A colaboração de Magic: The Gathering com Avatar: The Last Airbender foi celebrada pela qualidade de imersão narrativa que os cards do set oferecem para fãs de longa data e pessoas que nunca tiveram contato anterior com as aventuras de Aang, trazendo momentos icônicos e diversas vertentes de personagens nas mais variadas fases da trama.
Como de costume, preparamos decklists para os mais variados formatos de Magic utilizando os cards da nova coleção, mas dessa vez, apresentamos algumas opções para o formato Timeless, cuja adição dos slots especiais de Avatar trouxe algumas staples de formatos eternos, como Dark Depths, Entomb (recentemente banida do Legacy), Standstill e Force of Negation, garantindo ao set o potencial de mudar consideravelmente o Metagame!
Cinco Decklists de Timeless com Avatar: The Last Airbender
Golgari Depths
Dark Depths chega ao Timeless para garantir mais um combo clássico do Legacy — e banido do Modern — para o formato. Com Vampire Hexmage, podemos remover os marcadores do terreno para sacrificá-lo e colocar uma ficha 20/20 com Indestrutível e Voar em jogo, além de podermos também utilizar Thespian’s Stage para sacrificar a Depths original para a Regra de Lendárias, manter a cópia feita pelo Stage e então sacrificá-lo para criar Marit Lage, já que ela não terá marcadores.
Essa lista visa focar ao máximo no plano de colocar Marit Lage em jogo cedo, com um set completo de Crop Rotation e Once Upon a Time para agregar na consistência, e ainda incluímos Assemble the Team como um pseudo-tutor.
No pacote de interação, Thoughtseize é complementado por Duress porque nossos maiores adversários são descartes e counterspells e/ou combo mais rápidos que o nosso, mas podemos incluir peças como Pithing Needle se quisermos nos resguardar contra Strip Mine, ou Sylvan Safekeeper se preferirmos nos proteger de Swords to Plowshares e Solitude.
Golgari Mine
O Golgari Midrange é um deck já conhecido no formato por utilizar Strip Mine como negação de recursos eficaz junto de Wary Zone Guard, mas Avatar trouxe Badgermole Cub e Ba Sing Se como outros dois meios de reaproveitar o plano de LD a cada turno, com Cub ajudando também a acelerar a mana para conjurar The One Ring ou Sheoldred, the Apocalypse mais cedo com Deathrite Shaman ou até com o terreno transformado — que pode ser uma Strip Mine para disrupção, ou até uma Verdant Catacombs para ramp.
Uma vez com o jogo estabelecido, podemos usar Ba Sing Se todo turno para “lockar” o oponente, ou para criar um exército de terrenos 2/2 na mesa.
Naya Depths
Nessa versão, tentamos replicar a outra linha de jogo similar ao do Golgari Mine, mas utilizando Badgermole Cub e Wrenn and Six como ferramenta recursiva para ambas Strip Mine e o combo de Dark Depths com Thespian’s Stage.
Knight of the Reliquary e Elvish Reclaimer garantem tutores para Dark Depths e Thespian’s Stage, enquanto Deathrite Shaman funciona como manafixing e ramp, com todas as peças encontradas com Green Sun’s Zenith e complementada por um pequeno toolbox com Icetill Explorer e Sylvan Safekeeper para proteção e resiliência.
Dimir Reanimator
Dimir Reanimator é possivelmente o deck novo com maior hype em Avatar, afinal, o arquétipo utiliza no Timeless uma combinação enorme de cards agora banidos no Legacy, e o pacote completo está quase todo incluso: de ameaças como Psychic Frog, o “combo” de Grief com Reanimate e agora com Entomb para garantir que Atraxa, Grand Unifier ou Valgavoth, Terror Eater cheguem ao cemitério.
O arquétipo também possui Force of Negation e pode ser uma das melhores estratégias para utilizá-lo como disrupção, visto que o papel deste card no formato é essencialmente de se proteger dos outros combos, ao invés de proteger o próprio — algo que o Reanimator já faz muito bem com Grief e Thoughtseize.
Azorius Bladestill
Apesar da ausência de Urza’s Saga, podemos pensar em meios de aproveitar Standstill no Timeless em um arquétipo mais orientado para o Control, mas precisamos de mais ferramentas para burlar as limitações de cast e desencadear o encantamento, e Stoneforge Mystic oferece ambos esse tipo de efeito e uma ameaça poderosa com Kaldra Compleat, além de Umezawa’s Jitte que pode ser facilmente equipado por Hydroponics Architect para segurar os decks Aggro.
Shark Typhoon pode ser nossa principal condição de vitória, mas também incluímos Castle Ardenvale como uma maneira de criar fichas todo turno se formos muito para o late-game, uma tarefa difícil para um deck Control tradicional no Timeless hoje, mas que pode merecer alguns testes.
Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!













— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment