode resolver uma ou mais cópias de Heartfire Hero, Emberheart Challenger e também lida com várias fichas de Cori-Steel Cutter com um único card.

Anoint with Affliction também resolve a maioria das criaturas dos Red Aggro, e sem oferecer o “bônus” de desencadear Heartfire Hero.

Path of Peril funciona contra Aggro go-wide como Humans e Boros Convoke, mas também é uma ferramenta contra Cori-Steel Cutter e os decks de Prowess.

Extinction Event tem um custo mais alto, mas além de também funcionar contra os Aggro go-wide, é um dois-pra-um ou maior eficaz nas mirrors de Midrange e contra Izzet Phoenix.

Guia de Sideboard

Mono Red Aggro

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Rakdos Demons

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Izzet Phoenix

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Gruul Prowess

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Boros Convoke

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Scapeshift

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Orzhov Greasefang

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Golgari Food

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Lotus Combo

Loading icon

OUT

Loading icon

Concluindo

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!